Waterland

Waterland Andrea Bahia

Resenhas - Waterland

C de Leitura 27/11/2013

Waterland – Perseguindo Sonhos
"O que fazer quando parte de sua memória foi apagada misteriosamente de sua mente? Quando dois anos de sua vida são um total mistério? Quando duas vidas se misturam em sonhos e realidades? Quando você passa a questionar sua própria sanidade? Seguir em frente é a única opção existente. Anna é uma garota normal: jovem, bonita e confusa. Sua vida poderia ser perfeita se não fosse pelas dúvidas que abalam sua mente e o mistério que assombra o seu passado. Numa tentativa de redescobrir a si mesma, ela embarca para o outro lado do mundo, Austrália, deixando para trás o conhecido e buscando as respostas tão desejadas. O que ela não esperava era que essa nova vida traria não apenas respostas, e sim mais perguntas a serem respondidas, mais emoções a serem vividas e um amor que resistiria a barreira do inexplicável…"

Quando Nam conversou comigo sobre Waterland, romance da escritora Andrea Bahia, eu não imaginava que a história me surpreenderia tanto. Mesmo confiando no julgamento dela, ainda assim, eu não imaginava… E foi uma surpresa tão agradável, minha gente.

Em Waterland, somos apresentados a Anna Clara Oceânides, uma jovem brasileira de vinte e dois anos, que na busca de si mesma, muda-se para Austrália. Anna, que desde a infância – após acidente que resultou na morte de seu pai – é atormentada por sonhos recorrentes, a qual está sempre inserida em uma realidade paralela misteriosa, anseia descobrir as relações entre os sonhos e sua vida “real”. Nos primeiros dias, voltando da faculdade em Sydney, Anna encontra um centro aquático, apaixonada por natação, imediatamente se matricula, afinal de contas, estando ela completamente só em um país distante e desconhecido, encontrar algo familiar é reconfortante. É no centro de treinamento que Anna vê pela primeira vez Nereu Marinho (infinitos suspiros), um misterioso rapaz de vinte e quatro anos, integrante do time de polo aquático. Anna de alguma forma se sente conectada ao rapaz. Desde o início a química entre os dois é maravilhosa, e se intensifica com o passar dos capítulos… ai, ai. Ela também conhece Olívia, sua nova amiga, que a introduz em seu círculo social, fazendo com que também faça parte da turma. Através desses novos amigos, Anna se aproxima de Nereu, e com sua ajuda começa então a desvendar os mistérios de sua vida. Anna entende que os sonhos, na verdade, são o portal para um mundo paralelo existente, e que Waterland era uma espécie de cidade, de onde ela também fazia parte. E que Glauco, Tétis, Nereu e Dóris, eram pessoas tão reais quanto ela, e que acima de tudo eram seus amigos. Ela apenas não conseguia se lembrar deles. Na tentativa de recuperar suas memórias, ela e Nereu estudam o passado e, no processo, desencadeiam novas emoções… Segredos, revelações. Estaria Anna preparada para os novos desafios? E o amor? Resistiria as consequências de suas decisões?

Waterland é uma aventura fantástica repleta de mistérios, romance e com personagens realmente cativantes. Uma história corajosa, mas muito bem construída. Escrever literatura fantástica exige muito cuidado, vocês sabem. Felizmente, a autora foi tão exigente quanto nós, leitores. A riqueza de detalhes, as lacunas preenchidas no decorrer da história, os magníficos cenários e a excelente construção de seus personagens, inclusive os secundários, deixaram claro o quanto Andrea Bahia foi minuciosa com sua obra. É verdade que algumas vezes me peguei pensando na quantidade de palavras, mas no fim, eu entendi a necessidade das mesmas, eram essências para evitar inconsistências. Embora seja uma leitura fluente, demanda muita atenção. Em suma, eu fiquei verdadeiramente encantada e satisfeita, tanto que poderia facilmente me transportar para Waterland… Eu também quero sonhar! Por que eu não sonho, gente? Por quê? :P

Brincadeiras a parte, a escritora estreante revela o seu talento e para nossa felicidade mostra que veio para ficar… Ainda bem.

Se você deseja ler algo diferente, eu não tenho nenhuma reserva em recomendá-lo de todo coração… Mas prepare-se para se emocionar, rir e chorar através dos olhos de Anna.

