Nu, de botas

Nu, de botas Antonio Prata

Resenhas - Nu, de Botas

Lais da Mata 13/02/2021

Nostálgico pra quem tem mais de 30 anos. Lembranças da infância do autor contadas com o humor que lhe é característico.

Ana Clara 05/08/2020

Bem-humorado e leve
“Nu, de botas” – Antônio Prata
5/5

"o Fábio Grande e o Fábio Pequeno — que por um bom tempo acreditei serem irmãos, também. Quando os conheci, pensei: nada pode ser mais lógico, se a família gosta de “Fábio”, que batize logo assim todos os filhos; ao se encontrar um Fábio pela rua, já se sabe de onde é e basta usar “Grande”, “Pequeno” — ou “Médio”, caso houvesse um filho do meio — pra diferenciá-los. Fiquei bastante decepcionado ao descobrir, do alto dos meus três anos, que não só não eram irmãos como sequer tinham qualquer laço de parentesco."

Poucos livros me divertiram tanto quando esse na vida.

É um livro autobiográfico e narrado por uma criança, Antônio, o próprio autor que viveu nos anos 80/90.

Os questionamentos que ele faz, e suas percepções são muito interessantes e engraçados, e independente da idade, me resgatou um pouco da minha própria infância. Cada capítulo ele traz uma história diferente, conta dos seus pais separados, das aventuras que teve com os amigos, das brincadeiras e apertos de ser criança. Me deliciei e refleti também sobre esse resgate de um olhar de criança sobre fatos que parecem banais para nós, mas que deixam o personagem encucado. Me diverti muito no capítulo sobre “Cuecas”.

Recomendo esse livro a todos, ainda mais nesses tempos difíceis, é ótimo para relaxar e dar umas risadas, a leitura fluiu super bem comigo, e foi com certeza uma das melhores surpresas do ano!

É um livro pra ser revisitado várias vezes e rir todas elas.

site: https://www.instagram.com/p/CDbqX5KjHSo/

Ninha 28/03/2021

Uma grande nostalgia
Você acompanha a infância do personagem e vive todas as suas ansiedades, curiosidades, e peraltices.

SaBCouto 10/07/2022

Mto bom
As crônicas do narrador são do ponto de vista de uma criança. Começando bem novinho e crescendo ao longo das suas histórias de vida. A escrita é muito boa e o humor do escritor faz do livro pequeno demais e, infelizmente, rápido demais para acabar. Leria mais milhares de crônicas sem perceber o passar das horas. recomendo muito

Vinícius 28/01/2022

A infância segundo Antonio Prata
Instagram: @vinil23

?-
Aproveitando os últimos dias de férias e me recuperando de uma cirurgia na boca, aproveitei para fazer repouso e aproveitar uma leitura mais ?prazerosa?. Escolhi ?Nu, de Botas? (2013), de Antonio Prata, e não me arrependi.
Prata é um cronista de mão cheia. Já escreveu para vários jornais e mantém uma coluna na Folha de S. Paulo aos domingos. É um autor de uma ironia e de uma sensibilidade singulares. Suas crônicas sobre a infância de um menino de classe média são bastante envolventes, seja por meio da emoção, seja por meio de passagens hilárias.
Se você quer saber o que o primeiro amor, o Bozo (o palhaço, não o Presidente da República!), o Cometa Halley, revistinhas pornôs, os Trapalhões, Shakespeare e outros episódios da infância possuem em comum, leia ?Nu, de Botas?. Eis um livro sensível e divertidíssimo?

#livro #book #libro #NuDeBotas #AntonioPrata #crônicas #LiteraturaBrasileira #LiteraturaBrasileiraContemporânea #companhiadasletras

may.reader 12/10/2022

Eu ri de chorar com esse livro, literalmente.
Tem umas passagens que a gente retorna a infância e compreende o pensamento do personagem, nós faz mergulhar nas próprias lembranças e recordar acontecimentos que a muito já não mais eram lembrados.
Um livro que tenho recomendado abertamente a todos que querem uma leitura leve, gostosa, fluida, que te deixe de bem com a vida.

Cada palavra escrita nesse livro vale a pena ser lida.
Foi tão bom que convenci minha mulher a lê-lo.

