Érica

Érica Larissa Medeiros Barros Leal

Resenhas - Érica

itsthaleshere 21/04/2022

EU AMO ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS LEIAM
Resenha escrita em 2020 no meu antigo bookintagram kkkk (eu tinha 14 anos)

Imagine estar na escola e de repente o diretor te chama e eiz que seus pais foram assassinados. Foi isso que Érica passou em Fortaleza.
Em Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma emboscada feita pelo Ordem das Doze Tribos de Israel.
Em Pequim, um filho procura seu pai, há meses desaparecido.
Em Washington, na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em uma armadilha para que seu pai colabora com os bandidos.
Em moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos.
Esses cinco acontecimentos trágicos se entrelaçam impressionadamente. Somente Érica, que descobre que acabou de ser incluída em uma lista negra da ODTI poderá impedir uma desgraça planejada pelos Judeus, prestes a atingir a todos.
Gente, o que foi esse livro?! Nunca imaginei que iria tomar esse rumo da história.
Amei muito. A única coisa que eu não gostei foi o fato de ser muitos lugares em só um capítulo. Às vezes, em uma página, era Moscou, Cairo e Washington. Com a troca de personagens e cenários constantes eu acabei me embolando um pouco. Mas quando chegou no final, quando tudo foi esclarecido eu entendi tudo.
O decorrer da história é muito rápido por ser repleta de capítulos curtos e uma escrita maravilhosamente apaixonante.
Recomendo esse livro pra todos!

Marcelão 21/01/2022

Muito mais do que eu esperava
Só fui ler esse livro pq a Dra. Larissa é minha amiga. Tinha zero espectativas, achava que ia ser só mais um romance adolescente. Porém, o tanto de personagem, o tanto de coisa acontecendo, e como tudo está conectado, fez com que a leitura fosse bastante surpreendente. Parabéns!

Cintia.isbooktime 03/01/2022

Uma ótima história
Hoje estou trazendo a resenha desse livro que, meu Deus, não sei nem se vou conseguir falar tudo sobre ele nessa resenha!

Érica, de @larissambleal , conta a história de... Érica... de outras pessoas cujas histórias se unem e, também, do quase fim da humanidade... Mas vamos por partes.

Esse livro se passa na época de 2014/15, período onde a chamada Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI) está com um plano para "castigar" os grupos que os humilharam por décadas, ou seja, os cristãos e os mulçumanos.

Nisso, esse grupo vai para matar a Érica, isso por considerarem ela como uma ameaça, mas eles acabam por matar os pais dela (isso iniciado por um motivo um tanto quanto ridículo).

Depois disso, um dos garotos, o que estava infiltrado na ODTI como um espião, o Derek, explica para a Érica tudo com detalhes e a convida para fazer parte do grupo de agentes mirins da Interpol para combater a ODTI e uma possível Terceira Guerra Mundial.

Mas não é só isso, claro que não, o livro também conta o que está acontecendo com outras pessoas em outros lugares do mundo (E.U.A, China, Egito e Rússia) que, querendo ou não, também estão interligadas com a ODTI, seja por aliança forçada, seja por conta de um sequestro ou por mais assassinatos.

Eu gostei muito da história, confesso que me atrapalhei um pouco no começo com todas as histórias todas juntas, mas com o tempo eu me acostumei com as "mudanças de lugar". A história é de certo modo empolgante e faz você querer ler até o fim para saber qual será o fim de toda essa loucura (principalmente se você gosta de coisas referentes a: guerra, espionagem, história). Afinal, quem criou a ODTI? O início da ODTI tem uma profundidade além da pura "vingança"? Será que terá realmente uma guerra? Érica tem o dever de salvar o mundo, será que ela irá conseguir e todos ficam felizes e/ou em paz no fim? Saiba mais lendo ÉRICA!

