Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação Raul Sidnei Wazlawick

Resenhas - Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Lêdo 12/09/2018

Ótimo livro para orientar
Achei o livro muito útil e me ajudou bastante na preparação de alguns trabalhos e do plano de trabalho. Vale a pena.

vnunes 05/09/2015

Iniciação Científica
Me ajudou muito quando fui elaborar meu relatório para minha Iniciação Científica. Mostrou o caminho que eu deveria seguir e o que era necessário para se ter um texto completo.

AmadosLivros 05/07/2014

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais!
Dê uma passadinha lá! ;D
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/07/metodologia-da-pesquisa-para-ciencia-da.html

mariioliva 17/07/2012

Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
Livro: Metodologia da Pesquisa para Ciência da Computação
Autor: Raul Sidnei Wazlawick
Editora: Elsevier
Ano: 2008
Número de Páginas: 155

“A propósito, nenhuma pessoa ou animal foram feridos pelo autor deste livro enquanto ele escrevia a história da catapulta. Pelo menos não que ele tivesse conhecimento, já que a ciência o leva a não crer em verdades absolutas (ele poderia ter pisado em uma formiga sob a mesa sem perceber).”

“Era uma vez um aluno de mestrado que queria fazer uma monografia. Ele pensou um pouco sobre o assunto, olhou ao redor e resolveu que havia um problema relevante em sua cidade que ele poderia resolver durante seu mestrado. O problema era o seguinte: havia um rio cortando a cidade ao meio e não havia forma segura de atravessá-lo. Disposto a resolver o problema, o aluno convenceu seu orientador de que teriam material para uma monografia, e começou a trabalhar. (...) O aluno foi reprovado.” Essa é basicamente a introdução do livro sobre metodologia de pesquisa para projetos relacionados à computação e áreas afins.

Ao longo do livro é mostrado por que o aluno foi reprovado, e como essa história do rio, por mais exagerada que seja, corresponde à história de muitas dissertações de graduação e/ou mestrado em Ciência da Computação. O livro esclarece ao orientando muitas das dúvidas que surgem no antes, durante e até depois do projeto de monografia.

O livro apresenta o tema “metodologia da pesquisa” de forma agradável, fundamentada e baseando-se sempre em histórias ilustrativas sobre como fazer e também como não fazer um trabalho terminal de curso de computação. O foco do livro é direcionado a trabalhos de conclusão em áreas da computação, visto que a experiência do autor em bancas examinadoras e na avaliação de artigos científicos demonstra a dificuldade que muitos alunos de computação têm em compreender e aplicar a metodologia científica a seus trabalhos.

São explicados cada divisão de um trabalho científico, como introdução, desenvolvimento, estado da arte, conclusão, etc. de forma clara e objetiva, citando exemplos de trabalhos de alunos, errados ou corretos. Um livro fascinante para os graduandos e mestrandos em ciência da computação, em engenharia da computação, em sistemas de informação (meu caso), áreas mais exatas em que o foco não são as letras e trabalhos escritos (só no fim do curso, para ferrar com sua vida).

Tudo muito bem explicadinho, fácil de compreender, ajuda você a direcionar suas escolhas, sua proposta de pesquisa, seu problema, para evitar erros como o do aluno da historinha, que escolhe um problema que poderia ser resolvido com a simples construção de uma ponte! Eu gostei muito. Boa leitura!

Para mais resenhas literárias acesse www.amadoslivros.blogspot.com

jotaefeoliveira 19/10/2011

Leitura muito útil
O livro apresenta de forma detalhada e concisa todos os item necessários de uma boa monografia, dissertação ou tese acadêmica. Recomendo a leitura para todos aqueles que estão ou vão começar na fase de pesquisa acadêmica para conclusão de sua educação formal, até mesmo para aqueles que estão ou vão escrever artigos acadêmicos também é importante pois há capítulo somente sobre este assunto.