Salônica

Salônica Mark Mazower

Resenhas - Salônica

fabio.ribas.7 27/03/2022

Salônica
?Salônica?, de Mark Mazower, publicado pela Companhia das letras. Um trabalho de 20 anos de pesquisa. Sim! Muito bom! Sei que há quem não goste, mas história é algo que sempre me fascinou. E veja que coisa: é um livro sobre uma cidade, uma cidade que atravessa séculos e que foi dominada por três religiões. Uma cidade de tempos bíblicos, pois é a mesma cidade à qual o Apóstolo Paulo escreve duas cartas à sua comunidade cristã, Tessalônica.
A constatação que fiz ao ler o livro é que a gente não sabe nada de nada mesmo. Há tanta história não contada pela História. Salônica é para lá de milenar, existente antes de Cristo. Tem seu nome dado por significar ?vitória sobre o povo de Tessália?. Mas, quando os otomanos a conquistaram, quanta dor. Uma cidade de fantasmas? E a história do livro começa neste ponto: o início do Império Otomano. Muhad, o conquistador de Salônica, em 1430, é o pai de Mohamed, que, 20 anos depois irá conquistar Constantinopla.

Para uma resenha completa: https://ribaseribas1.medium.com/sal%C3%B4nica-e-o-beijo-de-livro-biblioteca-2-xii-893359576774