De Roswell a Varginha

De Roswell a Varginha Renato A. Azevedo

Resenhas - De Roswell a Varginha

Cris Lasaitis 28/12/2010

Sempre que as evidências sobre a aparição de OVNIS, relatos de abduções e de contatos imediatos vêm à tona através dos meios de comunicação, ficamos com aquela pulga alienígena atrás da orelha: será verdade?
A visita de seres do espaço parece uma hipótese fantástica demais para explicar alguns simples fenômenos luminosos no céu – assim dizem os céticos –, porém, com tamanha quantidade de evidências e documentos que têm se somado ao longo dos anos, ingênuo seria acreditar que nada de muito estranho esteja acontecendo.
O mais recente lançamento da Tarja Editorial, De Roswell a Varginha, vem especular sobre os acontecimentos mais surpreendentes da ufologia e as artimanhas dos governos e juntas militares para acobertar os fatos. Ninguém mais indicado para abordar a questão do que Renato A. Azevedo, que é colaborador de longa data da Revista UFO e tem contato com estudiosos da ufologia.
O livro traz uma mescla de ficção policial com documentário ufológico e lembra um pouco os episódios da série Arquivo X. O protagonista da saga, Roberto, é um ufólogo, uma espécie de Fox Mulder brasileiro, que é acionado por um misterioso norte-americano, Phill Reynolds, responsável pelo acobertamento das evidências do caso Roswell, para investigar pistas do caso Varginha. Nessa hora, também entra em cena uma investigadora da polícia federal – Lígia –, igualmente contactada por Reynolds, que faz um meio de campo entre os ufólogos e o governo brasileiro. O mais interessante no livro é que o leitor leigo não sabe dizer onde termina a realidade e começa a ficção. As evidências dos principais casos ufológicos – com destaque para Roswell, Varginha e a aparição no forte de Itaipu – são apresentadas consistentemente através da narrativa, costuradas com a linha fictícia de uma investigação policial. A missão de Roberto é entender os acontecimentos que sacudiram a cidadezinha mineira em janeiro de 96, descobrir a origem de um rapaz muito estranho internado num hospício da região naquela mesma data e perseguir o rastro da nave supostamente caída.
O livro ainda traz um adendo com um resumo do caso Varginha, que colocou o Brasil no mapa da ufologia mundial. Em 1996, o avistamento de objetos voadores em Minas Gerais, seguido da aparição de duas criaturas estranhas em um campo baldio em Varginha gerou uma intensa movimentação das forças armadas na cidade. Nos dias subseqüentes, uma operação militar cuidou do transporte da misteriosa carga até um hospital de Campinas. Para deixar o caso ainda mais suspeito, nesse mesmo período uma leva de oficiais norte-americanos e até pesquisadores da NASA veio ao Brasil, seguindo diretamente para Campinas. E como sempre, a resposta do governo e das forças armadas foi que não aconteceu absolutamente nada fora do comum, como se a mídia, as testemunhas e os próprios bombeiros e soldados envolvidos houvessem delirado tamanha operação de guerra.
De Roswell a Varginha é uma leitura rápida, muito movimentada e instigante, que não deixa desvanecer as interrogações de um passado recente, levando-nos a repetir a pergunta que nunca se calou…
Afinal, o que foi que aconteceu?

Amanda Reznor 10/06/2011

Abduzida pelas páginas
Renato Azevedo traz o leitor para o mundo da ufologia com uma incrível história, baseada nas especulações de contatos extraterrestres com os famosos casos de Roswell e de Varginha.

Além disso, o autor ilustra teorias de conspiração com informações sobre por que os casos teriam sido acobertados, de que forma e por quem, e quais seriam as consequências se tais descobertas viessem a público.

Uma leitura descomplicada e uma história ainda mais intrigante por nos levar de páginas ficciosas à realidade inacreditável que parece se esconder de todos nós!

E você, que tal se deixar abduzir por esta leitura?

DAN LIMA 23/02/2019

Uma história REAL, infelizmente, ocultada e distorcida na época. No ano de 1996 em Varginha, Minas Gerais.
Uma literatura que veio somar,abrir nossos olhos,ajudar a refletir tudo que se passou naquele tempo.
Fato emblemático que causa mistério até os dias atuais; envolvimento dos militares brasileiros e americanos em conjunto; enviados da NASA participaram também; laboratórios subterrâneos secretos na UNICAMP, detalhe: dados de computadores foram apagados acidentalmente, na tentativa de impedir o acesso de pessoas as plantas dos edifícios (Hospital das Clínicas e Instituto de Biologia) que comprovassem a existência de tais laboratórios.
O desfecho dessa obra, só lendo para saciar a curiosidade. Instigante do início ao fim. Devorei o livro de uma só vez. Impossível parar de ler.
O seu final deixa claro que tudo foi arquitetado para se evitar a verdade, porque o que aconteceu realmente foi que A VERDADE ESTÁ LÁ FORA.

anisios 05/03/2020

Fraco
Um romance raso, genérico e pouco desenvolvido. Com vários clichês e curto. O texto é datado e narrativa é muito baby boomer.

Mycoll 30/04/2020

Gostei
Romance inspirado no caso Varginha. Será que tudo é ficção? Um dia saberemos!

Arnaldo 12/05/2020

Ficção ...
O livro conta uma história de ficção que tenta ligar os casos ocorridos desde Roswell, a história é interessante mas um pouco fraca.
Livro razoável, vale para quem tem interesse pelo tema