Eu Me Chamo Antônio

Eu Me Chamo Antônio Pedro Gabriel

Resenhas - Eu me chamo Antônio

/QMD/ 20/11/2013

Sophia já trocou mensagens em guardanapos.
Por conta do sucesso no Facebook, não foi difícil colocar este livro na lista dos desejados, estourar o porquinho e comprar este livro na pré-venda. Também foi bem fácil ler este livro logo que ele chegou, em menos de uma hora. Hoje, a resenha de "Eu me chamo Antônio", de Pedro Gabriel.

Eu me chamo Antônio é sobre a vida boêmia de um personagem. É sobre cada um dos amores desse cara, sobre os meus amores e sobre seus amores também. Antônio é aquele amigo que todo mundo sempre quis ter, pronto para dividir seu tempo, seu ombro e seu chope. É poeta, é ilustrador e é ilustrador de poesias.

Antônio tem uma vida bem comum, com as mesmas decepções e sonhos que a grande maioria das 350 mil pessoas que o seguem no Facebook. Logo, partir de uma história ou acontecimentos se faz desnecessário. Tudo no livro gira em torno de pequenas frases, pensamentos, trocadilhos e figuras de linguagem, rabiscados em guardanapos pelo autor, Pedro Gabriel.

Pedro Gabriel nasceu para as palavras. Isso fica visível a cada trocadilho bem feito, a cada letra trocada que ganha novo significado, a cada espaço em uma palavra longa que se transforma em duas palavras pequenas. Saber brincar com as palavras também não basta. Ele brinca com frases. Brinca com sentimentos. Brinca com o leitor, o fazendo de gato e sapato na dança da "desilusão amorosa" com o "ainda assim, preciso de um amor".

Além de dar novos valores a cada letrinha, dá um valor enorme aos seus guardanapos. É algo simples e sem-graça (?), mas que ganha requinte e bom gosto quando suas micropoesias são desenhadas em nanquim. Nada de letras pregadas ou o analogismo da máquina de escrever. Ele cria curvas que remetem ao grafite, ao urbano, à mulher amada. Cada pedaço da frase se mistura com alguns desenhos (pessoas, símbolos, objetos, astros...) e cria coisas únicas, singulares. Estilo próprio, baby.

Outra sacada bacana é Pedro assumir que nos confunde, às vezes, com sua letra curvada, que brinca de tipografia. O dicionário de legendas com todas as frases bem escritas acabou sendo útil em alguns momentos.

Imaginei que o livro traria boas doses de conteúdo extra ou, ao menos, um monte de guardanapos de Pedro Gabriel e seu Antônio. Porém, várias páginas são ocupadas com fotografias que, apesar de complementar o texto ou darem um plano de fundo para alguns escritos, deixam o tempo com o livro ainda menor. Penso que seria legal uma coletânea com mais guardanapos, mais páginas. Todos os registros do poeta, quem sabe. Um segundo, terceiro, quarto volumes... Não me canso dele, Intrínseca!

site: Mais: http://www.quermedar.com/2013/11/antonio.html
Nanda 23/11/2013minha estante
Lindo! Tô só esperando o meu chegar

/QMD/ 23/11/2013minha estante
Não irá se arrepender, Nanda!

Raysa 19/03/2021

Amor em Guardanapos
Este livro abre as portas do cenário editorial para publicar autores que se tornaram reconhecidos primeiramente na internet!
É composto por uma série de guardanapos com frases, pequenos versos e ilustrações organizados de forma a contar a história de um relacionamento em suas diversas fases e facetas.
Com um estilo próprio e ideal para chamar a atenção de um público que se divide entre muitas tarefas e informações e vive passando rapidamente o feed do Instagram. Os textos se destacam pelo traço autoral, pelos jogos com as palavras e pelas frases curtas e ilustrações originais.
É uma edição de ótima qualidade livro muito bonito, com uma diagramação linda, páginas coloridas e papel mais grosso.Tem uma narrativa fácil de compreender, simples e impactante ao mesmo tempo. É possível se identificar e ser atingindo rapidamente pelas palavras do autor, que retrata experiências universais com o amor!
?NOTA: 9,0
??RECOMENDO? Sim.
? PRETENDO CONTINUAR? O autor publicou mais dois livros no mesmo estilo e com o mesmo personagem "Segundo" de 2014, e "Ilustre" de 2016, mas eu não adquiri!

