Esquizo

Esquizo Maurício C. Garcia

Resenhas - Esquizo - a realidade é ilusória

Cameron 01/06/2014

[RESENHA]
O livro conta a história do Comissário Rocha, recém divorciado, e que pela narrativa parecia estar um pouco entendiado com a mesmice do seu dia-a-dia. Porém tudo muda quando um homem desmemoriado enrolado em uma toalha ensanguentada aparece numa delegacia. Ele realmente não sabia o seu nome, idade, o que fazia antes de chegar ali, e nem porque estava enrolado numa toalha ensanguentada. Com isso, o homem, fora levado para uma Clínica Psiquiátrica para descobrir o que aconteceu com ele. Ao passar do tempo, ele é diagnosticado com uma doença mental: Esquizofrenia. O homem, cujo o seu apelido havia se tornado Esquizo, não havia apenas criado o seu próprio mundo, mas também havia deixado de se comportar como um adulto e passou a falar, pensar e fazer tudo o que uma criança normal de oito anos faria.
E com a ajuda da Dra. Rosemeri, a coordenadora da Clínica, e os policiais: Jonas e Pascoal... O Comissário Rocha procura um meio de descobrir algumas questões para solucionar o caso Esquizo. Quem é ele? De onde vem? E a sua família?

"Se Jesus Cristo havia transformado água em vinho, a esquizofrenia a havia transformado em cachaça."

Neste livro existem dois tipos de narrativa. Há momentos em que estamos na mente de Esquizo, cujas narrações são em primeira pessoa, e o resto do livro nos dá uma visão de terceira pessoa acompanhando o nosso comissário "Pedregulho".

Admito que demorei um pouco na leitura do livro, e sinceramente... Eu realmente não sei porque. O livro é fantástico e angustiante desde o início. Aquele "Q" de: "Como assim?" e "Ah meu deus!" percorreu durante toda a leitura. Sem falar na perfeita e divina qualidade do livro! Capa dura, imagens em 2D e 3D acompanhados com óculos, uma página maravilhosamente boa (chouché), e as letras no tamanho perfeito para a leitura!

Ah... Não posso deixar de comentar do enredo. Totalmente surpreendente e que te tira o ar. A cada capítulo uma nova descoberta, a cada nova descoberta, uma nova peça de um quebra-cabeça gigante era posta no lugar certo. E o BUM que todo o livro policial precisa ter, foi tão imenso e estrondoso que fiquei desnorteado quando terminei o livro. E eu fiquei meio: "É isso? Acabou? Quem sou eu?" E o melhor de tudo, nada fora deixado em aberto. Tudo ali, nas linhas e entrelinhas das páginas

“Na investigação de um caso, ás vezes, é necessário mais do que experiência, instinto ou qualquer outra qualidade digna de um grande investigador. Ás vezes, é necessário também olhar para o óbvio.”

Existe apenas um ponto negativo no livro que fora um erro encontrado no livro, não atrapalhou muito na leitura, não sei foi apenas no meu livro, mas... Houve uma parte em que eu estava lendo o livro e me deparei lendo a mesma coisa que li alguns segundos atrás no parágrafo anterior. Não me lembro direito, qual foi o número da página, mas foi meio esquisito ver aquilo... Mas fora esse erro, eu não vi mais nenhum em toda a minha leitura, o que é muito bom! Um livro sem erros de digitação e pontuação da mais vontade de ler, e aquele receio de encontrar um outro erro é um pouco cansativo para o leitor.

Esse livro com certeza entrou para os meus favoritos. Deu para perceber que o autor fez uma pesquisa aprofundada no assunto da Esquizofrenia, e querendo ou não, passando-nos um pouco sobre esse conhecimento que teve sobre essa doença. Pude aprender tantas coisas sobre ela, desde os seus breves sintomas, formas de tratamento e tudo o mais.

Além de tudo isso que falei... Ainda tem uma coisa que é MUITO interessante! O livro tem Patrocínio Cultural do Governo Federal, também de uma Lei de Incentivo à Cultura que eu nem sabia que existia! Dou meus parabéns ao autor por ter conseguido estes patrocínios!!

