20 contos

20 contos Truman Capote

Resenhas - 20 contos de Truman Capote

Celso Filho 15/02/2024

"20 contos de Truman Capote" é uma das coletâneas de contos reunidas pela Companhia das Letras.

Os contos são organizados em ordem cronológica, sendo possível observar de maneira mais clara os momentos que o autor vivenciava quando decidiu escrever cada um desses contos. Ao longo dos anos, é visível a acentuação do tom irônico e sarcástico, assim como a acentuação dos tons de cinza; os temas viram mais complexos exploram os limites de cada emoção, seja negativa ou positiva.

Quando você pega depois de "Bonequinha de Luxo" e "Música para Camaleões", alguns se repetem, como “Um violão de diamante”, “Uma casa de Flores”, “Memória de Natal” e “Mojave”. É um ponto a ser salientado caso vá lendo todos de uma vez. Vejo essa coletânea melhor quando colocada bem antes da iniciação na obra do autor ou lida em um segundo momento.

Nesses contos, vamos desde aqueles que são visões críticas da alta sociedade nova iorquina quanto os autobiográficos, sendo os últimos de longe os que mais tive interesse.

Pedro Aires 24/12/2023

Truman Capote realmente foi um autor genial. Contos maravilhosos, onde as personagens parecem que são reais. O destaque vai para os três contos: "Memória de Natal", "O Convidado do Dia de Ação de Graças" e "Um Natal". São três contos com o mesmo protagonista, com um teor nostálgico forte e que mostram como o ambiente familiar nos molda.

Bruna 06/08/2023

Nhe
Chato, chaaaaato. Achei uns 2 bons, 2 ou 3 ok, o resto chato, desinteressante, não me importava com os personagens, e as digressoes que traziam ainda mais personagens pra eu não me importar...soh continuei pq neh, contos, nunca se sabe se o próximo nao vai ser melhor...mas nossa, chato. Me lembrou os contos de Big Loira que abandonei pq tava sofrendo pra ler.

Viviane.Lopes.Costa 26/01/2023

Mais uma releitura que faço por conta da biografia de Truman Capote? é impressionante como o jeito que a gente lê esses contos muda depois que tomamos conhecimento de certas coisas sobre a vida dele?

Karen Picanço 12/01/2022

Arrastei bastante essa leitura, quase um ano pra terminar o livro. São 20 contos, então alguns foram rápidos, porém outros não conseguiram prender.

Emanuel Xampy Fontinhas 24/07/2021

A única obra do autor que conhecia era "A Sangue Frio" então me surpreendi com a diversidade desses contos. No geral são bons, alguns me impressionaram bastante, meu favorito é Miriam.

Ray 07/06/2021

20 contos de introdução a Capote
Foi minha primeira experiência de leitura com esse autor. O conheci através do canal da Tati Feltrin e fiquei bem interessada em sua obra.

Este livro é uma coletânea de 20 contos que datam do início da carreira de Truman (década de 1940, por aí). Alguns têm um tom autobiográfico e muitos personagens aparecem em mais de um conto (a exemplo da srta. Sook e do priminho Billy Bob), outros são bem aterrorizantes e me deram um sono perturbado como o ?Mirian? e ? O senhor desgraça? (este sendo o mais assustador dis dois na minha opinião) e outros retratando a situação do pós - guerra e o período da Grande Depressão americana.

Gostei de todos os contos, sem distinção. Alguns gostei mais do que outros, óbvio, mas a leitura é ótima e não da vontade de largar o livro até terminar tudo kkkkk

Recomendadíssimo e logo logo irei ler mais coisas do autor.

Laís 25/05/2021

Depois de uns seis meses, terminei essa seleção incrível. Alguns contos do início me pareceram um pouco maçantes, daí acabei deixando a leitura de lado por um bom tempo. Há alguns dias, decidi finalizar todas as leituras pendentes, e não me arrependi: à medida em que prosseguia, os contos foram ficando cada vez mais únicos e emocionantes. Alguns deles, relatos pessoais do autor, são muito especiais. Recomendo a todos que gostam do gênero ou buscam, como eu, uma introdução ao grande escritor que foi Truman Capote.

li_nopaisdasleituras 17/10/2020

20 contos de Truman Capote
Livro ótimo, contos são bem parados, porém é o estilo da época e do autor, é muito bom pra quem gosta desse estilo e/ou quer conhecer mais a escrita desse autor. Truman transparece a dureza da vida, a solidão e alguns corações partidos.

