Érica Larissa Medeiros Barros Leal

Resenhas - Érica

umadissertadora 11/12/2016

Resenha - Érica
A história se passa em locais diferentes, mostrando o que está acontecendo em cada local com relatos e a conexão que surge na história é Érica. Uma garota de 15 anos que mora em Fortaleza, a qual sua vida muda bruscamente quando seus pais são assassinados. Érica então é chamada para se tornar agente mirim na agência da Europol, que está tentando combater a ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel), que visam acabar com qualquer um que alguma vez fez mal aos judeus ou os oprimiu, e recebe uma missão muito importante.

O que eu mais gostei além da dinâmica do livro de acontecer em locais diferentes (eu adoro narrativas assim). Foi o livro tratar um tema tão atual e que merece atenção, merece nossa reflexão. Mostra como as religiões às vezes nos cegam e como o radicalismo prejudica diretamente a vida de todos. O livro é incrível com tudo isso. Todas as histórias se interligando de uma forma bem feita e com um final bombástico que não tenho nem palavras para falar.
Acho que todos deveriam ter a oportunidade de ler esse livro e refletir sobre o que ele aborda.

alice 06/12/2016

Esperava mais
Erica é uma adolescente cheia de sonhos que tem sua vida completamente alterada quando seus pais são assassinados. Logo ela descobre que o assassinato foi orquestrado por um grupo terrorista judeu. Em busca de justiça e vingança ela se torna uma agente secreta na Europa. Várias histórias de jovens ao redor do mundo se entrelaçam num enredo de mistério e suspense.
Achei a história um pouco cansativa, os relatos dos jovens acontecendo ao mesmo tempo, fica um pouco difícil de entender o que se passa. Os diálogos longos deixam o desenrolar da trama muito lento.
Porém o final traz uma bela mensagem, vale a pena ler.

One Books Oficial 28/11/2016

Resenha do livro ERICA!!!
“Chega o momento em que ouvimos um certo chamado
Quando o mundo deve se unir como um
Há pessoas morrendo
E é tempo de dar uma mão para a vida
E a verdade, você sabe, amor é tudo que nós precisamos... ”
Trecho da música “We are the world” – Michael Jackson

Cidades diferentes e pessoas diferentes, somente duas coisas conectam esses relatos e atentados simultâneos um ao outro: um inimigo e Érica. Érica Santana, uma garota de descendência árabe que mora em Fortaleza, suas preocupações era o planejamento de sua grande festa de 15 anos e viver a vida como uma garota de sua idade até um fatídico dia.

“Seus pais estão mortos.
Seus pais.
Mortos.
Assassinados.
... Devia ter desmaiado, pois não se lembrava de mais nada.”

Depois de perder seus pais de forma tão brusca, Érica recebe o convite de Derek, um rapaz que tentou avisá-la de que algo terrível aconteceria, para ir a Frankfurt e entrar para a agência Europol, como agente mirim, numa missão para investigar uma ordem judaica secreta e extremista. A ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel) tem como objetivo trucidar qualquer pessoa ou religião que um dia oprimiu ou causou algo a eles.
Determinada a conseguir informações que acusem ou mostrem que a ODTI foi responsável pelos atentados e pela morte de seus pais, Érica aceita se infiltrar nela para coletar indícios de sua culpa.
Érica não se trata de um livro fofinho e sim de “um chamado”, como diz a música de Michael Jackson, citada no livro, uma demonstração do que pode vir a acontecer um dia. Infelizmente vivemos em um mundo egoísta, intolerante, onde tudo se paga olho por olho. Resumindo, um mundo onde falta amor ao próximo, onde só é válido o que você acredita e não outras opiniões.
Ler “Érica” foi uma montanha russa de emoções. Ao longo da leitura fiquei impressionada como tudo ia se encaixando... os atentados, os personagens e até o fato de por que com tantos personagens, o foco era a Érica. No entanto, quando finalizei a leitura, eu não sentia nada, logo depois comecei a sentir raiva e indignação com tudo que aconteceu, chorei por não aceitar aquele final, me indignei por que depois de tudo e de todo sofrimento, o resultado foi diferente... Porém, lá no fundo, eu sei que talvez fosse a única opção, no caso, a salvação de todos.
O livro nos faz pensar, se indagar, se perguntar se vale a pena tanto extremismo em relação a opiniões e religiões, se vale a pena defender algo sem se importar com a pessoa do outro lado.
Apesar dos pesares, “Érica” foi tão real para mim, com essa montanha de emoções que ele me fez sentir por que um livro é isso. É vivenciar situações, é se sentir na pele do personagem e senti o que eles sentem por isso agradeço a leitura... Por que hoje levo no peito a lição de que transmitir amo é melhor que tudo.

“... Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros. Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu patrimônio. Ela ensinou que o melhor caminho é a paz...”

Obrigada Rachel, Mahara, Mia, Viktoria e claro... Obrigada, Érica.

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

silvia 23/11/2016

Melhor livro de Suspense Nacional
[...] numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas,sonhos, futuros."
O livro Érica é extraordinariamente estupendo em sua combinação impecável de enredo excepcional, personagens deliciosos e diálogos formosos.

A história apresenta a vida de Érica, uma jovem simpática, que sofre uma reviravolta inimaginável do destino. Seus pais são assassinados de forma brutal. Perdida em questionamentos e indignação, Érica é incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel. Algumas cidades do mundo estão ocorrendo atos suspeitos.Cairo. Pequim. Washington.
Nessa trama, Érica é a personificação da bravura, uma protagonista constituída de maneira sublime, o enredo opta por alternar as histórias entre as cidades, o que nos permite ter uma bela perspectiva dos personagens secundários trançados em diálogos desenhados nas linhas do cotidiano e suspense. A história começa a fluir e o leitor é conduzido pela trama, tudo perspicaz e entrosado. Até que um desfecho fenomenal e totalmente inesperado brota entre as frases e cenas finais. É IMPOSSIVEL PARAR DE LER ÉRICA.

Em minha opinião, eu acredito autora é aprendiz do inestimável Harlan Coben ou de Lisa Gardner, já que escreve com tamanha propriedade e originalidade sobre gênero de suspense. O livro Érica foi para o topo de minhas leituras favoritas do ano. E está colado no meu pódio dos melhores autores nacionais, onde divide o primeiro lugar com @fmlpepper .
. "Continuar ou desistir,eis a questão. "

site: https://www.instagram.com/sonhadorap/
Larissa 30/11/2016minha estante
Você postou no livro errado :o

Vivis A. 23/11/2016

Érica - Larissa Barros Leal
"Em meio a duras perdas
nasce a determinação."

Já me apaixonei quando eu li sinopse carregada de mistérios e conspirações.

A princípio são apresentados os personagens de várias parte do mundo.

Em Moscou,Ivan e sua amiga sobrevivem a um ataque.

Em Cairo,uma ONG alia-se a Ordem das Doze Tribos de Israel, sem saber que estão se metendo em uma armadilha.

Em Washington, Natalie é sequestrada com seus amigos.O objetivo dos sequestradores é obter importações do pai de Natalie.

Em Pequim,Chan busca seu pai que está desaparecido.

Em Fortaleza,Érica descobre que seus pais foram mortos.

São muitas informações, mas cada uma deles é extremamente essencial para o desenrolar da trama.

A narrativa em terceira pessoa contribui para o fluir da história dos personagens.

E com o desenrolar da história vão acontecer várias coisas com os vários personagens.Acontecimentos que me prenderam de uma forma que eu só larguei esse livro quando concluí a leitura.

Não fiquei perdida com a quantidade de personagens, pude acompanhar bem o desenvolvimento.

A criatividade da autora e o enredo foram muito bem elaborados.

A forma como todos os fatos se entrelaçam no fim é genial!

O final é de deixar qualquer um de queixo caído é de tirar o fôlego.

Super recomendo!!!

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência,e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz."

