A Rede do Céu É Vasta

A Rede do Céu É Vasta Lian Hearn

Resenhas - A Rede do Céu É Vasta

Carol Amaro 23/12/2014

Como tudo começou
Lendo A rede do Céu é vasta revivi intensamente todo o encantamento que está série me causou. A Saga Otori está entre meus livros de fantasia preferidos. Considero fantasia, mas é quase um romance histórico de tão vívidas que são as descrições dos ambientes, paisagens e costumes. Tudo muito baseado na cultura japonesa, mesmo tratando-se de um mundo imaginário.

Neste volume conhecemos a história de Shigeru, o acompanhamos desde jovem até o ponto em que a trilogia central se inicia. Podemos entender tudo e todos que fizeram de Shigeru o homem admirado, reservado, bondoso, paciente, habilidoso e, claro, em busca de vingança.

Herdeiro de um clã tradicional e respeitado, Shigeru precisa aprender a ser um líder forte e atencioso, além de controlar suas emoções e evitar as fraquezas que seu pai demonstra. Cercado de tios ardilosos e de uma constante ameça de invasão do clã Tohan, ele terá que enfrentar os diversos desafios que o destino põe em seu caminho.

É uma história linda e poética, mas cheia de sofrimento e dor. Confesso que fiquei bem abalada quando acabou...

Como dizem que para curar ressaca o bom mesmo é beber mais, resolvi reler O Piso-Rouxinol....hehehe

Me perguntaram no Skoob se era melhor ler esse livro antes da trilogia central, ou seja, seguir a ordem cronológica. Eu respondi que mesmo gostando de seguir cronologias achei interessante ler depois. É meio como revelar a origem de um personagem admirado e misterioso que tem sua história resumidamente contada na história principal.

Como a Martins Fontes ainda não lançou a continuação da trilogia central, The Harsh Cry of the Heron (2006), eu vou lê-lo no futuro, então vai ficar uma sequencia muito doida, tipo presente-passado-futuro, mas não terei escolha. Para quem ainda não leu nada é opcional ler A rede do Céu é vasta antes ou depois da trilogia. O sequenciamento está muito bem amarrado e apesar do meu sentimento de o livro revelar algumas coisas do "futuro", acho que passará despercebido por quem nunca leu a trilogia.

Não preciso dizer que a Saga Otori é mais que recomendada, né?

site: http://www.meunomenaoekerol.com/2014/12/ja-li-a-rede-do-ceu-e-vasta/