A Cidade da Luz

A Cidade da Luz Inio Asano

Resenhas - Hikari No Machi

Joao Felipe 12/08/2017

A Cidade Da Luz
Segunda obra de Inio Asano que leio, é um dos meus autores favoritos em mangás, junto com Naoki Urasawa.
A obra é maravilhosa e minhas palavras aqui talvez não incentivem alguém a ler, mas quem procura algo profundo ( que brega dizer isso né ), essa é uma boa obra pra isso. O que me entristecesse é o tratamento abaixo do que merece o autor, é a primeira obra lançada pela panini dele e espera uma edição com carinho e não algo descartável com um papel digno de um mangá esquecível, mas talvez papel nem importe mesmo.
Patty 12/08/2017minha estante
Também li este mangá e fiquei muito impressionada com a escrita do Asano, não esperava algo tão profundo, mas acabei trocando por conta do papel, não é uma edição que dá pra guardar por anos, ele vai se desintegrando, preferi passar pra frente pra que outras pessoas pudessem ler e fizessem bom uso do pouco tempo de 'vida' do mangá.

Joao Felipe 12/08/2017minha estante
Leia Oyasumi Punpun se não leu ainda é do mesmo autor mas com 13 volumes de tirar o folego, e sobre o destino do mangá vou fazer o mesmo que você, passar pra frente enquanto ainda ele esta em condições para leitura.

Patty 12/08/2017minha estante
Vou procurar pra ler, realmente gostei do modo de escrever de Asano, com 13 columes é melhor ainda. Muito obrigada pela indicação ?

Joao Felipe 13/08/2017minha estante
Espero que goste, volte pra me falar o que achou quando terminar. :)

Cleber Farinazzo Jr 14/08/2017minha estante
O que eu li dele Solanin (que gostei muito) e o nijigahara holograph, que me deixou um pouco decepcionado. Tenho muita vontade de ler Punpun. Sobre Cidade da Luz eu estava na dúvida, pq não costumo me dar bem com livros/hqs de contos, pq sempre me parecem ter poucos pontos altos e muitos pontos baixos. Ainda estou pra decidir se compro esse

Joao Felipe 15/08/2017minha estante
Cleber, Punpun irá te surpreender, ele tem esse poder.
Sobre mangás de contos eu vejo que é uma oportunidade de uma leitura rápida e muitas vezes satisfatória, porque a maioria dos mangás que temos acesso é composta por obras extensas.
Essa obra é barata e de um autor incrível, de essa chance.

Giuliano.Behring 30/05/2021

É um mangá do Asano né gente...
Como já dito no título, se você conhece Inio Asano não tenha dividas de que você esta lendo algumas das melhores obras já feitas, sim! Sou muito fanboy dele e não me arrependo, todo mangá dele é lindo, todo mangá dele aborda temas que afligem nossa sociedade (especialmente a japonesa claro) então é ÓBVIO que eu vou ser um fanboy de carteirinha desse japonês safado.
Leia Asano, qualquer coisa dele, mas especialmente Boa noite Punpun que foi publicado pela JBC
Ana 03/06/2021minha estante
Que Punpun é bom, já sabemos.... Também entendi que Cidade de Luz vale a leitura, mas gostaria de saber sua perspectiva sobre a história, em si. Acho seus comentários sempre muito pertinentes, então, seu input a cerca da história enriqueceria bastante a resenha.

Cilmara Lopes 03/08/2017

Explodiu minha cabeça!
Putz, agora que saquei essa nova narrativa mais intensa do Asano.
Ler " Nigihara Holograph" conhecendo apenas Solanin antes, não foi uma experiência muito proveitosa, fiquei com um turbilhão de pensamentos que não se envaixavam.
"A Cidade da luz" é menos hermética comparada à esse, mas muito profunda, reflexiva e desconcertante.
A cidade da luz é um conjunto habitacional, onde entramos na vida de vários personagens que de alguma forma e em algum momento se interligam.
Se você está um pouco na bad, talvez não seja o ideal, dá uma sacudida forte, nos fazendo refletir sobre a vida como um todo, seu significado e importância. Põe tudo por terra.
Deve ser lido com calma, é uma narrativa precisa, mas fica a cargo do leitor desmistificar e costurar o que for necessário.
Recomendo! Explodiu a minha cabeça, comparando-se com a narrativa de "Solanin" e ficou mais do que claro que PRECISO reler "Nihihara Holograph".