// ?Cai

Vic4lves 30/09/2021

Pra mim, o começo do livro foi lento e confuso, pois ele retrata muitos acontecimentos e muitos personagens e eu não estava entendendo onde iam se conectar e o porque daquilo, mas em poucas páginas a autora já soube organizar e fazer tudo se encaixar.
Esse livro me tirou da minha zona de conforto, pois sou muito sensível com diversos assuntos abordados, mas achei importantíssimo ler ele, e adorei a forma como a autora escreveu sobre eles, assim, não deixando tão pesados e difíceis pra ler. Além de que é uma história de investigação criminal, então li com bastante calma pra não perder nenhum detalhe.
O ponto mais alto do livro e que faz todas as histórias se conectarem é o Extremismo religioso e a vingança, e esse foi um detalhe bastante útil, pois já vivemos em 2021 e mesmo assim, coisas terríveis acontecem por conta da religião, sendo que é pra pregar a paz e o pessoal fica fazendo discórdia e brigas.
A história tem muitos traços da vida real, por exemplo, nomes políticos e atentados que aconteceram de verdade como o de 11 de Setembro, achei isso bastante legal e me fez entender o porque do “Relatos de Conspiração” da capa do livro, porque mesmo falando de algo que realmente aconteceu ela criou uma teoria interligando aos fatos do livro.
Eu só fã de livros que tem uma personagem feminina empoderada e a Érica é uma personagem muito forte, corajosa e ela mudou a vida de todas as pessoas que conviveu e até de quem nunca chegou a conhecer.
Era uma menina de luz, querendo apenas a paz entre todos. Guerra não faz ninguém chegar a lugar nenhum, apenas no caos.
Adorei a escrita do livro com palavras em tamanho ótimo pra ler, além da folha ser amarela, assim, não deixa a vista cansada. Tenho muita coisa pra falar sobre esse livro, mas vou terminar a resenha falando que ele tem um ótimo plot twist e só lendo pra entender tudo.

Luiza.Oliveira 05/06/2021

Resenha por @felicidadeempaginas
"O mundo acabou [...] Tudo voando, o fogo subindo, o povo gritando, explosões por todos os lados"

? Resenha ?

Moscou, Cairo, Washington, Pequim e Fortaleza, o que esses lugares tem em comum? Érica! uma jovem que foi colocada na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, ela é a única capaz de impedir que uma grande desgraça aconteça, e pq? Quem é essa garota?

O livro começa com um prólogo que remete aos tempos antigos e fragmentos de pessoas que sofreram perdas pela tirania humana, já nos tempos atuais somos apresentados a uma série de atentados que estão ocorrendo pelo mundo todo onde alguns jovens são figuras centrais, pode parecer aleatório, mas todas essas histórias vão se cruzar

"Érica ensinou ao mundo uma lição singular: numa guerra não existem vencedores. Todos perdem"

A nossa protagonista vai carregar o peso de todo o mundo nas costas, ela é uma jovem que impedirá que a terceira guerra mundial ecloda e destrua o mundo, e é essa a mensagem que ela nos passa ao longo da história e de suas ações, a paz é o caminho para salvar a humanidade

Tudo isso acontece, pq um grupo extremista deseja o fim do mundo, enquanto Érica é recrutada por uma organização secreta de jovens agentes, em meio a muitas perdas, ela irá lutar até o seu último segundo, Érica é a chave mais importante desse enredo, ela é o elo entre todas essas histórias

São tantas histórias e tantos núcleos dentro desse livro que fica difícil colocar tudo em uma resenha, recomendo fortemente que vocês leiam o livro para entender todas as minúcias dessa narrativa

Eu curti muito a premissa desse livro, ainda não tinha lido uma história como essa e o fato de serem muitos personagens, muitos pontos de vista, me deixou confusa, pq eu tentava lembrar quem era aquele personagem, o que ele já tinha feito e acabou que eu confundi alguns deles, mas é inegável que essa trama me surpreendeu e muito justamente por te fazer acreditar em algo o livro inteiro e quando chega no final a verdade é jogada na sua cara e não existe outra reação a não ser a de surpresa

Sara277 12/03/2021

Gostei muito da leitura. E fico feliz em saber que foi escrito por uma mulher brasileira e ainda muito jovem. É um livro envolvente, no início há muitas informações e fatos que acontecem em várias partes do mundo, mas não se desespere, tudo se conectará e o final é surpreendente. Recomendo.

Borboleta Metafórica 31/01/2021

Show!
Érica é uma garota de 15 anos que leva uma vida normal, se dá bem com seus pais e amigos da escola.

Um dia um estranho invade seu quarto para dizer para ela tomar cuidado, que algo inevitável vai acontecer e para ela curtir muito seus pais. Érica tenta entender melhor, mas ele vai embora sem dizer mais nada.

