Ruth Rocha conta a Odisséia

Resenhas - Ruth Rocha conta a Odisséia

1 | 2 | 3 | 4

Tamires Felix 22/03/2021

Ótimo livro!
A Ruth conseguiu recontar a história com riqueza de detalhes. Apesar de muitos nomes estranhos e palavras difíceis, a leitura é fluída.

Recomendo!
Drakomanth 22/03/2021minha estante

Lilivitoria 12/07/2021

"A mitologia grega sempre foi meu calcanhar de Aquiles"??
Se essa frase faz sentido para você, você deve ler a Odisseia contada por Ruth Rocha...
Esse livro é exelente para os amantes da Mitologia grega e para quem tem receio de ler a obra original, pelo difícil vocabulário. Eu indico essa adaptação, por ser uma leitura bem rápida, com imagens e com palavras bemm fáceis.
Eu só classifiquei esse livro com ???, porque não gosto muito de mitologia nem de fantasia. Todavia essa foi uma leitura obrigatória pedida pela minha escola. Mas eu consegui entender bastante e aprender um pouco mais sobre a mitologia.
Se você é fan de 'Percy Jackson', ' Ilíada' e 'Herois do Olimpo' você também vai gostar dessa obra, que conta a volta de Ulisses depois da guerra de Troia.
A única coisa que me deixou bemmmm irritada, foi a subordinação e o diminuimento da mulher. Por exemplo a Helena que foi prometida a um homem, Páris, sendo que ela já era casada( Ela não tinha poderia fazer a escolha de com quem ela quer ficar?) E a Penélope que teria que escolher alguém sendo que ela ama Ulisses (Ela não poderia ficar solteira? Porque todos os pretendentes gostavam da beleza dela não de quem ela era.) São pontos que tem relação com o tempo, mas acho interressante uma adaptação que mostrasse o ponto de vista dessas mulheres.
???????????

Bruninha 19/10/2010

Odisseia: Um clássico de Homero
Ufa! Acabei!
Demorei quase 1 mês para terminar o livro, mas valeu a pena. Uma linguagem diferente, cheio de nomes estranhos, alguns nomes quase não conseguia falar direito...rsss. Lia um pouco a cada dia para entender bem a história, quando tinha um trecho que não entendia direito, pedia ajuda para minha mãe. O livro fala do retorno de Ulisses para casa, depois que acabou a guerra de Tróia. Ulisses é o nome romano, na Grécia, ele é chamado de Odisseu, por isso essa história se chama Odisseia. Conheci um pouco da mitologia grega, me encantei com o amor de Penélope por Ulisses que depois de 20 anos ainda amava e tinha esperança do retorno do seu amado. Durante este período de espera, surgiram muitos pretendente que ficavam na sua casa consumindo seus bens e exigindo que ela tomasse uma decisão e escolhesse um deles para se casar novamente. Ela se sentindo pressionada, declara que só escolheria um deles depois que terminasse uma colcha, para envolver seu sogro, quando ele morresse. Penélope nunca terminava a colcha, pois o que fazia durante o dia, desfazia à noite, assim como nunca terminava, ia enrrolando os pretendentes, na esperança do retorno de Ulisses. Passeei no mundo dos ciclopes, os gigantes de um olho só, me apavorei com os gigantes comedores de gente e a medusa, aquela que tem cobra na cabeça, no lugar de cabelos, e se olhar nos olhos dela a pessoa vira pedra. No final, depois de muitas aventuras, Ulisses consegue retornar a sua casa, se vinga dos pretendentes e reencontra sua família.

Aprendi sobre fidelidade e esperança.

* Ah! Também descobri sobre a origem da palavra boato. No retorno de Ulisses para casa, foi um homem chamado Boato que espalha para os habitantes de Ítaca sobre seu retorno e sua vingança. Havia muitos anos que Ulisses não voltava para casa e as pessoas não sabiam se era verdadeira ou não aquela notícia.

Juliana Amaro 05/04/2021

Ótimo livro
Neste volume, Ruth Rocha - respeitando o espírito da narrativa original - conta a história.

Yanes 18/11/2020

O herói
Um livro muito bom para os amantes de mitologia, ele conta as aventuras do herói ulisses (o odisseu) e toda a sua trajetória, e o percurso tão duro que ele percorreu até conseguir voltar para casa e para a sua família, ulisses foi um dos principais cabeças na vitória da guerra de tróia.

Nathi 19/06/2022

Tem bem menos luta que a Ilíada
Tem muita mitologia e retrata bastante os costumes e crenças da época
Achei bem interessante também

Nina.Chermont 20/01/2022

Odisseia
É realmente uma Odisseia, uma aventura impressionante! Recomendo a todos que gostam de histórias de viagens e fantasia

Charruf 02/10/2023

????
Li para a escola. Já entendia um pouco de mitologia grega pq li percy jackson, mas tiveram muitas coisas q eu não sabia. Gostei.

Maria1691 28/06/2022

Um Desencalhado
Eu tinha abandonado esse livro por não achá-lo interessante na época, mas voltei a dar uma chance a ele, e funcionou, gostei bastante.
Fala mais sobre a mitologia grega, suas crenças e costumes, mas a história foca na volta do mocinho , Ulisses, depois da guerra de Tróia, ele têm dificuldades para voltar pra casa porque sem querer irritou os deuses, gostei bastante onde a história levou, foi uma coisa surreal.