Rodrigo.Augusto 11/08/2017

É bem diferente e a primeira metade é bem perturbadora, pegando de surpresa em diversos momentos. Mas na minha opinião a segunda metade a qualidade cai, o autor meio que se perde, põe diálogos chatos e deixa a leitura sem um direcionamento sobre até onde se quer chegar com tudo aquilo. Inclusive o final achei bem decepcionante (na realidade não entendi muito bem não rs, relerei esses dias). Recomendo pra quem quer ler algo diferente e tirar suas próprias conclusões.

Camila Lobo 23/10/2017

[Mangás #6] A Cidade da Luz (Por Livros Incríveis)
Olá, pessoas! Como vão?
Esse é o primeiro post de mangás e hqs da primavera, e a primeira vista, o título do mangá de hoje parece bem condizente: A Cidade da Luz, um volume único (pra variar um pouco aqui, né? hehe) do autor Inio Asano. Entretanto, não se engane pela capa aparentemente alegre e pelo título fresco; A Cidade da Luz mostrou-se uma das obras japonesas mais obscuras que já tive a chance de ler.

Logo nas primeiras páginas, a obra de Inio Asano se mostra uma crítica real e inteligente ao que nossa sociedade é atualmente. Com poucas imagens e muitas falas de pessoas diferentes, com diálogos vazios ou banais e por isso, humano.

O mangá, além dos capítulos, é dividido indiretamente de duas formas. O que descreve a primeira parte é inacreditável e fabuloso. Há uma série de suicídios ocorrendo n'A Cidade da Luz. Jovens e adultos tiram suas vidas e uma pessoa acompanha esse momento em troca de dinheiro e para pegar o celular da vítima depois. Essa parte é envolvente, melancólica, onde as fraquezas humanas são postas em evidência. A principal intenção do mangaka é questionar o leitor sobre a vulnerabilidade da vida e como sua pureza pode ser manchada. Apesar do clima tenso que roda o volume inteiro, a certa beleza na exploração das relações humanas, o que Inio Asano faz muito bem. Para completar, há um final chocante para a primeira parte, que me deixou satisfeita.
Já a segunda parte não é tão boa, porém. As plots são menores e confusas, com alguns diálogos difíceis de entender. Algumas cenas não parecem tão importantes para serem inseridas na história e o final deixa a desejar. A melhor coisa da segunda parte, na minha opinião, é a última - que aborda a reencarnação, de uma forma sutil e muito bonita.

O ponto mais negativo com certeza fica por conta do acabamento. Quem acompanha essa sessão sabe que já falei de inúmeros mangás volume único publicados pela Panini. Todos com ótimo acabamento, folhas de qualidade, orelhas na capa e afins. Entretanto, todo o capricho usado em outros títulos foi poupado nesse, onde não há orelhas e o papel é jornal, custando R$13,90.

Por fim, a história é recomendada principalmente pela primeira parte da história, que é de cair o queixo e bater palmas com a maestria do mangaka. Mesmo que haja pontos negativos quanto à segunda parte e o acabamento, recomento bastante a leitura, mesmo que seja para passar adiante depois.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/10/mangas-6-cidade-da-luz-inio-asano.html

Gi 03/12/2017

O primeiro mangá, pesado e leve na mesma medida.
Como o título diz, esse foi meu primeiro mangá. Uma experiência refrescante! não tenho como descrever de outra maneira.
Escrito pelo japonês Inio Asano, trata de um conceito que eu nunca tinha me deparado antes - acompanhante de suicídios. Sim, é um tema pesado, e eu levei um susto quando entendi o que o adolescente Tasuku fazia pra ganhar um dinheiro...ao mesmo tempo que tive esse choque também me senti leve no que diz respeito a leitura do mangá em si.
Foi uma experiência de leitura bem gostosa e nem preciso dizer que quando "o pequeno livreto" chegou aqui em casa eu tive certeza que estava com defeito!! Hahahaha!! O mangá é publicado no sentido oriental da leitura, ou seja, o começo da história fica do lado contrário, (na parte detrás do livro, é onde iniciamos a leitura) e os balões são lidos de cima para baixo...No começo me enrolei um pouco, fiquei confusa, mas depois peguei o jeito e já já estarei lendo meu segundo mangá!!

