Garnet

Garnet Anne Lannes

Resenhas - Garnet

Pri 18/02/2017

Segredos sempre vêm à tona
Conheci esse livro através da própria autora. Anne é estudante de biologia na UFRRJ, a mesma universidade em que estudo. Eu fiquei super curiosa para ler a história, afinal, sou louca por fantasia.

"— Como você consegue ser tão calmo? (...)
— Porque eu já aprendi a palavra-chave para qualquer relacionamento (...) Compreensão (...) Pensar como estão pensando, sentir como estão sentindo, passar pelo que estão passando. Com isso, fica fácil (...)
— Você faz isso parecer tão simples...
— E é simples — afirmou Nathan. — As pessoas que se esqueceram disso."

Lina tem 15 anos e está se preparando para o primeiro dia de aula do ensino médio, em uma nova escola. É extremamente tímida e introspectiva, mas não é apenas por sua personalidade reservada que tem estado preocupada. Um pesadelo a tem atormentado quase todas as noites, há semanas. Pesadelo este, em que é obrigada a ver o irmão morto em um local estranho e depois ela mesma é morta por um assassino misterioso. Apesar de parecer loucura, a sensação de que isso realmente pode se realizar a perturba diariamente.

"— Siga seu coração... O conselho mais usado, talvez por isso um dos mais ignorados... E o mais verdadeiro."

Até que sua vida e a de sua família sofre uma reviravolta. Seres das sombras, que ela nem sabia que existiam, surgem para atacá-los, e seus pais simplesmente sabem como lutar contra eles. Ela e seu irmão, Nicholas, são levados por dragões até o arquipélago Ysdani, um local que os moradores de todo o mundo de Atara acreditavam ser apenas uma lenda. Lá eles encontram a tia Samantha e seu marido Allan, que explicam a eles sobre o mundo mágico que existe oculto ali. E, como filhos de grandes guerreiros, Lina e Nick precisam aprender a usar suas habilidades e se prepararem para a guerra que está por vir.

"Esconder a verdade é sempre errado, mesmo parecendo a melhor alternativa."

Nathan e Elise, os pais de Lina, viveram na Cidadela Esperança muito antes dos filhos nascerem. Treinaram e batalharam, mas decidiram deixar o mundo mágico para trás e viver uma vida normal. Acreditaram que não precisariam contar esses segredos para seus filhos, já que uma nova guerra parecia estar muito distante de acontecer. Mas o passado está vindo à tona, e Nathan, que, mais do que ninguém, possui motivos para fugir dele, está com medo do que o futuro está reservando.

"— Luz e Escuridão nunca caminham muito longe uma da outra."

Naquele local mágico, Lina e Nick não se sentem mais excluídos como antes. Rapidamente aprendem sobre as diferentes classes (Guerreiros e Magos), assim como as subclasses, e desenvolvem habilidades que nem sabiam que possuíam. Mas, mesmo se preparando da melhor forma possível, será que estarão prontos para as difíceis revelações que se estendem à sua frente? Serão fortes o suficiente para enfrentarem inimigos que jamais imaginaram?

"— Você sabe qual é o principal fator que faz as pessoas ficarem mais fortes? (...) Não é o treinamento, tampouco sua linhagem. É a motivação. (...) lutamos para proteger aqueles que amamos. E não há motivação mais nobre do que essa."

Lina é uma personagem jovem, mas também é forte. É muito tímida, o que fez com que eu me identificasse com ela rapidamente. Sua experiência na Cidadela Esperança contribui muito para seu crescimento, tornando-a segura e determinada. Mas nem por isso ela deixa de ser uma adolescente, com seus típicos ataques de raiva que nem sempre são fáceis de compreender. Nick é o irmão mais velho e é muito protetor em relação à Lina. Eu achei o relacionamento deles extremamente fofo, repleto de carinho e cuidado, algo muito difícil de ser visto entre irmãos de idades tão próximas. Ele é muito inteligente e vive enfiado dentro da biblioteca, aprendendo de tudo um pouco, mas também é corajoso e sabe estar pronto para a luta. Elise é uma mulher forte, determinada e que não desiste nunca. Nathan é muito calmo, mas também é inseguro, e esconde um passado muito sério de seus filhos. A relação familiar entre os quatro também é muito bonita de ser acompanhada. Samantha é amiga-irmã de Nathan desde que eram jovens e ele sabe que pode contar com ela para qualquer coisa. Outros personagens importantes são Allan, o marido de Sam, e Amanda, a rebelde filha do casal, além de Katrina, a grande vilã.

