Ruth Rocha conta a Odisséia

Ruth Rocha conta a Odisséia Ruth Rocha

Resenhas - Ruth Rocha conta a Odisséia

1 | 2 | 3 | 4

Alice.Gusatti 08/04/2024

?Ótima para quem gosta de mitologia grega e Percy Jackson,é um livro para adquirir mais conhecimento sobre mitologia?

Débborah 25/03/2024

Relendo esse classico da minha infancia, as imagens sao muito boas, e a historia consegue ser resumida de uma forma boa.

biab0 09/03/2024

Achei interessante. confesso que só li por causa da escola mas achei legal descobrir mais nomes e personagens da mitologia grega. meio complicado por apresentar algumas palavras difíceis, mas a ruth tornou a história bem fluída.

birdspie_ 30/11/2023

Eu li esse livro na aula do professor da SL de leitura e acabamos de ler hj.
Eu nunca tinha lido um livro desse tipo, desse tema. Como tem muitos nomes de Deuses, muitos nomes de cidades acaba sendo bastante confunso.
Não é um tipo de leitura que eu curto ler, mas até que esse foi legazinho.

Charruf 02/10/2023

????
Li para a escola. Já entendia um pouco de mitologia grega pq li percy jackson, mas tiveram muitas coisas q eu não sabia. Gostei.

skuser02844 25/09/2023

Li pra escola
Li esse livro pra escola e pude até me surpreender um pouco, não é meu gênero literário, mas como é um livro clássico há muitas pessoas que gostam, principalmente porque fala de mitologia grega

Erick73 18/09/2023

Terminei de ler hoje na escola, eu achei muito bom, eu tô adorando ver sobre mitologia grega e esse livro conta a parte do Ulisses e da volta dele nessa história toda sobre a Guerra de Tróia, apesar de eu não ter gostado muito da escrita eu achei a história boa e fácil principalmente pro público infanto juvenil ler, até tem muitas explicações do que tal palavra significa e falando resumidamente sobre os deuses gregos oque ajudou muito a entender o livro, então eu recomendo!

arthurzito 29/07/2023

A Odisseia de Homero é uma obra clássica da literatura mundial que tem encantado leitores há séculos. Escrita por volta do século VIII a.C., essa epopeia grega narra as fascinantes aventuras do herói Odisseu enquanto tenta retornar à sua amada Ítaca após a Guerra de Troia. Através de um enredo repleto de reviravoltas, encontros com seres míticos e desafios emocionantes, Homero tece uma trama que tem conquistado gerações ao longo do tempo.

Confesso que me apaixonei pela magistral narrativa de Homero, que consegue criar um mundo ricamente detalhado, povoado por deuses, monstros e seres sobrenaturais. A riqueza das descrições e a habilidade do autor em construir cenários é verdadeiramente admirável, o que nos transporta para dentro da história e nos faz sentir parte dela. É como se estivéssemos acompanhando pessoalmente Odisseu em sua emocionante jornada de volta para casa.

No entanto, devo admitir que, entre as duas grandes epopeias atribuídas a Homero, a Odisseia não é a minha preferida. Embora eu reconheça sua importância e qualidade literária, confesso que sou mais atraído pela Iliada. Talvez seja a intensidade das batalhas, a presença de figuras heroicas como Aquiles e Heitor ou a própria temática da Guerra de Troia que me cativa de forma mais intensa.

Um dos aspectos que me incomodaram durante a leitura da Odisseia foi a personalidade de Odisseu. Apesar de ser um herói corajoso e astuto, senti certa falta de empatia por ele. Suas ações durante a jornada muitas vezes parecem egoístas e egocêntricas, e a maneira como ele lida com sua família no exílio é, em alguns momentos, questionável. Isso, de certa forma, afetou minha conexão emocional com o protagonista e me fez torcer menos por seu sucesso.