Carlos 07/01/2018

Inio Asano em mais uma perfeição
Ler qualquer título de Asano é um prazer, previlegio, tapa na cara e choque de realidade. São poucos os que conseguem escrever, e desenhar, fazendo com que saibamos e sintamos tudo aquilo que os seus personagens estão vivenciando.
A Cidade da Luz com uma capa linda, descompromissada nos trás uma leitura densa, simples, triste e alegre. Com estórias curtas somos apresentados as frustrações, amores, alegrias e erros dos personagens, fazendo com que pensemos nas consequências das suas ações.
O pano de fundo dessas estórias é um bairro residencial de apartamentos onde alberga mais do que famílias, alberga sonhos e esperanças, tristeza e a esperança de um futuro promissor.
Ler Asano não é obrigatório é essencial.

Fernanda.Ribeiro 04/04/2018

Punk Onírico
Dificil falar desse mangá, que classifiquei como punk orínico. Punk porque conta histórias do lado B da vida (interessante ver que tb existem lados menos afortunados no Japão) e nos faz pensar na superficialidade tão atual das relaçoes humanas, na banalidade da violencia, na falta de empatia, na luta pela sobrevivencia em um mundo de escassez em que sucesso é medido em termos de dinheiro e de bens que possuimos. Onirico pq nos faz pensar sobre o valor da vida, sobre a morte e a reincarnação.
Gostei muito da história e do visual, cenas incríveis, pequenas historietas que embora independentes acabam se relacionando de alguma forma (personagens de um capitulo que se interligam com personagens de outro). Em alguns momentos a narrativa dá uma caída, fica ligeiramente confusa, nada que desmereça a leitura. Mas achei o final espetacular, onírico. Valeu muito a leitura. Pena que a editora tenha feito uma ediçao com papel tao pobre. Podia ter caprichado mais.

Mustang 06/08/2019

A Cidade da Luz
Inio Asano nos presenteia com uma grande obra, aqui veremos um compilado de histórias que vai te levar a uma área residencial nos arredores de Tóquio e nesse lugar, ficaremos conhecendo personagens que tem suas historias interligadas por meio de coincidências, ou acontecimentos. Vamos conhecer a "Cidade de Luz", um residencial e aglomerado de prédios que sobrevive em meio a modernidade , e a casas antigas, aqui algumas histórias poderão te surpreender por conta da carga emocional, mas quem sabe tambem por momentos felizes, superação em meio a perdas, aprendizado com fatos que poderiam ser evitados, de escolhas e tragedias.

Ao terminar de ler essa obra eu vi o quanto Inio Asano é um grande desenhista e autor, aqui ele aborda temas que merecem uma atenção especial, principalmente quando o assunto é o suicídio, mas o que me fez admirar essa historia é o ver como ele te segura quando vai intercalando cada uma das personagens e assim deixando o final em aberto para que o leitor tire individualmente uma conclusão. Um mangá sensível, emocionante em certas partes e totalmente reflexível em meio a cada ação dos personagens, que até mesmo por serem "maus", merecem um final feliz.

Nota: 5/5

site: https://www.instagram.com/p/B0zvhtOjN7J/?utm_source=ig_web_copy_link

Michelle.Danielle 08/10/2019

só historia deprimente, mas bom
Mangá cheio de historias compiladas que se interligam. Cidade da luz é um conjunto habitacional, as historias que ali acontecem retratam a vida de diversos personagem e como a cidade as afeta. Vários personagem nos fazem refletir, e, muitas vezes as atitudes e comportamentos adotados são estarrecedores.