Desireé (@UpLiterario) 21/11/2016

Dezenas de personagens e histórias e um único destino: salvar o mundo. (@UpLiterário)
Érica, da autora Larissa Barros Leal (@livroerica) traz uma série de histórias que, à primeira vista, parecem bastante desconexas e distantes, mas tenha fé, tudo fará sentido no fim.
É bem perigoso falar desse livro, pois qualquer passo em falso pode se tornar um spoiler. E não queremos isso, não é mesmo?
Então, só para dar um gostinho, o livro vai focar, basicamente, na história de Érica, uma garota brasileira normal, assim como eu e você, que está prestes a fazer 15 anos e, cuja festa de aniversário é tudo que ela sempre sonhou. Cercada de amigos que a adoram e de uma família carinhosa e bastante amorosa, Érica jamais poderia imaginar o que o destino lhe reservava.
Um ponto forte da obra é a continuidade bem centrada que cada umas das dezenas histórias paralelas (não estou brincando são muitas, muitas histórias e personagens no mesmo livro) seguem ao longo do livro e como a autora conseguiu unir todos os pontos no final.
Por outro lado, a narrativa é bastante rasa e superficial, com cenas rápidas, aceleradas, quase como se estivéssemos lendo o roteiro de um filme de ação. Pessoalmente, prefiro uma escrita mais densa, cadenciada, com análise e descrição dos personagens, seus dramas, anseios, paixões e aflições. Contudo, destaco que para a proposta do livro - e principalmente do final apresentado - a narrativa apressada tem toda uma lógica e faz bastante sentido.
Então, pega um bloquinho para anotar o nome de cada um dos personagens, entre no mundo de Érica e tente adivinhar o super plot twist do final. (Eu tinha minhas suspeitas, mas foi bem difícil chegar ao final ).
A surpresa é grande. Boa leitura!

site: www.instagram.com/upliterario.com

Eliza 14/11/2016

Érica - Resenha
Título: Érica
Autora: Larissa Barros Leal (@livroerica)
Páginas: 272
Onde comprar: Direct do ig @livroerica

??????????????????????

Que história cheia de mistérios e suspense!
"Érica" é um poço cheio de teorias de conspiração e retrata muito bem os conflitos políticos, econômicos e principalmente religiosos que vivemos no contexto atual.

A narrativa vai intercalar diversas passagens, mostrando a vida de personagens diferentes, entre eles encontra-se a garota que nomeia o livro: Érica.
Érica mora em Fortaleza - Brasil, e segue uma vida normal, com pais amorosos e bons amigos. Porém, ela acaba entrando indevidamente na lista negra de uma ordem extremista judaica, chamada ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel).

Esta ordem vida aniquilar todos que já maltrataram os judeus no decorrer dos milênios, o que acaba por ser o mundo todo.
Vários países se juntam para tentar deter a ODTI e nesse contexto  encontra-se a "Europol", uma organização que recruta e treina agentes mirins para realizar as mais diferentes e complicadas missões pelo mundo.
Érica acaba sendo recrutada por essa organização e é confiada à ela uma missão de suma importância. É aí que vemos sua luta para impedir uma catástrofe global de acontecer.

O enredo se passa em múltiplos locais e apresenta as ações dos diferentes personagens. Mesmo ocorrendo essas mudanças de um lugar para outro, não achei que ficou confuso nem complicado de entender.
No começo, claro, é preciso se acostumar com a dinâmica, mas após pouco tempo tudo flui. Não é cansativa, é uma leitura instigante que deixa você querendo mais o tempo todo.

A medida que fui chegando ao final e as revelações bombásticas foram aparecendo, quase caio pra trás. Contrariando todas as minhas teorias, nunca passou pela minha cabeça aquele desfecho e o significado da missão de Érica.
Fiquei literalmente de boca aberta e muito surpreendida. Não preciso dizer que amei isso!

As lições sobre intolerância, preconceito e importância da paz me deixaram refletindo bastante sobre a conjuntura da nossa sociedade e os reflexos de tantas atrocidades que visualizamos todos os dias em nosso país e no mundo.

Parabéns por esta obra espetacular, Larissa! A moral por trás da ficção (não tão distante da realidade) é de extrema importância para todos nós.
Recomendado ?

Cami @leiturizar 14/11/2016

Arrebatador! De tirar o fôlego!
Washington
Cairo
Moscou
Pequim
Frankfurt
Fortaleza

Várias cidades. Um inimigo. Uma Ordem de judeus que quer acabar com todos os cristãos e muçulmanos do planeta. O princípio de uma guerra "fria".