Por outro lado, é interessante observar como a Odisseia explora os temas da identidade, da lealdade, da saudade e do retorno ao lar. A trama também oferece uma visão profunda da sociedade grega antiga, suas crenças e valores, o que enriquece ainda mais a experiência de leitura.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Ruth Rocha conta a Odisséia" de Ruth Rocha

A "Odisséia" de Homero, adaptada por Ruth Rocha, é uma obra que nos transporta para o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses, heróis e criaturas míticas, narrando as aventuras do astuto Ulisses em sua longa jornada de volta para casa, após a Guerra de Troia. Nesta adaptação, Rocha consegue trazer a riqueza dessa história milenar para os leitores jovens de forma acessível e envolvente.

A Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, é o cenário dessa epopeia que mistura elementos de fantasia, moralidade e heroísmo. A história é dividida em três partes que delineiam a jornada exaustiva e tensa de um dos homens mais fortes e espertos da Grécia. A primeira parte apresenta as aflições da família de Ulisses - sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco - pelo não retorno do herói a Ítaca após vinte anos. Nesse período, diversos pretendentes aparecem à procura da rainha Penélope, desejando assumir o lugar do rei.

A segunda parte da história é marcada por Ulisses compartilhando suas experiências com os feácios, um povo hospitaleiro. A narrativa nesse trecho do livro é como um conto dentro de um conto, quando Ulisses relata suas aventuras aos feácios. Isso adiciona profundidade à história, permitindo que o leitor conheça as provações do herói através de sua própria perspectiva.

A terceira parte da obra conta o grande e arriscado plano de Ulisses para voltar a Ítaca, onde, ao aportar na praia, se reúne com seu filho e juntos elaboram um plano para derrotar os pretendentes de Penélope e restaurar a paz no reino. Ao liderar uma sangrenta batalha, Ulisses consegue assumir seu lugar, revela sua verdadeira identidade e retoma seu trono. No entanto, ainda é perseguido pelos parentes dos pretendentes que ele matou. Mas, graças à intervenção de Palas Atena, ele é salvo de mais um atentado e se compromete a viver em paz com seu povo para não provocar a ira de Zeus, o pai supremo dos deuses.

A jornada de Ulisses é marcada por desafios, perigos e tentações. Seu primeiro obstáculo é a passagem pelas ilhas dos lotófagos, onde os habitantes consomem a flor de lótus, que induz ao esquecimento e ao desejo de nunca mais partir. Esse episódio destaca a importância do autocontrole e da lembrança do objetivo final na busca de Ulisses por seu lar.

No encontro com os ciclopes, seres gigantes com um único olho, Ulisses e seus companheiros enfrentam uma ameaça terrível. Essa passagem nos ensina sobre a coragem e a astúcia necessárias para superar obstáculos, especialmente quando se é superado em número e força. Além disso, somos apresentados à vingança de Poseidon, o deus do mar, que torna a jornada de Ulisses ainda mais difícil devido à sua raiva pelo cegamento do ciclope Polifemo.

A visita à ilha de Circe, uma feiticeira com o poder de transformar homens em animais, destaca a necessidade de inteligência e diplomacia para escapar de situações perigosas. Ulisses, com a ajuda da deusa Palas Atena, consegue proteção contra as artimanhas de Circe e mantém sua humanidade.

A descida de Ulisses ao Hades, o mundo dos mortos, é um momento emocionante da história. Lá, ele encontra espíritos de antigos heróis e recebe conselhos sobre o futuro de sua jornada. Essa parte da narrativa aborda questões existenciais, como a mortalidade, o destino e a importância da memória e do reconhecimento dos feitos de heróis passados.

A passagem pelas sirenes, seres encantadores que tentam levar os marinheiros à perdição com seu canto, destaca a tentação e a importância de permanecer focado em objetivos nobres. Para resistir ao canto das sirenes, Ulisses amarra-se ao mastro de seu navio, uma demonstração de autocontrole que se tornou um exemplo lendário.

