O ladrão do tempo

Resenhas - O Ladrão do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Livs 20/12/2015

Uma leitura incansável
Incansável e esplendida: é assim que eu defino essa leitura. Esse livro é absolutamente delicioso de se ler, embora tenha 568 páginas a leitura é fluida e a gente não quer que o livro acabe. É uma verdadeira viagem no tempo muito bem detalhada. É dificil escolher qual fase da vida de Matthieu é mais interessante e peculiar e qual é a nossa preferida.
Sou fã do John Boyne e confesso que esse livro não é o meu preferido dele, mas nem por isso deixa de ser sensacional. John tem uma capacidade incrivel de tocar os leitores com palavras fáceis e emoções profundas em historias muito bem elaboradas, e nesse livro não haveria porque ser diferente. Nos leva a uma reflexão sobre valores e sobre a vida em si. As ultimas palavras deixam um gostinho de quero mais e uma tremenda ressaca literária.
Recomendo.
Márcia Naur 15/01/2016minha estante
Qual é o seu preferido dele?

Clarissa 08/10/2020

Viajante do tempo
Imagine viver por séculos... Vivenciar inúmeros fatos da história mundial. Este é Matthieu, que nasceu na França em 1743 que passou por diversas experiências pessoais e históricas em vários países.
Mas no decorrer do tempo, o nosso personagem percebe que seu envelhecido estagna se.
Com a aparência de um homem de 50, ele circula por inúmeras décadas, tornando se um espectador na evolução humana. Sem esquecer de seu verdadeiro amor.

Emi 13/05/2020

Um dos meus favoritos.
Acho esse livro um dos mais incríveis por toda a viagem que ele te faz criar na sua mente, passando por séculos, vidas e milhares de emoções.

Douglas P Da Silva 29/01/2015

Recomendo a leitura à todos os que gostam de uma boa viagem pela História.
John Boyne deixa claro que gosta de História e também já mostra a sua habilidade para construir narrativas que se relacionem a acontecimentos marcantes do mundo. Com um enredo bem desenvolvido e sem fazer uso de muita linearidade para contar a vida de Matthiew,o que mais gostei nesse personagem é que, ao contrário da maioria dos personagens imortais da literatura e dramaturgia, ele não se autoflagela ou se condena. Na verdade, ele aproveita a vida que lhe foi dada. Matthieu gosta de viver e gosta de fazer coisas úteis com seu tempo, assim como também gosta da ociosidade.Como sempre, a escrita do autor é viciante e ritmada e apesar dos diversos personagens que o livro contêm, o leitor não se sente saturado.Para mim, foi impossível tirar os olhos das páginas do livro. John Boyle conseguiu construir uma narrativa cativante, com um ritmo absolutamente perfeito, fazendo com que todas as 560 páginas fossem prazerosas e proveitosas.

Jp Mathielo 30/09/2014

Leitura de grande conteúdo, super rica !!!
Nos sentimos como se estivéssemos literalmente vivenciando diversos períodos históricos de grande importância nos últimos séculos, tais como a Revolução Francesa, Revolução Industrial, primeiro jogos olímpicos da era moderna, quebra da bolsa de Nova York e crise Americana de 1929... Sempre acompanhado de um personagem muito interessante.

Renato 24/08/2014

Esse foi o primeiro livro do John Boyne que eu li. Ele conta a historia do Sr Zelá ("Matthieu, por favor"),ele tem 250 anos, porem a sua aparência é em torno de 50 anos, ele não envelhece.

O Livro é dividido em três tempos : o presente (1999), o inicio da vida dele e acontecimentos no decorrer de sua vida, que normalmente incluem pessoas históricas que tiveram alguma importância para o mundo.

Eu sabia que John Boyne gostava de misturar fatos históricos com ficção, porem achei que o livro fosse voltado mais para o tempo atual do Matthieu, não digo que achei historia ruim, pelo contrario, o fato da historia ser dividida em três tempos torna a leitura mais interessante e nos acrescenta um certo conhecimento (Historia sempre foi minha matéria preferida, rs) e é surpreendente o quanto de historia se pode viver em 250 anos e o mais legal é que Matthie adora a vida dele, por mais tempo que ele tenha vivido ele não reclama em momento algum da vida.

