Provocadora

Provocadora Madeline Hunter

Resenhas - Provocadora

Sueli 21/01/2014

Noiva Em Fuga Histórica
Tenho andado preocupada comigo... Sei lá, mas meus gostos não estão muito afinados com as opiniões que leio sobre alguns livros.
Diferentemente da maioria, gostei imensamente do primeiro volume da série “As Flores Mais Raras” – Deslumbrante – o que infelizmente não aconteceu com o segundo livro – Provocadora. Embora, eu tenha que concordar que Hunter tem estado muito equilibrada até agora, nesta série. Os livros estão muito interessantes, e percebi com grande alegria que Hunter se aplicou na pesquisa histórica para nos contar de forma muito atraente os aspectos econômicos e políticos do início do século XIX, e a propagação do iluminismo de Voltaire.
Provocadora, nos apresenta o surgimento da conscientização popular a respeito da diferença social existente entre nobres e plebeus. Onde as liberdades civis eram esmagadas sem dó nem piedade pelos senhores feudais.
A “Provocadora” em questão é Verity, que no volume anterior conhecemos como Lizzie, e que é a noiva fugitiva de Lord Hawkeswell. Ela irá nos surpreender de várias formas, inclusive com ideias interessantes e muito pertinentes.
O conflito mais interessante que Hunter nos apresenta é justamente o conflito entre as classes sociais do casal principal. Um conflito de ideias que tornará o livro instigante, já que tanto Verity como Hawkeswell terão fazer concessões para que possam desfrutar desse amor que chegou e se instalou de forma insidiosa e permanente.
Tanto em Deslumbrante, como em Provocadora, Hunter coloca os homens em situações onde nossas mocinhas aparecem como as salvadoras. Sem dúvida nenhuma é um diferencial para todas nós que apreciamos os romances históricos.
O que me incomodou foram os personagens. Eu simplesmente não simpatizei nem com Verity, e sua lógica idiota, e nem Lord Hawkeswell, e seus ataques de fúria.
Aliás, os personagens apresentaram um colorido intenso e meio cafona a partir desse volume, mas felizmente as “cuequinhas” não estiveram presentes, já que a nossa “mocinha” surpreendentemente, apesar de cândida e virginal, costumava fazer essas gracinhas para o seu marido...
Aí você me pergunta se estou ansiosa pelo próximo volume da série... Claro! Apesar de não ter me apaixonado por nenhum personagem, é o que sempre digo: Sou uma leitora e não desisto nunca!rsrsrsrs
silviacrika 21/01/2014minha estante
Puxa, que pena que nao tenha gostado. Eu amei esse livro. Bjs

Sueli 26/01/2014minha estante
Silvia, eu gostei muito mais de Deslumbrante... Sei lá, gostei da forma como a relação do casal foi sendo construída passo a passo.
Estou gostando bastante dessa série, acho que a Madeline Hunter está se firmando como uma autora muito criativa e com trama bem elaboradas.
Vou aguardar os próximos com ansiedade.
Bjks

Wélida 01/03/2015minha estante
Gente... vc falou tudo... achei a Verity um saco e o Hawkeswell com seus "ataques" de fúria, completamente passável... muitas pontas soltas...

silviacrika 12/01/2014

Maravilhoso!!
Simplesmente amei essa historia.

Muito melhor que Deslumbrante.

A historia desde o começo me instigou. Criou-se mistérios que me incentivaram a ler ..pra ver qual a solução que a autora iria dar.
Só fiquei um pouco frustrada com uma parte que nao entendi: O que fizeram com o primo da Verity????? Pode ser que eu tenha lido muito rapido...e deixei escapar algo.
Tbm fiquei frustrada pq a autora escreve 330 paginas e numa parte q talvez seja essencial..ela da uma pulada na historia. Por isso nao vai levar 5 estrelas.
Imaginei várias das cenas descritas e dei altas gargalhadas. Adoro livros que me fazem rir.
Outra coisa q gostei..foi q a autora não fica colocando coisas que as damas da epoca nao podiam fazer. Já li muitos historicos assim.
Dama dessa epoca..qd casadas..se submetiam ao seu marido e eram qs como sua propriedade. Essa autora mostra isso. Msm irritada com isso..gostei.
César 04/03/2014minha estante
esplêndido!