A Lua de Mel

A Lua de Mel Sophie Kinsella

Resenhas - A Lua de Mel

Baah 02/02/2014

Fiquei mais interessada na Fliss e no Lorcan do que no triangulo amoroso
Aline Lázaro 14/04/2014minha estante
Eu também! Acho que faltou um final para eles...

Tayná Pionteke 11/07/2014minha estante
pois eh... o final da lotti ja era previsivel.
o ben era um canalha desses que vivem por ai rs
fiquei esperando o fim do lorcan com a fliss, tao lindo ele... rs

Tayná Pionteke 11/07/2014minha estante
um livro muito bom é amigas (im)perfeitas

Joylande 17/08/2017minha estante
RT

Daniela 20/08/2014

Escolha infeliz...
Deixe eu começar esse texto dizendo que eu AMO a Sophie Kinsella. Eu li a maioria dos livros que lançou. Comecei com a série da Becky Bloom, que teve livros ótimos, e outros nem tantos (por exemplo, Mini Shopaholic… a série poderia ter terminado sem esse desastre). O Segredo de Emma Corrigan e Eu Fiquei com o Seu Número estão entre os meus livros favoritos. São os tipos de livros que fazem eu dizer a amigas: você TEM que ler!

Enfim, como eu disse, sou super fã da autora. Considero a Sophie Kinsella uma ótima escritora. Ela é capaz de criar personagens carismáticos, e situações surreais. Seus livros divertem os leitores, mas também os enchem com uma sensação doce de romantismo. Para mim, Sophie Kinsella sempre esteve no topo das autoras do gênero chick-lit.

Mas então, existem os bons chick-lit, e existem os chick-lit ruins. Infelizmente, A Lua de Mel pertence a última categoria. Eu normalmente leio os livros da Sophie Kinsella super rápido – porque eles são em sua maioria entretenimento deliciosos. Porém por muito pouco não abandonei essa leitura. Terrível, simplesmente terrível.

Vamos a história. A Lua de Mel é contada pelo ponto de vista de duas personagens. A primeira é a Lottie. Lottie já passou por diversas decepções amorosas, pois seus ex-namorados fugiam de qualquer compromisso sério. E quando Richard, o seu namorado de longa data, a convida para um “almoço especial” Lottie tem certeza de que seu momento chegou: Richard irá pedi-la em casamento. Ela tem tanta certeza que o pedido irá acontecer que até mesmo comprou uma aliança de noivado para Richard usar. Logo ela percebe que está completamente errada.

Depois de um drama danado – Lottie se sente rejeitada e humilhada com toda a situação – ela acaba caindo nos braços de seu antigo amor de verão, o Ben. Os dois não se falam há 15 anos, mas o reencontro acende uma chama forte do passado. Eles acabam se casando – apesar de praticamente não se conhecerem – e decidem passar a lua de mel na Grécia, onde eles se conheceram e seu romance de verão começou há anos atrás.

O outro ponto de vista da história é o da Fliss, a irmã mais velha de Lottie. A Fliss desde jovem cuidou de sua irmã caçula, e é super-protetora. Ela entende as emoções de Lottie e também sabe que sempre há alguma reação impulsiva quando Lottie rompe relacionamentos. Fliss chama esses impulsos de Lottie de ‘escolhas infelizes’. Para Fliss, o casamento de Lottie com Ben não passa de mais uma escolha infeliz.

Fliss vive um momento conturbado. Ela mesma passou por um divórcio doloroso, e tem de conviver com o descaso de seu ex-marido com seu filho. Por isso ela está determinada a evitar que Lottie passe pela mesma experiência.

Lottie conta para Fliss que ela o e Ben não fizeram sexo antes do casamento. E é daí que Fliss tem a ideia para terminar essa escolha infeliz de Lottie sem grandes consequências: ela tem de evitar que Lottie e Ben consumam o casamento. Assim, Lottie poderá anular seu casamento com Ben, e não terá de passar por divórcio algum.

A Fliss faz de tudo para boicotar qualquer chance de Ben e Lottie de fazerem sexo. Enquanto isso, Fliss, seu filho e Lorcan – o qual trabalha com Ben e também está super insatisfeito com esse casamento (ele acha que esse casamento com Lottie será um desastre para os negócios) – viajam para a Grécia para colocar um fim nessa situação.

Então, a história segue alternando os pontos de vista de Lottie e Fliss. E o que segue são vários momentos em que Lottie e Ben tentam de todas as maneiras consumar seu casamento, mas toda oportunidade acaba sendo frustrada. E Fliss usa de todos os recursos possíveis para evitar com que sua irmã consuma seu casamento com seu novo marido.