Clube Tripas 22/03/2020

Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Agosto/2019
Bibliotecária: Glaucia Vilas Boas / São Bernardo do Campo-SP
@glaucia.vilasboas

Minha leitura do mês de agosto foi indicação e empréstimo da minha psicóloga. Fiquei três meses com ele e somente agora decidi ler. Não tinha lido nada do autor a não ser suas crônicas que escreve na Folha de São Paulo.

O livro é classificado como crônicas mas na verdade são memórias de sua infância. Que delícia de histórias. Está dividido em pequenos capítulos em que ele narra fatos que aconteceram na sua infância no início dos anos 80. Algumas são engraçadas, outras comovente e algumas em que se metia em cada encrenca Posso dizer que as histórias se parecem com “Todo mundo odeia o Chris” brasileiro, em outras pareciam passagem que Zélia Gattai narra em sua infância no livro “Anarquistas, graças a Deus”.

Eu passei minha infância também na década de 80 e talvez por isso, tudo que ele narra, era como se fosse comigo, sabia perfeitamente do que estava falando. Assuntos como o telefone do Bozo ( 236-0873) , desenhos como Spectremen da TVS e Pinóquio japonês da Record citados no livro eram os meus preferidos. Também me vi triste igual a Antônio, lembrando do desastre em ter animais de estimação.

São histórias muito sensíveis e interessantes, todas relatadas na visão de uma criança. Leitura rápida e gostosa. Super recomendo.

Pesquisei sobre sua vida e é filho do escritor Mário Prata e da escritora Martha Góes, família de escritores.

site: https://www.instagram.com/p/B-DRNj_DvCQ/

Claudinha Belem 29/04/2014

Tudo o que eu já tinha lido aqui sobre esse livro é mais do q verdade! Levei-o em uma viagem, pra uma leitura agradável... Há!!! Superou as expectativas!!! É maravilhoso, engraçadíssimo, real, gostoso, marcante e nem sei mais o quê! O q eu quero é ler todos os livros do Antônio Prata e se der... Me tornar a melhor amiga dele!!! :)))

jota 22/04/2014

Fanta uva...
Este livro não tem nada de ruim; seu único problema é que é muito curto. Eu ficaria mais algumas horas lendo as histórias bem-humoradas da infância de Antonio Prata. Mas acabou, que pena...

Lido em 22/04/2014.

Nat 27/05/2015

Leitura rápida e agradável.
Todas as histórias apresentam o pornto de vista de uma criança de 5, 6 anos, o que eu adorei.
Li quase o livro inteiro com um sorriso.

Bookstan 17/05/2020

Leve e divertido
O livro é muito divertido e extremamente leve e envolvente. Me peguei dando risada em vários momentos e quando ia comentar sobre o livro com alguém ria mais ainda.
Cada conto apresenta aquela pureza da infância misturado com a nostalgia e isso me fez lembrar da minha infância e me ajudou a resgatar as minhas histórias divertidas e as analisar com a minha visão atual do mundo.
Uma experiência muito interessante regada a muitas risadas sinceras.

Livia Barini 08/06/2022

Não gostei
Não me lembro mais quem me indicou este livro. E pela sinopse achei que gostaria muito, mas não foi o que aconteceu.
O livro traz crônicas onde o autor conta histórias da sua infância. E apesar de termos quase a mesma idade, não me identifiquei com a obra. Talvez se eu fosse homem teria achado mais divertido.

Deyse 26/09/2014

Não me lembro a última vez que ri tanto com um livro tão bobo e inocente, mas, ao mesmo tempo, estupidamente bem escrito. Quero mais livros do Prata pra ontem!

Pipoco 02/03/2017

Diversão para todos + nostalgia para os que cresceram nos anos 80
Que leitura gostosa!
Há tempos queria ter esse contato com "Nu, de botas", que já havia sido indicado por pelo menos duas pessoas com gosto literário próximo ao meu.
As histórias estão todas centradas em atos e fatos vividos na infância do autor e, escritas com um humor brilhante e um domínio absurdo da narrativa, tornam a experiência muito divertida! Para pessoas que, como eu, também cresceram na década de 80, surge ainda um gostinho de saudade e uma sensação de identificação com determinadas passagens.
Leitura para todos! Releitura em breve. Fato!

Carolina Zaghi 28/10/2021

Livros nacionais ganharam um espaço no meu coração. É tão bom ler algo e conseguir se identificar. Esse livro conta umas memórias de infância que principalmente a geração de 80/90 vai se lembrar