Sandman: Edição Definitiva - Volume 4

Sandman: Edição Definitiva - Volume 4 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 4

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Regis 29/07/2023

Despedidas, desfechos e recomeços...
Emoção, desfechos, despedidas e recomeços é tudo que os fãs de Sandman vão encontrar nessa HQ que "encerra" todos os arcos dessa maravilhosa história cheia de personagens que acompanhamos por épocas e mundos distintos.

Neil Gaiman toca em tantos assuntos profundos em Sandman que é impossível ler sem verter ao menos uma lágrima. Acho que qualquer um que entra em contato com esse universo, tão maravilhosamente moldado com imensa destreza por Gaiman, em algum momento se identifica e se conecta com os temas e personagens a ponto de se emocionar.
O arco As Bondosas se encerra com um funeral do qual eu não consegui sair sem me sentir vazia e com uma sensação de solidão devastadora.
Todos os personagens do universo de Sandman têm seu desfecho e encerramento mostrado, e enquanto isso acontecia; me peguei parando a leitura para recordar cada um deles com um amigo (Leandro), e debater sobre os que mais gostei e quais eu queria que tivessem um final diferente... Isso foi Maravilhoso!

Todo o arco de Hob sempre mexeu muito comigo assim como as aparições, aqui e ali, do Verde do Violinista... Matthew também me cativou de um jeito lento e constante com sua presença ao lado de Morfeus; sua amizade por ele é muito cativante de se vê no final e me causou emoção assim como o desfecho da história de Hob com Sonho e Destruição, mas as últimas palavras do Verde do Violinista acabaram comigo; me fazendo desejar que quando minha hora chegar... eu possa dizer o mesmo e que as palavras sejam realmente verdadeiras para mim.

Exilados é uma das histórias soltas de Sandman que eu adoro e que me encanta ler, toda em branco e preto com espaçadas e sutis nuances anis no céu e o ocre alaranjado do deserto; com um enredo muito descritivo, que me faz sentir que estou atravessando as areias ermas junto com eles... E ela ainda me lembra a história longínqua de Marco Polo, em Lugares Maleáveis, que eu amo.

Essa foi uma jornada emocionante que ainda não se encerrou completamente, mas que já está deixando muita saudade em meu coração. Estou preparada para as  próximas e derradeiras histórias e espero amar a HQ da Morte (que foi a única que não li quando adolescente) e desejo que seja tudo que imagino, pois ela é uma personagem muito querida para mim.

Recomendo.
HenryClerval 04/09/2023minha estante
Perfeição! ???

Diego Piu 30/11/2021

Que sonho!
Gostei muito do arco As Bondosas e adorei rever vários personagens dos primeiros arcos neste volume! O arco final me deixou um pouco emocionado!

Partiu volume 5 da Edição Definitiva!

Alanna Aguiar 27/04/2020

Me faltam palavras para descrever o universo de Sandman, uma das melhores histórias que já li.

may may 17/07/2023

Não tava esperando esse final. Esse volume com certeza é um dos melhores da saga junto ao primeiro. Neil Gaiman nunca decepciona.

Gostei muito da aparição de alguns personagens da primeira edição, principalmente da volta do Coríntio. Me emocionei com os últimos diálogos do Mathew e Morfeus, vou sentir falta dos dois.

Sandman com certeza virou minha saga favorita da vida.

Lores 23/04/2020

E agora se encerra a saga de Morpheus com um final que deixou me sentindo um pouco como Matthew, indignada, mas compreensiva.
Finalizo dizendo que Mervyn deixará lembranças e repetindo que todos deveriam ler Sandman!

Virgínia 21/12/2020

"Então...
lutando para continuar dormindo,
desejando que o sonho dure para sempre,
certo de que, uma vez que acabe, jamais voltará...
...você desperta."

Então este é o fim da história do Sandman, e que fim belíssimo fim esta hq teve. Não encontro palavras para descrever tamanha beleza. No capítulo final o Sandman diz para o Shakespeare "Eu não sou um homem. E eu não mudo. Eu lhe perguntei se você se via refletido na sua história. Eu não. Eu não posso. Sou o príncipe das histórias, Will; mas não tenho uma história própria. E jamais terei."
Pois Neil Gaiman deu ao Sandman uma história própria, e presenteou a nós leitores com uma obra repleta de referências a mitologias, lendas, obras literárias e personalidades históricas.
Juh Lira 21/12/2020minha estante
Preciso ler! Só li até agora o volume I :)

Virgínia 21/12/2020minha estante
Leia mesmo, é muito bom. Quando terminei, fiquei morrendo de vontade de ler tudo de novo. Pretendo reler futuramente, mas agora tenho uma listinha de obras que Neil fez referência que quero conhecer para quando reler eu possa aproveitar ainda mais a leitura.