Eu tive um forte impulso em pular as páginas com todos os momentos do ponto de vista de Lottie. Foi difícil aguentar. Tudo era sobre sexo, sexo e sexo. Ou melhor, a tentativa de fazer sexo. E quanto mais tempo Lottie passava com Ben, mais ficava claro de que os dois não tem nada em comum. Mesmo assim, ela insistia em acreditar que Ben era o amor de sua vida. E houve alguns momentos com Fliss – especialmente os momentos com seu filho fofo e o Lorcan – que dei algumas risadinhas e acreditei que o livro não estava totalmente perdido. Mas essa esperança não durou muito tempo.

A verdade é que eu detestei tanto a Lottie quanto a Fliss. Algumas das atitudes da Lottie são as mesmas de outras personagens criadas pela Sophie Kinsella. Mas não consegui sentir nenhuma simpatia por ela. E a Fliss… eu detesto esse tipo de pessoa que se acha no direito de interferir na vida de outros, pois pensam que sabem quais são as melhores escolhas.

Esse livro me deixou com a impressão de que foi escrito por alguém completamente diferente, e não pela tão adorada Sophie Kinsella. No final, achei que A Lua de Mel foi a minha escolha infeliz.
Patricia 05/03/2015minha estante
eu concordo muito contigo... pensei q tava sozinha nessa... hahahaha! achei terrível esse livro. terrível! ótima resenha. adorei ?

Patricia 05/03/2015minha estante
era uma exclamação no fim. rs. bjs

Bruna Correia 01/02/2016minha estante
concordo plenamente... Sophie Kinsella não precisava ter lançado esse livro. Simplesmente ruim, não parece ela ao escrever algo assim... A Lottie não cativa a ninguém e não passa de uma mimada... Triste isso porque AMO a autora e seus livros, mas esse é uma grande exceção :(

Thuus 26/05/2021minha estante
Sophie é minha autora favorita, mas senhor esse livro é terrível. Também achei as duas personagens péssimas, mas me irritou de mais as atitudes da Fliss, se eu fosse a Lottie já terias processado todo mundo daquele hotel.

Aline Ramos 07/11/2013

Surreal
Lottie, uma mulher de mais de 30 que está louca para casar com seu namorado Richard, com o qual já esta junto ha 3 anos. Porém, ela percebe que ele nao quer casar, dá o fora nele e fica meio doida. Sua irma, Fliss, ja sabe que ai vem bomba, quando Lottie faz sua Escolha Infeliz da vez e decide se casar com um rapaz que teve um namoro de verão ha 15 anos atras. Então começa a saga de Fliss, que também tem seus problemas, para acabar com a palhaçada que a Lottie se meteu. Várias situações surreais acontecem.

Eu gostei, os personagens são loucos, assim como todos da SK, mas não achei o melhor dela. Não ri tanto quanto nos outros como O segredo de Emma Corrigan, por exemplo (já li quase todos). Mas é uma boa diversão.
Vivi 29/12/2013minha estante
Concordo contigo. Rio bastante com os livros da Sophie, e dessa vez não. Não me cativou.

NathaliaGarrido 15/01/2014minha estante
Estou lendo ainda e to sentindo isso, mesmo remember me e twienties girl que além da comedia tem uma parte mais seria e fofa, esse em questão não está me cativando tanto nem em comedia e nem em carisma de personagens (as duas narradoras principalmente), não to achando ruim, mas parece que faltou alguma coisa.

Aline Ramos 16/01/2014minha estante
Também achei isso, como se tivesse faltando alguma coisa..

Flávia | @baixinhasleitoras 04/09/2019minha estante
Concordo com vc. Eu gostei do livro pq ri muito (principalmente quando o gerente atrapalha eles na hora de transar e o cara fala: QUE INFERNO DA PO**A! Eu chorei de ri nessa parte. Kkkk mas é vdd, as coisas q a irmã faz é fora do normal e o relacionamento do casal principal, sinceramente, se dependesse de mim eles não ficariam juntos não.

duda 04/09/2019minha estante
exatamenteeeee, que bom achar alguém que também concorda comigo kkkkkkkkk

