O Que é Loucura?

O Que é Loucura? Darian Leader

Resenhas - O Que é Loucura?

Agnaldo 09/07/2022

Com o julgamento errado todos somos loucos
Um livro didático e de muita qualidade, o autor explora muitos casos seus, estudos de vários outros psicólogos e terapeutas, e aborda muito dos grandes responsáveis por influenciar tanto essa área. O preconceito com o digamos loucos sempre existiu, tanto pela falta de informação e conhecimento, e isso parece enfim estar mudando seja porque cada vez mais pessoas procuram ajudas para se tratar, seja porque o termo da saúde mental está cada vez mais relevante, e nesse livro o autor explora casos diversos, de graus muito profundos e enraizados por anos até casos mais leves que muitas vezes nos podemos sofrer em um grau mais moderado. Acredito que essa área terá cada vez mais destaque devido a grande quantidade de pessoas que vem sofrendo com os problemas da mente. Não vou conseguir dizer tudo que o livro me mostrou, mas essa leitura abriu muito a minha mente para entender mais sobre como existe muitas variações, graus e tipos de doenças na mente.

Bart 15/07/2020

O Que é Loucura? Delírio e Sanidade na Vida Cotidiana.
*Darian Leader*
Editora Zahar
400 pág, 2013.
??Se você não é e também não curte a área de psicologia clínica, pule esse post kkkkkkkkk??.
Demorei um pouco p/escrever por conta de um costume "safado" de já iniciar a próxima leitura, mas vamos lá.
Esse livro é muito interessante, porém mais voltado ao público inserido no contexto da psicologoa, e direcionado p/psicanálise ? (vai ter um monte de gente dizendo... vixe!!).
O autor é um psicanalista e com o livro ele desconstrói a imagem do louco como estamos acostumados a receber em filmes, novelas... com acessos violentos, explosões de fúrias, sempre alucinado...
Um pergunta do livro:
E se a loucura não for como pensamos?
Você já se perguntou se pequenos detalhes, que para muitos são invisíveis, mesmo em doses passivas e constantes em pessoas comuns que nem se imaginam procurando um psicólogo ou psiquiatra pode ser o suficiente?
O autor escreve de forma bem clara (se não fosse, eu diria logo que fiquei "boiando"), e através de casos que chamaram a atenção do mundo, tratados por Lacan, Freud e outros.
A leitura vale muito apena,?? MAS, é p/vc que é da área da saúde mental.??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Pedro.Constant 30/06/2021

Excelente
O autor aborda durante o livro uma leitura psicanalítica sobre os fenômenos psicóticos. A partir de uma distinção entre 'ser psicótico' e 'enlouquecer' o autor explora conceitos como o funcionamento do sujeito psicótico e a distinção entre surtos, citando exemplos de sua prática clínica. Recomendo para todos interessados no campo da saúde mental.

AdrielleSantos 11/02/2022

confesso que em alguns momentos eu tive dificuldade de entender pq a linguagem usada, pra mim, não é habitual, e isso fez com que a leitura fosse um pouco mais demorada.
mas no geral gostei do livro

Erika.Almeida 08/07/2018

Livro lindo e imprescindível a que se interessa pela clínica psicanalítica.