Juh Lira 22/12/2020minha estante
Ah sim, excelente a ideia de ler as referências do Neil! :)

jessiviesser 31/01/2024

OPINIÃO | Sandman (vol. 4) - Neil Gaiman
Terminar de ler as 75 edições de Sandman trouxe um misto de emoções para mim.

Primeiro, fico feliz pela oportunidade de ler histórias tão bem escritas e desenhadas, com personagens tão cativantes. Foi incrível acompanhar a jornada de cada um, as despedidas e os recomeços.

Por outro lado, estou triste por eu nunca mais poder experimentar a sensação de que é ler Sandman pela primeira vez.

A certeza que fica é a de que posso revisitar esse universo sempre que eu sentir saudades. ??

Tatta 02/01/2022

pra um final de saga é uma experiência até que diferente. o quadrinho toma um tom bem mais melancólico do que eu esperava.

algumas tramas que não dizem muito sobre a história me irritam um pouco. e não estou falando das histórias extras que funcionam cono interlúdios, essa são demais!

na verdade eu queria um protagonismo maior ao sandman!

bardo 07/06/2021

Pode-se dizer que esse volume seja o mais poético e simbólico de todos os demais, duas de suas histórias são de certa forma eclipsadas pelos 2 arcos principais e pela história de encerramento (A Tempestade), que casa perfeitamente com o espírito geral das histórias anteriores. O arco As Bondosas, também referido como Entes Queridos .tem proporções épicas e é um encerramento mais do que satisfatório a franquia, bem condizente com as cenas finais do arco anterior Fim dos Mundos. O Arco seguinte Despertar intensifica a melancolia do arco anterior e talvez seja uma das mais belas representações gráficas do luto. Nos dois arcos para além do protagonista rouba a cena o Corvo Matthew, as dúvidas e a dor do personagem inquietam e comovem. Talvez nos seja curioso a escolha de um corvo para representar uma amizade tão profunda já que por aqui essas aves não tenham uma reputação auspiciosa.

Loba Literária 23/08/2022

Sem dúvidas, o melhor volume da série. Dois arcos fortíssimos, com artes incríveis, que foram um ótimo encerramento para Sandman. Adorei como todos os personagens acabaram, de um jeito ou de outro, fazendo uma última aparição.

Murilohlf 01/05/2022

O despertar
Finalizando aqui a obra original, sandman se provou ser digno do título de minha hq favorita, ela é totalmente incomum se vc vem do gênero de super heróis, ela mexe com as suas reflexões e lhe faz embarcar em universos dignos dos q vc encontra ao sonhar, quando vc termina de ler é como realmente despertar de um sonho

Ju_Brandao 12/10/2022

Sandman Vol.4 - Novos Sonhos, Novos Pesadelos, Uma Nova Era
Eu não tenho palavras o suficiente para dizer o quanto esse livro é ótimo. Foi um final emocionante, e como sempre me surpreendeu muito. "Entes Queridos" é um arco incrível, eu fiquei presso nessa narrativa torcendo para o Sonho vencer as Bondosas, aqui também é onde todos os personagens que apareceram em Arcos anteriores tem sua aparição final e seus desfechos concluídos. Eu pretendo não falar mais sobre o livro, pois, posso acabar dando "spoiler". Para mim esse é o melhor volume da saga Sandman ( difícil fazer um ranking dos melhores volume de sandman, pois todos são bons). Com uma lágrima quase rolando em meu rosto, que digo que foi um prazer imenso acompanhar essa saga maravilhosa que Neil Gaiman criou, agora eu compreendo a relevância dessa obra em vários cantos do mundo.

"QUANDO O MUNDO DESPERTO DEIXA VOCÊS EXAUSTOS E INSATISFEITOS, O SONO OS TRAI AQUI, PARA ENCONTRAR LIBERDADE E AVENTURA"

Marisa.Monteiro 03/02/2021

Mantém o bom ritmo desde o começo, contínua envolvente, uma narrativa bem desenvolvida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5