Bufo & Spallanzani

Bufo & Spallanzani Rubem Fonseca

Resenhas - Bufo & Spallanzani

Cardoso 06/07/2021

No gênero detetivesco, o culpado é sempre o leitor: supostamente interessado em solucionar o crime, não vemos problema nenhum em refazermos todas as mortes que investigamos; não à toa livros ruins te entregarem, muitas vezes, todo o caso expositivamente na voz de uma personagem boa, permitindo você participar da violência através de um filtro, te livrando da sujeira. Bufo & Spallanzani, entretanto, mais do que te fazer cometer o crime, comete-o contra você..

Escondido numa narrativa elegantissimamente despojada, o terceiro romance de Rubem Fonseca é um drama grego cheio de contrapontos e elipses, com múltiplas narrativas que vão desaguando num último e grotesco ato que nos faz retornar ao verdadeiro problema do livro: o narrador, o escritor Gustavo Flávio, tentando iniciar o seu Bufo & Spallanzani, uma história sobre a crueldade da técnica (um mote quase heiddegeriano) centrada nos experimentos do cientista oitocentista Lazzaro Spallanzani com um casal de sapos cururu, Bufo e Marina (o “Bufo marinus” do título, hoje chamado de “Rhinella marina”).

Há de se estar atento ao uso do sapo em experimentos aqui, que se repete em três situações: na primeira, definitvamente como uma história (para não se ter dúvidas, posta como um escritor lendo seus rascunhos para um livro sobre um fato histórico); na segunda, como um experiência feita por nós (em que usamos o sapo junto do narrador) e a terceira como a narrativa do experimento... feita no próprio leitor. E aqui está o mérito de Rubem: estando um passo atrás, ele não permite que você mate seus personagens, mas os usa para, cruelmente, te abrirem e dissecarem, testando nossos limites até o último segundo sem nem termos ideia de quem, enfim, matou Delfina Delamare.

Perseguido pelo Inspetor Guedes, uma entidade noir cheia de estilo em sua rudeza de honestidade, Gustavo tenta se desfazer da suposta culpa de ter assassinado sua amante. O policial, ironicamente, levanta suas primeiras suspeitas baseado num livro do próprio acusado, o que constantemente acontecia com o próprio Fonseca, suspeito de todos os crimes de suas criações. O engraçado é que essa não era uma preocupação de um dos nossos mais premiados autores contemporâneos, falecido em 2020: ele, literalmente, joga essa questão para nós – que a culpa seja a nossa!

Emerson Dylan 25/04/2021

Fabuloso exercício de metalinguagem
O livro mais divertido do Rubem Fonseca que li até agora. Diferente da crueza e dureza de suas obras-primas Feliz Ano Novo e Agosto, aqui o autor cria uma narrativa mais leve (leve à maneira de Fonseca, vale ressaltar), em que o maior interesse é brincar com a estrutura do livro. Assim, Bufo & Spallanzani é um jogo metalinguístico, em que várias camadas coexistem para contar, ao fim, uma só história. Nesse ínterim, lugares e tempos diferentes se mesclam em uma teia de gêneros que perpassa o policial, a comédia, o romance, o drama e, por muitas vezes, o ensaio literário. Nessa narrativa torta, o leitor é preso e só consegue se libertar após concluir a última página.

Luiz Miranda 24/03/2021

Tiro e Queda
Rubem Fonseca tem fama de ser melhor no conto, porém, dos 5 que li até agora meus preferidos são justamente os 2 romances, A Grande Arte e este Bufo & Spallanzani. O escritor faz valer cada linha das 238 páginas aqui presentes, é uma história torta, esquisita e recheada de ideias inusitadas, você não perde o interesse em nenhum momento.

Contador de histórias nato, temos aqui vários núcleos com pequenos dramas bem resolvidos, inclusive há uma mudança tão brusca de cenário no meio da trama, que me levou a crer que o Rubem, muito malandramente, costurou 2 contos distintos. Somos levados a uma situação Agatha Christieana clássica de whodunit, e eu, como fã da Rainha do crime, devo admitir que desconfiei da revelação final justamente por conta de um famoso livro dela.