Flávia | @baixinhasleitoras 04/09/2019minha estante
? nós kkkl

melissasilim 08/06/2021

Eu não sei quem é o vilão dessa história mas definitivamente não é Lorcan, ele foi, de longe, o meu personagem favorito (o único sem algum desvio de caráter kkkk mas tudo bem todo mundo tem um). Sendo essa a minha primeira leitura da Sophie Kinsella, não posso afirmar se é o melhor ou o pior livro dela, eu esperava mais mas achei bom. Eu gosto desse jeito criativo de escrever, sabe, parece uma genuína comédia romântica.
Ana Karolê || @anakaroline_gc 08/06/2021minha estante
Gosto das histórias da Sophie

*Rô Bernas 20/06/2021minha estante
Se vc gostou desse, vai amar os outros...sou fã dessa autora e esse foi o mais fraquinho que li dela. Leia "O Segredo de Emma Corrigan"...é perfeito!! ?

melissasilim 20/06/2021minha estante
sim, quero muito ler esse! assisti o filme dele e fiquei curiosa ?

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 06/12/2016

O livro trata da vida de Lottie, que se descobre em um momento de sua vida romântica onde esta pronta para casar, porem percebe que seu namorado não pretende lhe pedir em casamento. Revoltada com o termino, Lottie decide então se casar com um ex namorado que reapareceu recentemente, Ben, com quem namorou 15 anos atras, e quer fazer as coisas diferentes: Primeiro se casar, depois dormir com ele. Apos o casamento apressado, partem então para a tao esperada lua de mel. Porem, ao chegar la, esta lua de mel nao sera nada parecida com a sonhada. Em contrapartida, temos a irmã de Lottie, Fliss, uma irmã super protetora, que esta passando por um divorcio complicado, e quer a todo custo impedir a irmã de cometer um erro que a leve pelo mesmo caminho.
Se eu amei? Com certeza!! Me diverti horrores lendo esse livro. Ouso dizer que gostei mais desse do que o queridinho Fiquei Com Seu Numero, da autora. Sim, a temática é surreal, mas dentro dessa surrealidade, Sophie conseguiu dar um ar totalmente divertido e leve para a situação. Me peguei em varios momentos rindo alto das situações que a Lottie teve que passar na Grécia.
Apesar de Sophie Kinsella ainda não superar a minha autora predileta do genero, Marian Keyes, com certeza ganhou um lugarzinho reservado na minha estante, e me convenceu a dar uma chance para todos os livros dela.

site: www.facebook.com/diariosdeumaleitora
Stefani 06/12/2016minha estante
Q resenha maravilhosa amiga =D
Fiquei mais curiosa pra ler esse livro. Bjos.

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 06/12/2016minha estante
Obrigada :D
Leia, voce vai gostar!!

Stefani 06/12/2016minha estante
Vou ler sim amiga. Obrigada =D

Paloma Araújo 01/11/2020

O pior da Sophie
Eu amo Sophie Kinsella! Acho os livros delas bem humorados, com personagens cativantes e histórias muito envolventes. Mas, Lua de Mel não foi bem assim.
Eu acho que a Sophie estava fumando droga quando escreveu esse livro, porque essa história beira o absurdo.
Lottie tem 33 anos e se comporta como uma adolescente de 15. Incrivelmente, ela é uma mulher super bem sucedida no emprego, inteligente, mas se comporta de uma maneira muito imatura e isso me deu nos nervos. Ben é a versão homem da Lottie, cheio de birras e atitudes impulsivas.
E esse livro é resumido nos dois querendo transar e não conseguindo e eles só pensam nisso, sendo que faz 15 anos que eles não se viam. Sério que não tem assunto pra conversar?
A outra protagonista, Fliss, foi muito mais interessante, apesar dela se meter muito na vida da irmã, mas isso não me incomodou. Amei ela com o Lorcan e o filhinho dela, Noah, é um cristalzinho, que deve estar com escoliose, pois carregou esse livro nas costas.
Richard foi ok.
Enfim, dou graças a Deus que li vários livros da Sophie antes desse, porque senão ia achar a autora muito superestimada.
Juliete 01/11/2020minha estante
Paloma então Pfv me indica que livro eu leio dela pq eu li uma boa parte de "fiquei com o seu número" e foi exatamente isso que eu pensei dela antes de abandonar.

Paloma Araújo 01/11/2020minha estante
Ju, lê O Segredo de Emma Corrigan! Esse é o meu favorito dela (apesar que eu gostei bastante de Fiquei com seu número rs).

Juliete 02/11/2020minha estante
Ok muito obrigada! Já coloquei na minha meta de leitura?