Não vejo a hora de ler a continuação…

Ah! Vocês pensaram que tinha acabado? A aventura de Anna está apenas começando…

E que venha o próximo!

site: www.concertosdeleitura.wordpress.com

Clã 09/01/2014

Clã dos Livros - Waterland
Anna é uma moça que carrega muitas lacunas na alma. Atormentada pelas perdas que sofreu e pelos sonhos inexplicáveis, precisa buscar respostas para suas incertezas.
Perdeu o pai quando ainda criança. Além disso, ficou desaparecida durante 2 anos, dos quais nada se lembra. Seu grande alicerce era sua amada mãe, que acaba de morrer.
Ela resolve então, mudar de ares e sai do Brasil para cursar sua faculdade na Austrália e lá encontra muito mais do que uma natureza exuberante.
Será que as respostas para tantos mistérios poderiam estar na Austrália?

"As respostas de suas perguntas estão dentro de você, Ana."

No novo país ela faz bons amigos e conhece Nereu, que estranhamente carrega uma marca de nascença igual a sua.

"Eu preciso esquecer meus sonhos, a comunidade, o mistério de minha família, minha marca e, principalmente, eu preciso não pensar NELE, ou vou literalmente enlouquecer."

Anna tem também habilidades físicas um pouco surpreendentes e uma ligação com a natureza e as águas, que chama atenção de todos para ela, mesmo que ela não queira.

"Sutis diferenças de metabolismo, coisas assim. Pense como sendo algo similar a ter um QI elevado. Nada de superpoderes, só apuração dos sentidos."

Nereu é encantador. Um rapaz lindo que desperta seu interesse de maneira estranha. Sente-se atraída por ele sem ter como explicar.
Ao longo das páginas, o sonho de Anna vai sendo desvendado e ela passa a conhecer melhor Waterland. Um lugar mágico e encantador que faz parte de sua vida, e do qual ela não se lembrava.
Muitos mistérios vão surgindo e se esclarecendo, dando início a outras perguntas.
Anna também descobre que é apaixonada por Nereu e que os dois já foram namorados.
A relação deles vai crescendo ao longo da história.
Ele é muito romântico e protetor, mas o tempo vai mostrar que os desafios de Anna são muito maiores do que pensávamos a princípio.

"- Porém, estar com você novamente, te ter em meus braços, fez toda aquela emoção, que estava guardada no meu peito, emergir.
Ele me olha, eu me vejo em seu olhar.
-Eu te quero Anna, eu te tenho, e eu não vou te perder mais uma vez."

O enredo é bem amarrado e inteligente, com muitas revelações.
A autora habilidosamente, foi dando respostas para os mistérios de maneira suave.
O livro é romântico, com fantasia/sobrenatural e muito mistério... porém, mesmo assim conseguiu ser é uma história gostosa e leve.
Me surpreendeu, me fascinou e me deixou sofrendo..rsrs aguardando o próximo.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenha-waterland-perseguindo-sonhos.html

Simone 13/05/2016

Envolvente e Apaixonante! S2
"O livro é envolvente, apaixonante, um mergulho onde as emoções tomam conta de você e faz com que a cada parte da história você deseje cada vez mais."

É isso que está escrito em uma das orelhas do livro, e foi exatamente isso que senti ao lê-lo. Minha surpresa foi tão grande, que por diversas vezes me peguei pensando: "Este livro tem que ser lido por todos". Quem me conhece sabe que o meu gênero literário predileto é o romance/drama. No entanto, estou resenhando uma obra recheada de paixão e aventuras. Eis que surge Waterland, que é nada mais que uma ilha, um outro mundo do qual a protagonista, Anna, terá que relembrar que faz parte.

"Agora eu tenho a minha frente meu sonho realizado, meu primeiro e único amor ao alcance de minhas mãos, mas ao mesmo tempo, a confusa ideia de duas vidas paralelas, tem me tirado o chão. Eu não serei a mesma depois disso, o 'eu' de ontem, não mais existia. A momentânea ideia de normalidade é um acalento ao coração." (Livro: Waterland, Pág.84)

Ao mudar de país, Anna conhece Nereu. De forma repentina, ela tem a leve sensação de conhecê-lo de outros tempos, o que é revelado sucintamente durante a trama. Os dois carregam a mesma marca de nascença, uma concha nas costas, e isto, de início, deixa ela apavorada, fazendo com que pense que ambos possam ter algum parentesco ou até mesmo serem irmãos. Ela passa a ter sonhos reveladores e confusos, muitos destes com Nereu, e com o tempo passa a descobrir parte de sua origem e também o verdadeiro sentimento que nutre por ele, fazendo-os dois amantes apaixonados. Nereu é o seu porto seguro, e por tempos sente-se transtornado com a perda de memória da sua amada, e assim afasta-se. Contudo, depois de um tempo, resolve voltar para o lado de Anna. O quote que colocarei abaixo é uma das cenas de amor mais linda que li até hoje. S2

P.S: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2014/11/falando-em-waterland-perseguindo-sonhos.html