Chokito Kakarico! 03/08/2020

Uma seleção +ou-
Iniciei a leitura dos contos escritos por Truman Capote (1924-1984) com boas expectativas, mas, infelizmente, o livro não funcionou para mim.
Ele não é exatamente um livro ruim, de maneira nenhuma, mas há alguns contos escolhidos na compilação que não possuem um desfecho interessante e acabam de forma abrupta ou sem muito sentido.
É claro que o objetivo do livro é mostrar ao leitor a evolução da escrita de Capote, mas na totalidade da obra, a narrativa inconclusiva de alguns contos tirou um pouco do brilho da seleção. Alguns contos eu particularmente gostei bastante como ''Um Violão de Diamante'', ''Memória de Natal'', ''O Convidado do Dia de Ação de Graças'' e o surreal e repleto de significados importantes ''Senhor Desgraça''.

Renata 03/06/2020

Muito bom!
Fui lendo aos poucos o livro, mais pra conhecer mesmo, e no fim estava super apegada aos personagens que se repetem. Os últimos contos são maravilhosos!

jota 12/01/2020

Quando o sul vence o norte...
O livro traz vinte histórias escritas por Truman Capote (1924-1984) antes do sucesso avassalador de A Sangue Frio (1965), sua obra-prima, que o fez tornar-se tão conhecido do grande público nos EUA quanto outro monstro sagrado das letras de então: Ernest Hemingway. Ambos não exatamente por suas obras, como destaca Reynolds Price na Introdução do volume. Mas porque os dois tiveram livros adaptados para o cinema, estampavam reportagens e entrevistas em revistas de grande circulação ou programas de tevê e participavam de caçadas e touradas, como Hemingway, ou de festas memoráveis, como Capote. Eles escreviam – muitos contos, inclusive - mas isso não significava que seus admiradores lessem seus livros com a mesma avidez com que acompanhavam suas aventuras ou festas nas revistas e jornais.

Price traça uma pequena biografia do escritor, vai bem além da sua vida pessoal e destaca suas qualidades de contista. Que teriam sido influenciadas primeiramente por duas escritoras contemporâneas, Carson McCullers e Eudora Welty, sulistas como ele. Depois, Capote adquire seu próprio modo de contar as coisas, sua ficção, isso ainda nos anos 1940, época à qual pertence a maioria dos textos deste volume. E Price tem razão especialmente nisso: os melhores contos, aqueles que ficarão para sempre na nossa memória (ou por algum tempo) remetem muito mais para a vida no sul do país, rural por excelência e ligada à infância do autor, do que propriamente para as histórias passadas em centros urbanos envolvendo adultos.

Minha avaliação dos contos não tem nada a ver com a qualidade de cada um, mas com o modo como reagi empaticamente às suas palavras e situações, portanto é totalmente subjetiva e não serve como orientação para outros leitores. Ou pode servir, não sei. Penso que quatro contos são ótimos (justamente os que se passam no sul do país), sete são bons e os regulares ou medianos formam a maioria, nove. Desconsiderei fazer um pequeno resumo de cada um porque outro leitor já fez isso.

As paredes são frias - Bom
Entre os caminhos para o Éden - Bom
O convidado do Dia de Ação de Graças - Ótimo
Mojave - Regular
Um Natal – Ótimo

Lido entre 02 e 10/01/2020. Avaliação geral: 3,75.

Guilherme 24/02/2017

Um divisor de águas
Confesso que antigamente, eu tinha um preconceito contra os contos. Connsiderava-os superficiais, contados em poucas páginas, etc, por conta de experiências anteriores. Decidi insistir na leitura dos contos de Truman Capote, e acabei mudando totalmente minha opinião sobre o gênero conto.
No livro, acompanhamos uma coletânea com 20 contos geniais escritos por Capote, em ordem cronológica, ficando perceptível uma evolução na sua escrita.

Elizandra 30/10/2016

0 contos apresenta a genealogia de um talento. Das primeiras tentativas, no início dos anos quarenta, quando já era possível notar o poder de observação e a habilidade para condensar situações em cenas breves, até o apogeu demonstrado nos últimos trabalhos, pode-se seguir quase cronologicamente a evolução da sua prosa.
Danilo628 30/10/2016minha estante
Nossa!! Eu nem sabia que tinha esse livro! Já quero..