Filhos de Duna

Filhos de Duna Frank Herbert

Resenhas - Os Filhos de Duna

Carla1487 16/04/2024

Religião, líder, messias, ciência, tecnologia e natureza.
Como pode três livros se fecharem e se completarem de forma tão coesa, tão consistente, tão bem?

Duas não crianças mudando completamente o rumo da história, que ficou ainda mais complexa em relação a sua política, sua religião, seu povo e seus questionamentos.

O livro cheio de surpresas e de sentimentos mistos. Luto, amor, saudade, cuidado, tudo isso de forma tão delicada. Algo que sempre tava sendo esperado acaba gerando uma resposta que pode ser prejudicial, mostrando que nem sempre toda mudança desejada sempre vá ter apenas resultados positivos no futuro.

Confesso que as perdas foram realmente marcantes e não sei como o futuro será, mas foi um fim de arco perfeito.

Uma coisa que não temos como negar é que os Atreides não conseguem ter paz.

Silas.Bandeira 14/04/2024

"Sempre existe uma mística predominante em qualquer civilização. Ela se ergue como barreira contra mudanças, e isso sempre deixa as gerações futuras despreparadas para os ardis do Universo."
Filhos de Duna, é um encerramento muito bom para a primeira trilogia do universo de Frank Hebert. Se volta de maneira muito mais direta para os males de misturar religião e governo, e principalmente para, o que talvez seja seu objeto principal, o peso das tradições.

Leto e Ghanima, são a herança ideal para a "Teocracia" de Muad'dib, o peso de carregar tantas consciências dentro de si, é algo compartilhado pelos dois irmãos e apenas por sua tia. Hebert traz um enfoco maior em demonstrar a complexidade de encontrar o seu "eu" dentro de milhões de consciências que nos precedem. Claro, as consciências trazem consigo sabedoria e experiência, mas ouvir apenas a voz daquilo que veio antes de ti, te levará apenas por caminhos já trilhados, é preciso então lutar, e sacrificar muito, até mesmo tudo, para se encontrar e trilhar algo novo no meio dessa multidão de sabedoria ancestral.

O terceiro livro da saga monstra a incrível capacidade de Herbert em expandir esse universo tão rico, e ainda assim deixá-lo íntimo, em suas extensas discussões internas, momentos de desespero, ódio, amor, luxúria e traição, e nas extensas conversas fraternais cheias de entendimento mútuo entre os gêmeos herdeiros do Império de Paul.

Giovana 14/04/2024

O melhor até agora!
Não tenho palavras para a experiência que foi ler este livro, como o enredo fecha perfeitamente a trilogia, como Leto II e Ghani são incríveis, como tudo foi muito bem planejado e pensado para chegar neste ponto da trama. Estou ansiosa para ler a próxima trilogia e cada vez mais apaixonada pelo universo criado aqui.

Juliana.Xavier 10/04/2024

Que livro lento! Mas, ao mesmo tempo, muito bom.
Encerramento de trilogia grandioso, mas com alguns problemas,
Conhecer Leto II e Ghanima foi o ponto alto na narrativa, Leto principalmente. Gostei muito da dinâmica deles e de seus desenvolvimento. A volta de Lady Jessica me deixou um pouco confusa, mas, no fim, entendi o que o autor quis passar. Alia me dava muita raiva mesmo sabendo que era inevitável o que aconteceu com ela. Um personagem enigmático aparece e você fica sem saber o que ele quer e quem é ele. E achei que a revelação dessas coisas aconteceu antes do que deveria.
A ecologia volta a ser parte importante, o que é muito bom E Frank Herbert deixa claro que não é para a natureza se adaptar as necessidades do homem, mas o contrário. Pois isso só prejudica o próprio homem.
As intrigas político-religiosas continuam envolventes e tensas. Nunca se sabe em quem confiar e o que vai acontecer exatamente. Apesar de entender as conclusões dessa intrigas, no fim há pontas soltas.
Do mais, é um livro muito grande. maior do que deveria. Repetindo várias vezes as mesmas informações, deixando a leitura bem lenta e cansativa. Não me senti presa a estória, apesar de querer ler os próximos livros para saber o que Leto vai fazer para chegar onde ele (ou a "visão") quer.

Vic 10/04/2024

(Eu estava desacostumada a enfrentar sagas, mas duna é um universo criado com tanta maestria que eu precisava terminar. Sei que existem outros livros que dão continuidade, mas acho que vou parar na trilogia mesmo.)

LucasFaeru 05/04/2024

Caramba, Frank Herbert é um gênio
Uma trama que parece levada ao léu concretiza seu clímax de forma impressionante. Herbert mostra que todas as cenas levavam a um ponto central inevitável. Que encerramento de trilogia!!!

AnaP14 03/04/2024

Este livro é diferente dos dois primeiros, talvez seja pela maior participação de personagens novos. A leitura foi tranquila, sem muitas dificuldades, senti que a partir desse livro já estava habituada ao universo de Duna.

Anderson 01/04/2024

Simplesmente loucura
Uma loucura atrás da outra. Muitas coisas acontecem com essa família Atreides. Começa de um jeito e termina de jeito que não dá pra acreditar. Como que dias crianças conseguem controlar tanto as outras pessoas.

yuridant 31/03/2024

Superou o original
Esse livro se parece mais com o original até certo ponto, depois ele vai pra um caminho totalmente diferente e eu adorei. Chega um ponto que tu pensa: "que diabos o Herbert usou pra pensar nisso?" E isso é incrível!

Bruno Meneghello 25/03/2024

A história continua após a decisão de Paul Artreides em vagar, cego, no deserto. Ao mesmo tempo surge um tal Pregador, deixando todos em dúvida se seria ele Paul, ou não.
Alia governa Arrakis enquanto lida com as memórias daqueles que habitam dentro de sua cabeça.
Lady Jéssica pretende manter as coisas em ordem, porém abandona um pouco sua filha e ao mesmo tempo é receosa com relação aos gêmeos.
Gurney e o ghola querem sempre ser prestativos e ajudar, porém não sabem em quem podem confiar.
Levo II e Ghanima assustam com seus poderes e visões, e vão tentando entender as atitudes do pai e como podem agir de melhor maneira.

Novos personagens: Farad'n, Javid, Namri, Sabiha, Muriz, Tyekanik, Wensicia.

Além disso há uma ameaça eminente de que aconteça a Kralizec, e acontece a criação de um poderoso Deus.

Os livros parecem ficar mais estranhos conforme vão avançando. Acho que ainda prefiro mais o primeiro livro.
As visões provocadas pela especiaria e a água da vida ficam mais confusas, principalmente entre os irmãos gêmeos, filhos de Paul.
Porém o livro é bom na parte de maquinações e jogos de interesse dos personagens.

Sérgio 24/03/2024

Complicado, mas estupendo
É incrível como o Herbert tem a capacidade de dissecar sobre problemas tão curiosas com uma visão tão criativa e original

Germano7 24/03/2024

Surpreendente
Comecei o livro e já de cara percebi que o ritmo desse seria completamente diferente. Muitas questões internas sobre as talvez milhares de vidas passadas dentro de Leto² e Ghanima, com isso temos uma trama que se desenrolar a partir daí com traições, planos para tomada de poder e etc... a cara de Duna.
Vale lembra que nesse terceiro livro, temos retornos e mortes bem interessantes( que não me causaram tanto impacto assim, com excessão de uma).
No geral curti a experiência de ler o livro mesmo sendo talvez o meu menos preferido de toda a trilogia. Achei que aqui seria o fechamento da trilogia em modo definitivo, porém o final deixa tudo em aberto para o futuro.