As crianças da Sombra

As crianças da Sombra Béka...

Resenhas - As crianças da Sombra

Same 16/02/2024

Não dava muita coisa por ele, comprei pq estava em uma promoção boa e como eu gosto muito do catálogo da editora Nemo resolvi arriscar e que surpresa boa, a história é bem rápida de ler mais muitíssimo interessante estou pensando em comprar os outros dessa coleção.

Silvinha 11/04/2022

Triste e esperançoso
Último livro que eu li da "trilogia" de Beka e Marko, sobre lugares imaginários que contam histórias de culturas reais. Este foi o mais triste deles, mas profundamente bem contado e com uma mensagem positiva.

Renato Zanotte 05/03/2022

Amor em formas variadas
Depois de A Narradora das Neves é a vez de As Crianças das Sombras. Agora estamos no sul da China com os povos Miao. Assim como em A Narradora, vemos nessa hq a questão cultural muito forte. E uma questão em particular com as crianças daquele lugar. É até estranho pensar que algo assim seja possível.
Aqui também temos a busca de um sonho, o desenho do conhecimento e gratidão para com aqueles que ajudam simplesmente pelo fato de ajudar, sem esperar nada em troca. Uma História simples, mas muito bela.

z..... 23/07/2017

A HQ faz parte de uma pequena coleção da Nemo que apresenta crianças e sua relação com costumes ou influências em determinadas partes do mundo.
A edição mostra o sul da China em momento não identificado, onde há rigoroso controle de natalidade pelo governo, que fiscaliza as comunidades impondo multas pesadas a quem não se enquadrar nas determinações. Muitos vivem à margem disso e tem filhos que são desconhecidos nos registros oficiais, forçando as crianças a um tipo de ilegalidade em que vivem se escondendo, principalmente quando sabedoras das visitas de fiscalização. Esse é o contexto da história.
O diferencial da obra é que em uma comunidade inventaram um dispositivo que cria um nevoeiro para ocultar a realidade, daí fica fácil entender o porquê de crianças da sombra. Dualidade por conta do desconhecimento e da névoa.
A história se desenrola com a vinda de um velho artista, no contexto mostrado, que buscava um lugar discreto onde pudesse desenvolver os ofícios não vistos com boa receptividade (pintura e caligrafia tradicionais). Aos poucos conhece a realidade das crianças e, na descoberta de tudo pelos fiscais, se dispõem a ajudar através de seus, até então, talentos contidos.
Tenho certeza que tem uma mensagem sutil. Concluí que seja um exemplo de transformações positivas, possibilitadas quando há superações de receios e resignações individualistas em prol de um bem comum. Se não estiver explícita nessa obra, na vida é por aí.