"— Eu tive alguém que me ensinou que colocar-se no lugar dos demais é algo natural para qualquer pessoa. (...) Alguém que me ensinou que pensar naqueles que ama é mais importante do que pensar em si mesmo. (...) Alguém que me ensinou que a verdadeira força vem de querer proteger aqueles que são importantes para seu coração."

O mundo criado pela autora é muito interessante e gostei bastante do enredo do livro. Apesar de simples e rápida, a história consegue ser completa, e apesar de ser levemente clichê, consegue surpreender. Gostei muito de como tudo se desenrolou e a leitura me prendeu. Mas achei o livro curto demais, como se a história pudesse ter sido mais desenvolvida, com mais detalhes e explicações. O livro explora bastante a relação familiar e a amizade, de forma encantadora. Apenas o romance deixou um pouco a desejar. O livro praticamente não tem foco no romance dos adolescentes, é mais voltado ao relacionamento dos já casados, mas quando ocorria, senti que foi corrido e até pareceu um pouco forçado. Mas fiquei feliz em quase não ter romance, a história é realmente voltada para a família, a amizade e a batalha. Outra coisa que me agradou é que, apesar de muitos personagens serem adolescentes, eles não são imaturos, assim como também não mostram uma maturidade superior à que deveriam ter. Eles são muito ponderados, o que fez com que me afeiçoasse facilmente a eles.
A narrativa é em terceira pessoa e o ponto de vista gira em torno dos diversos personagens citados, além de outros que surgem na história. A escrita da Anne é ótima, melhor do que muitos livros que já li, ainda mais levando em conta que ela publicou o livro quando ainda estava no ensino médio. Mas senti que ainda pode ser aperfeiçoada e ficar ainda mais perfeita. Um coisa que me deixou intrigada foi o título do livro, que não é explicado, mas depois pesquisei e descobri que garnet é a mesma coisa que granada, então fez mais sentido. rs
A diagramação do livro é bem simples e as folhas são amareladas. Achei a capa bonita, apesar de não combinar muito com a história, principalmente porque a Lina é morena e a modelo da capa tem cabelos claros, o que distorceu um pouco a forma como imaginava a personagem. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura.
Conversando com a autora, eu descobri que a grande inspiração para a história foi o jogo Kingdom Hearts. Eu nunca joguei, então não fui capaz de perceber a inspiração por trás do que estava lendo, mas quem já jogou e ler, provavelmente vai identificar e curtir a narrativa. Eu até fiquei bem curiosa para jogar também. haha
Enfim, apesar de alguns poréns, a história é ótima e tem um potencial enorme (e não digo isso apenas por conhecer a autora haha). Então realmente recomendo para quem gosta de livros de fantasia, com magias, espadas e dragões. rsrs

site: http://www.sigolendo.com.br/2017/02/resenha-garnet-labirinto-de-sombras-anne-lanes.html?spref=tw

Tai 11/02/2015

DE NOVO AQUELE PESADELO...
Resenha em vídeo, clique no link para assistir :)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2014/09/resenha-cronicas-atarianas-livro-1.html

Ju 14/03/2014

Garnet - Labirinto de Sombras
Atara era uma grande extensão de terra sem vida e sem beleza, até que três divindades irmãs resolveram mudar essa realidade. Criaram um lugar lindo, e decidiram que deveria ser habitado. Então, vieram os homens e os animais. Depois, os dragões, uma raça imaginada para ser dominante. Mas os humanos não aceitaram ser dominados com facilidade, e uma guerra teve início. Então, uma das irmãs criou os dragonianos, seres que se assemelhavam fisicamente aos homens, mas que tinham algumas características em comum com os dragões, como a fantástica energia que lhes fazia donos de um imenso poder. Essa raça restabeleceu a paz.

Muito tempo se passou. Os dragonianos acabaram se misturando com os humanos, e só restaram alguns descendentes diretos deles. Os homens perderam todas as lembranças desse tempo, e com elas sua conexão com os elementos e seus poderes mágicos. Mas, na Cidadela Esperança, localizada em um pequeno complexo de ilhas invisível aos olhos humanos comuns, essa história permaneceu viva e teve muitas consequências.