Sabe aquele livro que é como se fosse um quebra-cabeça das quais você nota que algumas peças não se encaixam? Sabe aquele livro que te Confunde desde o início?
Pois é, Érica fez isso comigo.
O livro relata diversos acontecimentos ao mesmo tempo, todos relatando atentados, seja somente a ideia ou o início de um atentado propriamente dito, ao longo do mundo e um desses lugares é o Brasil, onde Érica mora com os pais e está organizando sua festa de 15 anos. Alguns dias após a festa, em uma triste manhã, Érica encontra seus pais, que tanto amava, mortos. O que ela não esperava é que estava na lista negra de uma Ordem radical que têm como objetivo exterminar todos os cristãos e muçulmanos do mundo, a fim de consagrar os judeus e um meio de atingir vingança por sofrerem opressões dos demais povos, ao longo de sua história.
De início, com o cenário mudando algumas vezes, fica um pouco complicado de se situar, porém, após algumas páginas lidas, dá pra entender perfeitamente a estória.
Érica é uma menina cheia de personalidade e coragem e quando se vê diante do trágico acidente dos pais, quase perde a cabeça, mas conta com a ajuda de Derek para voltar ao eixo.
Os outros cenários são marcados por atentados que a Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI) comanda, com o propósito de dar início a uma guerra de grandes proporções.
Todos os cenários, embora a constante mudança, são bem escritos e têm tudo em comum uns com os outros. A autora, na minha opinião, conseguiu se igualar a Harlan Coben e James Patterson no quesito suspense. É impressionante a forma como ela criou vários personagens em potencial e também todo o contexto que os envolve. Terminei o livro com outra percepção e ainda pensei em ler novamente para juntar as peças que deixei passar e parar de ser idiota. O final foi o mais imprevisível, improvável, possível, Larissa conseguiu discorrer corretamente, sem acelerar muito a trama e também sem enrolar. Acredito que os fatos aconteceram no espaço de tempo correto.
Para mim, ela é uma autora digna de Best-Seller. Porque as sensações que ela me causou no decorrer do livro não caberiam nesse espaço.
Prendi a respiração inúmeras vezes e apesar da narrativa ser em terceira pessoa, era como se eu estivesse lá, vivendo o que a personagem vivia.
Por fim, desejo muito sucesso a autora e que venham mais livros por aí, melhores ou iguais a esse. Larissa tem o verdadeiro dom da escrita e sua capacidade de cruzar histórias, fatos e acontecimentos e impressionante.
nota: 5/5

site: http://leiturize-se.blogspot.com.br/ e https://www.instagram.com/leiturizar/

Joy - @criativoocio 14/11/2016

Poderia ser diferente
"Em meio a duras perdas nasce a determinação."

Resenha: No começo eu achei que a história tinha muitos personagens e me desanimou um pouco, achei que ela ia deixar pontas soltas, mas com o passar da leitura cada personagem vai ganhando sua relevância e deixando as coisas mais as claras - apesar de alguns personagens ficarem apagados e no final serem totalmente cruciais para o desfecho. Eu não diria que a história é bem contada, pois algumas coisas pareciam um resumão como quando você consegue resumir um grande evento em uma pequena frase, mas o enredo é bom, a autora conseguiu abordar um tema ainda polêmico – religião – de uma forma bem diferente das que eu já vi/li.

“Às vezes a solução dos seus maiores transtornos está em algum lugar fora do universo que você conhece. É nessas horas que se deve superar o medo do desconhecido e correr atrás dos objetivos.”

site: http://blogdosjovensleitores.blogspot.com.br/2016/11/resenha-erica.html#more

Livroseliteratura 08/11/2016

Boa escolha para quem está no ensino médio
A obra tem o objetivo de demonstrar o quanto as questões políticas e religiosas refletem diretamente na vida das pessoas, o quanto a ganância e a sede pelo poder espalham maldades pelo mundo.
_
É uma excelente fonte de aprendizado para quem está no ensino médio e almeja uma vaga na universidade, especialmente em se tratando de Enem.
_
A trama foi toda montada como se passando em flashes simultâneos, que se relacionam totalmente entre si.

Essa construção certamente agrada o público juvenil.
_
Só há uma observação que não posso deixar de fazer: há menção a nomes de medicamentos, o que não significa que devemos nos automedicar. Portanto, tomem a referência como mero elemento figurativo da obra, pois só um profissional habilitado pode examinar, diagnosticar e prescrever, ok?

