A bela velhice

A bela velhice Mirian Goldenberg

Resenhas - A BELA VELHICE

poli! 19/12/2023

ótimo livro sobre a velhice. convido a todas as pessoas que estão próximas (ou que não estão também) dessa fase da vida, a experimentarem este livro e tirarem bom proveito dele, pois nele há muitos aprendizados e reflexões para você viver melhor.
só achei que a autora repetiu muitas vezes algumas falas/ideias. em partes, entendo que uma ideia repetida muitas vezes é mais fácil de ser absorvida. porém, de forma demasiada, fica maçante e desnecessário. ao invés de repetir tanto uma ideia, por que não apresentar mais uma?
também acho que o livro poderia trazer um pouco mais sobre idosos mais velhos, mas creio que seja uma leitura mais para idosos mais jovens ou adultos intermediários que estão entrando nessa fase mesmo.

Kirk 24/05/2022

Tema atual, relevante e bem escrito
É meu primeiro livro sobre o tema "velhice" e foi uma ótima escolha. Pretendo ler outros livros da autora, inclusive já comprei a versão mais nova desta obra.

LeonardoGS89 13/03/2022

Um livro gostoso de ler, bem leve.
Muito boa a leitura deste livro, Mírian Goldenberg escreve de forma simples e adorável, gostei muito da maneira como ela abordou o assunto, ela tem uma linguagem fácil de se ler e entender, é o segundo livro que leio dela, o primeiro foi A Arte de Pesquisar, que também achei bem legal e ainda me trouxe até este.
Esse comecei a ler mais para poder agregar algo na minha convivência com meus pais que já são idosos, para que possa ser da melhor possível, em também em entendê-los sobre determinadas atitudes ou pensamentos, mas acredito que deva ser lido também por pessoas que assim como eu estão entre os trinta e quarenta anos , nessa fase estamos na correria e achamos que a terceira idade é muito distante, mas ela chega e não deve ser tratada como fim do mundo.
Só achei muito triste que até para envelhecer é bem mais pesaroso para mulheres que se cobram muito mais esteticamente, mudam até posturas e vestimentas, as vezes até a forma de dar uma risada, do que para os homens, que muitas das vezes continuam com mesmas atitudes e vestimentas e a sociedade não denigre, espero que em um futuro não muito longe esses detalhes possam mudar.

Fabi.Filippo 19/02/2022

Você está preparado para a sua ??
O livro foi publicado pela Editora Record em 2013 e a autora , a antropóloga Miriam Golderberg resolveu escrever sobre o que ela considera a Bela Velhice, segundo ela uma alternativa à velhice retratada por Simone de Beauvoir no A velhice.

Logo nas primeiras páginas ela traz o que pode construir uma bela velhice: ter um projeto de vida. Eu já assisti diversas palestras em aulas ou congressos sobre isso. Podem ser projetos que você conhece e tem desde sempre ou então aqueles descobertos tardiamente.

Alguns capítulos apresentam resultados de pesquisa relacionados a vários tópicos relacionados ao envelhecimento e apontam diferentes opiniões entre homens e mulheres sobre esse e outros assuntos. Liberdade , segurança , amizade , poder de escolha, saber dizer não.

Não existe receita de bolo ou passo a passo no livro para construir uma bela velhice, e sim assuntos para serem pensados. Cada um é responsável por construir a sua.

Christiane 24/07/2021

Mirian nos fala de uma velhice bonita, saudável, cheia de vida, de prazeres, ao contrário do que normalmente se julga ser ficar velho, uma pessoa que terá doenças, não conseguirá mais se locomover com liberdade, que terá limitações. Sim, haverá limitações, assim como a criança que não consegue andar ainda, a pessoa após certa idade já não consegue escalar o Everest, mas isto em momento algum lhe tira o prazer de viver e desejar e de ter autonomia e liberdade sobre sua vida.
Muito bom, apesar de que fico triste por ver quantos preconceitos ainda existem e como a sociedade, principalmente as mulheres, são cruéis com elas mesmas. É interessante porque a criança e o adolescente sempre se projeta na vida adulta e se interessa por isto, mas o adulto nega que vai ficar velho. Não é com ele isto. E gostei muito da posição de que não existe isto de melhor idade, melhor idade pode ser em qualquer época da vida.

Eduardo 28/02/2021

Uma leitura leve de autoajuda sobre como envelhecer bem. A autora coloca muitos depoimentos de pessoas que envelheceram bem e que estão lidando de forma saudável com idade.