Lina é uma adolescente tímida que faz de tudo para passar despercebida. Tem uma família que ama, apesar de sua mãe a enlouquecer às vezes para que se torne uma pessoa diferente. A garota começa a ter sempre o mesmo pesadelo, em que vê seu irmão morto e morre logo em seguida, pelas mãos do portador de uma voz conhecida, mas que não consegue identificar. O que ela nem desconfia é que esse pesadelo pode estar bem próximo da realidade. Lina nunca imaginaria, mas seus pais viveram de uma forma bem diferente antes que ela nascesse.

Nicholas é um adolescente super viciado em livros, que tem como sua segunda casa a biblioteca da escola, característica que herdou da mãe. Um dia, ao retornar do colégio na companhia dela, algo muito estranho acontece: começam a surgir seres da sombra em seu caminho. Isso faz com que a vida de toda a família vire de cabeça para baixo.

Gostei bastante da história. Vocês sabem, quando um livro tem dragões no enredo já é meio caminho andado para me conquistar... rs... Mas eu achei que a autora fez realmente um ótimo trabalho. As personagens são reais, a gente pode conhecê-las bem desde o início e isso fez com que eu me sentisse como se fizesse parte da história. Logo imaginei de quem eu me aproximaria se estivesse em Esperança, de quem desconfiaria...

Adorei ver Lina e Nicholas se descobrindo, conhecendo novas habilidades, sendo treinados e aprendendo a confiar em si mesmos. Eles tiveram que mostrar muita coragem, e tiveram sucesso nisso.

A narrativa é bem fluida, acompanhei os acontecimentos com expectativa e naturalidade. O destaque no livro é o amor entre as pessoas, adoro histórias que mostram o amor como algo essencial e poderoso.

"- Eu tive alguém que me ensinou que colocar-se no lugar dos demais é algo natural para qualquer pessoa. (...) Alguém que me ensinou que pensar naqueles que ama é mais importante do que pensar em si mesmo. (...) Alguém que me ensinou que a verdadeira força vem de querer proteger aqueles que são importantes para seu coração."

Confesso que terminei a leitura sem entender o título. Fui pesquisar mais sobre a série, e acabei encontrando uma página no facebook. Lá, descobri que cada livro terá o nome de uma pedra, e que Garnet quer dizer granada, que no primeiro volume é uma pedra que se destaca. Gostei da ideia da autora, porém acredito que faltou deixar isso claro para o leitor. Mas esse foi o único ponto que me incomodou. No geral, gostei bastante da leitura, e pretendo continuar a acompanhar a série Crônicas Atarianas.

"- Entendo você. E vou ficar ao seu lado, sempre apoiando, mesmo quando sua decisão parecer errada, ou não houver quase nenhuma esperança de que ela dê certo. Afinal, não é justamente nessa hora que mais precisamos de apoio?"

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/02/resenha-novo-seculo-garnet-labirinto-de.html
Dani 14/03/2014minha estante
Ainda não li este livro, mas está na minha lista, parece ser muito bom! Também adoro livros com dragões e o enredo deste me interessou bastante, parece ser mesmo muito bom! Concordo que o livro deveria explicar o título, mas acho que isso não atrapalharia a leitura! :)

Michelli Prado 14/03/2014minha estante
Tem uma proposta bem legal, uma magia bem diferente. Gostei da resenha, pois despertou-me o interesse pelo livro. Deu agora aquela vontade ler! E também sempre fiquei intrigada com o título deste livro e fiquei feliz de você ter explicado!!

Sarah 15/03/2014minha estante
Que legal, parece ser uma série ótima. Eu também gosto de histórias assim, com aventura, amizade e seres fantásticos. Realmente o título deixa dúvidas em quem se depara com ele. Eu achava que Garnet seria um lugar, não uma pedra!
Também vou acompanhar a série, espero que vc resenhe os outros livros também!

David 15/03/2014minha estante
Já me identifiquei com o Nicholas só pelo vício em livros, hehe.
Sobre livros com dragões é algo que também tenho vício, ainda mais quando o livro é bem escrito e com persogens reais como você citou na resenha, por ser uma série acredito que só acompanharia se já tivesse com todos os livros lançados, não consigo ler um livro sem a continuação, espero que a autora mantenha a mesma qualidade nos próximos livros.

