Por Uma Nova Liberdade

Por Uma Nova Liberdade Murray N. Rothbard

Resenhas - Por uma nova liberdade

Jean Silva 04/01/2022

O manifesto libertário.
Tenho a impressão de que acima de tudo, esse é um livro para quem está no começo dos estudos sobre libertarianismo, ou simplesmente deseja entender o que libertários entendem como "estado". Aqui são tratados vários tópicos (diria que os principais tópicos sobre o libertarianismo estão presentes nesse livro), desde a educação até a política externa, em questão de conteúdo essa obra é ótima. Gosto muito do Rothbard pois ele é direto quando precisa ser, e denso quando a ocasião exige, isso permite um melhor entendimento para o público em geral.
O autor faz questão de deixar claro que em muitos temas não há possibilidade de apresentar argumentos irrefutáveis, e é completamente normal, as vezes isso é algo que falta em muitos intelectuais, e ainda assim, as ideias apresentadas são bem fundamentadas, seja em fatos históricos ou econômicos, científicos no geral.
Ainda tenho minhas dúvidas se recomendaria esse livro como primeira leitura para alguém que caiu de paraquedas no libertarianismo, tenho a impressão de que "Anatomia do estado" do mesmo autor cumpre melhor o papel de leitura introdutória e o Manifesto Libertário fica como segunda leitura, porém isso é relativo. Àqueles que já estão habituados com os ideias libertários, não se deixem enganar, a leitura fica melhor ainda, e dá um certo gás para continuar lutando por mais liberdade.
Mas enfim, aos interessados, seja para criticar ou concordar, recomendo a leitura. :)

rafaelrochax 25/01/2021

Base libertária.
Uma obra essencial para quem deseja entender o que é o libertarianismo. Rothbard possui uma leitura bem fluida, com algumas pequenas partes repetitivas, mas apenas de caráter elucidativo; mas isto não compromete a leitura do livro.

Rafael1905 20/01/2022

A Bíblia do Libertarianismo
Li alguns trechos do livro que eu considerei mais interessantes pois ele é separado por assuntos. Nele, Rothbard demonstra a ótica libertária rothbardiana de vários aspectos políticos, econômicos e culturais. Um livro essencial para quem quer entender a fundo o que o libertarianismo prega e defende. Avaliei com 3 estrelas pois considero o livro extremamente radical e por não ser um libertário.

Paula 12/04/2022

O manual da liberdade
Aprendi muito, estou vendo tudo com mais clareza e mais entendimento.
Eu tinha uma imagem limitada sobre o filosofia libertária, achava que era uma utopia. O autor conseguiu adentrar em todos os ramos da liberdade de maneira didática e fácil.
Com certeza quero ler mais sobre o assunto.
Livro muito bom, vale a pena a leitura!!!