Um Livro de Horas

Um Livro de Horas Emily Dickinson

Resenhas - Um Livro de Horas

Renata CCS 30/04/2014

A simplicidade de uma vida e de uma escrita.

"Aonde quer que eu vá, descubro que um poeta esteve lá antes de mim."(Sigmund Freud)

UM LIVRO DE HORAS, coletânea de poemas de Emily Dickinson, de seleção, tradução e ilustração de Angela-Lago, em edição bilíngüe, é um belíssimo exemplo de poetisa que soube transcender o que havia de mais forte e intenso dentro de si: o amor pela escrita.

Assim como o chamado livro de horas constituía um gênero medieval com iluminuras e continha orações e salmos para as diversas horas do dia, este livro organizado por Angela-Lago se estrutura a partir de poemas e iluminuras, que mais parecem bordados, pois contornam cada texto, impressos em papel especial e com uma linda encadernação vermelha. Talvez isto seja uma homenagem à Emily, pois ela também utilizada desenhos e bordados para ilustrar seus poemas e as cartas que escrevia aos amigos.

Emily é muito sintética, seus poemas são, em geral, muito breves, e ela é capaz de captar um momento insubstituível de observação com um mínimo de palavras. Achei sua poesia instigante, impregnada dos mais profundos valores humanos, sua poesia recria a vida!

O interessante é que a vida de Dickinson chama a atenção pela monotonia e completa ausência de fatos significativos. Sua biografia mostra uma mulher bastante solitária e por vezes depressiva. Mas ao contrário do que poderia ser uma triste história parece ter sido fundamental na sua obra: somente uma pessoa capaz de estar só e não sentir-se constantemente desconfortável com isso é capaz de observar e extrair maravilhas de coisas tão cotidianas, como um jardim, uma montanha ou uma brisa suave, e de temas universais, como a vida e a renúncia, o amor e a dor.

Muito bem a definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade, quando afirmou ser ela uma "mulher ultra-sensível e fechada em si mesma como uma rosa que desabrochasse para dentro, cuja floração se revelasse por deslumbrante transparência".

UM LIVRO DE HORAS pode não conter o mais representativo da obra dessa poetisa, mas é, sem dúvida, um belo convite a conhecer mais da escrita de Emily Dickinson!

Vem devagar, Jardim!
A boca desacostumada,
Ruborizada, bebe jasmim
Feito abelha embriagada,
Que a flor alcança tarde,
ao redor do quarto arde,
Néctar, néctar — roga.
Entra, e em bálsamo se afoga.
Arsenio Meira 30/04/2014minha estante
Renata, bela resenha! E a sua alusão à citação de Carlos Drummond de Andrade foi o lance definitivo, capital, para entendermos o cânone poético no qual reluz Emily Dickinson.

Renata CCS 04/05/2014minha estante
Arsenio,
Adorei a leitura e, sem dúvida, buscarei outras obras dessa escritora!
Abraços.

Yuki.Tyler 07/04/2023minha estante
´´Àgua, é a sede que ensina.
terra, a travessia do mar.
Êtase, a agonia
paz, a guerrear.
amor, o retrato eterno,
pássaros, o inverno.

mafer_lucena 29/09/2022

"Se não tivesse visto o sol
A sombra eu suportaria.
Mas essa luz fez do meu deserto
Um deserto que antes não existia."

Giovana797 05/10/2022

Emily Dickinson...
Uma grande poeta de seu tempo, nesse livro que chamou minha atenção na biblioteca é certamente um livro de horas, pode-se passar horas lendo-o que você mal o percebe.
Nunca tinha lido um poema dela e realmente foi uma experiência perfeita.

Claire Scorzi 30/07/2009

Beleza. Tristeza. Força.
Ler Emily Dickinson é um prazer dos sentidos: musicalidade percebida até com o meu parco inglês, a impressão de texturas, sons, cores...
E o tom filosófico-religioso de seus poemas. O amor ao detalhe. A capacidade de sintetizar, de comprimir em poucas linhas (seus poemas são quase todos curtos) uma visão da vida, um estado de espírito, uma aprendizagem - com freqüência agridoce.
O crítico Harold Bloom duvida que Emily fosse uma crente (no sentido básico: alguém que crê em Deus). Para justificar seu ceticismo, apontou a maneira irada, agressiva, com que Emily falou - de Deus e para Ele - em alguns versos. Um fundamento pífio: Bloom pelo jeito nunca leu com atenção os profetas bíblicos (como Jeremias, por exemplo) e nem os Salmos...
Essa edição é particularmente bela devido ao trabalho estonteante de Angela-Lago nas ilustrações que imitam as dos Livros de Horas medievais.