Com o erro que teve, eu fiquei pensando em quantos livros eu daria, nada menos de três, mas pelo enredo envolvente e o quebra-cabeça perfeitamente montado, quatro não seria nada justo. Até porque esse livro me deu vontade de conhecer novos livros com temática policial, que eu nunca me interessei, gostei de me tornar um detetive junto o personagem. Então eu decidi dar cinco livros devorados, nada mais justo do que prestigiar e parabenizar esta obra fantástica!!

Recomendo: Para todos os fãs da categoria policial, para os que gostam ter um misto de emoções lendo um único livro, para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre como é a mente de um esquizofrênico, e lógico. Para aqueles que estão preparados para um desfecho emocionante, que te deixará de boca aberta até a última página.

site: http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-esquizo-realidade-e-ilusoria.html

Fabio Shiva 02/01/2014

Esse livro chama a atenção de muitas maneiras!
Logo de cara, a interessante novidade de trazer ilustrações em 3D, que despertou imediatamente a minha curiosidade. Quando recebi o livro, fiquei impressionado com a altíssima qualidade da edição, em capa dura, papel couché e uma diagramação esperta! Sem contar as tão esperadas ilustrações em 3D, que realmente parecem se projetar para fora da página, muito bom!!!!

Outro fator muito interessante é que a obra foi publicada através de um edital de incentivos fiscais para patrocínio cultural, provavelmente a Lei Rouanet. Esse é um caminho muito interessante para os autores nacionais viabilizarem a publicação de suas obras e que talvez não seja tão conhecido. Eu mesmo fiquei entusiasmado em ver uma publicação de tanta qualidade ter se tornado realidade graças a esse mecanismo. Certamente dá um trabalho e tanto escrever o projeto, providenciar trocentas documentações, e depois ainda correr atrás dos patrocinadores... mas como disse alguém muito sábio, tudo o que é bom e importante dá trabalho!

A história também é muito interessante e apresenta uma abordagem bem original. Uma trama policial onde as pistas estão todas dentro da mente do protagonista Esquizo, um homem desmemoriado que acaba parando em uma delegacia enrolado em uma toalha suja de sangue... um começo instigante que é bem desenvolvido até um final com muitas surpresas!

Tive a oportunidade de fazer boas reflexões a partir dessa leitura. A começar pelo subtítulo: “a realidade é ilusória”. Um esquizofrênico paranóide, que tem alucinações e ouve vozes, não tem como distinguir o que é realidade e o que não é... mas o mesmo não pode ser dito de todos nós? Entendemos como realidade o que nos chega através dos sentidos, mas até que ponto podemos confiar nos sentidos? Essa questão fundamental da filosofia já rendeu boas histórias, de cara lembro do interessante e bizarro filme do David Cronenberg, “Videodrome”. E agora temos “Esquizo: a realidade é ilusória”!

Parabéns e muito sucesso para o autor Maurício C. Garcia!

***
***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Matheus 20/05/2014

Esquizo
Esquizo é um excelente livro, de um ótimo material e ilustrações em 3D, ele prende o leitor do início ao fim, sendo uma leitura maravilhosa e fácil de entender, é o tipo de livro com a narrativa que segue desvendando os mistérios e que ''explode'' no final!
Parabenizo ao autor Mauricio C. Garcia por este livro maravilhoso!
Adorei, entrou para a minha lista dos favoritos!
Super recomendo!
:D

Line Duboc 27/06/2014

Esquizo, a realidade é ilusória - Maurício C. Garcia
É muito difícil deliberar sobre uma arte quando ela de impressiona de várias formas. Assim, Esquizo não é diferente. Do primeiro luminar da capa ao escurecer do término do livro o amente da arte permanece encantado. (Line Duboc)
Nesse pequeno trecho acima eu já deixo claro, meus queridos leitores o quanto a obra me impressionou. Eu já tinha tinha lido e feito resenha porém perdi meu notebook por defeitos. E com a maratona #EuSouDoidera resolvi lê-lo de novo por questões que irei explicar.

1ª Questão - não consegui resumir o livro sem spoiler - e ainda não consigo.
2ª \-\ - é um assunto que me interessa muito e pretendo utilizar o livro para trabalho acadêmico.
3ª Questão - queria aproveitar melhor a leitura, pois da primeira vez eu tinha lido em um sábado.