Reniére 15/08/2015

Lottie namora há um bom tempo com Richard e está certa de que ele irá pedí-la em casamento. Afinal, ele deu todos os sinais que que faria isso: a levou a um chique restaurante, perguntou-lhe o que ela pensava de seu sobrenome e, claro, disse que precisava fazer uma pergunta muito importante. Então é óbvio que ela não poderia estar mais certa sobre o maior e mais esperado pedido de toda a sua vida. Só que ela não estava.

Quando descobre que suas expectativas falharam ao extremo, Lottie termina o relacionamento com Richard – afinal, ela achava que o conhecia melhor que ninguém – e passa os dias que seguem muito magoada e desamparada. Sua irmã mais velha, Fliss, que a conhece como a palma da mão, está pronta para a próxima das atitudes inconsequentes de Lottie as quais ela intitulou de Escolhas Infelizes, já que sempre que algum relacionamento da irmã fracassa, ela faz algo sem pensar: um piercing, entra em uma seita etc.

Poucos dias depois do término de seu relacionamento, a estagiária de Lottie a informa de que Ben entrou em contato e pediu para que ela retornasse sua ligação. Como não se lembrava de Ben algum, Lottie continua com sua vida desanimada. É durante uma das palestras que ela faz por causa do trabalho que se lembra quem pode ser Ben. Um de seus ex-namorados. Sua paixão adolescente quando ainda tinha dezoito anos.
Pronta para seguir adiante com sua vida e esquecer Richard, Lottie concorda em reencontrar-se com Ben e o inesperado a atinge: Ben confessa ser apaixonado por ela nos últimos quinze anos e a pede em casamento. Tudo o que ela mais queria acontece: um homem que realmente a ama se dispõe a passar o resto da vida ao seu lado e construir uma vida junto com ela. Sua resposta não poderia ser outra além do tão esperado “sim”.

Mas Fliss está certa de que o repentino pedido de casamento apenas poucos dias depois do término com um namorao de anos é apenas mais uma Escolha Infeliz de Lottie. E Filss não está disposta a permitir que a irmã pise em falso em uma questão tão importante. Ela está em processo de divórcio e não deseja isso para a irmã a quem praticamente criou. Então ela toma uma decisão: irá interferir na lua de mel de Lottie de modo que o casamento não seja consumado e, assim, uma anulação possa ser feita.

A Lua de Mel foi meu primeiro contato com a escrita de Sophie Kinsella e devido aos frequentes elogios aos livros da autora, elevei muito minhas expectativas. Talvez por isso meu descontentamento acerca do livro tenha sido tão intenso.

Neste livro, Sophie nos apresenta duas irmãs que são completamente diferentes: enquanto uma é prática e racional, a outra é desesperada e leva-se pela emoção. Por isso, uma das coisas que mais me fizeram não gostar do livro foi a personagem de Lottie. A protagonista tem 33 anos, uma carreira sólida e uma vida tranquila em muitos aspectos, menos amorosamente. Só que isso a influenciou de tal forma que muitas vezes eu me esquecia de que estava lendo a história de uma mulher experiente e (teoricamente) madura. Isso porque Lottie quase sempre se comportou como uma adolescente inconsequente que pensava precisar unica e exclusivamente de um casamento, de um marido, para ser completa e feliz. Isso me incomodou absurdamente.

Com relação a Fliss, embora suas decisões tenham sido necessárias para desencadear a série de cenas cômicas e hilárias que se desenvolveram a partir de seu envolvimento com o casamento de Lottie, ainda me pareceu muito surreal que alguém chegasse a pontos tão extremos para impedir que outra pessoa fizesse algo que considerasse um erro. Mesmo tratando-se de irmãs. Acredito que se algo semelhante acontecesse na realidade, nenhuma pessoa se portaria como Fliss, mas, mais uma vez, precisei me lembrar de que se tratava de um chick-lit e, por isso, o universo feminino estava tão preenchido de exageros. Contudo, mesmo me lembrando que tudo aquilo fazia parte do gênero do livro que eu estava lendo, não consegui me convencer.

Por outro lado, confesso que a leitura foi bastante prazerosa no sentido de ser engraçada e muito fluida. Sophie realmente tem uma escrita hilária e sua narrativa é extremamente envolvente, o que, em partes, foi um dos motivos que me fez não desistir da autora e optar por outro título para, quem sabe, ser cativada pela história.

Além disso, a autora tem o dom de criar situações tão cômicas ao ponto de sentirmos vergonha alheia das personagens e as cenas que protagonizam, bem como o de desenvolver personagens secundárias muito cativantes e, no caso de Lua de Mel, até mesmo melhores do que as principais.