A odisseia de Ulisses também inclui confrontos com Cila e Caribdes, duas criaturas marinhas temíveis. Aqui, aprendemos sobre a inevitabilidade de escolher entre os males menores, pois enfrentar uma significa evitar a outra.

O livro também lida com temas como a fidelidade e o amor, representados por Penélope, a esposa de Ulisses, que enfrenta uma multidão de pretendentes que a pressionam a escolher um novo marido. Sua paciência e determinação em esperar pelo retorno de Ulisses destacam sua devoção.

Ao adaptar a "Odisséia" para um público mais jovem, Ruth Rocha realiza um trabalho notável. Sua escrita fluente e acessível permite que os leitores iniciantes em literatura clássica grega mergulhem nessa rica narrativa com facilidade. Além disso, as ilustrações presentes no início de cada capítulo acrescentam um elemento visual que enriquece a experiência de leitura.

Em conclusão, "Ruth Rocha conta a Odisséia" é uma adaptação cativante de uma das maiores obras da literatura ocidental. Ao trazer a jornada épica de Ulisses para um público mais jovem, a autora mantém a essência e os valores da história original, enquanto a torna acessível e envolvente. Este livro oferece aos leitores iniciantes uma introdução valiosa ao mundo da mitologia grega e à riqueza das histórias épicas. Através das aventuras de Ulisses, somos lembrados de que, mesmo diante das adversidades, a coragem, a inteligência e a perseverança podem nos guiar de volta para casa.

Gabriele 24/07/2023

Oque eu achei de a Odisséia
Olha sinceramente eu não gostei muito, não é o meu tipo de leitura. Por isso demorei tanto pra acabar de ler ele.

Milena 21/05/2023

Foi um livro lido pra trabalho de escola mais não é ruim, acho que só não tô acostumada com o tema sabe, pra me familiarizar com ele( o tema) eu não começaria com esse livro mais ok.

thalia1989 02/05/2023

Livro interessante de ler, fala bastante sobre mitologia grega e a fã de Percy de Jackson em mim amou

Maria.Batagin 21/04/2023

Odisseia
Um livro rápido e gostoso de se ler sobre o retorno de Ulisses depois da guerra de Tróia.
Escrito com uma maestria pela Ruth Rocha.

dearbookstan 12/03/2023

Ulisses ou Odisseu?
A Ruth Rocha conseguiu a proeza de recontar a Odisséia com uma boa riqueza de detalhes e de forma fluida, de modo que torna interessante a leitura.
Li o livro todo em mais ou menos uma hora e gostei muito da forma que ela apresenta os acontecimentos, todos eles de forma lúdica e bem direta, tornando fácil para quem já tem uma pequena noção de mitologia conseguir se situar no universo.
Vi muitas resenhas aqui dizendo que não gostaram porque tinham muitos nomes estranhos mas isso simplesmente não faz o menor sentido. A Odisséia não foi criada nos dias atuais, não foi a Ruth Rocha que criou, e ela tem tantos personagens quanto qualquer outro livro de fantasia, e outra coisa que a Odisséia original tem mais ou menos 500 páginas enquanto esse livro tem um pouco mais de 100, então obviamente vai ser mais difícil pra memorizar todos os personagens.
Minha única critica é que a Ruth Rocha não parece ter estudado tanto sobre a mitologia em si, confundindo Hélio com Apolo (que são dois deuses diferentes). Acho que a única parte que ela pecou foi nas descrições dos deuses e de alguns personagens que poderiam ter sido mais fiéis à mitologia em si.
Tirando isso, não tenho nada a criticar a Odisséia, são aventuras fantásticas onde acompanhamos o astuto Ulisses em sua série de desventuras tentando voltar para seu reino e sua amada Penélope.
Alias, Telêmaco é uma lenda! Amo ele

Nitiele1 17/02/2023

Li por conta da faculdade, então não há muito o que dizer. É bem bacana porquê a história foi adaptada para uma linguagem bem simples.

1 | 2 | 3 | 4