A Casa do Céu

A Casa do Céu Amanda Lindhout...

Resenhas - A Casa do Céu

@LendocomAB por Ana Bove 16/06/2020

Lições de vida
Nota: 9/10

Em A Casa do Céu você vai conhecer a história de Amanda Lindhout, uma canadense que não teve uma infância fácil e desde pequena buscava consolo em revistas de viagens para escapar da sua realidade. Com esse hábito, começou a nutrir a vontade e o sonho de viajar o mundo. Assim que conseguiu juntar dinheiro fez sua primeira viagem e se apaixonou pela vida de mochileira.

No início dos seus 20 anos viajou para muitos lugares e retornava ao Canadá apenas para ganhar mais dinheiro para a próxima viagem. Na medida que ia viajando foi se tornando cada vez mais corajosa e se aventurando em lugares cada vez mais perigosos, se tornando inclusive repórter de guerra no Afeganistão e no Iraque. Em Agosto de 2008, aos 27 anos, Amanda decide viajar para a Somália e no quarto dia ela é sequestrada junto com um amigo jornalista. Amanda começa então a narrar como foram os 460 dias que passou em cativeiro sendo a única mulher entre tantos homens.

Quero usar esse espaço também para contar um pouco do que me chamou a atenção ao ler o livro.
O primeiro ponto é a comparação que é feita toda hora entre o tratamento que era dado para ela e para o homem sequestrado. Tenho me interessado muito por livros que mostram a perspectiva feminina dentro do islamismo e nesse livro isso é escancarado.
O segundo ponto é o quanto a Amanda foi forte e manteve a mente saudável durante um período tão horrível e no meio de tantos traumas. Os mecanismos que ela criou, como a Casa do Céu - nome do livro - para escapar sua realidade são uma lição para todos nós.
O terceiro com certeza foi o fato de tudo estar o mais próximo de mim possível em comparação com todas as histórias reais que tenho lido e pesquisado. Amanda nasceu em um país que muitos de nós já visitaram, tinha quase a minha idade quando foi capturada e estava viajando.
O último acho que é a reflexão sobre o perdão. Ela mesma se perdoa por ter ido para um país perigoso e causado tanto sofrimento para a própria família e perdoa também o outro homem que estava sequestrado com ela por também estar tentando sobreviver mesmo que as vezes significasse que ela seria castigada por isso.

Ju 27/05/2020

Uma lição sobre fé e perdão
O livro mais forte e mais lindo que ja li. Uma lição sobre cultura, religião, extremismo... Mas, principalmente fé e perdão

Mari Castelo Branco 05/05/2020

1° - História real. Quem ama história que se passa na África e no Oriente Médio provavelmente gostará. EU AMO DEMAIS. Nesse livro você acaba conhecendo vários lugares, culturas e pensamentos. É uma obra que te prende, te deixa sufocada e mexe com tua essência. A narração tem uma força e um detalhismo tão intensos que parece que você está vivendo toda a trama (sem respirar). Tem amor, sequestros, fé, sub humanização do outro, coragem e esperança. ??

Mayra247 15/02/2020

A CASA DO CÉU
Um livro que modificou-me profundamente. Esse livro realmente me marcou, e quando eu penso que é baseado em um acontecimento real, que a autora do livro passou por tudo isso, é inacreditável. Daqueles livros que te fazem rever a vida e tudo mais. Depois da leitura deste livro sempre me pego pensando "não posso reclamar de tal situação porque há coisas piores acontecendo com outras pessoas no mundo nesse exato momento; sou grata por tudo que tenho".

Álexx' 15/03/2019

Sensacional e marcante!
Um livro que retrata de forma detalhada o sonho de uma garota de viver a vida conhecendo e explorando o mundo, que se torna em uma angustiante jornada de 460 dias confinada por sequestradores da Somália.
Mesmo eu levando pouco mais de 1 mês lendo esse livro, não me perdi em nenhum momento da narrativa e me senti conectado com a Amanda e o Nigel, imaginando como aquilo tudo pôde ser real na vida deles.
História de muita força, esperança e picos de ânimo e desânimo marcam a obra, mostrando também como o ser humano pode ser tão cruel a ponto de fazer coisas inimagináveis em troca de dinheiro.
Recomendado a todas as pessoas (sem exceções) que desejam entender um pouco mais da realidade de outros países, contada por uma sobrevivente que, creio eu, tenta superar até hoje esses períodos vividos.

