Ritos de Adeus

Ritos de Adeus Hannah Kent

Resenhas - Ritos de Adeus

Elane.Medeiross 22/03/2022

Ritos de Adeus nos trás uma ficção com base na realidade, nos conta a trágica história da última mulher a ser condenada a morte e executada na Islândia.
Um livro forre e comovente, valeu muito a leitura!

LaryF 27/05/2021

Conta a história de Agnes baseada em fatos reais de um crime que aconteceu a anos atrás e uma mulher foi condenada de homicídio, a autora é bem detalhista ao fazer com que a Agnes conte todo o desfecho da história com detalhes, aborda tema religioso, politico e romance.

Deise.Maria 11/04/2021

Ritos de Adeus
É uma obra de ficção ,um romance que tem personagens baseado em fatos reais ,trata-se da história de condenação de Agnes ,uma criada de uma fazenda da Islândia que se envolve em.um crime do qual não cometeu e que é condenada a morte por decapitação. Afim de obter o perdão e se livrar da pena ela é acompanhada pelo reverendo assistente Toti .
Apesar de ser um livro que não tem muita ação, é um livro com.uma história embora emocionante mais muito um enredo arrastado me emocionei muito com a angústia da Agnes até o fim da leitura.

Universo dos Le 01/12/2013

Despertou meu interesse pela capa e pela sinopse, mas me conquistou completamente no prólogo. Dessa página em diante, não consegui largar!

Ritos de Adeus, o primeiro livro de Hannah Kent, foi inspirado na história real da Agnes Magnúsdóttir, a última mulher condenada a morte na Islândia, no ano de 1828.

Sob a acusação de ter sido responsável por colocar fogo na casa de dois homens depois de tê-los assassinado, Agnes enfrentou não só a burocracia do Estado islandês da época como o peso do preconceito social, situações que retiraram por completo a dignidade dos dias em que aguardava pela execução final de sua pena – a morte.

No período em que os fatos ocorreram, os fazendeiros tinham mais poder que as prisões, com isso, ela foi obrigada a conviver com a família de Kornsá, composta pelo oficial distrital Jón, sua esposa Margrét e as filhas Steína e Lauga. Por lá, além de trabalhar ela recebia as visitas do padre Tóti, um jovem que foi escolhido por ela para ser o seu mentor espiritual e que tinha como principal função fazê-la se arrepender do crime cometido.

Com o passar dos dias e com as constantes visitas do padre, o medo e o desprezo que a família de Kornsá sentia por Agnes foi se abrandando. Sem perceber, eles começaram a dar mais espaço para a prisioneira, a se interessar pelas suas histórias e a questionar o que realmente havia ocorrido. O padre, por sua vez, optou por ouvi-la e conhecer a sua vida, ao invés de lhe passar sermões e ensinamentos, no entanto, por vezes se perdia em sua imaturidade e ficava inseguro sobre como proceder.

A história criada por Kent é completamente envolvente e vai se revelando aos poucos para o leitor. Os mistérios que rodeiam a vida de Agnes e as suas escolhas, as razões pelas quais ela escolheu ser orientada por Tóti e as intempéries da família que lhe abrigou conseguem emocionar ante à sensibilidade com a qual foram descritas. Além disso, a escritora cuidou de mostrar a burocracia da política da época, a influência dos membros da Igreja e a cultura de um povo que é esquecido até dias de hoje, o que incrementou a obra e enriqueceu o seu texto, que é árduo, comovente e ao mesmo tempo muito sensível.

O interessante do livro é que muito mais que um romance dramático ele apresenta uma história sobre o amadurecimento e as mudanças de perspectiva. Os personagens, que são bem construídos e com características próprias e peculiares, amadurecem ao longo da narrativa e passam a ver o mundo e a si próprios com outros olhos, o que acontece em razão da convivência contínua entre eles. Um exemplo disso é a personagem de Margrét, que nas primeiras páginas tem pânico da prisioneira e a considera repulsiva, mas que ao final expressa algo como "ninguém é totalmente ruim", frase que demonstrou uma incrível evolução no seu ponto de vista.

É preciso destacar que a prisioneira Agnes destoa das características esperadas. Apesar de ter vivido na pobreza e ter sido excluída socialmente ao longo de toda a sua vida, ela sempre se interessou pela leitura e é uma pessoa extremamente inteligente e instruída, com argumentos seguros e que conseguem impressionar e comover. Esse ponto me agradou muito, já que diferiu do clichê do “pobre, excluído e ignorante”.

Quanto ao final, convém mencionar o cuidado da escritora com a descrição dos acontecimentos, que foi feita com um respeito incrível aos fatos e aos personagens. Ela conseguiu emocionar o leitor e sensibilizar para o fato de que nem sempre o mundo é justo, ele simplesmente é!

Leitura recomendadíssima!

CURIOSIDADES E OUTROS DETALHES NO SITE:

site: http://www.universodosleitores.com/2013/11/ritos-de-adeus-de-hannah-kent.html

Nilma 07/03/2021

Afetada em vários sentidos
Eis uma história para impactar qualquer um.

