Sandman: Edição Definitiva - Volume 4

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 4

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jessiviesser 31/01/2024

OPINIÃO | Sandman (vol. 4) - Neil Gaiman
Terminar de ler as 75 edições de Sandman trouxe um misto de emoções para mim.

Primeiro, fico feliz pela oportunidade de ler histórias tão bem escritas e desenhadas, com personagens tão cativantes. Foi incrível acompanhar a jornada de cada um, as despedidas e os recomeços.

Por outro lado, estou triste por eu nunca mais poder experimentar a sensação de que é ler Sandman pela primeira vez.

A certeza que fica é a de que posso revisitar esse universo sempre que eu sentir saudades. ??

Mel ð¯ 20/12/2023

Dormência
Sinto uma dor melancólica, como aquela nostalgia amarga que temos ao acordar de um sonho extremamente realista ou ser expulso de um devaneio ou sentir o frio na barriga da gravidade ao errar os pés em um degrau da escada?
Desperta meu lado poético e adormece todo meu ser nessa história?

Ana Tambara 13/12/2023

Demorei 1 bilhão de anos para acabar
Mas acabei, bem interessante as histórias narradas nesse Sandman, mas acabei cansando e voltando e cansando, então acabou que perdeu um pouco do sentido do universo da Hq, mas gostei.

Jessica Leite 10/12/2023

Edição definitiva - Volume IV
Edição definitiva - Volume IV contempla os últimos quatro arcos de história, sendo eles:

Sandman: Entes queridos (57 a 69)
Entes Queridos é o nono volume de Sandman lançado pela Conrad e reúne, além de Sandman 57 a 69, uma história curta da revista Vertigo Jam # 1. Está prevista ainda para este ano a publicação de Despertar, o derradeiro encadernado da série.

Sandman: Despertar (70 a 73)
Sonhadores de toda a existência prestam suas últimas homenagens a Morpheus. Enquanto isso, Daniel começa a realizar suas obrigações como novo senhor do Sonhar.

Sandman: Exílio (74)
Sandman: A tempestade (75)

mochileira 23/11/2023

Neil Gaiman é um gênio.
Acho que "Sandman" é uma das melhores histórias que já li na vida. Acredito que foram poucas as leituras que conseguiram me impactar como "Sandman", e se pudesse, esqueceria tudo para ler de novo e ter essa experiência única novamente.

Paulo.Gustavo 22/11/2023

Preciso, para o bem desta resenha, começar dizendo que este Volume 4 e,honestamente, toda a Saga de Sandman me destruíram, completamente. Entretanto, me reconstruíram, de uma forma diferente. Desde que comecei a ler esta obra, me tornei outra pessoa.

O Volume 4, é a parte final da estória principal, que acompanha o Rei dos Sonhos. Devo dizer que foi um volume difícil. Precisei parar várias vezes para pensar a respeito do que acabara de ler. O último capítulo do arco das Bondosas acabou comigo (não quero dar spoilers nessa parte!). Neil Gaiman fez um trabalho legal amarrando várias pontas soltas que haviam ficado pelo caminho e resolveu praticamente tudo. O que não foi resolvido, provavelmente ganhou algum tipo de spin-off, creio eu.
Acho que, qualquer pessoa que ler Sandman, vai gostar e mudar de uma forma diferente.

Rickson.Ramos 26/10/2023

Perfeição o nome
Sou incapaz de imaginar um final melhor

"Então, lutando para continuar dormindo, desejando que o sonho dure para sempre, certo de que, uma vez que acabe, jamais voltará... VOCÊ desperta."

Ketlen22 16/10/2023

É definitivamente um dos melhores volumes. A finalização dos arcos de maneira impecável, tratando de assuntos de maneira profunda e clara.

Senti tantas emoções ao decorrer da leitura, não conseguia acreditar no plot, foi algo emocionante de ler.