Um tempo depois Érica é convocada para comparecer na diretoria. Temendo ter feito alguma coisa errada, ela nem imaginava que ia receber a pior notícia do mundo: seus pais tinham sido assassinados.

Em sua casa, quando começa a mirar os pulsos com uma faca, aquele rapaz que deu o aviso estranho, aparece e diz para ela não fazer isso. Ele explica que os pais dela foram mortos para que ela ficasse fragilizada e deixasse de ser uma ameaça para uma organização.

Ele se identifica como Derek, diz que faz parte de um programa de agentes mirins na Europol, e propõe para ela ser uma agente também.

Que organização é essa que vê uma ameaça numa garota de 15 anos? Será que Érica vai virar uma agente? Quem são os assassinos dos seus pais? Só lendo o livro para saber.

PQ ESSE LIVRO: quando vi que o título do livro é meu nome falei "@larissambleal faz parceria comigo, por favor!!! Eu imploooooroooo!!!" hahaha

MINHA OPINIÃO: queria ser forte igual essa xará do livro! Aliás nós não temos quase nada em comum! rsrs

Muito bom ver uma personagem forte e corajosa! E mesmo trabalhando com homens ela não é inferiorizada, me pareceu que homens e mulheres têm o mesmo valor (pelo menos dentro da Europol), o que achei bacana.

O livro conta alguns acontecimentos em várias partes do mundo, e num primeiro momento parecem que não tem relação nenhuma, mas no final tudo se conecta. Esses eventos são intercalados no livro, o que deixa a leitura bem dinâmica.

A edição é bem bonita, adorei a capa com pequenos detalhes brilhantes e a fonte é ótima para ler. A leitura fluiu bem para mim, fiquei entretida até o final. Enfim...

Recomendo!

Adquira o livro: https://amzn.to/3sBnPRp

Lexy 25/01/2021

História bem pensada
Érica é uma menina de 15 anos que, após perder seus pais, vê toda sua vida mudar. Instigada por vingança, recebe um convite e descobre que terá que abrir mão de sua vingança em prol de algo muito maior. Vidas estão em risco e uma corrida contra o tempo começa.
O livro começa contando sobre várias histórias ao mesmo tempo, em diferentes países ao redor do mundo.
Somos apresentados a diversos personagens, e isso acaba confundindo um pouco. Levei bastante tempo pra me acostumar aos nomes.
Em contrapartida, a autora mistura ficção e realidade e achei isso legal. Vemos nomes conhecidos da nossa realidade.
Conforme a história caminha, vamos entendendo mais sobre os personagens e onde Érica se encaixa em tudo.
Gostei bastante de alguns personagens e acabei apegada neles.
O final justifica todos os acontecimentos e interliga todas as histórias apresentadas.
É uma história que vai além de política, religião e guerra. É sobre como uma pessoa pode transformar vidas.

Noemy.Nayara 14/10/2020

Um livro um pouco confuso por conta das histórias divididas em várias partes, mas com um final surpreendente. Gostei da escrita e recomendo a leitura.

Susan 30/09/2020

Um mundo de esperança
Érica é uma adolescente de Fortaleza que vê seu mundo desmoronar quando seus pais são assassinados. O pior é que a vítima seria ela. Mas quem e por quê?

A Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI) uma organização terrorista planeja se vingar que todos que um dia oprimiram o povo judeu.

Uma trama bastante complexa de espionagem se entrelaça com várias histórias de pessoas comuns, mas todas estão ligadas de certa maneira, e Érica precisa impedir uma nova guerra.

Eu amei o livro, as tramas de cada personagem, mas confesso que a existência de tantos personagens e subtramas atrapalharam um pouco, pois se tornou difícil saber quem era quem e de que país. Então eu sugiro que ao ler você faça anotações sobre os personagens e cada subtrama, pois eu garanto que você irá se surpreender com o livro.

A autora traz uma estória sobre a importância do respeito, da tolerância, do perdão, amor e amizade que une o mundo inteiro através das nossas experiências de vida.

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros".