Lê :) 09/11/2022

? Para a hora em que tudo parece sem sentido ?
"Se eu parar, antes que quebre,
um coração,
Minha vida não foi em vão.
Se a dor oferecer um vinho
Se assoprar uma ferida,

Se ajudar um passarinho
Que caiu de volta ao ninho,
Não foi em vão minha vida"

patricioalvesdonascimento 16/07/2010

A tradução é ruim. Mas as palavras de Emily conseguem superar até isso.

Eduardo 01/02/2011minha estante
pô, eu botava maior fé. (ainda não li). A tradutora é Angela Lago, autora de livros infantojuvenis muito bons. é pena.

leiturasgi on instagram 01/02/2022

O livro é uma seleção de poemas da autora Emily Dickinson, escolhidos e traduzidos por Angela Lago. É uma seleção muito bonita com poemas de interpretações variadas; os textos têm um aspecto bucólico ao mesmo tempo em que se pode perceber traços da literatura romântica. Gostei muito da leitura e da edição!

Bibinha 18/06/2022

Um livro para todas as horas do dia
Logo que vi esse livro na biblioteca já fiquei animada pelo fato de já conhecer a autora Emily Dickinson, quando abri fiquei mais apaixonada ainda, possui cada iluminura feita pela autora Angela-lago que remete a vida de Emily.

Ao conhecer mais sobre a Angela não consegui imaginar outra pessoa mais capaz de fazer um trabalho tão excepcional quanto ela.

Na primeira vez que li não entendi as poesias, mas quando resolvi tentar de novo e li mais de uma vez, passei a entende-las tão bem que até me identifiquei com elas.

Após esse livro comecei a ter o sonho de consumo de possuir uma estante de livros quando morar sozinha, e com certeza esse livro vai estar lá.

maria 27/09/2022

um livro de horas
gostei bastante, os ?bordados? nas páginas são lindos e como são poemas curtos são super rápidos de ler. a tradução de alguns deles está um pouco errada mas a tradutora avisa sobre no começo e o bom é que tem o original em inglês.

bolinja 21/03/2023

Um livro de horas
Muito lindinho. Eu absolutamente amei alguns poemas. A leitura passa voando, a Dickinson escreve divinamente.

nala 11/04/2023

Primeiro contato
Confesso que esperava mais dessa coletânea. Tenho quase certeza que alguns textos da Emily me despertaram para a arte dela, mas não se parecem muito com esses aqui. Apesar disso, da minha expectativa tola, eu gostei muito da forma como ela relacionava a natureza e matérias naturais com os sentimentos humanos.

Joao366 13/09/2013

Resenha Um Livro de Horas, de Emily Dickinson, seleção de Angela-Lago
Livro muito bom! Mas você só vai saber mais se olhar a resenha completa no meu blog, Não Derrame Café no Seu Livro!

site: http://mognoazul.blogspot.com.br/2013/08/resenha-um-livro-de-horas-de-emily.html

Edu Rodriguez 23/05/2017

Um Livro de Horas e o encontro do subjetivismo poético
Emily Dickinson mostra-se uma excelente Poetisa dos tempos modernos. Nessa edição Angela Lago tenta-se numa proposta de Versos para as Horas, As Horas existenciais da vida humana eu diria. E demonstra com destreza no sentir e na arte decorativa, o impacto visual, sonoro, de significados e significantes existenciais da Poesia e obra de Emily Dickinson.
A crítica negativa seria para algumas das traduções visto que em alguns momentos perde-se o impacto de alguns versos por sua sintetização para a língua portuguesa.
Emily fora uma poetisa Americana discretíssima do séc XIX, e é hora evidente de demonstrar a força de sua poesia no mundo Pós-moderno já que seus versos nos tragam para as verdadeiras facetas do subjetivismo humano tão caras e raras nos momentos atuais.

Poliany 19/08/2017

Sobre encontro de almas...
A primeira vez que ouvi falar sobre a Emily foi no filme "Sophie's choice", fiquei com esse nome na cabeça, mas não achava um título em nenhum lugar. Felizmente essa realidade mudou e tive o prazer de ler esse livro de poemas!!!! Emily Dickinson sem dúvida alguma consegue colocar em palavras o sentimento por trás de tantas escolhas, coisas, lugares... Li tudo muito rápido! Acredito também que esses poemas possam ser lidos como uma terapia e serem tirados "na sorte" e esmiuçados de uma forma mais calma e ponderada. Tive o meu preferido e trago-o sempre comigo. Já quero ler os outros.

Alice.Guinsk 12/02/2023

Que mulher!!
Meu primeiro contato com Emily Dickinson e eu tô apaixonada, que escrita perfeita!! Que mulher melancólica! Se apropria muito de elementos na natureza, sempre utilizando animais, pedras e até mesmo o céu pra se expressar. Eu amei demais demais, uma mulher a frente do seu tempo!!!!!!!!