Khrys Anjos 14/02/2014

Quando a alma resplandece de Luz
Começamos esta história caindo dentro do pesadelo que atormenta Lina todas as noites. Ver a mesma cena se repetir noite após noite com o final trágico que ela presencia é para tirar o sono de qualquer um. Será apenas um pesadelo ou uma premonição?

Lina é uma adolescente de 15 anos super tímida (não pude deixar de recordar a mim mesma com esta idade. Só uma pessoa tímida para saber o que isso traz de sofrimento) que puxou essa característica de seu pai Nathan. Já o Nicholas, Nick para os íntimos, puxou a paixão pela leitura de sua mãe Elise.

Numa noite Nick está voltando para casa com sua mãe quando é surpreendido por um ataque de feras da sombra. E é assim que ele e a Lina acabam descobrindo a verdade sobre a origem de seus pais e sobre quem eles são.

Os dois são levados para a Cidadela Esperança pela irmã de coração do pai deles a Samantha. Aos poucos eles começam a desvendar os segredos guardados por seus pais.

E também começam o treinamento para desenvolverem seus dons. Nick como guerreiro e Lina como Sacerdotisa.

Neste meio tempo Lina acaba se desentendendo com a filha da Samantha, a Amanda criando assim uma rivalidade feroz entre as duas.

Mas o pior inimigo com o qual todos tem que lutar é justamente o Nathan que teve seu lado sombrio novamente despertado.

A autora Anne nos presenteou com uma história sublime. O labirinto de sombras traz lições que devem ser absorvidas pela alma do leitor.

Nathan e Elise acreditaram que mantendo os filhos longe do mundo ao qual eles pertencem estariam seguros mas acabaram descobrindo que esta era uma falsa segurança. Por não terem preparado Lina e Nick para o que poderia vir a acontecer os fizeram ser jogados no meio de uma guerra sem terem noção de como se defender.

Lina além de ter que aprender a lidar com sua magia precisou crescer como pessoa pois enfrentar a rivalidade com a Amanda a fez olhar para dentro de si mesma e mudar.

Nick descobre o amor na pessoa menos provável, a Amanda nos ensinando que este sentimento não usa a razão mas a emoção. Ele aprendeu que o amor deve ser sentido e que até mesmo uma pessoa tida como rebelde é sim capaz de amar. Só precisa que a pessoa certa apareça na sua vida para que a chama se acenda.

E a Lina e o Nick tiveram que lutar pela vida tanto a deles como a do Nathan. Esta com certeza foi a lição mais difícil que tiveram que aprender. Perdoar os segredos e trazê-lo de volta para a Luz.

Quando guardamos um segredo é como se vivêssemos com uma faca apontada para a nossa cabeça só aguardando um pequeno descuido para nos ferir. Por mais que tenhamos a boa intenção de manter alguém em "segurança" dizer a verdade deve ser sempre o caminho a ser trilhado por mais dolorido que seja.

Um dia este segredo será revelado e pode destruir aqueles a quem queríamos proteger. A verdade é como uma roseira: tem seus espinhos que nos ferem mas quando chegamos até a rosa podemos desfrutar da maciez das suas pétalas e sentir o seu maravilhoso aroma.

E a luta que travamos internamente entre o bem e o mal deve ser diária. Tudo em nossa vida é uma questão de escolha. Se decidirmos seguir pelo caminho da Luz devemos estar sempre vigilantes para que as Sombras não tomem o controle. Um pequena brecha na armadura e elas se apoderam de nossa alma.

As histórias paralelas dos demais participantes como o casal Samantha e Allan deram uma dose extra de emoção para o livro. Este casal conseguiu me emocionar pois são a demonstração do encontro de Almas Gêmeas.

Temos também o Danilo irmão caçula do Nathan que volta "dos mortos" para ajudar na luta e encontra sua cara metade.

Lina também encontra seu par mas apenas no futuro poderão desenvolver este romance. A chama foi acesa e agora basta deixar queimar até virar uma imensa fogueira.

Quando pego um livro para ler o faço com a mente aberta assim posso visualizar as cenas que leio e fiquei encantada com as cenas de luta descritas pela Anne.

A magia desta história é uma inspiração para acreditarmos nos nossos sonhos de criança. Mas principalmente para mantermos viva a nossa criança interior. Só assim teremos condições de evoluirmos. Vendo a vida com os olhos do espírito.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2014/02/resenha-garnet-labirinto-de-sombras.html