Reunião de poesia

Reunião de poesia Adélia Prado

Resenhas - Reunião de Poesia

Polyana 15/10/2020

Inspirado em Rubem Alves
Minha primeira leitura de Adélia Prado, aconteceu, foi uma curiosidade iniciada por Rubem Alves, que me encheu de alegria, a escrita de Adélia é cheia de nuances de vários tipos!
#indico

KKbarros82 28/06/2021

"A salvação opera nos abismos."
É indiscutível a excessiva religiosidade de Adélia Prado e também o incômodo quem causa a quem não o é.
Apesar de trânsitar entre o religioso e o profano, a salvação dos pecados é que conduz os poemas de Adélia.
O bucólico, o cotidiano e a morte também enriquece os versos dessa poeta.
Recomendo a leitura dessa coletânea de poesias como um desafio poético. Não há brilhantismo revolucionária ou desilusões, é apenas a própria Adélia Prado versando sua existência. E isto já vale a leitura.

Leila 23/05/2022

O melhor de Adélia Prado
"Adélia Prado - reunião de poesia" é um compilado dos melhores poemas, 150 poemas que falam sobre o cotidiano, uma seleção de seus 7 livros de poesia que já lançou...

Luíza 27/09/2023

? Reunião de poesia, de Adélia Prado
Sempre achei poesia uma coisa muito louca: me acostumei a ler sem entender nem metade do que estava sendo dito e, ao mesmo tempo, me encantar com a forma como as palavras são colocadas no poema, com o ritmo e a cadência próprios de cada um

Adélia Prado foi então, um achado para mim. Li ainda na escola, em uma leitura obrigatória, e gostei bastante da escrita dessa mulher meio sem freio, com um toque forte de religiosidade e, ao mesmo tempo, de humanidade

Nascida em 1935, Adélia é contista, poetisa, professora e filósofa, vencedora de diversos prêmios de Literatura, como o Prêmio Clarice Lispector, pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2016

?Trata-se de um fenômeno? foram as palavras de ninguém menos do que Carlos Drummond de Andrade sobre o texto de Adélia Prado e, realmente, a mulher é um fenômeno do modernismo, que consegue retratar fielmente em sua obra as mais diversas faces do cotidiano, seja a face religiosa, a face humana, a face erótica, a face do luto...

Dá para sentir que Adélia escreve com paixão pela vida e por seus mistérios, sem deixar de se divertir pelo caminho

?Estou no começo do meu desespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro douda ou santa?

É uma leitura, realmente, encantadora, e ?Reunião de poesia? é uma ótima forma de conhecer a obra da autora. E por aí, já leu Adélia?

Carol 18/01/2014

Sensível e forte
Ao ler qualquer livro, mas principalmente livros de poesia, tenho exercitado o hábito de marcar as páginas com frases/passagens/poesias de que gostei bastante para lê-las e relê-las outras vezes, tendo facilidade em encontrá-las. E este livro de Adélia foi um daqueles que receberam inúmeras marcações! Poemas de uma sensibilidade rara que, com pouca ou muita artimanha, tocam o coração e nossas próprias lembranças de forma instantânea.
Poemas de amor de esposa, amor de filha, de irmã, amor à vida. Poemas de saudades, de desejo, de calmaria, de constatações. Amei, leia e concorde! ;)

Nara 04/09/2021

Antes de dizer algo sobre Adélia...
... gostaria de comentar sobre a edição. Bem ruim. Folhas brancas, alguma erros de digitação e até texto repetido.
Foi a primeira vez q li algo da autora. Estou tentando no mundo da poesia. Ainda sou muito crua nisso. Às vezes percebo q não entendi o q acabei de ler. Mas gostei de algumas poesias que falam de amor e filiação. Vou tentar Cecília Meireles da próxima vez.
Magghy 09/09/2021minha estante
Oi Nara... quanto tempo! É importante seu relato a editora. E obrigada por compartilhar sua impressão.

Nara 09/09/2021minha estante
Mas como farei isso, Magghy?

yoshii 23/03/2023

"Por prazer da tristeza eu vivo alegre"
Coloquei como meta do ano ler mais poemas e gostei da experiência.
Não devo ter entendido tudo, mas acho que entendi algumas coisas que os poemas quiseram transmitir.
Os poemas abordam o luto, a relação materna, as paixões, as decepções e o cotidiano de Adélia Prado.

