Four

Four Veronica Roth

Resenhas - Four

Junior.Castro 26/04/2021

Finalmente acabou
Finalmente terminei. Já tava saturado, li pois gosto de terminar o que começo. Esse último foi só um fan service basicamente. Tem gente que gosta assim do Tobias? Enfim, até nunca mais.
Edu 26/04/2021minha estante
eu acho o Tobias chatíssimo kkkk, nunca cogitei ler esse

readwithjuly 19/07/2021

Melhor doq convergentek
Definitivamente é pros fãs, mas pra mim foi um deleite rever as cenas do casal pelo ponto de vista do four e tbm de ver mais sobre o four antes de conhecer a tris ???
Kabizinha 12/08/2022minha estante
Vai se tratar garota (dancinha de tiktok)

borgeslivia 27/04/2021

Bom, mas faltou algo..
Gostei de ver a evolução do personagem.
Estava amando no início ver a vida do Quatro, mais sobre ele e tudo que ele passou antes dele ser transferido. Mas depois ficou tudo meio repetitivo e cansativo.. ainda mais pelos contos não serem divididos em capítulos. Também achei algumas situações meio vagas.

Apesar disso, ele continua sendo meu personagem favorito.
3,5 é uma nota boa hahah

carolzinha41 14/06/2021

1ª releitura
Eu gosto muito da visão do Tobias, você entende mais esse lado vulnerável dele. Eu demorei demais pra ler porque a história ainda estava muito fresca em minha memória, mas a escrita da Roth é muito fluída, muito gostosa de ler, recomendo a saga pra todo mundo.

Lara 24/08/2014

Abnegation-born. Abnegation result. Dauntless Haven
Para quem não sabe a trama de Divergente começou a ser escrita pelo ponto de vista de Four/Tobias, mas por algum motivo, Veronica Roth não se convenceu que o livro ia sair como ela queria... Então acabou deixando de lado, anos depois ela conseguiu criar Tris, que acabou sendo exatamente aquilo que ela queria para a trama. Então escreveu a trilogia, que com exceção do último livro, que há capítulos alternando ponto de vistas, é toda narrada a partir de Tris.

Com todo o sucesso da trilogia, Veronica Roth, sua escritora, está sempre dando entrevistas por ai e ela não esconde seu amor pelo Four. Então ela resolveu lançar 4 crônicas sobre fatos marcantes do seu passado, que o fizeram ser o que ele é com Tris. Essas crônicas foram reunidas e publicadas, em 2014, em um único livro físico, com o título de Four A Divergente Collection. Que ainda não foi publicada aqui no Brasil, mas tem previsão para sair ainda este semestre, pela Editora Rocco, com o título de Quatro Uma história da série Divergente.

Bom neste livro temos as crônicas A Transferência* O Filho* A Iniciação* O Traidor*. As três primeiras contam seu teste de aptidão, como foi a transferência dele da Abnegação para Audácia, sua iniciação na nova facção e suas primeiras pistas sobre os planos da Jeanine e da Erudição. A última corre paralelamente aos acontecimentos do livro Divergente, dando ao leitor um vislumbre das decisões de Tobias, em relação ao amor e a lealdade, depois que ele conhece a Tris! Além de três extras, que são capítulos do primeiro volume da série pelo ponto de vista de Four, sendo eles Primeira a Pular Tris!*, Cuidado, Tris* e Você está bonita, Tris*.

Uma coisa eu sei: Para me ajudara esquecer o quão terrível o mundo é. Eu prefiro ela ao álcool.*

Eu estava tão ansiosa por esse livro, que acho o passado do Four tão mais interessante que o da Tris, queria muito ler sobre como ele foi parar na Audácia, como foi toda a iniciação com o Eric. Por outro lado estava receosa, afinal os capítulos narrados por ele em Convergente deixaram muito a desejar. Contudo achei esse extra incrível e muito divertido. Mostrando as dificuldades do menino com aptidão para Abnegação, se adaptar os costumes da sua nova facção, seus impasses, a origem da sua amizade com Zake e Shauna... Valeu cada minuto do meu tempo.

Nesses capítulos sob sua perspectiva temos aqueles momentos com a Tris que todo mundo gosta, quando eles se conheceram e ela muda de nome, assim que ela prova o primeiro hambúrguer de sua vida e aquela cena clááááássica dele bêbado dando em cima dela hahah! :)

Pessoas mortas podem ser nossos heróis porque eles não podem mais nos decepcionar*

Já li on-line e a Rocco já traduziu o capítulo daquela cena do arremesso de facas e achei muito estranho e decepcionante não ter no livro. Fora isso não tenho reclamações ao livro, mostrando toda a complexidade do passado do Tobias, sua relação com seu pai, sua mãe, seus motivos para não querer ser um líder da nova facção... Mas agora estou querendo muito, uma crônica de Zeke e Shauna, aaaaahh!!

