Ruth Rocha conta a Ilíada

Ruth Rocha

Resenhas - Ruth Rocha Conta a Ilíada

Davi.Leonidas 16/03/2024

Um livro complexo
Ilíada não é um livro para qualquer um. Digo que apenas leia se for para algum trabalho ou se goste de lendas gregas, se não. NÃO LEIA. Resumidamente, a história mostra os últimos dias da Guerra de Tróia. Leitura cansativa para quem não está acostumado.

Gustavo Santos 21/08/2023

Ilíada
Esse livro conta os últimos momentos da guerra entre os troianos e gregos, gostei desse livro foi o primeiro que eu li que senti dificuldade na linguagem e agora ele está cheio de anotações kkkkkk

Fabiana 28/06/2023

Quanta luta!
A linguagem da Ruth Rocha é muito boa! Inclusive, ao decorrer do livro tem um glossário para explicar alguns nomes e mitologias.
Ao iniciar, achei bem complicado, pois aparecem muitos nomes de mortais e deuses. E isso torna a leitura confusa. Mas, ao decorrer da história, ela passa a ser envolvente.
É muita luta, sangue, mandos e desmandos. Luta entre os mortais e entre os imortais. Impressionante, é ver a motivação de cada luta. Muitas das vezes, puro capricho. Não é uma luta do bem contra o mal. Mas, é uma apresentação dos desejos, anseios, perversidade incutidos no ser humano.
Vale a pena ser lido!
E eu busquei essa tradução, pois fiquei preocupada quanto a leitura da tradução mais formal. Essa é uma narrativa bem dinâmica e fácil de acompanhar.

Marida da Nat 21/06/2023

Ele basicamente narra as batalhas da Guerra de Troia, li ele para passar o tempo na escola, não me impressionou muito.

Ffski 19/06/2023

Resumido
Peguei este livro para estudar, junto á minha enciclopédia de mitologia grega. A história é bem resumida, mas de uma forma que não falte o necessário/essencial. As ilustrações e significados ajudam. Achei mediano.

Manuella1989 08/04/2023

Ruth Rocha você sempre terá meu coração
Ganhei quando eu tinha 10 anos, obrigada família. Amei muito ?
Gostaria muito de perder a memória só pra ler novamente como se fosse a primeira vez.

Nitiele1 02/03/2023

Mais uma vez não tenho muito o que dizer porquê li para faculdade. Realmente a escrita é bem fácil, e as notas de roda pé ajudam muito por ter muitos personagens.

Charly.nunes 17/01/2023

Lembro-me que fui obrigada a ler Ilíada na infância por conta do meu professor, peguei um ódio extremo desse livro e mitologia grega e etc, agora veja que a mitologia grega é interessante. Tenho que reler esse livro para tirar novamente minhas complicações. Pq só me lbro dele ser s pé nem cabeça e cheio de luta aleatória, mas creio que seja só birra minha da época. Por isso acho que os professores devem instigar seus alunos a leitura não obrigá-los, pq isso só cria raiva neles

elita.y 14/01/2023

razoável
tem uma leitura fácil e é rápido de ler, mas achei muito resumido. Todavia as ilustrações são bonitas?

Vinicius 13/12/2022

Uma versão que agrada gregos e troianos.
Esse livro é uma das obras mais bem feitas e caprichadas que já me deparei, livro bem diagramado, tamanho bom, ilustrações excelentes, escrita clara e concisa, simplesmente perfeita.

Jessica.Mendes 25/07/2022

Um reconto eficiente
Comprei e iniciei a leitura deste reconto da Ilíada por Ruth Rocha influenciada pela Tatiana Feltrin, que fez a leitura do poema original e comentou que, a cada canto, lia a versão em prosa no livrinho. É, supostamente, uma versão para crianças, mas não deixa de ser um desafio. A autora é fiel aos fatos do poema homérico, contando cada um dos cantos e utilizando vocabulário sofisticado. Por vezes achei que a narrativa careceu de recursos para melhor fluidez, e alguns trechos soaram como listas de tópicos cansativas. Mas a experiência em geral é muito válida. Há um texto introdutório narrando os acontecimentos anteriores à história da Ilíada e outro na conclusão, narrando o final da guerra. Isso contextualiza o leitor leigo e o aproxima da história, tornando a experiência de leitura mais imersiva. Durante todo o texto há notas de rodapé explicando os principais nomes e palavras desconhecidas, além de lindas ilustrações. Recomendo bastante a leitura!

Nathi 18/06/2022

A única coisa que eu acho realmente bizarra, é como viam tudo como tendo algum deus envolvido
Nada é por acaso, sorte ou qualquer outra coisa, tudo era o destino e já tava "decidido"
Mas enfim, fora isso, é só a narração de uma guerra kkkkk
Mas bem interessante (algumas crenças, costumes, visões de mundo etc)

caca.cosca 12/06/2022

Interessante
Tive muita dificuldade em entender a história porque eram tantos personagens que eu não entendia o que estava acontecendo e quem estava contra quem. Achei a história bem enrolada, sei que é a adaptação de uma epopeia, mas dava pra andar mais rápido, tornaria menos chato de ler. Não gostei muito não

Pires 01/06/2022

É rara uma adaptação infanto-juvenil da Ilíada que mantenha suas características estilísticas fundamentais, e esse é o mérito de livro de Ruth Rocha. Às vezes falta um pouco de ritmo, um pequeno ônus de manter a escrita com o espírito da época e oferecer uma experiência verossímil ao texto de Homero

Clarinha 03/09/2021

O que achei de Ilíada
Eu, particularmente, não gostei da história. Tipo... Ela não me desceu bem. Meio que é chata e não rende nem é interessante. Mas vale a leitura para um aprendizado de literatura?
caio.lobo. 11/10/2021minha estante
É uma história profunda, é por isso

Clarinha 13/10/2021minha estante
profunda ?????????

caio.lobo. 13/10/2021minha estante
Sim. Como por exemplo, os deuses tem pouca resistência ao sofrimento, ao contrário dos heróis que suportam tudo. Isso é uma alegoria, demonstrando que para quem tem poucos sofrimentos qualquer pequena dor é o fim do mundo. Também aqui se inicia a decadência dos deuses, pois eles se rebaixam ao nível humano em suas atitudes.