A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

Brayan.Fillipi 18/04/2024

Mistérios
Um livro legal e divertido, porque parece história antiga. Conta sobre amigos que se perderam em uma ilha, mesmo com a dor da perca nessa aventura, a história é muito bonita.

@jana450 15/04/2024

Ameeei muito meu lindo box
Conheça as incríveis aventuras de Júlio Verne com os livros: Da Terra à Lua, A ilha misteriosa, Cinco semanas em um balão, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra. O autor antecipou as tecnologias do século XX em suas histórias e é considerado um dos grandes nomes da ficção científica.

mesquita1903 23/03/2024

Bom livro. Na minha opinião, esses são os pontos fortes e fracos do livro:

Pontos fortes:

- Enredo envolvente e cheio de suspense
- Personagens bem desenvolvidos

Pontos fracos:

- Ritmo lento em alguns momentos

No geral, recomendo a leitura.

livrosepixels 22/03/2024

A ilha (nem tanto) misteriosa
Chega um momento em que é preciso parar de ignorar as coisas e encará-las. Foi assim que finalmente resolvi ler esse pequeno tijolo, que estava na minha estante desde 2018 e eu sempre deixava para depois.

Já adianto que entre os quatro livros, esse foi o que menos gostei. Não porque a história seja ruim (não é), mas é o que menos me envolveu na aventura. Se por um lado em Viagem ao centro da Terra tínhamos o fascinante mundo dentro do mundo, em 20 mil léguas submarinas tínhamos aventuras e perigos no fundo do mar, e a volta ao mundo em 80 dias tínhamos uma caçada de "polícia e ladrão", neste aqui temos uma história mais morna, onde vamos passar a maior parte do tempo acompanhando os personagens "náufragos do ar" colonizando uma ilha, catalogando-a, nomeando-a, defendendo-a de piratas e mais pro fim descobrindo alguns "mistérios" nem tão misteriosos assim.

A escrita de Verne é impecável, com vários detalhes de fauna, flora, minerais e tecnicismo de sua época. Mas é aí também o maior "problema" do livro: as constantes descrições da ilha tornam a narrativa muito amarrada e pouco fluída. A dinâmica entre os personagens é boa, mas eles também ficam presos no marasmo de "o que é isso? ah, é um bichoo tal tal e tal"

Uma parte de ação e clímax mesmo acontece mais para o final, onde acontece um evento na ilha que coloca em cheque a vida dos personagens, como também de tudo o que existe na ilha. Aí se cria um senso de urgência, um suspense que aí empolga e dá um fôlego bom pra uma leitura já bem cansativa.

Nesta narrativa, também vamos reencontrar um personagem de outro livro bem famoso do autor, só que bem mais velho. Gostei bastante também como o autor se autorreferencia e cita seu outro livro, porém, sem ter sido escrito por ele "Júlio Verne", mas sendo de autoria do personagem do tal livro citado.

Ainda que aventuresco, eu diria que não é uma leitura que vá agradar todo mundo, pois a Ilha em si, ainda que fictícia, não proporciona tantos mistérios assim que tornem a narrativa empolgante (não vou comentar a adaptação feita, que foge e muito da fonte, mas torna o nome da obra mais coerente)

Agora posso seguir em paz com minha mente sabendo que, dos livros que estavam há muito parado na estante, esse foi o último a ter ficado para trás. Ouvi um amém? Amém haha

site: instagram.com.br/livrosepixels

Ivonete 22/03/2024

Os passos da civilização
Na época da guerra civil americana, cinco personagens vão parar numa ilha deserta, usando como meio de fuga um balão, desgovernado e danificado por um furacão.

Esses "naufrágos do ar" chegam à ilha totalmente desprovidos de qualquer meio de sobrevivência que, por acaso, pudessem ter levado durante a fuga (comida, roupas, água, armas, etc), pois foram obrigados a se desfazerem de tudo para manterem o balão no ar por tempo suficiente para alcançarem a ilha que tão providencialmente surgiu à frente.

Uma vez na ilha, esses 5 personagens, dotados cada um de seus conhecimentos, irão refazer uma longa, porém acelerada, trajetória de construção de meios de sobrevivência, não só do básico e essencial, como fogo e caça, mas também de projetos elaborados, como a construção de um telégrafo.

Essa progressão de simples naufrágos em proprietários e provedores da ilha simboliza a jornada da humanidade em seus avanços de conhecimento e civilização.

Até mesmo retrata muito bem o caráter frio e calculista da humanidade, em usar todos os recursos da natureza a seu favor, seja a matança de animais para produção de algum produto, ou extinção de alguma espécie que pudesse ameaçar os colonos.

Esse livro faz parte da coleção Viagens Extraordinárias, que tinha como objetivo mesclar histórias de aventuras com conteúdo científico, para publicação em folhetim na revista Magasin.

A parte que mais ansiei para chegar no livro foi a aparição do Capitão Nemo, personagem tão enigmático que aparece em 20 Mil Léguas Submarinas. Mas achei que deixou a desejar, eu esperava mais.

