Nu, de botas

Nu, de botas Antonio Prata

Resenhas - Nu, de Botas

Caique28 14/06/2023

Leitura incrivelmente deliciosa. Um texto inteligente que nos coloca na cabeça de uma criança dos anos 80 revisitando questoes da infancia sob supervisão do nosso eu adulto. Leria mais dezenas de contos do pequeno Antonio.

Claudinha Belem 29/04/2014

Tudo o que eu já tinha lido aqui sobre esse livro é mais do q verdade! Levei-o em uma viagem, pra uma leitura agradável... Há!!! Superou as expectativas!!! É maravilhoso, engraçadíssimo, real, gostoso, marcante e nem sei mais o quê! O q eu quero é ler todos os livros do Antônio Prata e se der... Me tornar a melhor amiga dele!!! :)))

Renata Vaz 30/06/2022

Excelente
Excelente obra com crônicas que retratam uma infância vivida nos anos 80. O autor escreve de maneira tão fluida, leve, carismática. Impossível não dar várias gargalhadas e se reconhecer em algumas situações (os que forem da mesma geração). Me fez lembrar que a crônica foi o gênero literário que aflorou o meu gosto pela leitura quando criança.

Deyse 26/09/2014

Não me lembro a última vez que ri tanto com um livro tão bobo e inocente, mas, ao mesmo tempo, estupidamente bem escrito. Quero mais livros do Prata pra ontem!

Rachel 21/06/2014

Esse livro traz uma reflexão interessante sobre a infância através de crônicas bem escritas. Garantia de boas risadas!

Vitor Pitta 13/03/2020

Melhor cronista do Brasil
Conheci Antônio Prata em uma questão da Fuvest realizada no cursinho. Não lembro ao certo qual era o texto abordado, mas grifei seu nome com um marcador e no dia seguinte já estava a procurar seus livros para colocar "Quero ler" no Skoob. Esse livro "Nu, de botas", em questão, ficou na minha lista por muitos anos, até que na última feira de livros da USP eu o achei por um preço justo. E valeu cada centavo! Os textos são tão leves e engraçados que as pessoas do metrô me encaravam durante a viagem enquanto eu gargalhava a cada página lida. O Antônio aborda a memória afetiva e os ícones culturais de sua infância de um jeito tão incrível que eu me perguntava se as personagens do livro eram reais ou inventadas! Esse título com certeza entrará na minha lista de livros favoritos.

Fernanda 17/12/2021

Nu, de botas
Que delícia de livro!
Muitas gargalhadas garantidas e muitas lembranças infantis vindo à tona com cada página virada.
Leitura fácil e fluída, dá pra ler em uma sentada, mas fiquei protelando o final para não acabar logo.
Se tem um ponto negativo, é que poderia ser bem maior.

Clube Tripas 22/03/2020

Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Agosto/2019
Bibliotecária: Glaucia Vilas Boas / São Bernardo do Campo-SP
@glaucia.vilasboas

Minha leitura do mês de agosto foi indicação e empréstimo da minha psicóloga. Fiquei três meses com ele e somente agora decidi ler. Não tinha lido nada do autor a não ser suas crônicas que escreve na Folha de São Paulo.

O livro é classificado como crônicas mas na verdade são memórias de sua infância. Que delícia de histórias. Está dividido em pequenos capítulos em que ele narra fatos que aconteceram na sua infância no início dos anos 80. Algumas são engraçadas, outras comovente e algumas em que se metia em cada encrenca Posso dizer que as histórias se parecem com “Todo mundo odeia o Chris” brasileiro, em outras pareciam passagem que Zélia Gattai narra em sua infância no livro “Anarquistas, graças a Deus”.

Eu passei minha infância também na década de 80 e talvez por isso, tudo que ele narra, era como se fosse comigo, sabia perfeitamente do que estava falando. Assuntos como o telefone do Bozo ( 236-0873) , desenhos como Spectremen da TVS e Pinóquio japonês da Record citados no livro eram os meus preferidos. Também me vi triste igual a Antônio, lembrando do desastre em ter animais de estimação.

São histórias muito sensíveis e interessantes, todas relatadas na visão de uma criança. Leitura rápida e gostosa. Super recomendo.

Pesquisei sobre sua vida e é filho do escritor Mário Prata e da escritora Martha Góes, família de escritores.

site: https://www.instagram.com/p/B-DRNj_DvCQ/

Bookstan 17/05/2020

Leve e divertido
O livro é muito divertido e extremamente leve e envolvente. Me peguei dando risada em vários momentos e quando ia comentar sobre o livro com alguém ria mais ainda.
Cada conto apresenta aquela pureza da infância misturado com a nostalgia e isso me fez lembrar da minha infância e me ajudou a resgatar as minhas histórias divertidas e as analisar com a minha visão atual do mundo.
Uma experiência muito interessante regada a muitas risadas sinceras.

Thais 07/08/2015

Excelente!
Leitura rapidíssima, fluida e envolvente. O autor consegue escrever sob a ótica de uma criança sem infantilizar a linguagem ou a narrativa.

O livro é excelente praquelas fases em que "faz tempo que não leio nada de bom", " preciso voltar a ler" ou "quero ler algo leve, divertido, mas de qualidade."

E, aos contemporâneos, como eu, é una gostosa volta aos anos 80!

Carolina Zaghi 28/10/2021

Livros nacionais ganharam um espaço no meu coração. É tão bom ler algo e conseguir se identificar. Esse livro conta umas memórias de infância que principalmente a geração de 80/90 vai se lembrar

Júlia 30/10/2022

Leitura de férias
Leitura deliciosa. Trata-se de uma coletânea de crônicas com histórias cotidianas sob o olhar de uma criança, mas contada com o vocábulo e perspicácia de um adulto. Ri muito lendo esse livro. Recomendo para quem procura por uma leitura leve, engraçada e rápida.

Nat 27/05/2015

Leitura rápida e agradável.
Todas as histórias apresentam o pornto de vista de uma criança de 5, 6 anos, o que eu adorei.
Li quase o livro inteiro com um sorriso.

Ingrid Rafaelly 01/04/2023

Livro bom pra sair da ressaca literária.
Antônio Prata é um dos meus cronistas favoritos brasileiros. Ele é capaz de transformar uma lista de compras em algo que você ler com prazer. E é exatamente isso que ele faz em Nu, de botas.

Aqui, ele traz algumas lembranças da sua infância contando sob a ótica que ele tinha nesta fase da vida. Ele conta sobre a separação dos pais, o fato de ser contra o uso de cuecas, a descoberta da pornografia, a primeira paixão... É uma leitura leve e muito gostosa. Dei muitas risadas com o livro.

"Meu ideal de vestuário era moletom, camiseta e botas: galochas vermelhas, azuis e amarelas ou as botas de caubói que a mãe do Fábio Pequeno me deu na primeira vez em que fomos à sua fazenda. Se fizesse frio, conjunto de moletom e botas. Se fizesse calor, short e botas. Quando havia piscina, sunga e botas. Mais de uma vez, aproveitando a distração dos adultos, saí pela casa nu, de botas".
imapaperguy 06/04/2023minha estante
Nossa, que interessante! Tirei print para tentar ler depois.

Marcella.Kahn 26/07/2020

Por mais que não tenhamos nascido na mesma época, ler sobre a infância do autor deu muitas saudades da minha