Hikikomori

Hikikomori Cecília Noriko Ito Saito...

Resenhas - Hikikomori

Caikoski 06/03/2024

O jovem e o sofrimento do séc xxi
Hikikomori aborda o fenômeno de mesmo nome, exclusivamente japonês mas que também tem manifestações no ocidente, do sofrimento de jovens e adultos que se veem frustrados na sua relação com o mundo "real", e encontram a solução escondendo-se no quarto, vivendo pelas e nas redes sociais e internet, onde conseguem ver as próprias individualidades se realizarem, ou escaparem do sofrimento do mundo real. Um fenômeno cada vez mais relevante na sociedade da informação.

O livro é uma coleção de artigos abordando diferentes questões, mas girando entorno do fenômeno dos Hikikomoris. Faz uma boa análise sociológica geral do sofrimento psíquico e do porquê existem pessoas que se enclausuram na internet, seguindo com discussões acerca do caso extremo japonês.

Recomendo a leitura não só para quem tem interesse em ler sobre a sociedade japonesa e sobre o fenômeno principal analisado pelo livro, mas também a qualquer pessoa que trabalhe com jovens.

As redes sociais, mediadas pelo consumismo capitalista, predatoriedade das empresas e pela economia da atenção, associados à crise prolongada do capitalismo, têm sido muito prejudiciais às crianças e jovens, é uma leitura que pode se provar bem útil.