Miih.... 08/01/2022

Eu me chamo Antônio
Leitura concluída ??
"Se não consegue virar a página, troque o livro. Existem tantas histórias interessantes esperando para serem LIDAS, esperando para serem LINDAS."

chavesz_ 30/11/2021

SENSACIONAL!
eu amo a estética e os poemas desse livro, amo como os poemas acabam formando uma história linear. MUITO BOM, mesmo mesmo!

gabys17 22/08/2022

Nhe
não é um livro ruim,mas eu esperava algo diferente
os poemas são legais mas a letra é quase indecifrável,tive que ir olhando no sumário pra entender,o que é bem chato
os desenhos são lindos e o design do livro bem legal!

netuno 14/01/2022

Decifrar código morse é mais fácil que ler esse livro
Eu ganhei uns cinco graus de QI lendo. No entanto, fritei 70 neurônios tentando ler.

As poesias são bem pequenininhas, mas o que torna a leitura verdadeiramente desafiadora é a forma como as palavras, escritas à mão, à propósito, foram escritas.

É uma experiência divertida, autêntica e instigante tentar decifrar as palavras.

Gostei e recomendo!

Auriane Brito 28/11/2013

É um livro que valoriza a arte, mas só!
Confesso que fiquei decepcionada pq eu ñ conhecia sobre a página no Facebook e só li a sinopse do livro. Achei que contava a história do Antonio, mas na verdade são fotos, desenhos e frases soltas, muitas vezes sem sentido, além da letra em alguns guardanapos ficarem difíceis de ler (parecem aqueles enigmas para exercitar o cérebro), então o autor colocou um "índice" no final do livro com as frases digitas para ajudar o leitor. Ainda bem que comprei o livro numa promoção!
Bruna 08/12/2013minha estante
Troca comigo?

Bel * Hygge Library 27/12/2013minha estante
Compartilho da mesma opinião que você... ainda bem que li emprestado. Eu não compraria esse livro.

giovanealex 06/01/2014minha estante
O fato de ter nascido no Facebook já é motivo suficiente pra desconfiar. Deus me livre.

Camila Westphal 20/02/2020

Esse é um livro que valoriza a arte, primeiramente achei que seria contada alguma história usando as frases escritas nos guardanapos, até que entendi que o autor dividiu em capítulos, sendo cada um correspondente á um tema. A letra as vezes ficava bem esquisita, o que atrapalhava muito no entendimento, se não fosse as páginas no final com cada frase escrita correspondente a cada página, eu não teria compreendido muitas das frases. Esperava mais do livro.

jota 26/11/2013

Guardanapos
Há quem use guardanapos (de pano) para se divertir com a família e amigos em Paris, gastando dinheiro público.

Mas há outros que fazem poesia e humor se valendo da inteligência e simples guardanapos de papel. É o caso de Pedro Gabriel (deu rima, sem querer).

Livro que é tudo de bom (ou que tem tudo de bom) do começo ao fim. Pena que seja curto demais. Então aguardamos outros volumes de Eu me chamo Antônio. Ou Pedro, ou Gabriel, ou João, ou Marcelo, ou Daniel...

Lido (muito rapidamente, acho que em uns quarenta minutos ou pouco mais, mesmo me detendo para observar as belas ilustrações que ilustram a obra) em 25/11/2013.

Lodir 28/12/2013

Decepcionante. Um livro em que algumas páginas, devido a fonte da letra e o desenho, tornam as frases impossíveis de serem lidas, tão ilegíveis que fiquei com dor de cabeça durante a leitura. É um livro que valoroza a arte, mas nada além disso. O conteúdo e os desenhos não impressionam.

Maria 13/08/2021

Razoável
As frases são até bonitas, fora a arte que é linda, mas as letras são muito complicadas de ler, metade das páginas eu não entendi nada, o bom é que tem as frases no final do livro, mas achei meio chato ter que ir toda hora conferir.
Enfim, achei o livro razoável, nem bom nem ruim, recomendo para quem curte poesia.

juliarfs 14/09/2021

lindo
a arte desse livro é tão linda, a forma que é representado enriquece ainda mais as reflexões que o autor faz, eu amei demais

lu 28/10/2021

graças aos diversos compartilhamentos e ao sucesso que já fizeram, me interessei muito por esse livro e fui surpreendida. ele tem uma mistura enigmática de sentimentos e palavras sobre o guardanapo, poesia pura. indico muito!!

Dani Gazaniga 17/07/2021

Eu me chamo Antonio
Confesso que desconheço pouco sobre a obra e sobre o autor.
Um livro que ganhei e que em algum momento me instigou curiosidade.
A obra me fez lembrar um pouco sobre a forma de escrita de Clarice Freire, como na sua obra Pó de lua.
Acho interessante a forma de escrita, e quem sabe em breve, eu possa desfrutar de outras obras como esta, do mesmo autor, e também de outros que seguem na mesma linha.

Rildery 01/07/2021

Letras confusas e frases clichês
Um compilado de letras bobas e com uma profundidade superficial. Comprei na promoção e ne arrependo amargamente.