Beleza Perdida

Beleza Perdida Amy Harmon

Resenhas - Making Faces

@LeiaCantando 16/01/2022minha estante
Simmm, não superei o Bailey até hoje ?

Rosi Ramos 08/08/2014

Um soco na cara da vaidade!
Terminei o livro com a sensação que nem tudo está perdido, e que sempre há chance para um recomeço, uma nova perspectiva de vida, um despertar tendo outro ângulo para olhar para o horizonte.
O livro fala de companheirismo, de desprendimento, de doação, de amar sem olhar o exterior, do "que" a mais que cada um de nós tem em nosso interior, mas que somente as almas boas desenvolvem em sua plenitude. Deus nos dá todos os dias a chance de nos reerguermos de nossas pequenas e grandes tragédias diárias, porém nem todos entendem isso e se deixam levar pela vida como balões de ar ao sabor do vento. O livro trata a questão de abrirmos os olhos e a alma pra entender essas pequenas coisas e atitudes que dão sabor, calor e cor a vida. De olhar ao redor e ver que não é só beleza que importa, que a beleza sem o conteúdo não tem valor, não dá sabor, não traz a cor necessária para alegrar e tornar os dias verdadeiros.
A forma como a autora trouxe a baila os problemas passados pelas personagens foi fenomenal. Ela desenvolveu a trama magistralmente tendo como pano de fundo personagem plenos em dramas pessoas: Ambroise, tinha a beleza,o amor de seu pai, respeito de seus amigos e o fervor de toda uma comunidade que o via como um herói lindo do wrestling, porém havia uma cobrança pra que ele sempre fosse o melhor, isso tornava sua vida uma prisão sem grades.
Fern, uma pequena dádiva temporã que veio a vida quando seus pais não pensavam mais em filhos. Com seus cabelos vermelhos e rebeldes, sempre foi o patinho feio, o ser invisível, mas cheio de beleza interior e de bondade.
Bailey, o espirituoso e sincero garoto com distrofia muscular de Dushenne, que só queria lutar por seu direito de viver e ser feliz, o apaixonado pela garota mais bonita; o fervoroso seguidor de um esporte ao qual lhe foi negado a chance de participar por conta de sua doença, mas que mesmo assim não perdeu a alegria e viver e a irreverencia.
Essa tríade de heróis humanos me apresentaram a uma gama de sentimentos e sensações que mesmo depois de ter terminado o livro ainda me põem em check e me enchem com alguns questionamentos.
Amy Harmon conseguiu reunir lindas e citações ao longo do livro que o tornaram uma jóia preciosa e um livro super reflexivo:
"Amor não é amor,
Se quando encontra obstáculos se altera,
Ou se vacila no mínimo temor.
Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura."
...

Posso dizer que meu coração foi roubado e vencido, confesso que me rendi ao livro!!! Me entreguei sem medo de ser feliz e de chorar.
...
o que sorri roubando rouba algo do ladrão."
...

Pra fechar a resenha tenho que dizer que a Fern fez o papel de redentora dos romances de banca. A pequena ruiva devorava os livrinhos com uma alegria que só a leitura feita com o coração e sem preconceito pode proporcionar. Ela viajava e tinha suas aventuras através dos livros que lia, como todo bom leitor o faz. Achei lindo a Amy ter incorporado isso a trama.
...
Livros permitem que você seja quem você quer ser, para escapar de você mesmo por um tempo."
...

Confesso as passagens bíblicas me fizeram refletir e lembrar de mtos ensinamentos que tive ao longo de minha vida cristã. Isso foi um resgate maravilhoso!!!!! Genial.
Enfim, o livro me tocou e me tomou de uma forma sensacional e sem ser apelativo. Falou dos heróis humanos, cheios de defeitos e dúvidas. Já está em meu ranking dos melhores livros que li até agora.
O livro é perfeito em toda a sua imperfeição. Sensacional e incrível!!!!!
Amei e super recomendooooooo...

Nadja 19/07/2015minha estante
É um livro que nos deixa sem palavras diante de tantas mensagens lindas e profundas!! Amei sua resenha pois ela retratou com perfeição toda a sua imperfeição!!!

Mirele Saionara 11/06/2020

#desafioSKOOB
A história foi boa porém a escrita não me prendeu, infelizmente terminei por obrigação !

Ana Cis Gestal 12/08/2020

Beleza perdida
Autora: Amy Harmon
Tradução: Monique D'Orazio
Editora: Verus
Páginas: 332

"É difícil aceitar que você nunca vai ser amado do jeito que quer ser amado."

"Sempre achei que a beleza pode ser um impedimento para o amor (...)às vezes nos apaixonamos por um rosto, não pelo que está atrás dele."

Fern é uma adolescente apaixonada. Por sua família, por seu primo que também é seu melhor amigo, por seus livros de romances e por Ambrose, sem nunca contar seus sentimentos. Ele é inalcançável. Lindo, popular, e desejado por todas. Quando um outro lado de Ambrose é revelado, Fern se vê ainda mais apaixonada. Mas, uma decisão de Ambrose mudará a vida de todos. Como ele conseguirá suportar a dor, o julgamento e encarar seu reflexo irreconhecível?

