Antes de Watchmen: Ozymandias

Antes de Watchmen: Ozymandias Len Wein...

Resenhas - Antes de Watchmen: Ozymandias

Jota Silvestre 09/11/2013

“Durante Watchmen”: Ozymandias
O sexto volume da série não é o pior (Rorschach) nem o melhor (Dr. Manhattan).

Antes de Watchmen: Ozymandias tem qualidades e defeitos. Entre as primeiras, está a arte arrebatadora de Jae Lee, uma mistura de traço clássico (as cores de June Chung ajudam muito) com diagramação arrojada, cheia de círculos e semicírculos. O texto de Len Wein, apesar da costumeira eloquência, é bem escrito e fluido.

O problema de Ozymandias é que não acrescenta nada de realmente novo. O roteiro lança mão do mesmíssimo recurso de flashback da obra original, quando Adrian Veidt, prestes a detonar o alienígena no centro de Nova York, relata sua história em primeira pessoa.

Não é só isso. A maior parte da trama se dá não “antes”, mas “durante” Watchmen. Mostra as peripécias de Veidt/Ozymandias nos momentos em que ele não é o foco na obra original.

Enche de detalhes – a construção da fortaleza antártica Karnak, a compra da ilha e a contratação dos talentos para construção do alienígena, a primeira luta contra o Comediante – uma trama que todos já conhecem.

Se há algo que o roteiro de Wein faz bem é explorar a megalomania de Ozymandias. Claro que isto já está presente em Watchmen, mas numa história narrada em primeira pessoa fica ainda mais evidente.

Logo na segunda página, o herói reflete: “Apesar de todos os meus grandes esforços, a Humanidade continua a descambar rumo à própria destruição. E quer me parecer que dediquei a vida inteira a aprender tudo que precisaria saber para forçar nossa salvação”.

Ou seja: ele evoluiu, o resto do mundo deveria ter evoluído na mesma proporção. Típico discurso ególatra de quem atribui a si mesmo um papel messiânico – algo muito em voga nos dias de hoje.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/11/09/critica-durante-watchmen-ozymandias/

Sam 12/01/2023

(Não é) Antes de Watchmen
Bem razoável, bem razoável msm, a qualidade dessa série sobe e desce mds, quando vc se empolga quebra a cara KKkj, e isso não é antes de watchmen.. se passa durante

bardo 21/08/2021

Chamar essa prequel de Antes de Watchmen talvez não seja exatamente correto já que o que temos aqui acrescido de alguns detalhes que de fato não dizem respeito diretamente a história original, é um reconto sob a ótica de Ozymandias. Ainda assim, desconsiderando-se o tom pomposo, perdoável afinal o narrador não é um homem comum e tem consciência disso, é uma HQ bem construída e agradável de ler. Por mais que o narrador revisite alguns aspectos que já sabemos ele consegue encadeá-los de forma a cativar o leitor. Algo significativo é que a despeito da tensão Ozymandias com outro personagem os autores foram fieis ao espelhamento original mostrado em Watchmen, por mais que tensão gerada possa distrair o leitor os elementos para demonstrar quem é o duplo de Ozymandias estão ali.

Vinícius 16/12/2013

Bom esse volume do Ozymandias (ou OzymanDÍAS como ele gosta de ser chamado) mas ainda perde para a história do Dr. Manhattan. Explica como e por quê ele fez o que fez na série original, mas é difícil dizer por quê, não te prende. Quer dizer, é legal, muito melhor do que as porcarias que o Azzarello fez com o Rorschach e o Comediante mas a história vai e vai e ... vai. Com algumas exceções (excelente Dr. Manhattan e boa Espectral) essa série num se mostrou lá muito necessária. Pra matar a curiosidade e só.
Dani 18/12/2013minha estante
Gosto da fase com o Dio tb ??????

Natasha Viana 24/01/2021

Uma das melhores histórias.
Adrian é ambicioso demais e foi muito legal ver o desenrolar da história antes da principal. amei!

FilipeSS 15/05/2014

Por pouco
Sem dúvida é uma das melhores histórias da série. A arte é muito bacana e o roteiro bem estruturado. Porém, na minha opinião a estória peca em alguns pontos. O homem mais inteligente do mundo comete erros bobos e enfrenta surpresas forçadamente idiotas. Mas vale a pena ler!

site: palafitate.blog.com

Samu 02/06/2016

Para todo fã de Watchmen essa coleção é incrível! Vale pensar como tudo corroborou e culminou nos acontecimentos da grande obra. Claro que aqui falta a pegada incrivel de Moore, mas é uma boa introdução.
Pouco explorada em sua origem, a história deste personagem vale muito a pena!

Xulio Mackfly 09/02/2019

Poderia ser melhor
Essa história não me prendeu muito, mas ainda assim é melhor que a da Spectral

Cisco 17/09/2021

Acho que de toda essa série "Antes de Watchmen", essa história do Ozymandias foi a que mais se aproximou do material original. O Adrian é muito subestimado na série original e aqui a gente consegue ver o quão excepcional ele é. Essa história é maravilhosa, porque a gente tem a oportunidade de ver toda sua genialidade e como foi a elaboração do seu plano de mestre para salvar o mundo