Jessica.Mendes 26/07/2022

Melhor que a Ilíada.
Gostei mais da adaptação da Odisseia do que a da Ilíada, desta mesma coleção. Talvez porque a narrativa da Odisseia funcione melhor em formato de prosa, ou porque a autora foi capaz de manter uma fluidez mais interessante neste caso.
Só me incomodam algumas escolhas. Não sou uma especialista em mitologia, mas pelo que já li, evito algumas confusões aparentemente cometidas aqui com alguma frequência. Por exemplo, a insistência em estabelecer uma equivalência entre o Hades e o que nós, modernos, entendemos por inferno, sob influência do cristianismo, ou a confusão constante entre Apolo e Hélio, que são divindades distintas. Outro momento em que isso ocorre é na nota de rodapé sobre as sereias. A autora explica a concepção grega e afirma que mais tarde elas passaram a ser vistas como mulheres metade peixe. Creio que seja mais acertado dizer que tratam-se de mitologias diferentes, e não de uma evolução do mesmo mito. Talvez seja o caso de uma revisão, mas, novamente, não sei. Posso estar equivocada.
De todo modo, a leitura flui bem e apresenta a narrativa homérica de modo fiel e respeitoso, com o potencial de estimular leitores a buscar o texto original e compreendê-lo melhor. Para o trabalho didático com crianças, creio que seja válido com o suporte de um adulto, pois o vocabulário é sofisticado e os temas são relativamente complexos, afinal, vêm de uma civilização antiga com costumes peculiares.

Dudinhaaa.lima 27/04/2022

Ficha de leitura mês 4
A Odisséia conta a história de Ulisses, o mais esperto dos gregos, depois da guerra que os troianos venceram devido a hoje mundialmente conhecida armadilha: O cavalo de Troia, com a mesma consegue salvar a princesa Helena dando fim a guerra que mais tarde se torna conhecida como a guerra de Troia. Depois de tudo isso chega a hora de voltar para casa, Ulisses e os outros guerreiros forma uma tropa de 12 navios para o retorno ao lar, mas acaba demorando 10 anos pra chegar em casa pois é constantemente impedido por alguns deuses do Olimpo. Conta a respeito das aflições de Penélope e seu filho, Telemaco, enquanto Ulisses (ou
Odisseu) não voltava para casa.

Camila Valente 22/01/2013

Ruth Rocha conta a odisseia
O livro Odisseia pode ser entendido de várias maneiras. Eu entendi-o assim: A Odisseia é um livro que conta a volta de Ulisses para casa, logo apos ter terminado a guerra de Troia. Conta também as aventuras que ele teve e os problemas que ele teve de enfrentar, como por exemplo os 10 anos que ele demorou para voltar para casa.
No começo eu não tinha gostado do livro, mas descobri que só achava isto porque não tinha entendido-o.
Agora tenho a absoluta certeza que eu, depois de ter entendido o livro, gostei dele:
Gostei, porque no começo Ulisses era meio que ''metido'' e ''orgulhoso'', e com seus obstáculos , ele aprendeu a ser uma pessoa melhor. Não perfeita, mas melhor.
Cheguei a opinião que esse é um ótimo livro, e recomendo todos a lerem. Principalmente quem gosta de livros de aventura.

duds ⤠27/03/2020

Apaixonada estou!
Eu amei demais esse livro, a história de Ulisses é incrível, toda a trajetória que ele percorreu para conseguir voltar para sua família demonstra uma inteligência superior do seu povo e demonstra o amor que ele tinha por sua família e a quem a ele seguia!

Rodrigo.Mendes 20/03/2021

Belas ilustrações
O livro é um bom resumo para permitir a continuação das crianças no fabuloso mundo de Homero, após a leitura da Ilíada de Ruth Rocha.

Juh Paiva 23/12/2012

Resenha do livro "Odisséia"
Esse é um livro que conta todo o ciclo heroico por qual Ulisses, um grande herói enfrentou. Ele se separa de sua família para se arriscar na guerra de troia, mostra o desespero de sua esposa Penélope e de seu filho Telêmaco, já que depois de 10 anos do término da guerra ele ainda não tinha voltado. Mostra todas as dificuldades que ele enfrentou para voltar para Ilha de Ítaca, onde vivia com sua família. Conta que haviam pretendentes a se casar com Penélope na mansão de Ulisses, já que ele era considerado morto. E que mesmo assim Penélope resistiu e inventou desculpas para adiar sua decisão de com quem iria se casar. Mostra a ajuda que Ulisses teve de Palas Atena, uma deusa que o ajudou durante toda sua trajetória. E por fim, mostra o reconhecimento que Ulisses teve por ter enfrentado todos os perigos tais como: o canto das serias, cíclopes(gigantes de um olho só). E a vingança contra os pretendentes, por terem invadido sua casa e tomarem posse de seus bens.
É um livro com narrativa não linear e contado na linguagem mitológica. Que está repleta de referências à mitologia grega: Mostra a importância da religião para o povo grego, os presságios que eles creditavam ser avisos dos deuses, a recepção que eles tinham com os hóspedes, pois acreditavam que honrando um hóspede estariam honrando o próprio deus, o ato de sentar-se sobre as cinzas, que era um ato de humildade, os jogos esportivos, que os gregos apreciavam muito, adivinhos, pessoas que faziam previsões em que os gregos acreditavam, a Ágora, praça em que a população se reunia para tomar decisões, a metamorfose dos deuses, onde eles se transformavam para vir ao mundo dos mortais, o mar, que está presente em grande parte da narrativa, por ter sido um grande fator de desenvolvimento da Grécia e etc.
Embora eu não aprecie muito a mitologia grega, gostei muito do livro. E recomendo!

1 | 2 | 3 | 4