A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

Débinha 13/04/2024

Ouro Preto!!!
Para começar eu li esse livro por indicação de uma professora, que falou que tinha lido na adolescência, eu gostei muito desse livro e gostei de várias partes dele só que tem algumas coisas que eu não gostei tanto, eu achei que tem algumas partes que ele descreve muito até coisas que nem seria tão necessário de descrever, e acho que no final poderia ter explicado melhor como que se encerrou, mas mesmo assim eu gostei muito da história (eu gostaria de um Dirceu para mim)

nandacartola 24/03/2024

Incrível de bom
Um livro que foi exigido por minha professora de redação para leitura ser realizada, e não sabia que poderia ser tão bom. nele vi as maravilhas de ouro preto, percebi o tanto que nós mesmos brasileiros desvalorizamos nossa cultura, vi sobre amizade, sobre relacionamento ruim com os pais, vi sobre reencontros, vi sobre relacionamentos? obrigada, professora! por esse livro tão lindo?

Sthe :) 20/03/2024

"Leve-me nas asas do seu amor."
"Este livro é para todos os jovens- de corpo ou de espírito- que ainda acreditam que o romantismo é a maior riqueza da alma."

-Quando comecei a ler o primeiro capítulo deste livro, tive uma sensação de conforto, a escrita dele me era familiar. As personagens são vivas, e quando digo isso não é no sentido literal, e sim na essência de suas personalidades. As descrições das cenas, dos locais, dos pensamentos... tudo isso me encantou! Mesmo sendo escrito em 1983, eu o achei atual: as reflexões que ele traz são muito verdadeiras.

-PORÉM, essa história funcionou para a minha pessoa. Por trazer MUITOS detalhes da história de Minas Gerais (se passa em Ouro Preto), eu me interessei porque sou mineira, e é sempre bom conhecer profundamente de onde venho. Mas para alguém que não está interessado no estado, pode tornar-se maçante. Além disso, acredito que a obra foi centrada nessa origem, porque o romance acabou ficando em segundo plano. Tem momentos que vão vir grandes blocos de texto explicando sobre figuras históricas, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim.

-Focando nas personagens, foi um dos principais motivos para eu ter continuado a história. A protagonista me cativou a partir do segundo capítulo, em que é retratado sobre a forma que ela vê o mundo, a difícil relação que possui com a mãe e sua frustração com a grande e cinzenta São Paulo. A primeira aparição do até então amor de Lília, me prendeu logo de cara, fazendo sentir-me ainda mais instigada na leitura.

-O final me decepcionou um tantinho, sou atraída por cenários onde o casal termina o livro juntinhos olhando para o pôr do sol hahaha, e isso não acontece aqui. Ainda assim, dei 5 estrelas e favoritei, o porquê? Porque esta história encontrou a minha alma e abrigou meus sentimentos.
Estou feliz de ter o encontrado em meio à tantos outros em uma biblioteca escolar. Recomendo, mas se atente aos pontos que citei acima!

Leiam e aproveitem!

Juliane 05/03/2024

??
Li ele quando tinha 13 anos e me apaixonei por Ouro Preto e fiquei fascinada pelo Tomáz Antônio Gonzaga. O Ganymedes tem um dom de fazer romance infanto juvenil de uma forma belíssima e incluir história sem ser cansativo.

Este livro tem uma das dedicatórias mais lindas:

"Este livro é para todos os jovens ? de corpo ou de espírito ? que ainda acreditam que o romantismo é a maior riqueza da alma"

Joy Barreto 19/02/2024

Rica história sobre Ouro Preto
A ladeira da saudade é um livro infantojuvenil que traz vivo o movimento Barroco e Rococó. A obra é um romance com personagens jovens e cheio de vida, além do conhecimento histórico de Ouro Preto. A obra traz "Marília de Dirceu" de Tomás Antônio Gonzaga.
É uma leitura rápida e dinâmica.

Livia1182 23/01/2024

Esse livro é muito fofoooo!! A história se passa em ouro preto e é uma cidade que eu amoooo! Ao ler o livro parece que eu realmente estou lá?recomendo mt esse livro

ana bia 05/01/2024

PESSIMOOOO
Que livro insuportável de ler, sério. dormi enquanto lia de tão chato que foi. não gostei nem um pouco.
Maria18858 09/01/2024minha estante
Mano o livro é incrível se você dormiu, como você leu?

