Mystic River

Mystic River Dennis Lehane

Resenhas - Mystic River

Leonardo 07/06/2021

Quando eram crianças, Sean Devine, Jimmy Marcus e Dave Boyle eram amigos. Mas então um carro estranho parou na rua deles. Um menino entrou no carro, dois não, e algo terrível aconteceu - algo que acabou com a amizade deles e mudou os três meninos para sempre.
Agora, anos depois, o assassinato amarrou suas vidas novamente ...

Um suspense incrível, escrito muito bem com ótimos diálogos, me prendeu desde as primeiras páginas. Recomendo muito. Livraço.

E. Ritt 20/01/2021

Romance psicologico em terceira pessoa
Mystic River é um livro de suspense diferente dos que eu costumo ler. Eu, em geral, escolho livros de suspense psicológicos em primeira pessoa, no estilo do livro que eu própria acabei escrevendo.
Este livro é escrito em terceira pessoas e eu consideraria um dos precursores do gênero. O livro começa com a história de um garoto que é sequestrado em plena rua enquanto brincava com amigos. Dois homens que se passam por policiais o levam. Entretanto, a trama principal é o assassinato de uma garota que dirigia seu carro sozinha no caminho para casa em uma madrugada após ter estado em um bar com amigas. O crime acontece ao lado de um parque e, como em todo suspense policial, há vários suspeitos e diferentes possíveis motivos. Há também a inter-relação entre a história do garoto levado e da garota assassinada.
Este livro foi filmado e no Brasil o filme ganhou o nome de "Entre meninos e lobos". Na Wikipédia em inglês este filme foi classificado como neo-noir, o que me pareceu bem aderente ao conteúdo.
Dei quatro estrelas, o que na minha escala é uma boa nota. Eu, pessoalmente, teria escrito esta história em primeira pessoa. A trama é boa, contém várias coincidências o que torna menos realista, mas que, neste tipo de contexto, é quase inevitável e não chega a danificar a atratividade da história.

Bruno 21/07/2012

Dennis Lehane - Mystic River
Demorei um pouco para escrever a resenha deste livro porque, sinceramente, não acho que estou apto a colocar em uma simples resenha toda a beleza e emoção que Lehane colcou na obra, mas lá vai a tentativa.

Muitos conhecem Mystic River pelo filme lançado no começo da década passada, chamado aqui no Brasil de Sobre Meninos e Lobos, e conta a história de Jimmy Marcus, Sean Devine e Dave Boyle, três garotos de classes sociais diferentes que em um certo dia são abordados por dois homens em um carro. Dave entra no carro, Jimmy e Sean não, e esse acontecimento muda a vida de todos eles.

Vinte e poucos anos depois, Jimmy se torna o pai de três meninas e entre elas, Katie Marcus, uma adolescente com menos de vinte anos que é brutalmente assassinada na vizinhança. A investigação do homicídio então é feita por Sean, que se tornou policial e não mantém mais aquela amizade com Jimmy como antigamente. Essa relação entre os três homens só piora quando Dave passa a ser o principal suspeito de ter assasinado Katie.

Veja a resenha completa aqui:

Juliana 09/05/2020

Interessante, porém massante
Eu soube do livro através do filme, já assisti faz uns anos e não lembrava muito bem. A história é boa e entretém, muito bem construída, as cenas policiais são bem exploradas, aparenta que o autor sabe do assunto. Gostei especificamente de saber o que se passava na mente do Dave, admito não ter criado muito afeto pelo Jimmy. Entretanto, achei o livro bem massante, parecia que não caminhava e quando caminhava era bem lentamente. Mereceu 3 estrelas pela mensagem e a história, mas se não fosse isso, cairia pra 2 estrelas de tanto esforço que levei pra terminar. Inclusive, li só um parágrafo do epílogo e pulei o resto pq não aguentava mais
Fayetsho 09/05/2020minha estante
Q legal sua resenha, tbm quero ler dps do filme, vou me preparar pra essa coisa de maçante

Filib Jurj 07/01/2009

Vale a pena ler Dennis Lehane antes de classificar livros policiais como sendo de literatura baixa. :-)