Guigui 02/05/2014

Envolvente e apaixonante.
Terminei de ler o livro O Ladrão do Tempo, de John Boyne, um livro excelente. Há muitos mistérios, afinal são duzentos e cinquenta anos de histórias vividas pelo personagem, e ele narra cada uma delas de maneira tão envolvente e minuciosa que posso dizer que estive junto dele em todas. Sei que ele se tornou um homem muito rico, mas ficou um mistério de como foi o começo dessa fortuna. Enfim, eu gostei tanto do livro que se eu começar a falar mais vou acabar contando muitas coisas e não vou deixar os leitores sentirem o mesmo prazer que eu de ler e apreciar as histórias desse homem maravilhoso, Matthieu Zela. Simplesmente amei o livro.

emiliapsouza 06/07/2022

The thief of time ?
Nesse livro, acompanhamos Matthieu Zéla, um homem que estacionou no tempo. Seu corpo simplesmente esqueceu de envelhecer, portanto, ele é imune a morte.

Através de seus relatos, somos levados ora para o passado, ora para o presente. Ele narra diversos fatos da sua vida, tais como empregos, casamentos e pessoas que conheceu, inclusive várias figuras históricas ao longo das décadas. Também vemos fatos históricos marcantes, como as 2 grandes guerras, a revolução francesa, a grande depressão, etc...

Matthieu tem uma relação peculiar com os descendentes de seu meio irmão. Todos eles possuem um passado trágico e Matthieu presenciou tudo.
Porém, em 1999, um de seus sobrinhos, o intriga e faz com que ele assuma um protagonismo maior na vida do mesmo.

Achei o livro muito legal, adoro histórias assim. O fato da "não morte" de Matt, é algo que não é explicado no livro, simplesmente acontece. Também adorei as narrações entre o passado e o presente. Em alguns momentos a leitura se tornou um pouco cansativa, ao meu ver, algumas coisas poderiam ter sido menos exploradas... Mas em geral foi uma ótima leitura!

eurodrigoalves 06/09/2015

Ótimo!
O livro viaja no tempo através dos principais fatos históricos mundiais! Uma aula de história! A leitura é interessante e prende o leitor!

Recomendo.

Resenhoteca 06/01/2015

Vocês devem conhecer John Boyne pelo famoso livro “O menino do Pijama Listrado”. Um livro infantil e bem bobinho, em minha opinião, embora tenha uma mensagem de extrema importância. Totalmente diferente do que o autor trás nesse livro. Um livro com personagens maduros que te trazem reflexão.
O livro conta a história de Matthieu Zéla, que num certo momento da vida fez cinquenta anos e nunca mais envelheceu. Simplesmente ficou da mesma forma sem um motivo em específico. Ele tem atualmente duzentos e cinquenta e seis anos e a história se intercana nos dias atuais e em alguns momentos de sua longa vida.
Uma das histórias principais é a de quando ele era criança até se tornar adolescente. Após ver a mãe se assassinada brutalmente pelo padrasto ele se vê sozinho com o irmão mais novo indo em direção a uma Inglaterra imunda. Nesse caminho ele encontra Dominique, um das poucas mulheres que ele se lembra com clareza.
Tenho que dizer que em alguns momentos eu tenho vontade de socar o Matthieu mais novo e mandar ele crescer, mas a história se desenrola e você acaba percebendo que após chegar aos mais de duzentos anos o personagem principal crescer e amadureceu bastante.
Entre histórias dos antigos casamentos ou passagens por algumas cidades, o autor mostra o amadurecimento e situações pela qual passou em todos esses anos. Não espere ápices ou situações importantes. John Bayne conta essa história como se ele tivesse contando para um filho a história de sua vida. Você deve simplesmente saber ouvir e adquirir alguma experiência dele.

site: http://www.resenhoteca.com/2015/01/resenha-o-ladrao-do-tempo.html

PorEssasPáginas 03/04/2014

Resenha: O Ladrão do Tempo - Por Essas Páginas
Pois é, eu ainda não conhecia John Boyne. E então comecei justamente pelo primeiro livro de sua carreira, O Ladrão do Tempo, lançado recentemente pela Companhia das Letras, e devo dizer que… como assim eu ainda não tinha lido esse autor?! Bem, agora quero ler todos os outros livros dele. Com uma escrita envolvente, extremamente habilidosa e encantadora, John Boyne me arrebatou. Se o primeiro livro dele foi uma obra-prima como essa… imagina os demais? E lá vou eu respirar fundo porque vai ser difícil escrever essa resenha: sempre é difícil falar do que amamos.

O Ladrão do Tempo é um livro grande: 568 páginas. No entanto, você não sente o passar dessas páginas; o livro flui de maneira tão natural, tão deliciosa, que quando você se dá conta já leu 100, 150 páginas – e isso em em apenas um dia. Portanto, não se assustem pelo tamanho do livro; ele é tão bom que você não vai parar de ler e certamente vai terminá-lo bem depressa.