No mais, o livro é um passatempo gostoso para quem é mais afeiçoado ao gênero, o que não chega a ser muito o meu caso. Indico o livro para os amantes de Chick-Lits e que estejam em busca de uma leitura que será feita rapidamente e que renderá muitas risadas.

site: www.palavrasradioativas.com
Thais 17/02/2017minha estante
Leia Samantha Sweet,que Tb é da Sophie Kinsella, que é super engraçado!

Reniére 20/02/2017minha estante
Eu li O Segredo de Emma Corrigan e gostei bastante! Samantha Sweet é outro que também já ouvi falarem muito bem. Espero ter oportunidade de ler em breve. Muito obrigada pela sugestão! :)

Thais 21/02/2017minha estante
tb gostei da Emma Corrigan!

Limão 06/02/2017

Gostei muito desse livro! Super leve e divertido. Ri bastante com a história e me identifiquei com as personagens. São duas irmãs, e cada capítulo é narrado por uma delas. Mas as duas tem uma mania de ficar imaginando mil coisas enquanto a pessoa que está na frente delas está falando. Faço isso demais!
Nunca havia lido nada da autora, não sei porque demorei tanto para começar esse! Foi uma leitura super positiva, que faz a pessoa se sentir tranquilo e animado. E a escrita é bem direta, deixando o livro rápido, nem parece que tem quase 500 páginas!
Só achei que o fim poderia ter acompanhado o ritmo do livro, por isso dei só 4 estrelas. Agora fiquei com mais vontade de conhecer a Grécia!
Drielly 17/02/2017minha estante
Tem quase 500 páginas? Também não notei!

Camila 05/03/2017minha estante
Eu sou fã da série Becky Bloom!!! Tem gente que não gosta por ser uma protagonista consumista mas é muito engraçado! Quero ler outros da Kinsella, fiquei curiosa com esse!!

jhuly.lara.7 05/07/2020

A Sophie Kinsella nunca decepciona! Super recomendo pra quem quer ler um livro leve e divertido nessa quarentena. :)
Naine 06/07/2020minha estante
Vou começar, agora!

jhuly.lara.7 06/07/2020minha estante
???

Ana 16/12/2013

Comédia e romance na medida certa!
Aviso aos meus leitores mais jovens, não recomendo a leitura para menores de dezoito anos. A aclamada escritora de Os delírios de consumo de Becky Bloom está de volta com o lançamento “A Lua de Mel”. Faço uma ressalva desde já, eu sou suspeita para comentar o livro, pois confesso ser uma fã incondicional da escritora.

A história é centrada em Lottie, uma mulher moderna de 33 anos que está desesperada para casar. O único problema é que o seu futuro noivo não tem os mesmo planos. Em consequência ela rompe com o namorado e fica arrasada, até que inesperadamente ela reencontra o Ben, o seu lindo namorado de adolescência – e pasmem! Decide se casar com ele imediatamente.

No entanto, a sua irmã Fliss, que acabou de passar por um divórcio doloroso, decide impedir que Lottie cometa essa loucura. Ela faz de tudo para impedir o casamento, mas fracassa. Sendo assim ela decide estragar a lua de mel da irmã com a intenção de impedir que ela consuma o matrimônio, e que assim seja possível uma anulação.

Fliss pede para que o gerente do hotel impeça que o casal fique sozinho. E ai que as situações mais engraçadas do livro ocorrem, valendo desde cama de solteiro a Teletubbies para acabar com a lua de mel.

O livro retrata situações corriqueiras que vistas de outro ângulo são muito engraçadas, uma história leve que diverte, mas também emociona, tem os mesmos ingredientes que fizeram os Delírios de Becky Bloom um sucesso, mas também possui algo a mais na receita: pimenta.

site: http://livrorosashock.blogspot.com.br/
Vivi 18/12/2013minha estante
Ana, tudo bem? Os outros livros da Sophie você também não recomenda para menores de 18? Muito obg!

Ana 02/01/2014minha estante
Oi Vivi, os outros eu recomendo para menores de 18 anos sim. Pode ler sem problemas.

Mayara Belém 03/06/2020

Os livros de Sophie Kinsella costumam ser divertidos, nesse ponto esse segue o padrão. Dos que li achei esse o mais difícil de terminar, a história se torna um pouco cansativa...
Sheila Almendros 10/07/2020minha estante
Li 60% do livro e realmente estou com uma dificuldade imensa de terminar!