Não estou pronta para não ter mais nada dessa coleção para ler. Gostei muito da série, mesmo com algumas ressalvas que não vem ao caso, adorei as crônicas, adorei o Theo James hahaha, agora é sentar e esperar os próximos 3 filmes que serão produzidos.

Como ser da Audácia: Um curso introdutório. Lição número um: Tudo bem abraçar seus amigos aqui*

Ahhh, vale a pena ressaltar que as crônicas são independentes dos livros, pode ler sem ter lido a trilogia, mas eu acho que pode estragar algumas surpresas, então recomendo que tenha lido pelo menos até Insurgente.

Amar me deu mais que um novo nome. Ele me deu poder*

*Tradução livre

site: http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/2014/07/resenha-quatro-uma-historia-da-serie.html
Scarlet 13/09/2014minha estante
To numa depressão pós convergente, e até sua resenha me ajudou. To num estado lastimável kkkk

Nicole 01/01/2022

Quatro estrelas pro livro do quatro
Gostei bastante da leitura e de como a história ficou pelo olhar do Tobias. Na dedicatória do livro a autora canta essa bola e fica ainda mais evidente conforme avançamos a leitura: o personagem principal deveria ser o Quatro, desde o início da saga.

Enfim, foi interessante revisitar o começo da história pela visão dele.

letAciaderaulino 29/04/2021

cumpre o que promete!
eu dei 5 estrelas pq eu amo o Tobias e os pov dele são mto bons!! eu AMEI ver a história dele antes dele virar faction-transfer, e como ele observava as coisas antes e tals. adorei ver a amizade dele com o Zeke e com a Shauna sendo construída, e como ele se sentia com a Tris e afins... Tobias te amo vc é pfto!! ??

oMatheus13_ 08/03/2024

O primeiro livro que leio em inglês
Gostei, apesar de não entender bem o inglês, eu consegui entender algumas coisas. Pretendo ler a edição em português.
Vompre a inglês na intenção de aprender novas palavras e termos, na escola não se ensina muitos e em vídeos eu n consigo ter foco pra prestar atenção. Se eu ler a edição em português, venho aqui e reescrevi esta resenha :)

Maria 05/09/2022

eu simplesmente esqueci de fazer resenha desse livro, mas é facilmente um dos melhores da série

leria facil facil a história toda pelo ponto de vista do tobias

Jully Divulga Livros 28/02/2021

Releitura... Sou verdadeiramente apaixonada pelo Quatro... É não resistir em ler novamente o livro dele quando resolvi maratonar os filmes da serie!!!! Esse livro é um verdadeiro presente de Verônica Roth para os fãs... Apesar de ainda ter uma raiva latente dela em meu coração quando lembro como ele ficou no fim da trilogia!!!

rosecobalt 21/03/2021

já tô com saudade
Amei ver as coisas no pov do Tobias e conhecer mais dele realmente aqueceu meu coração ver as cenas dele e da tris ???

Miguel689 01/12/2023

Prefiro os outros da série
Gostei de ver a visão do four de tudo o que aconteceu, mas ainda prefiro os outros livros. Acho que a trama é muito mais bem desenvolvida. Acredito que não sou muito uma pessoa de spin-off

Lulu 09/09/2023

Four
Esse livro é dividido em partes e conta a história da vida do Four, na primeira parte conta como foi o processo de entrar para a audácia, na segunda parte as provas dentro da própria audiência, depois seus desafios para escolher no iria trabalhar, e por fim ele conhecendo a Tris e várias cenas do livro divergente só que no seu ponto de vista.
Muito incrível saber pelo o que ele passou e como a mesma história pode ser contada de uma maneira tão diferente por dois pontos de vista.

gisalla 10/07/2020

Queria que fosse mais longo
Foi ótimo esse gostinho da vida do Tobias, da sua decisão por Dauntless, sua iniciação, etc

Achei que dá pra ver o quanto a autora gosta de escrever pela perspectiva dele

E eu tenho que admitir que adorei também - triste com o fim como estou, releria todos os livros pela perspectiva dele kkkk

Mas enfim, achei que adicionou pontos interessantes na história, ajudou a conhecer um pouco mais do Tobias e como ele pensa, e deu uma saciada naquela sensação de ?quero mais? que ficou depois do fim do ultimo livro.

Vale bastante a pena