Sempre afiado nos diálogos, bem humorado, o autor nos presenteia com uma coleção de ótimos e palpáveis personagens e situações, que ficam na memória após a leitura. Viva Rubem Fonseca!

4 estrelas

Lucas.Batista 12/03/2021

Impossível parar de ler antes de saber o desfecho.
Livro para se ler de fio a pavio, muito gostoso de se ler.
Foi meu primeiro contato com a obra do Rubem Fonseca, e eu adorei! Já até separei AGOSTO aqui para ler.
O enredo é envolvente e os personagens são bastante críveis. A narrativa é o ponto alto, e eu imagino o tanto que o autor e o editor tiveram que mexer e remexer até ficar com esse ritmo tão bem feito.
Leiam, garanto que não perde em nada para nenhum livro policial de autores internacionais.

"Alguém escreveu que os romances antigos é que eram bons, seus heróis não viviam dando grotescas - creio que a palavra era outra, ligada ao circo - trepadas escaldantes. Mas como é que eles podiam dar qualquer tipo de trepada sendo, como os bichos de desenho animado, bonecos que têm olhos, nariz, orelhas, mãos, dedinhos, tudo menos genitália, capazes apenas de expressar paixões platônicas ou metaforizadas? Meus heróis, e eu também, têm sexo e se engajam em suas atividades libidinosas e aprazíveis sempre que possível. Eu era um homem delicado que tinha horror à rudeza, sentia pelas pessoas uma consideração muito grande, meu desejo pelas mulheres era uma forma de consideração, de atenção, de respeito, de generosidade. Até as feministas sabiam disso."

elainegomes 15/02/2021

O livro nos leva acompanhar um ou algumas investigações criminais, e junto temos um narrador crítico e cético sobre a sociedade, que com muita ironia que dialoga todo o tempo com o leitor, fazendo inclusive do próprio autor elemento fundamental da história.
Acompanhamos o processo de criação de Bufo & Spallanzani, e de presente ainda ganhamos um passeio por diversos clássicos da literatura mundial.

Marcelo.Alencar 04/02/2021

Extraordinário Rubem Fonseca
Já é o segundo livro de Rubem Fonseca que leio. E fico pensando como ele é um grande romancista policial. Vc não solta o livro. Ele te prende numa narrativa espetacular em que confunde um escritor que é personagem de si próprio!
Bufo & Spallanzani tem assassinatos, namoros quentes, traições, erotismo, Rio de Janeiro, investigação policial, tudo no bom estilo do autor em que um romancista cheio de complicações escreve um livro e vive uma grande aventura.
O resto eu deixo para vcs.
Adorei!

Sofia.Neves 09/09/2020

Bufo & Spallanzani NOTA 10
Pra quem gosta de romance policial, foi o melhor que já li até agora

Eduardo Santos 10/06/2020

Li depois do filme e ambos são perfeitos
Não sei quantos livros de Rubem já li mas esse até agora é o mais real. A maneira como ele retrata a vida brasileira, parecendo mini contos que não terminam como a vida real. Simplesmente sensacional e extremamente rico.

Iagne 25/05/2020

Bufo & Spallanzani (Rubem Fonseca)
Oitavo livro de Rubem Fonseca, terceiro romance. Nesse livro Rubem Fonseca novamente entrega um misto de romance policial com uma espécie de metalinguagem da vida de um escritor (o que ele sabe fazer como ninguém). Novamente o protagonista está meio que narrando a história como se fosse um escritor, semelhante ao Caso Morel, onde ele narra acontecimentos do passado, e dessa forma ele acaba entregando praticamente três mistérios no mesmo livro. Dessa vez ele não usou nenhum personagem de contos anteriores (pelo menos não percebi), mesmo assim o livro possui ótimos personagens.