Logo, a leitura se deu nos dias 7, 8 e 9; pude ler pausadamente e fazer minhas anotações. Uma música para o livro, talvez muitos podem achar não ter tanta concordância com o livro, mas eu ficaria com Time do Pink Floyd, pois foi um momento de degustação para mim.

*Sobre o livro: A obra é muito boa. Elegante, capa dura, imagens 3D, folhas de alta qualidade. Letras em tamanho e fontes que não cansam o leitor.

O padrão da escrita nos revela a facilidade em que o autor tem de expor os seus pensamentos. A trama se desenvolve de uma maneira constante, não pode-se dizer que é lento ou rápido. Há momentos e momentos. Acho que o autor soube muito bem enquadrar as situações e se fosse comparar o estilo de criação eu o compararia com Veronica Roth, uma vez que ela tem um padrão uniforme em sua escrita que me agrada muitíssimo.

As personagens são marcantes, inteligentes. Cada um tem uma aspecto relevante sobre si. Não irei discursar sobre cada um, porque sei, eu iria contar algo importante sobre o livro, por se tratar de uma estória policial e talvez porque eu sou acadêmica do curso de direito eu ache tudo muito importante e tenha tanto medo de soltar um spoiler.

O livro se define um uma só frase: A realidade é ilusória. Assim, desde suas primeiras linhas você sente essa marca e começa a pensar "será que é isso mesmo?" "nossa que estranho". O fim é o fim...rsrs, mas o que posso dizer é tão bom que fica a sensação "já acabou?" "eu queria mais" "será que é isso mesmo". Essas foram as minhas sensações. Pode ser que algum leitor possa ter entendido o livro de forma diferente. Ou até mesmo o autor pode estar pensando assim "poxa será que ela não entendeu bem minha obra?". Porém, essa é a intensão da arte criar perspectivas diferentes em cada pessoa, poder criar debates culturais e quando a arte é boa ela gera dúvidas.

site: http://www.sacudindoaspalavras.com.br/2014/06/resenha-esquizo-realidade-e-ilusoria.html

Estantedakeh 05/07/2022

Um suspense muito plausível
A sinopse desse livro me chamou muita atenção, e caramba valeu a pena ler, o suspense dele é impecável, e em cada capítulo te deixa mais intrigado.

É um livro que te enche de teorias e hipóteses.

Será que ele é inocente?
Será mesmo que ele perdeu a memória?

E essas dúvidas vão ficar na sua mente até você finalizar a história e descobrir a verdade encoberta nesse suspense.

Kellbet 31/05/2016

Ótimo!!!
Esquizo nos faz parar para pensar sobre os doentes que vivem em sanatórios, manicômios e clínicas do tipo.
O preconceito de pessoas 'normais' por não saberem definir os 'loucos'.
Além de um livro informativo sobre a 'loucura', que na verdade tem muitas faces e nomes próprios, conta sobre o sofrimento de um paciente desmemoriado e que apresenta alucinações e personalidades extremamente diferentes.
É um livro policial que conta com muito suspense e uma pitada de quero mais, que ao final o leitor é saciado com algo surpreendente.
O livro vem acompanhado de um óculos 3D. As imagens são bem elaboradas e teve a participação da filha do autor, Luana. Ela também aparece em uma das imagens pintada em um quadro que no livro representa uma das personagens.
Parabéns Maurício! Seu livro consegue nos prender do início ao fim, é bem construído, as imagens ficaram lindas e os personagens e personalidades muito reais.
Espero que nos presenteie com muitas outras histórias enriquecedoras e emocionantes como esta.
Como havia dito antes, queria muito que algo acontecesse e chegando ao fim aconteceu. Não posso revelar para não estragar a leitura alheia. O que posso dizer é que preencheu todas as minhas expectativas.
Sucesso!
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/03/mauricio-c-garcia-esquizo.html

Lari 15/06/2019

Livro bonito, história nem tanto
O livro em si é muito legal, com desenhos em 3D, com folhas grossas.
Decepção foi q a história é muito do mesmo , além de boba, é previsível.