Luciana.Paiva 08/03/2019

A casa do céu
Como as atitudes impensadas e os atos inconsequentes, podem colocar alguém em absolutas situações de risco e com chances enormes de tudo dar errado. Qual o valor de uma vida, qual o valor real que as coisas simples devem ter! Um relato tenso e desesperado que nos faz ficar de olhos bem abertos e o coração suspenso.

Cynthia.Silva 09/07/2018

Surpreendente
Esse livro me deixou completamente impactada... A crueldade em que um ser humano pode chegar em nome da religião é difícil de imaginar.

Raquel.Faria 26/04/2018

A Casa do Céu
Ela viajou o mundo. Vivenciou as riquezas e mazelas de diferentes culturas. Conheceu o melhor e o pior lado do ser humano. Sobreviveu a um sequestro de 15 meses na Somália. Foi humilhada, torturada e estuprada. Após seu resgate, ela voltou para libertar e dar oportunidades de vida para mulheres e hoje trabalha em causas humanitárias. @amandalindhout você é um Anjo. Você me representa. Nós, mulheres, podemos ir para qualquer lugar. Qualquer lugar.

site: https://trazumcappuccino.wordpress.com/2018/04/17/os-melhores-de-2016/

Luise 05/01/2018

Chocante
um dos livros mais interessantes e chocantes que já li. Completamente fora da zona de conforto, daquelas leituras que mexem com a gente. Aprendi muito sobre cultura, religião e limites.

cris.leal 06/07/2017

Valente e angustiante livro de memórias...
Quando criança, a canadense Amanda Lindhout escapava do lar violento em que vivia, folheando as páginas da revista National Geografic e imaginando-se em lugares exóticos do mundo. Aos 19 anos, começou a trabalhar como garçonete e economizar o dinheiro das gorjetas para viajar pelo mundo. Quando o dinheiro acabava, retornava ao Canadá para juntar mais. Assim, ela viajou como mochileira pela América Latina, Laos, Bangladesh, Índia, Sudão, Síria e Paquistão. Também foi a países castigados pela guerra, como o Afeganistão e o Iraque, onde iniciou uma carreira como repórter de televisão.

Em agosto de 2008, num misto de ingenuidade, curiosidade e imprudência, ela viajou para a Somália, um país que vive em guerra civil há mais de 20 anos. A região possui um governo inexperiente e impotente para conter a violência promovida por facções de militantes islâmicos. Amanda chegou ao país junto com o fotógrafo e ex-namorado Nigel Brennan, sem seguro de vida e sem identificação formal de jornalista, mas com uma vã confiança de que ficaria bem.

Quatro dias após o desembarque em Mogadíscio, capital da Somália, Amanda e Nigel foram sequestrados por uma milícia islâmica de orientação radical, e mantidos como reféns por 15 meses. No cativeiro eles eram vigiados por soldados adolescentes extremamente imaturos e cruéis. Amanda, por ser mulher, sofreu mais: foi espancada, torturada e estuprada.

No entanto, a fé, a coragem e a esperança de Amanda salvaram sua vida, pois não deixaram que ela esmorecesse nem mesmo quando todas as boas razões para continuar vivendo haviam desaparecido. Quando o sofrimento era grande demais, sua mente lhe permitia ser transportada para a linda, ampla, iluminada e reconfortante casa do céu. E, assim, aconchegada aos seus, ela sobrevivia.

Recomendo a leitura e desejo do fundo do meu coração que Amanda tenha, até o fim de seus dias, uma vida repleta de paz e alegria para que possa superar todo o abuso, todo o preconceito e toda a desumanidade que sofreu.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/03/eu-li-casa-do-ceu.html
NaV 30/09/2018minha estante
Resenha linda. Pude relembrar parte do turbilhão de sentimentos que tive com essa leitura.