Xandy Xandy 03/03/2024

Um dos melhores livros que já li em toda a minha vida!
Feito prisioneiros num campo do sul em Richmond, durante a Guerra Civil, o brilhante engenheiro Cyrus Smith, seu criado e ex-escravo Nab, o jornalista Gedeon Spilett, o marinheiro Pencroff, o jovem Harbert, apaixonado por história natural e, Top, o cão de caça de Cyrus Smith, promovem uma fuga num balão, e, após uma terrível tempestade, em 24 de março de 1865, acabam, literalmente, caindo em uma ilha vulcânica deserta do Pacífico Sul, que eles logo batizam de Ilha Lincoln, em homenagem ao presidente abolicionista americano.

Ao longo de sua permanência na ilha, o grupo de "colonos" tem que superar as terríveis adversidades impostas. Contudo, com o conhecimento praticamente ilimitado de Cyrus Smith, os cinco conseguem se sustentar na ilha, produzindo fogo, cerâmica, tijolos, nitroglicerina , ferro e, mais tarde, uma casa em um penhasco, chamada "Granite House".

Apesar de toda a sua boa vontade, tudo vai contra eles. Serão confrontados com terremotos, furacões, piratas e erupções vulcânicas. Eles conseguem até domesticar Jup, um orangotango que passa a ajudá-los com as tarefas diárias, além de animá-los.

O grupo também é ajudado por um misterioso benfeitor anônimo que parece conhecer todas as suas necessidades antes mesmo de serem expressadas.

Eles encontram uma bala de chumbo dentro de um dos porcos-do-mato que comeram, levantando uma dúvida se a Ilha Lincoln seria mesmo desabitada. Posteriormente, uma mensagem de socorro foi encontrada numa garrafa, o que motivou-os o a construir uma embarcação para explorar e executar o salvamento de um náufrago na vizinha Ilha Talbot. Lá chegando, um estranho personagem é encontrado...

O resto, só lendo muito!

Lembrando a todos que este livro é a continuação de dois livros: "Vinte Mil Léguas Submarinas" e "Os Filhos do Capitão Grant".

Angel 26/01/2024

Um dos meus livros favoritos! O final é absolutamente surpreendente, e me despertou o desejo de reler muitas outras obras do autor. Uma verdadeira perfeição.

Gabriela292 18/01/2024

Gostei
O mais interessante é ver como os colonos da ilha Lincoln acabam construindo uma sociedade, utilizando de engenhocas muito bem pensadas e improvisadas com o que foi encontrado na ilha. O mistério da ilha te mantém focado até o fim para descobrir finalmente do que o título se trata. Como de praxe do Jules Verne, esse livro foi uma aventura. Recomendo!

Rosa 31/12/2023

Simplesmente fantástico.
Em poucas palavras, um livro que de início você não se apegará. Porém conforme prossegue sua leitura, ela se torna tão absorvente que você passa a ser parte integrante, porem de forma passiva, daquele pequeno grupo de homens e suas aventuras. Sem spoilers, esse livro no meio dele, você não consegue mais parar a leitura. Em seu derradeiro fim, a tendência é piorar sua fixação por saber seus mistérios. E no fim... a emoção de uma excelente leitura. Esse livro nos ensina a simplicidade da vida. Como enfrentar as algurias da vida, sem reclamar, procurando meios de resolver os mais diversos dilemas e intempéries que a vida coloca em nosso caminho. Mais ainda, a amizade sincera, a reciprocidade, a necessidade humana de afeto e reconhecimento por suas boas ações, por menores que sejam. A preocupação não somente com seus semelhantes, mas também com os animais que estão sob nossos cuidados. Enfim, o instinto humano de sobrevivência que resiste a todos infortúnios que a vida lança sobre nós. Isso admirei imensamente nessa leitura. Nada de bobo ou cômico como é demonstrado em filme já visto. Excelente leitura mesmo. Recomendo.

ValAria34 21/12/2023

Meu amor infinito por Júlio Verne
Li essa obra maravilhosa por volta dos 14 anos, foi quando conheci Júlio Verne. Hoje, aos 21, estou comprando todos os livros dele, alguns para reler e outros para ler pela primeira vez. Não há nada de ruim a se declarar sobre A ilha misteriosa, foi uma viagem fantástica para mim.

Melry.Carla 18/12/2023

A ilha misteriosa
Que livro minha gente!!! Que aventura!!! Eu fiquei muito surpresa com final, pois aparece um personagem de um outra obra. Muito interessante, como sempre as narrativas de Júlio verne são pautada em aventuras, conhecimentos científicos... Pra quem gosta de geografia, vai gostar bastante também.

Aproveitem!!!

Juliane4 03/12/2023

A Ilha Misteriosa contêm descrições detalhadas de ciência e tecnologia, bem como uma narrativa emocionante de aventura e sobrevivência.