NEUROLINGUÍSTICA
Quando ele me disse
ô linda,
pareces uma rainha,
fui ao cúmice do ápice
mas segurei meu desmaio.
Aos sessenta anos de idade,
vinte de casta viuvez,
quero estar bem acordada,
caso ele fale outra vez.

bobbie 14/12/2019

Uma segunda leitura melhor
Ainda não tenho paladar intelectual para poesia. Prefiro me envolver com uma boa história, ou até mesmo uma boa teoria. Nesses 150 poemas selecionados de Adélia Prado, poetisa mineira, vemos a autora se debatendo com a saudade da mãe, o desejo carnal e a sombra do recato religioso. Há até um poema intitulado Harry Potter, vejam só. Nesta segunda leitura da obra, me vi muito mais próximo dos temas de Adélia do que na minha primeira leitura, há quase dois anos. Há uma delicadeza no eu-lírico que toca a tristeza, a saudade, a religiosidade, o temor a Deus, as emoções de um flerte. Enfim, estou muito mais próximo da poesia do que quando li o livro pela primeira vez.

Elen Ximenes @quemleganhamais 28/05/2023

Leiam Adélia Prado
Este livro reúne poesias que permeiam os temas: infância, família, romance, cotidiano e espiritualidade. A vida do interior de Minas Gerais é descrita pela sensibilidade de um olhar feminino.

Adélia é orgulho mineiro de Divinópolis (cidade onde moramos durante nosso primeiro ano de casados). Uma mulher avaliada por Carlos Drummond de Andrade como um fenômeno: "Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo: esta é a lei, não dos homens, mas de Deus. Adélia é fogo, fogo de Deus em Divinópolis."

|O que ela fica gritando eu não compreendo
sei que é pura esperança|
denis.caldas 28/05/2023minha estante
Gosto de permear minhas leituras comuns com poesia, fiquei curioso! E parabéns pela resenha!

Mel 28/02/2020

Leitura terna
A poesia de Adélia Prado é encantadora. Esta reunião de poesias foi o meu primeiro contato com a autora, e para minha alegria, foi uma feliz descoberta.

Suas poesias são simples, mas cálidas, aquecem o coração. Falam daquele amor entre homem e mulher, que se casam, e vivem uma vida matrimonial mais que normal, com uma casinha, os filhos, a vida numa fazendinha, café e fofão à lenha. A natureza é muito presente. A vida cristã também está destacada. Um estilo único, sem pertencer às determinações literárias.

Recomendo a obra para pessoas sensíveis, que amam poesia. Com certeza não é uma obra que agrada a todos, pois nem todos gostam do estilo.

Lay 29/02/2020

Que livro forte!

mirai0 30/05/2023

Maio 2023
Ótimo livro! Ótimos poemas e muito bonitos. Nunca havia lido nada dela, mas adorei muito. Como disse Drummond, ela "é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo".

Ãlvaro 25/12/2023

Lírica, bíblica e vivaz. Tudo isso é Adélia em sua poesia cotidiana, sacra e carnal.

Sexualidade e devoção se misturam em uma linguagem que fotografa o cotidiano pelas lentes sensíveis de uma mulher que não se furta as fragilidades. Nisto, não há outra coisa possível: é força.

Nesses 150 poemas selecionados, certamente, um convite para experimentar, em um esmero que se confunde com o prosaico - e aqui está a genialidade - pedaços dessa voz poética que traduzem um paraíso que é, mesmo que também ainda não.

Para além da sua catolicidade e de qualquer ortodoxia doutrinária, Adélia faz teologia e escreve poemas que deságuam poesia.

Não há como escapar à fome de alegria!

Mona 30/09/2020

Adélia, Adélia...
Que delícia de leitura! Que poesia mais gostosa, mais marcante e tão linda! Criei um amor tão grande por Adélia e por suas poesias após ler esse livro!

Carol.Cuofano 27/04/2021

Escrita única
Adélia Prado tem um jeito único de construir seus poemas. O subentendido, o entrelinhas, o não escrito são tão significativos quanto cada palavra escolhida.