Tarciana.Medeiros 08/05/2017

Incrível!
Inimaginável a força de um ser humano em condições adversas. O que a Amanda passou é a realidade de muitas mulheres mantidas reféns. Vale muito a leitura, não houve nenhum momento de tédio. Suspense constante sobre a possibilidade de ser resgatada e de sobreviver ao inferno. Recomendo!!!

Leonardo.H.Lopes 30/01/2017

Uma casa no céu
Um livro muito comovente, "A casa do céu " é a biografia de Amanda Lindhout. Canadense, desde sua infância ela tinha o sonho de viajar pelo mundo. Quando sai da casa de sua mãe, trabalha como garçonete em um bar de luxo e junta dinheiro para rodar o globo. América Latina, Laos, Índia, Sudão, Síria, Egito, Afeganistão, são exemplos de países visitados por Amanda, que se torna jornalista e decide ir à Somália onde é sequestrada e mantida refém durante 460 dias.
As primeiras 170 páginas são bem palataveis, pois narra suas viagens e prepara terreno para o que virá. Após o sequestro, a narrativa se torna monótona e arrasta-se até o clímax, que ocorre quando Amanda e seu namorado, Nigel, tentam fugir e são recapturados. Após a frustação da fuga, acontecem com Lindhout coisas chocantes, que enojam, emocionam a entristecem. Acompanhar a jornada romanceada da protagonista nos faz dar valor nas simples coisas do cotidiano, como sentir a luz do Sol pela manhã e ter a liberdade de andar livremente pela casa ou na rua. Todos precisamos de doses de histórias como essa de quando em quando.

Lucélia 02/01/2017

“Na casa queimada, eu tomo o café da manhã. Entenda: não existe casa, não existe café da manhã. Mesmo assim, aqui estou.” – Margareth Atwood
Vi uma moça na fila do ônibus lendo esse livro tão concentrada, que resolvi comprar e ler também. O livro me surpreendeu, pela ousadia e coragem de uma jovem garçonete que decidiu trabalhar como fotografa em países que vivem uma guerra civil. O livro me mostrou como o ser humano é tão frágil através dos relatos da Amanda que foi sequestrada por um grupo terrorista, e mostra como o ser humano pode ser tão ruim, mas não esqueço o que ela disse e o que me fez refletir: "Entendo que aqueles garotos, e até mesmo os lideres do grupo, eram produtos do próprio ambiente em que viviam: uma guerra violenta e aparentemente interminável que deixou milhares de crianças órfãs e que já dura mais de vinte anos".

Nayandra 30/08/2016

Salto de fé
Quando temos histórias a contar e emoções vívidas a compartilhar, escreve - se um livro! que salto de fé mais maravilhoso! Força, esperança e resiliência são as palavras de ordem! só tenho a agradecer por ter lido esta obra, sofri, chorei e sobrevivi com a Amanda! Já podemos respirar... rsrsr

Mari Balestero 28/08/2016

Amanda Lindhout começa a trabalhar como garçonete e começa a economizar as gorjetas para poder viajar pelo mundo. Em uma de suas viagens se torna jornalista. Foi sequestrada na Somália e passou 15 meses em poder dos sequestradores.
Nesse livro ela narra seus dias em cárcere, os horrores pelos quais passou e como fez para aguentar os 460 dias desse pesadelo.
Eu tive que parar de ler algumas vezes porque não aguentava mais ler os sofrimentos pelos quais ela passou.
Um livro pesado e surpreendente. Recomendo muito a leitura.
"Na verdade, minhas experiências haviam me ensinado que, embora o terror e os conflitos dominassem as manchetes internacionais, sempre havia - sim, sempre - um pouco de esperança e humanidade por baixo de tudo aquilo. O que você imagina sobre um lugar é sempre diferente do que você encontra quando chega lá: em cada país, em cada cidade, em cada quarteirão, é possível encontrar pais que amam seus filhos, vizinhos que cuidam uns dos outros e crianças prontas para brincar." - A Casa do Céu, Amanda Lindhout.