Obviamente, a intenção da autora foi trazer para a obra elementos da sua área de estudo, mas o alerta é importante, uma vez que estamos imersos numa cultura de automedicação, num país em que a saúde não é uma prioridade política.

site: https://www.instagram.com/p/BJ5JMV3jGi0/?taken-by=livroseliteratura

linhaliteraria 31/10/2016

Érica
O livro tem como pessoa principal a história de uma jovem chamada "Érica". Tudo parece bem na vida dela, com 15 anos de idade, com pais e amigos que a amam, até que em uma manhã, seus pais foram encontrados mortos sem mais nem menos, pois ela não tinha noção do motivo. Até ela descobrir por Derek, um espião de uma organização chamada Europol, le contar toda a verdade.Organização essa que Derek a convidou a participar, para que assim ela tivesse a chance de se vingar dos assassinos de seus pais.
Só que, não é só sobre Erika que o livro fala. O livro é cheio de partes em cada capítulo, e em cada parte dessa fala sobre um jovem diferente, que acabam ligando os caminhos, pois cada um sofreu, ou teve alguém próximo que sofreu em um dos atentados que ocorreram em alguns países.
E tudo gira em torno de uma organização chamada "Ordem Das Doze Tribos De Israel", que nada mais é do que uma organização que diz "Não querer nada além de pregar a fé judaica e oferecer paz a quem precisa". Mas, aos poucos ela mostra seu real objetivo aos seus integrantes: A vingança dos judeus contra todos que os humilharam e mataram ao longo dos tempos, ou seja, o mundo inteiro.

O livro é bem complexo, é necessário se aprofundar na leitura para não perder nenhum detalhe, mais isso não é dificuldade, pois a autora tem uma escrita bem gostosa. Achei uma história bem interessante e super recomendo a leitura.

Iara Mazzoco 30/10/2016

LIVRO MARAVILHOSO, SIM!
O livro narra a história de Érica, uma jovem que está prestes a completar seus 15 anos.

Érica tinha tudo para ter uma vida considerada "normal", até a morte de seus pais.
Com essa tragédia, a menina se torna uma agente mirim, com o intuito de não deixar a morte dos pais serem e vão.

A partir disto, a vida de Érica vira de cabeça para baixo, e ela enfrenta tudo de cabeça erguida e com muita determinação.

Um livro que contém vários personagens e histórias, todos entrelaçados, a vida de Érica é relatada de uma maneira fácil de entender. E a cada página que o leitor termina, fica-se com aquele gostinho de "quero mais".

Com um desfecho magnífico, a autora conseguiu me prender ao livro de uma forma impressionante. Um livro que merece ser lido repetidas vezes, Érica nos mostra o quão forte é. E até onde está disposta a ir.

Todos nós gostaríamos de ter a força da jovem e guerreira ÉRICA.

tabathacuzziol 21/10/2016

Um livro muito bem elaborado!
No começo eu pensei que havia personagens demais, e não estava entendendo nada da história.
A narrativa se desenvolve bem, relatando várias partes do país, várias histórias paralelas.
A cada página que lia eu ficava mais surpresa e desesperada pelo final.
E o final... QUE FINAL INCRÍVEL.
O livro é uma Ficção que tem uma crítica muito grande ao ódio religioso, que está tão presente no mundo atualmente.

Você pode saber mais da minha opinião, e ver fotos lindas, no blog Floretizas

site: http://floretizas.blogspot.com.br/2016/08/video-resenha-49-erica.html

efinco 13/10/2016

Érica
É com uma imensa alegria que estou escrevendo sobre esse livro. Em uma palavra eu digo que “Érica” é surpreendente.

A capa do livro e o capricho da edição, deram de cara uma ótima impressão sobre a obra. Afinal foi levado muito a sério o respeito pelo leitor. Aprecio e agradeço! Lindo!

A história foi escrita em formato cinematográfico onde cada “cena” apresenta acontecimentos diferentes de personagens distintos. A marcação dos capítulos dá o tom do desenrolar da história que cresce com o passar da trama.

Uma história interessante por abordar um tema tão discutido e noticiado de um ponto diferente, após o 11 de setembro o povo Árabe de religião Muçulmano, virou um tanto quanto sinônimo de terrorismo e terrorista. A abordagem desse livro sobre um possível grupo terrorista Israelense te relembra que em dado momento da história os Cristãos Católicos poderiam ser denominados terroristas em sua Cruzada de Inquisição.

“Em meio a duras perdas, nasce a determinação. ”

O ponto positivo é que o livro não aborda religião. E sim o uso dela como desculpa de causa e pregação de ideal para justificar as ações para destruição e morte de outras pessoas. Quaisquer pessoas para pura e simplesmente se obter poder e dinheiro.

“[...] ensinou ao mundo uma lição singular: numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros. Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio. ”

Com a apresentação de vários núcleos de personagens em diferentes partes do mundo, me lembrei do efeito borboleta. Até onde nossas ações afetam e repercutem na vida de outras pessoas e mesmo daquelas que não conhecemos?