O livro narra a história de Matthieu Zéla, que começou sua vida na França do século XVIII, deixando o país em um navio com o meio-irmão Thomas, após o trágico assassinato da mãe pelo marido e padrasto de Matthieu. No navio, encontram uma moça misteriosa, Dominique, que se transforma no primeiro e maior amor de Matthieu – mesmo em seus mais de 250 anos de vida. Isso porque, mais ou menos quando alcança a idade de 250 anos, ele começa a perceber que simplesmente não envelhece mais. Isso não é um problema para Zéla, entretanto; ele se recusa a lamentar sua imortalidade, mesmo com a mórbida consciência de que deixa para trás, ao longo dos anos, todas as pessoas que um dia amou ou foram seus amigos. Ainda assim, aproveita sua oportunidade única para observar e ser, ao mesmo tempo, expectador e atuante em vários eventos históricos no passar dos anos.

“Eu não morro. Apenas fico mais e mais e mais velho. (…) Acredito há muito tempo que a aparência é a mais enganosa das características humanas e fico feliz por ser a prova viva da minha teoria.”

Da Revolução Francesa à virada do milênio, esse personagem riquíssimo e muito bem desenvolvido narra de maneira brilhante fatos históricos – ou não – como a Quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, seu encontro com Charles Chaplin, o nascimento da televisão, entre outros. O livro tem três narrativas que caminham lado a lado através das páginas: a história de Matthieu e Dominique, quando o primeiro ainda era um mero garoto, sem saber o longo futuro que o esperava; os anos atuais, nos quais Matthieu enfrenta problemas na emissora onde trabalha e, ao mesmo tempo, tem que lidar – e tentar salvar – seu mais recente sobrinho, Tommy, um ator decadente viciado em drogas; e, por último, os muitos capítulos que narram os acontecimentos entre essas duas épocas. É difícil escolher uma história preferida; é um livro com várias histórias dentro de uma mesma história, e a narração é tão envolvente que assim que você termina um capítulo, lamenta ter que esperar mais outros dois capítulos para continuar aquela narrativa. Essa sensação, no entanto, não se prolonga, pois quando inicia um novo capítulo, John Boyne logo envolve novamente o leitor em uma nova história, com uma habilidade impressionante.

Um fato curioso que permeia todo o livro: os sobrinhos de Matthieu, descendentes de seu meio-irmão, Thomas, geralmente morrem muito jovens, tragicamente, à beira de se tornarem pais. Todos esses sobrinhos têm como nome alguma variação de Thomas: Tom, Tommy, Tomás etc. E Matthieu se sente impelido a cuidar de todos eles de alguma maneira – mesmo que não consiga salvar nenhum (ou talvez ele simplesmente não tenha tentado o bastante).

“Estendi a mão na direção dela e, conforme o fiz, me senti maduro, um adulto, como se o ato de cumprimentá-la selasse minha independência.”

O Ladrão do Tempo é um livro na realidade muito simples, sem nenhuma trama excepcional, mas ainda assim não deixa de ser grandioso – e não apenas no tamanho. A narrativa do autor é habilidosa, envolvente e viciante; é difícil parar de ler o livro, principalmente no meio dos capítulos. Seus personagens são complexos e vibrantes, e o autor transita com maestria pelos fatos históricos, com tamanha confiança e personalidade que faz o leitor realmente acreditar que seu personagem título esteve no centro de todos esses acontecimentos de alguma maneira. A trama, rica e extremamente pessoal, é conduzida com a competência de um escritor que, logo em seu primeiro romance, já demonstra que tem muito a dizer. Obra de extrema qualidade e recomendadíssima. Certamente lerei mais livros de John Boyne.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-ladrao-do-tempo

Marci 16/03/2014

John Boyne possui um talento incrível de misturar fatos históricos com ficção, e ele prova isso a cada livro que publica. O Ladrão do Tempo, mesmos sendo o primeiro livro dele, não fica atras disso.
O livro é narrado em primeira pessoa, e conta a historia de Matthieu Zéla, um homem com uma vida extremamente longa. A historia não possui uma linha de tempo fixa; Zéla fala sobre sua infancia e seu primeiro amor, sobre o presente, e no meio tempo conta a historia de seus sobrinhos. Entretanto, mais pra metade do livro a leitura se torna um pouco cansativa, e algumas das historias um tanto desnecessárias, o que me irritou um pouco, já que fazia parecer que ele queria aumentar mais do que deveria o suspense entre as historias realmente importantes. Mas o livro não deixa de ser muito bem escrito, com personagens envolventes e carismáticos. O final também não deixa a desejar, provando ser bem satisfatório.
É uma leitura que vale a pena ser feita, principalmente se você gosta do estilo do John Boyne.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6