Beleza perdida pode parecer apenas um livro clichê jovem. E sim, ele é! Mas, ele foi tão além do básico. Temos uma amizade incrível entre Fern e seu primo Bailey que tem distrofia muscular de Duchenne, personagens lidando com luto, superação e um núcleo secundário com violência doméstica. A escrita em terceira pessoa foi um acerto, pois a obra passeia por vários anos com os protagonistas.
Uma leitura emocionante e muito fluída. Se você for do time que chora fácil (assim como eu) mantenha lenços por perto e se for coração gelado, vai, pelo menos, dar uma derretida e ficar mais quentinho!

Vitória Susin 03/04/2020

Adorei a forma que a questão do a bela e a fera foi abordada nesse livro.

Mari Caldeira 07/10/2014

Rir ou chorar?!
Rir e chorar... Foi o que essa linda estória me proporcionou.
Há muito tempo um livro não me emocionava tanto, não me tocava dessa forma. Assim como, não me estimulava a escrever e recomendar, eu só faço isso quando a leitura, realmente, se torna especial.

"Temos fé de que há um propósito. Esperamos pelas coisas que não podemos ver. Acreditamos que há lições na perda, poder no amor, e que temos dentro de nós o potencial de uma beleza tão magnifica que o nosso corpo não pode contê-la".

Não gosto de contar o desenrolar do livro, acho que perde a graça para quem vai ler, apenas faço incentivar ;) Então, por favor, leiam Making Faces'.

Marí Amo 21/07/2020

Que história, que obra
Esperava um romance fofo e um pouco de lágrimas porém me deparei com uma história impossível de ser deixada de lado. Cada capítulo uma lição incrível, personagens fortes e um crescimento gigante. Fiquei comovida e apaixonada por cada um dos personagens e cada perda me fez refletir um pouco mais sobre a vida e a morte. E o principal, o que é beleza? É um livro que todo mundo deveria ler. Me marcou demais.

anynha 30/08/2020

"Às vezes a beleza, ou a falta dela, se torna um obstáculo para realmente se conhecer uma pessoa".

Leitura agradável, personagens cativantes. Super recomendo.

Vitória 10/10/2021

Esse livro acabou comigo, e trata de assuntos bem fortes e tristes. Antes de ler eu recomendo olhar os gatilhos dele.

Iandra.Kemilly 27/08/2023

A morte é fácil. Viver é a parte difícil.
Esse livro tava na minha meta de leitura há tanto tempo. Havia iniciado ele há algumas semanas atrás só que não conseguia avançar a leitura e hoje peguei ele pra realmente ler e finalizei, foi minha companhia de domingo. A mensagem que o livro retrata é tão linda só consegui parar quando cheguei ao fim. Fazia muito tempo que eu não me emocionava tanto com uma leitura.
A história é muito bem trabalhada, nos envolvemos com os personagens, conseguimos sentir o que eles sentem. Virou um dos meus favoritos definitivamente.
Leiam, garanto que não vão se arrepender

Paloma Araújo 30/04/2021

Emocionante
Quando comecei ler esse livro, achei que era um drama padrão. Não que eu não goste desse tipo de livro, mas é que não são muito inovadores. Mas nesse eu me enganei. Ele trouxe muito mais do que parece.
Nesse livro eu aprendi sobre cuidado, em como amor tem que ser demonstrado. Aprendi que nossos sonhos podem virar realidade, se não tivermos medo de tentar. Aprendi sobre a dor da perda e que devemos celebrar a vida daqueles que se foram. Aprendi que não temos a resposta pra todas as perguntas.
Foram tantos aprendizados! E tantos sentimentos também! Esse é o poder dos livros.

Biah Oliveira 15/01/2021

Beleza Perdida - Amy Harmon
Em beleza perdida acompanhamos a história de três adolescentes Ambrose, Fern e Bailey.
Fern é uma garota nerd, ruiva e sardenta, considerada feia se comparada a outras garotas de sua escola. Ela é prima de Bailey, que tem distrofia muscular por isso usa cadeira de rodas, e apaixonada desde criança por Ambrose Young, o campeão de luta livre da escola.
Bailey é um adolescente muito extrovertido, e apesar da sua doença ama a vida e vive ela a cada segundo, com certeza é o personagem central dessa história pra mim. Ele é filho do treinador de Ambrose e consequentemente é muito amigo dele.
Ambrose Young é um cara durão, lindo e cobiçado pelas garotas de sua escola. Por ser muito bom em luta livre, os moradores de Hanna Lake esperam muito dele, mas Ambrose na verdade não quer ir para a faculdade ainda. Ele e seus amigos mais próximos vão para o exército, porém essa decisão trás consequências terríveis para todos na pequena cidade?
Esse livro é uma lição de vida, Bailey nos ensina que ter dificuldades não é desculpa para realizar sonhos, Fern nos mostra que uma amizade vale muito mais que tudo, e Ambrose é um exemplo perfeito de que beleza não é tudo.
Rafa 15/01/2021minha estante
Eu amei esse livro, comecei sem muitas esperanças, já pensando em ler e passar pra frente e me surpreendi.

Biah Oliveira 21/01/2021minha estante
É lindo demais!!

Fran 17/08/2020

O livro é bom, mas não funcionou pra mim.
Vi várias recomendações deste livro, o que me fez querer ler, porém não gostei de como foi trabalhado o lado fera do protagonista, achei que poderia ter focado menos no físico, entretanto não há que se falar da escrita, está muito bem feita.