Lorrayne Freire 09/10/2023

Um sonho de livro
Demorei muito para ler Sandman pois os livros estavam bem caros, mas finalmente tive a oportunidade de conhecer melhor a história e estou apaixonada.
É um quadrinho e muitos podem imaginar que se trata de uma história superficial, mas a cada capítulo/volume eu precisava de um tempo para a contemplar minha parede e refletir sobre os temas tratados. Incrível como o Gaiman foi exemplar ao tratar temas sensíveis que até hoje as pessoas tem dificuldade de entender (ou aceitar). E ele faz isso sem nenhum estereótipo forçado ou medo de se comprometer com a realidade (da época da publicação e de agora).
Cada diálogo dessa história pode ser citado ou tatuado, cada imagem/cena pode virar um quadro e ir para um museu. A fantasia criada pelo autor para explicar questões existenciais, religião, mitologia, questões sociais e filosóficas é simplesmente maravilhosa.
Estou indo dormir feliz todas as noites já ciente que estou adentrando no mundo do senhor dos sonhos!
Muito a dizer aqui, mas vou corrigir essa resenha depois citado a história citada em cada volume.

Heloyse 06/10/2023

Legal
Achei as histórias de Sandman legais, alguns arcos tem os desenhos muito bonitos, mas ao mesmo tempo sinto que as histórias são jogadas pra todo lado e falta alguma coisa, sabe.

Igor.Banin 29/08/2023

Ducaralho
Que encerramento. Não existem palavras para descrever o fechamento dessa série com 2 arcos incríveis.

Regis 29/07/2023

Despedidas, desfechos e recomeços...
Emoção, desfechos, despedidas e recomeços é tudo que os fãs de Sandman vão encontrar nessa HQ que "encerra" todos os arcos dessa maravilhosa história cheia de personagens que acompanhamos por épocas e mundos distintos.

Neil Gaiman toca em tantos assuntos profundos em Sandman que é impossível ler sem verter ao menos uma lágrima. Acho que qualquer um que entra em contato com esse universo, tão maravilhosamente moldado com imensa destreza por Gaiman, em algum momento se identifica e se conecta com os temas e personagens a ponto de se emocionar.
O arco As Bondosas se encerra com um funeral do qual eu não consegui sair sem me sentir vazia e com uma sensação de solidão devastadora.
Todos os personagens do universo de Sandman têm seu desfecho e encerramento mostrado, e enquanto isso acontecia; me peguei parando a leitura para recordar cada um deles com um amigo (Leandro), e debater sobre os que mais gostei e quais eu queria que tivessem um final diferente... Isso foi Maravilhoso!

Todo o arco de Hob sempre mexeu muito comigo assim como as aparições, aqui e ali, do Verde do Violinista... Matthew também me cativou de um jeito lento e constante com sua presença ao lado de Morfeus; sua amizade por ele é muito cativante de se vê no final e me causou emoção assim como o desfecho da história de Hob com Sonho e Destruição, mas as últimas palavras do Verde do Violinista acabaram comigo; me fazendo desejar que quando minha hora chegar... eu possa dizer o mesmo e que as palavras sejam realmente verdadeiras para mim.

Exilados é uma das histórias soltas de Sandman que eu adoro e que me encanta ler, toda em branco e preto com espaçadas e sutis nuances anis no céu e o ocre alaranjado do deserto; com um enredo muito descritivo, que me faz sentir que estou atravessando as areias ermas junto com eles... E ela ainda me lembra a história longínqua de Marco Polo, em Lugares Maleáveis, que eu amo.

Essa foi uma jornada emocionante que ainda não se encerrou completamente, mas que já está deixando muita saudade em meu coração. Estou preparada para as  próximas e derradeiras histórias e espero amar a HQ da Morte (que foi a única que não li quando adolescente) e desejo que seja tudo que imagino, pois ela é uma personagem muito querida para mim.

Recomendo.
HenryClerval 04/09/2023minha estante
Perfeição! ???

may may 17/07/2023

Não tava esperando esse final. Esse volume com certeza é um dos melhores da saga junto ao primeiro. Neil Gaiman nunca decepciona.

Gostei muito da aparição de alguns personagens da primeira edição, principalmente da volta do Coríntio. Me emocionei com os últimos diálogos do Mathew e Morfeus, vou sentir falta dos dois.

Sandman com certeza virou minha saga favorita da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5