The guy on the train 03/01/2024

A LADEIRA DA SAUDADE - GANYMEDES JOSÉ
O livro acompanha a história de Lília, uma jovem paulistana que, após romper com o namorado e deixar a mãe aborrecida por isso, vai passar uns dias na casa da Tia, em Ouro Preto, Minas Gerais. Chegando lá a garota faz amizade com Tampinha e conhece Dirceu, um rapaz que mexe com o coração da moça instantaneamente. O romance dos dois espelha os ecos do lendário amor de Marília e Dirceu, ultrapassado as barreiras do tempo e da história da cidade.
O livro traz um romance adolescente leve e interessante de se acompanhar, sendo narrado de forma fluída e muitas vezes didática, mostrando-se um bom material para se trabalhar literatura e história em sala de aula. De forma semelhante ao que "Crepúsculo" fez com clássicos como "Romeu e Julieta" e "O morro dos ventos uivantes", "A ladeira da saudade" pode facilmente servir de convite e porta de entrada para os jovens conhecerem "A barca dos amantes", obra clássica que narra a paixão de Marília e Dirceu.
A história me passou uma vibe muito gostosa de filme juvenil da sessão da tarde, me trazendo uma nostalgia da minha adolescência de rato de biblioteca. Foi uma leitura muito prazerosa.

Danielle.Luciano 10/12/2023

📖✨ Ultima leitura de 2023 ✨📚
Encerrando o ano com uma leitura que foi como voltar no tempo! 🕰️ O livro "A Ladeira da Saudade" de Ganymedes José foi a minha escolha para fechar 2023 com chave de ouro. 💫

Na 5ª série, esse foi o primeiro romance que li, e a vontade de reviver essa história sempre esteve presente. A trama se passa em Ouro Preto, cidade que, graças ao livro, ganhou um lugar especial no meu coração. Assim que tive oportunidade eu visitei a cidade e passeei pelos lugares citados na narrativa. Foi encantador!

"A Ladeira da Saudade" despertou em mim a paixão não só pela cidade, mas também pelo mundo dos romances. A história de amor adolescente é uma verdadeira jornada que ultrapassa as barreiras do preconceito racial, aproximando o leitor de fatos históricos marcantes.

Na trama, ao revisitar Ouro Preto, Lilia encontra amizades genuínas e um amor puro com Dirceu, que nos conduz por um romance entrelaçado com a história da cidade e da arte brasileira. Quando a mãe de Lilia intervém ao descobrir sobre o namoro, somos lembrados de que o amor verdadeiro pode superar qualquer barreira.

O livro é uma linda narrativa que fala sobre escolhas, preconceitos, e o poder do amor que, mesmo diante dos obstáculos, prevaleceu.

Se você ainda não leu, fica a dica para iniciar 2024 com essa incrível obra que une romance, história e emoção! 📖

📖 A Ladeira da Saudade
🖊 Ganymedes José
🌟🌟🌟🌟🌟
Vanessa.Castilhos 10/12/2023minha estante
Que linda resenha! ?

Clara735 06/12/2023

Não esperei tanto, como ele é um pouco antigo pensei que seria bem chato, mas na verdade é uma história de amor bem bonita. Leitura bem divertida e interessante de se fazer, leitura fluida, li em 2 dias. Aprovado ?

Clarissa.26 29/11/2023

Simplesmente um dos melhores do ano! só não dei 5 estrelas porque achei que o livro poderia ter uma continuidade ou um final mais pra frente. um romance entre dirceu e marília que se formou rapidamente e continuará por longos anos .

Haha 14/11/2023

Uma ladeira de amor
Este livro narra a vida, os amores, os corações que batem unidos, destinados a pulsar cada um em seu lugar. Vemos a eletrizante história de Dorotéia e Gonzaga, romance interrompido pelo grito da liberdade; vemos Marília e Dirceu, um romance idealizado; vemos Lília e Dirceu, a paixão jovem, ardente e viciante; vemos o esfriamento de relações, a construção de novas uniões.
Com um enredo antigo e acalorado, a obra prende o leitor. Confesso que, como crítica, o que deixou a desejar foi o desenvolvimento da relação entre os protagonistas da história, uma maior significação da ladeira. Mas, aos que querem uma leitura fofa e adorável, o livro é bem recomendado.

paty.0 24/10/2023

Como eu amei esse livro, peguei emprestado da escola onde eu trabalhava e queria um pra mim, mas na Amazon tá muito caro(só um desabafo).
Só não li mais rápido por causa da faculdade, mas que leitura maravilhosa mesclava a história dos protagonista com Gonzaga e Dorotéa, como eu queria uma continuação dessa história, fiquei com uma vontade enorme de conhecer Ouro Preto
Super indico essa leitura juvenil, queria muito ler outros livros nesse estilo, nunca mais vou esquecer de Dirceu e Marília ?