Nathalie.Murcia 12/03/2020

Romance policial de primeira
Primeiro livro do autor que leio, fora do gênero de contos. Me surpreendeu positivamente, e só aguçou minha vontade para ler todos os demais. Uma história cujo protagonista, um escritor que trocou de nome, devido a um passado obscuro, se vê enredado em uma investigação acerca do homicídio que vitimou uma mulher da alta sociedade, além de outros fatos insólitos que acontecem no decorrer da trama. Personagens caricatos e diálogos bem construídos, permeados de ironia, sagacidade e curiosidades. Recomendo demais a leitura! Acho difícil alguém não gostar.
E não custa relembrar que esse autor era um dos que constava na fatídica lista de "proibidões".
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
André Vedder 12/03/2020minha estante
Rubem Fonseca é sensacional!

@jana450 16/02/2020

Muito BOM!
Tenho pavor de sapos! Trauma de infância! Em minha edição em PDF tinha aquela capa horrível do cururu que evitei a todo custo, mas a história dos sapos é ótima

Guilherme.Gomes 11/09/2019

2,5 / 5
As primeiras duas partes da obra são muito boas, com o ápice para o "Meu passado negro" que tem uma história que, só ela, já daria um ótimo filme. Só que aí, vem a parte do "Refúgio" e as coisas desandam. A investigação central, que vinha sendo muito bem construída, dá lugar a uma colônia de férias com personagens nada interessantes seguido de exageradas descrições das refeições servidas. Tudo bem que as cinco últimas páginas desse capítulo tem acontecimentos intrigantes, mas até chegar lá, foi sofrido. Daí pra frente se intercalam partes agradáveis (principalmente as focadas no policial Guedes) com outras não tanto, incluindo o final que também deixou a desejar. Conclusão: a obra não é ruim, longe disso, mas não empolga (ou pelo menos, não me empolgou). Faltou suspense, investigações, cabia até um plot twist... enfim, faltou ser "mais policial" e "menos romance".

Erick 09/12/2017

A Grande Arte da Literatura Policial
Magistral em todos os âmbitos. Um livro que mistura uma trama de suspense/investigação/mistério, metalinguagem, reflexões sobre a morte e a loucura, enfim, um livro único dentro da literatura brasileira. Se você gosta de livros policiais, você tem que ler esse livro maravilhoso.

Matheus Lopes 06/05/2017

Primeiro livro do autor que tive contato, e sem dúvida já está entre os melhores romances policiais e os melhores romances nacionais que já pude ler. Intimista, reflexivo e belo, parece ser fruto de uma imensa caminhada de Rubem Fonseca como escritor.

Gustavo 13/07/2016

Incrível romance policial
Rubem Fonseca com seu talento inenarrável, indescritível... torna esta obra literária , em uma das melhores que ja tive o prazer de ler durante minha humilde vida. Romance policial esplêndido. Cheio de acontecimentos fantastico ; incrível introdução ; narração maravilhosa e grandes misterios . Sem duvidas , o melhor thriller que ja li na minha vida.
Cavitchas 05/08/2016minha estante
Rubem Fonseca mito, o pessoal aqui já descreveu todos os elogios de que o livro é digno, gostaria de ressaltar algo diferente sobre o mesmo, onde fiquei pensando após terminá-lo, no tamanho da bagagem de conhecimento que Rubem Fonseca construiu não apenas no campo da literatura mas na arte em geral, me referindo na parte onde o protagonista passa um tempo no refúgio, onde está com músicos e dançarinos ( e todos nós sabemos que Rubem Fonseca também tem uma bagagem de conhecimento dentro do cinema), em que os personagens escrevem suas próprias histórias para ser compartilhadas entre eles, e a descrição da natureza do local com sutileza e brilho, gostei muito dessa ideia e na história em geral, muito envolvente, deixa o gosto clássico da curiosidade do que vai acontecer. Grande Rubem Fonseca vinga o que está escrito na capa dessa edição, "Mestres da Literatura Contemporânea".