O que deve ser feito

O que deve ser feito Hans-Hermann Hoppe

Resenhas - O que deve ser feito

Mauricio Skoober 17/03/2024

Só existem duas formas de mudar algo: Através da força ou das ideias
O livro é um começo para entender que a nossa vida não depende do Estado. As reformas são de baixo para cima e não de cima para baixo.
Aborda o papel dos intelectuais para legitimar o ESTADO. Isso é uma massa de manobra utilizada para manter o monopólio educacional . Assim o Estado se protege da resistência pública. Pago pelo governo os educadores e intelectuais tender a ser estadistas.

Titi 09/06/2023

Da segurança Privada
Por volta da página 12 a 14, o autor trabalha a questão da segurança privada, que entretanto como explica Robert Nozick é impossível, Hoppe comete um erro que Nozick expõe em sua obra "Anarquia, Estado e Utopia". O presente livreto não é uma exposição sólida da teoria libertária, mas um chamado a causa que é natimorta. Não recomendo essa obra nem para conhecer o pensamento do autor, perca de tempo

VictAria109 31/01/2023

Hoppe
O livro se inicia determinando a natureza do Estado, definido como ?um monopolista territorial da defesa e da aplicação da lei e da ordem financiado compulsoriamente?. E explica que, como qualquer monopólio, na aplicação da lei, também são gerados preços mais altos e queda na qualidade dos serviços.

Hans discorre sobre a tolerância de tal sistema, e apresenta caminhos para que libertários possam lutar contra essa tendência, rumo a uma sociedade livre.

Porém, suas soluções são pouco pragmáticas, já que suas táticas de guerrilha econômico-política não são muito distantes de uma desobediência civil, só que sem um atrativo para o homem comum.
Mauricio Skoober 17/03/2024minha estante

Vinícius 30/01/2023

A "Democracia" do Estado
O filósofo Hans-Hermannn Hoppe aborda o tema de como o controle do estado em uma dita defesa da democracia pode atrapalhar o livre caminho da sociedade e minar preservação dos anseios da maioria. Os tentáculos Estatais estão cada vez mais controlando a vida de todos e parte da sociedade alienada não percebe isso.

Thiago 18/11/2022

Resumo de Democracia O Deus Que Falhou
Este livro, ao meu ver, é uma síntese da obra Democracia O Deus Que Falhou do mesmo autor.
Somente quem já leu este outro livro compreenderá este comentário.

Henrique 30/05/2022

O que faremos?
De maneira direta e sem firulas, hoppe mostra o passo a passo sobre o que deve ser feito para acabar com o Estado.

Pries 16/04/2022

O QUE DEVE SER FEITO
O autor Hans-Hermann Hoppe coloca nesse livro de poucas páginas questões a respeito do que é uma sociedade, o que é a democracia, o monopólio da justiça e segurança e os limites que um Estado deveria ter sob a população. Limites esses que parecem não existir para quem governa e que passam despercebidos para quem é governado.

Ivan 28/02/2022

Uma das melhores obras liberais
Obra bem resumida de Hans-Hermann Hoppe, mostra como é possível bater de frente contra a democracia, que destrói o sentimento individual em pró do bem da massa, usando estratégias liberais e libertárias.
Bem interessante e rápido, recomendo para quem quer se aprofundar no assunto ou está apenas interessado em conhecer outro ponto de vista político e social.
Recomendo!

Cyntia.Saray 09/03/2021

Ancap?!
Acredito que há outros títulos de Hoppe no qual podemos aprofundar mais sobre o tema liberdade, por exemplo. Talvez para quem lê esse livro, sem uma percepção liberal e um conhecimento prévio, possa parecer utópico, ou até "extremista". Para aquelas que já se interessam pelo tema, é o tipo de leitura rápida e agradável. Diria que trás um pouco de esperança diante do caos que vivemos no cenário nacional.

Júlio 27/12/2020

Sucessor espiritual do Anatomia do Estado
Os primeiros segmentos do livro são dedicados a explicação do por quê os humanos escolhem se juntar e dividir o trabalho. Em seguida Hoppe formula sua teoria de como teria sido se o Estado tivesse sido abolido 100 anos atrás, antes da democracia se tornar predominante no cenário mundial. Nesse ponto ele demonstra que para monarquias tanto a solução, quanto as estratégias para a sociedade se reerguer sem o Estado, seriam relativamente simples, sendo a execução delas viáveis vindo de cima para baixo, mas que isso é completamente inviável atualmente. Explica a necessidade das - chamadas por Hoppe de - "elites naturais", e como elas acabaram sumindo nos tempos atuais de Estado democrático. E por fim, encerra explicando sua estratégia de como se livrar do Estado democrático nos tempos atuais "De baixo para cima".
Eu pessoalmente vejo valor em algumas ideias trazidas aqui, porém ainda considero as estratégias finais simplificadas demais.

gleysonWHO 09/12/2020

Utopia
Em O Que deve ser feito, Hans-Hermann Hoppe faz uma dissecação da natureza do estado democrático moderno e apresenta uma estratégia para uma revolução libertária de baixo para cima

Leonardo 18/11/2020

Uma estratégia para a revolução ancap
É um livro curto, quase no formato de manifesto, que busca apresentar de forma rápida alguns conceitos libertários e uma estratégia para a implosão do sistema estatal de baixo para cima.

Apesar de um excelente lógica argumentativa, leitores mais iniciantes nas ciências da liberdade, podem ter alguma dificuldade.