Calhamaço da Tati 17/09/2020

“... ᴇᴍ ᴜᴍᴀ ɢᴜᴇʀʀᴀ ɴᴀ̃ᴏ ᴇxɪꜱᴛᴇᴍ ᴠᴇɴᴄᴇᴅᴏʀᴇꜱ. Tᴏᴅᴏꜱ ᴘᴇʀᴅᴇᴍ: ᴠɪᴅᴀꜱ, ꜱᴏɴʜᴏꜱ ᴇ ғᴜᴛᴜʀᴏꜱ. Pᴏʀ ᴄᴀᴅᴀ ᴘᴇꜱꜱᴏᴀ, ꜱᴏʟᴅᴀᴅᴏ ᴏᴜ ᴄɪ́ᴠɪʟ, ϙᴜᴇ ᴍᴏʀʀᴇ ɴᴜᴍᴀ ɢᴜᴇʀʀᴀ, ᴀ ʜᴜᴍᴀɴɪᴅᴀᴅᴇ ᴘᴇʀᴅᴇ ᴜᴍ ᴘᴏᴜᴄᴏ ᴅᴇ ꜱᴜᴀ ᴇꜱꜱêɴᴄɪᴀ, ᴇ ᴏꜱ ᴘᴀɪ́ꜱᴇꜱ, ᴘᴀʀᴛᴇ ᴅᴇ ꜱᴇᴜ ᴍᴀɪᴏʀ ᴘᴀᴛʀɪᴍôɴɪᴏ. "

site: https://www.instagram.com/p/CE7lpuJjthL/

Isabella2017 08/07/2020

Resenha do livro Érica
Érica é uma garota de 15 anos que tinha uma vida normal e tranquila em Fortaleza até que, num dia qualquer, ela vê sua vida mudar completamente ao receber a notícia de que seus pais foram assassinados em seu lugar.

Então, Derek aparece com um convite que ela aceita sem nem pensar duas vezes: se tornar uma agente da Europol. E é assim que ela parte em uma viagem para Frankfurt, Alemanha. Agora, Érica está determinada e disposta a fazer de tudo para vingar a morte dos pais e evitar que uma possível Terceira Guerra Mundial aconteça.

Enquanto isso, em outros lugares do mundo (Brasil, China, Egito, Estados Unidos e Rússia), ocorrem atentados, sequestro e tensões entre povos e religiões, pais e filhos, amigos e casais. E, de alguma forma, tudo isso, está ligado a ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel). A Ordem nada mais é que uma organização extremista que propaga o ódio e a intolerância, que tem como objetivo exterminar todos os povos que um dia oprimiram os judeus.

"Conseguirá Érica salvar a todos da destruição cada vez mais próxima?"

?Esse é um livro incrível, surpreendente e cheio de surpresas e revelações em seus capítulos finais.
No início, confesso que fiquei bem confusa e demorei um pouco para me acostumar com todos aqueles personagens e histórias que nos são apresentadas logo de cara. Mas, alguns capítulos depois, consegui me adaptar com as mudanças repentinas de lugar em que as estórias aconteciam e acompanhar o livro.
E o final... meu Deus, que final foi aquele???! Sério, nunca - nunca mesmo! - que eu teria imaginadao, sonhado ou suposto que aquilo aconteceria, fiquei chocada. Não esperava por aquilo. Até pensei que tinha lido errado e voltei várias vezes no mesmo lugar para ler de novo?. A maneira que a autora conduz a estória e faz com que elas se conectem é impressionante! Sem dúvida foi um dos melhores livros que li esse ano!
Mas enfim, super indico ele para quem quer iniciar o hábito de ler livros policiais com um pouco suspense. Mas já aviso que, como tem muitos personagens, é melhor você pegar um papel e anotar os nomes e de onde cada um deles é, vai ser melhor para você se lembrar.

Anna.Guerra 11/06/2020

Diversas histórias em um só livro
Logo no começo são apresentadas diversas histórias, de todos os cantos do planeta. Elas são fundamentais para que se entenda o restante do livro, por isso recomendo que prestem mais atenção. Essa diversidade de ambientes continua por todo o livro, que conta com dezenas de personagens, ligados por dois pontos: a OTDI e a Érica.

A ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel) é formada por um enorme número de judeus espalhados pelo mundo inteiro, que se juntam a ela com o objetivo inicial de praticar a sua fé, mas que são logo convertidos a extremistas que desejam vingança à Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, poucas pessoas sabem sobre ela, já que são forçadas a se unir ou então correm perigo. Já a Érica, é uma garota brasileira comum que, no dia seguinte a sua festa de 15 anos, descobre que seus pais foram mortos por esse grupo.

Apesar de conter diversas histórias - ou será justamente por isso? - a leitura é fluída e rápida, embora haja alguns problemas para lembrar dos personagens e suas características (para quem leu aos poucos, assim como eu), já que são tantos. Não poderia deixar de falar também na mudança constante de países e datas, o que é na realidade algo para instigar o leitor, fazer com que ele tente descobrir o que está acontecendo, mas que pode confundir alguns leitores.

O livro te dá várias dicas para as respostas das suas principais perguntas (como: "o que essas pessoas têm em comum?" e "o que exatamente a Érica está fazendo?") e, por isso, não me surpreendi com o final, pois era o que eu suspeitava. No entanto, não deixa de ser um bom final.

As histórias possuem traços da realidade da época em que o livro foi escrito/publicado (2014), como a menção à nomes de altos cargos do governo, e por isso peço que se lembrem de não julgar os dados como falsos ou desatualizados. Outro ponto que peço que não julguem é a fuga à realidade que ocorre às vezes, já que é um livro fictício, embora baseado na realidade. Um pequeno detalhe que eu apreciei foram as referências variadas que aparecem, como à Star Wars e Nicholas Sparks.

A diagramação e capa são extremamente lindas. Possui páginas amarelas e fonte de tamanho médio e com fácil leitura, como vocês podem ver na foto. A fonte de destaque é em um estilo bem delicado e que combina com a fonte principal. O material é resistente, tanto da folha quanto da capa.

Recomendo que leia esse livro no seu tempo livre, para que possa ler sem parar e, assim, não se esqueça dos personagens. No geral, foi uma leitura bem interessante e diferente do que estou acostumada. Leriam sim, outros livros da mesma autora.

Antes de finalizar, ressalto aqui a lição que o livro nos passa: antes de agir à favor de sua crença (seja ela política, religiosa ou mesmo sua opinião pessoal), pense se vale a pena.

site: https://jeitodeumaadolescente.blogspot.com/2016/12/resenha-livro-erica-larrisa-leal.html

Stella 15/05/2020

Surpreendente
Um livro que me foi surpreendente do começo ao fim, no mês de fevereiro eu tive um probleminha com a ressaca literária mas mesmo em meio a isso eu consegui ler Érica sem maiores problemas por um motivo simples, o livro te prende.

É impossível começar a ler esse livro e não se perguntar o que vai acontecer na próxima página, no próximo capítulo, no fim, porquê em um livro com tantos personagens e pontos de vista é normal que a gente fique sempre curioso pra saber o que vai acontecer com os personagens que a gente não tá vendo naquele momento, e Larissa soube fazer vários personagens cativantes dentro de uma mesma estória fazendo que ficássemos ansiosos para saber como a estória de cada um deles iria desenrolar.

No fim do livro, temos um plot twist surpreendente para qual com toda certeza não estávamos nem um pouco preparados e que nos arranca até algumas lágrimas, também nos da aquela sensação de "meu Deus, que fantástico", ao longo de todo o livro a autora nos da pistas de um possível acontecimento do fim do livro, mas em nenhum momento ela deixa algo que nos faça imaginar que as coisas vão acontecer do jeito que acontecem, e é isso que faz o final ser tão fantástico e surpreendente.

Um bom autor faz com que nos apaixonamos por seu protagonista, mas um autor fantástico faz com que nos apaixonemos por seu protagonista e todos os personagens secundários do seu livro, e foi isso que a Larissa conseguiu fazer comigo, eu assumo que gostei bastante da protagonista mas foram os personagens secundários que ganharam meu coração por motivos que nem eu mesma sei o porquê e eu adoraria que ela caso resolvesse escrever algo ligado a esse universo novamente contasse um pouco mais a estória dos personagens já existentes e o que aconteceu com eles depois de tudo.

Fecho essa resenha dizendo que Érica é um nacional incrível, com uma protagonista forte e com uma estória que vai te prender da primeira a última página e que vai te deixar de boca aberta no fim da leitura.