Esse livro conta a história da última mulher decapitada na Islândia, Agnes Magnúsdóttir. Condenada pelo assassinato de dois homens, juntamente com mais duas pessoas. Enquanto espera a data da execução, Agnes é levada a conviver com uma família que não conhece. Fora a convivência com esta família, Agnes tem como conselheiro espiritual, um reverendo, Tóti. Durante este período, vamos conhecendo detalhes, muitas vezes amargos, de seu passado. E é aí que você começa a se prender na trama. São tantos detalhes da vivência deles, os costumes, a miséria em que viviam... que não tem como a gente não se abalar, não ficar impressionado. Chega um momento em que você realmente não espera que a tragédia ocorra de fato. Acho que todos que lêem ficam com esperança de que o final mude.

Em tempo: este livro é contado tanto em primeira como em terceira pessoa.

Monica.Graziela 10/08/2022

Que livro ?
Pense em um livroque ajuda você compreender uma certa sociedade de antigamente. Então, esse é o livro. Foi uma leitura que me fez rir, chorar e ficar com muita raiva. Porém é uma história que te prende até o final.
Foi uma história inspirada em eventos reais, o que torna tudo mais emocionante, pois faz com que o leitor pense em como mudar o rumo de cada personagem. Entretanto, não podemos fazer isso, já que foi algo real.
Não vou falar muito mais que isso, pois não quero estragar a experiência de ninguém. Só leiam, pois é um livro incrível.

"O caminho para Tua Paixão desejo tomar. De minha fraqueza um caráter de fogo criar."

Gabi 06/01/2014

Uma heroína?
Este livro é incrível! O sentimento de abandono e solidão são constantes, mas o livro não é deprimente, pelo contrário traz um sentimento de esperança. Conta a história de vida de uma prisioneira condenada à morte, Agnes. E o final, apesar de não ser como eu gostaria (claro, queria que ela fosse absolvida...) foi libertador. Fantástico!!! Recomendo para quem gosta de uma boa história, mesmo quando não é composta por momentos felizes.

Geslei 28/12/2014

Um dos melhores livros que já li.
Talvez pelo sentimento que tive ao ler as paginas desse fascinante livro, mas este com certeza é um dos livros que entrou pra minha coleção de favoritos. Ritos de Adeus conta a história de Agnes, uma mulher Islandesa condenada a morte por assassinar Natan e incendiar sua casa. Agnes fica sob custódia em uma fazenda com uma família realizando trabalhos até o dia de sua execução. A forma como a historia é contada e os sentimentos contidos nessas paginas me fizeram ficar totalmente preso a história. O final poderia ser melhor explorado, foi muito simples e rápido... Mas dei 5 estrelas a esta obra pelos sentimentos contidos ali. Fantástico e recomendadíssimo!

Natalie.Coppola 20/05/2022

Leia se você gostar de ter seu coração literário partido. Lindo, delicado e sensível. É baseado em um evento histórico e é cheio de detalhes culturais interessantes.

Cynthia.Grezzani 09/12/2021

O livro me foi recomendado pela narrativa inteligente de acontecimentos reais, e eu fiquei muito surpresa com a qualidade geral da obra. Acredito que a autora fez um trabalho fenomenal e demonstrou muita desenvoltura abordando esse pedaço da história islandesa.

A escrita não é das mais fluidas, demora a engatar, e certamente as palavras em islandês que não eram traduzidas não auxiliaram. Porém, quando engatou, fui surpreendida por parágrafos bem poéticos e uma história fácil de ser lida.

O destino de Agnes foi trágico, e ela certamente foi mal compreendida, e vejo como a autora fez um trabalho excelente de impactar o leitor. Certamente recomendo.

@euleiolivros 20/07/2020

Resenha completa no insta @euleiolivros
Confesso que desde que coloquei meus olhos nesse livro sabia que encontraria algo bom, uma história incrível para conhecer... eu li a contra capa também kk. E não, eu não me decepcionei em nada, em nenhum momento que seja do livro.
Ele é baseado em uma história real e conta sobre a execução de Agnes Magnúsdóttir. Conta o crime cometido, como tudo aconteceu até que enfim chegasse seu decreto: decapitação! [...] Eu chorei rios com esse livro e me senti tão sufocada sabendo por tudo que Agnes passou, eu não consigo imaginar o tamanho da angústia dela. Todo mundo precisa conhecer esse livro, ele é arrebatador. Eu sempre vou citar ele como um dos meus favoritos.

Gabriel 13/04/2020

Recomendo...
Uma história incrível, e ela se torna mais especial ainda quando descobrimos que foi baseada em fatos reais. Bastante elucidativo e reflexivo para questões que envolvem até que ponto nós realmente sabemos das ?coisas? e as consequências que nossas atitudes, muitas vezes baseadas em nada ou preconceitos, impactam na vida do outro, que em muitos casos pode levar à morte.