Jose.Felipe 21/03/2020

Hiraki no Machi
Autor: Inio Asano
Mangá: Hiraki no Machi

Hiraki no Machi
(Cidade da Luz)
Um mangá de Inio Asano criador de obras como “Goodnight PunPun” e “Nijigahara Holograph”.Hiraki no Machi ou “Cidade da luz” conta com várias histórias paralelas e de certa forma conectadas que se passam nos arredores de Tokyo uma cidade conhecida "Cidade da Luz" do título, por causa da sua localização geográfica nas montanhas que causa um efeito luminoso.
O mangá trata de questões reais e emocionantes, mas também possui um toque surrealista e imersivo.Inio Asano cria personagens muito bem escritos que normalmente precisam lidar com questões complexas como depressão, suicídio e morte. Em Hiraki no Machi temos Tasuku um menino que por razões estranhas auxilia pessoas que estão prestes cometer suicídio, guardando seus pertences para devolver para algum familiar, ou avisando há alguém próximo da vítima que o mesmo acabou de morrer,ele se denomina "supervisor" que ao decorrer da história precisa tomar decisões que irão mudar sua vida, e assim vamos conhecendo outros núcleos com personagens ainda mais interessantes.
Hiraki No Machi é um mangá bem escrito com um traço muito bonito e riquíssimo em detalhes ,principalmente quando retrata a própria Cidade da Luz,uma verdadeira fotografia desenhada, recomendo!

Lucas.Oliveira 17/04/2020

A cidade da Luz
A Cidade da Luz é o melhor one-shoot que já lí, Ino Asano demonstra um potêncial enorme nessas páginas, sua introdução começa apresentando alguns personagens que participarão de seus pequenos contos, cada personagem está fazendo coisas do cotidiano que demonstra mais da personalidade de cada um para depois aprofundar.

É incrível como esse manga interliga as história, mostra conexão entre as pessoas que vivem na cidade da luz, um lugar belo e calmo, mas com muitas histórias no interior da pessoas que nunca são contadas, gosto muito das empatia que um personagem tem com o outro, é uma história com conexões forte, que abala a sentimento e o intimo do leitor, mesmo assim é belo e tem um final gostoso apesar de tudo, e ao mesmo tempo é um material que choca, que traz muitas reflexões.

Sobre o material editorial, o acabamento da panini deixa a desejar, com folhas bem finas, no estilo papel jornal, mas por um lado é bom combina bem com a obra, tem uma capa bonita, e tive a sorte de comprar pro 5,40, e digo mais, acho que foram os 5,40 mais bem gasto da minha vida.

é muito gostoso ver e procurar as conexões em cada conto com outro.

Maria Tereza 19/04/2020

A vida
Sempre que termino um mangá do Asano, questiono meu entendimento sobre a vida. Mais uma vez, não sei se entendi todas as mensagens. Só sei que o retrato da depressão, do suicídio e da busca por proteger a quem se ama são muito presentes nessa obra. A Cidade da Luz é um lugar cheio de sombras.

Otávio 20/10/2020

Para mim, o mangá sofre do mesmo problema que o final de Boa Noite Punpun: interessante na proposta, mas frustrante no final. Sinto que Asano poderia ter desenvolvido melhor de alguns personagens para aquele final fosse satisfatório.

Melao.Re 26/12/2020

O Lado B da Vida.
Este volume reúne várias histórias que vão da comédia ao drama chegando ate no terror psicológico. Alias uma da melhores deste volume causando várias surpresas ao leitor.
As histórias mesmo se tratando de personagens e momentos independentes tem ligação dando um ritmo de continuidade e o cenário que é uma área residencial próxima do centro de Tóquio, acaba sendo o titulo do Mangá.
Aqui na Cidade da Luz vemos o destino de pessoas que nem sempre são tocadas pelos raios de Sol que banham a cidade em que vivem.
Leitura que consegue ser na mesma medida leve e que te faz refletir sobre questões do cotidiano ao mesmo tempo.