A Sétima Porta

A Sétima Porta Richard Zimler

Resenhas - A Sétima Porta

MarcusASBarr 26/10/2022

Um tema inesgotável...
Acredito que esta foi uma das obras que mais comentei ao longo da leitura.
Mas ainda há mais para falar sobre ela. No entanto é uma das poucas que gostei intensamente mais dei apenas 4.5 estrelas.
Qual o motivo? Irei elencar abaixo minhas considerações pelo conjunto da obra e o motivo de ter queimado meia estrela em minha avaliação.
O tema que se estendem dos grandes conflitos mundiais e os demais que ocorreram antes, durante e depois, despertam minha atenção. No livro temos uma imersão muito verossímil — diante de tudo que li e pesquisei a respeito do assunto — que vai dos antes até o durante. Algo que nos deixa com uma ansiedade crescente quanto aos acontecimentos que se desenrolam, é quase documental, um depoimento de quem vivenciou. No entanto há peculiaridades na fase final, no pós, que não correspondem ou passam de forma muito superficial. Parece até aquele filme que estourou o orçamento e precisa ser concluído às pressas.
Não compromete em nada a grandiosidade desta obra... é algo muito particular que me incomodou diante do que tenho agregado de informações sobre o período.
Lembrando que "O último Cabalista de Lisboa" é, também, um documento fantástico.

Vanessa Pipi 05/08/2021

Tema que gosto, porem
Gosto do tema aqui descrito, já li o livro anteriormente escrito por esse autor senão me engano é O Último Cabalista de Lisboa, e gostei na época (uns muitos anos atrás kkk) e este tem a promessa de ser uma que continuação com o narrador sendo antepassado do outro narrador, do outro livro. Ixi confuso kkk mas é isso. E fui bem esperançosa de que fosse assim.

Mas estranhei a escrita deste. Já no começo a protagonista me pareceu infantil demais, parecia que era uma criança falando e se comportando, e levei um susto quando disse a idade . Oi? Como assim, já não confiei mais na escrita... tudo indo aventureiro e cheio de tramas vindo e vindo no mundo meio infantil e eis quê! uma sena de um parágrafo descreve sexo,... ...

Dei chance pra terminar meio que empunhando e não aguentando o quanto tinha de coisas sem sentido e pra mim, ei, disse pra mim, não precisa estar escrito. Tem uma parte que não falarei detalhes pois será spoiler, que ela a protagonista, supõe o que aconteceu e fala fala fala ....

Mais de 500 páginas... poderia ser 300 e contribuir a história mesmo assim!

Neste momento foi um leitura razoável! Gosto da escrita do autor, mas aqui não me convenceu!

Priscilla Akao 16/08/2020

"Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada."
Quando se ouve falar de mais um livro sobre a época do nazismo normalmente pensamos em campos de concentração, fuzilamentos, câmaras de gás. Mas não é o caso. É a descrição do cerceamento da liberdade individual, da perseguição às minorias, da propaganda política , da censura à imprensa (ou melhor, da imprensa sendo utilizada como propaganda política ), da educação corrompendo o pensamento dos jovens... tudo pouco a pouco, até culminar no absurdo da esterilização compulsória imposta aos deficientes físicos e mentais.
Feito na forma de uma narrativa romanceada, muito interessante.