Mayara Belém 11/07/2020minha estante
Não é? Achei que só eu tinha achado isso

Raveni Carvalho 13/04/2016

Affff!!!!!
Expectativa é uma bosta!!! Falavam tanto desse livro, que corre pra ler. Ja lee muitos livros da Sophie e gostei, e não sei se não estava estava na vibe desse livro. Mas foi um martírio para mim. Uma mulher de 33 anos se comportando como uma adolescente, que simplismente age por impulso apos o fim do relacionamento e achando que esta tudo muito bem e tudo muito bom. Logico que o livro tem umas cenas bem hilárias mas tem outras beirando ao ridiculo. Podia ter metade das paginas com toda certeza.
Taisa 14/04/2016minha estante
Ah Raveni por isso não gosto dos Chick-lits, me incomoda demais esse tipo de coisa, :(

Raveni Carvalho 15/04/2016minha estante
Ai Taisa acho que esse gênero não combina mais comigo. Muita embromação e mocinhas sem a mínima noção do ridículo. O livro gira em torno de situações carnavalescas demais pro meu gosto.

Pri Dias 15/02/2018

Leve e Engraçado...
A Lua de Mel

Esse livro é bem o estilo comédia romântica, o que é ?a cara? da autora, e eu adoro. Bem leve e engraçado, não é uma leitura cansativa.

O livro já chama atenção desde o início porque simplesmente a Lottie vive se metendo em enrascada, e por isso mesmo, é muito engraçada.

Apesar de se tratar de um romance, o que mais me chamou a atenção foi a relação de Lottie com Fliss, sua irmã mais velha e superprotetora. Pra mim, as duas roubam a cena nas ?trapalhadas?... é impossível não rir dessas duas.

Lottie toma a decisão de se casar, mas somente quando vai para a Lua de Mel é que percebemos se ela tomou ou não a decisão correta, já que em sua vida, suas decisões sempre são impulsivas.

Richard e Ben são personagens importantíssimos na história. Cada um com suas peculiaridades me levaram por caminhos ilusórios. Sim, se fosse na vida, eu teria tomado a mesma decisão impulsiva de Lottie.

Mesmo leve e engraçada, essa leitura me enganou direitinho e me surpreendeu no final. Sinceramente, eu não esperava a reviravolta, mas fiquei muito feliz com o desfecho.

Adorei!
Keila Ratier 16/02/2018minha estante
As cenas envolvendo a irmã de Lottie são as melhores, o trabalho de escola do sobrinho da Lottie é sensacional, a do avião é muito boa... e da máscara de esgrima me fez rir muito.

Pri Dias 22/02/2018minha estante
É verdade. Eu me diverti muito mais com as irmãs ?

Laura.Oliveira 15/01/2021

Bom para quem tem paciência
Eu adoro protagonistas bobas, românticas e impulsivas. Elas costumam fazer besteira e isso sempre movimenta a história de uma maneira boa. Entretanto, essas características são legais em protagonistas adolescentes, porque faz sentido ser tudo isso nessa época. Em se tratando de uma adulta como a Lottie, foi horrível. A cada vez que ela dava um chilique ou tomava uma decisão estúpida, eu queria abandonar o livro. A capacidade dela de distorcer as coisas me tirou de sério em muitos momentos e ela só não foi pior que o Chernobyl egocêntrico do Ben. O marmanjo conseguia ser pior que a Lottie e eu torci para que ele se desse mal em muitos momentos. Insuportável demais.
Sem dúvida, os personagens secundários levaram o livro nas costas e foram o motivo de eu ainda ter gostado, apesar de tudo. Amei a construção da Fliss e do Lorcan, tanto individualmente quanto como um casal. Eles, bem como os outros personagens, me fizeram rir muito e tornaram a coisa toda mais leve.
Acredito que esse seja um livro para quem tem paciência, porque é muito longo e os protagonistas realmente não agradam. Sabendo disso e estando preparado, a leitura é divertida. Aquela farofa bem farofa.
Mariana 15/01/2021minha estante
Amiga, SIM! O Ben me deu vontade de vomitar, acredito que o tamanho do livro não foi o problema e sim a quantidade de atenção que a Lottie e o Ben receberam. Tira os capítulos da Lottie e o livro fica perfeito. Outra coisa, QUE FINAL FRACO!

Se eu tivesse terminado esse antes do amigo secreto, não teria te indicado, certeza. Sobre A Troca: leia mesmo que esse vale SUPER a pena skjdksbdks

Mariana 15/01/2021minha estante
Só dei 4 estrelas pelo entretenimento