Possivelmente algumas pessoas talvez encontrem dificuldade para lidar com 5 núcleos de personagens, sem a presença constante de Érica. Mas garanto, a escritora vai te surpreender em deixar todos ligados e interligados tanto na trama para uma grande guerra quanto no motivo desses núcleos serem necessários e estarem intimamente ligados a trama principal do livro.

É impossível ler esse livro sem pensar que a verdade é algo entre as versões do fato. Afinal todo lado tem sua verdade o que não significa que seja o que realmente ocorreu. Digo isso porque quantas vidas se pode viver em apenas uma, sem que isso seja uma mentira absoluta?

“Algumas coisas são verídicas, mas a maioria é mentirosa ou distorcida. Quer um exemplo? ”

Assim como num filme, algumas vezes vemos as cenas como expectadores do alto e não do chão, gostaria de algumas páginas a mais para que pudesse ver a cena como figurante junto aos personagens.

A amizade entre os personagens é muito ressaltada e a unidade familiar marcada como algo que pode ser firme e sólida ou tão instável como andar sobre uma camada de gelo sob um lago.

“Sofia deu um abraço apertado em Érica. Sabia que tinha presenteado à amiga a alegria de natal que tanto precisava”

Preciso dizer que algumas referências literárias no livro me deixaram incomodada, mas visto a idade dos personagens centrais da trama, até que são plausíveis e não comprometem a história central. Eu passei algum tempo depois de finalizado o livro imaginando se a autora nos daria o prazer de uma edição revista e revisada daqui a alguns anos, deixando as histórias paralelas mais desenvolvidas e dando um novo final a alguns personagens... Thiago quem sabe??

A questão da sexualidade de alguns casais achei meio deslocada em alguns momentos, porque a trama foi bem concisa, mas não desmerece o fato de em meio a tantas crenças religiosas essa temática deixa a diversidade como algo que cabe no contexto. Sério! Preciso de mais páginas da história desse livro. Como assim acabou? Ah! ..., mas o final. Então voltando a história, rs.

Depois de algum tempo, você começa se perguntar. Onde está Érica? E a resposta é de tirar o folego! Uma sacada genial da autora que realmente fez que o gosto do final desse livro fosse.... Caramba! Adorei!!

Como estreia literária, posso dizer que a autora Larissa M.B. Leal foi felicíssima! E que o caminho enquanto escritora é promissor. Ficarei no aguardo de novas e excelentes histórias!

Vale a leitura!

site: http://bibliotecalecture.blogspot.com.br/2016/08/erica-larissa-medeiros-barros-leal.html

Letícia 24/09/2016

O livro Érica escrito por Larissa Barros Leal e publicado pela editora Novo Século em 2014, foi recebido em parceria da autora com o instagram @sofras3s. Semana passada postamos aqui uma entrevista com a autora enquanto lia o livro e você pode conferir a entrevista clicando aqui.

O livro conta a história de Érica, uma garota brasileira, de 16 anos, moradora de Fortaleza, que tinha uma vida excelente, cheia de amigos e uma família amorosa. Porém sua vida sofre uma reviravolta quando perde seus pais, que são assassinados de uma maneira bem estranha e sem nenhuma prova de quem ou porque.

Um garoto chamado Derek surge em sua vida, também de maneira bem misteriosa, e a leva para o outro lado do oceano, para que entenda o motivo da morte de seus pais e possa protegê-la. E então Érica vive aventuras surpreendentes no meio de um problema religioso que põe em risco a vida de toda a humanidade.

Confesso que demorei um pouco para ler esse livro. Não pela história, mas porque estava com uma super ressaca literária. E o começo do livro é cheio de detalhes e personagens novos que são inseridos a todo instante, então tive problemas no começo para me concentrar. Mas insisti, comecei a ler novamente depois de passada a ressaca e posso dizer que valeu muito a pena demorar um pouco mais e recomeçar a leitura.

Quando comecei a ver todos os personagens que surgiram eu pensei: vai ser impossível terminar esse livro em um único volume, é muito detalhe para esclarecer. Mas me enganei. Todos os pequenos detalhes são muito importantes na história, por mais estranhos que pareçam no começo. O que deixa a história com um gostinho diferente quanto mais você se aproxima do final. Você fica pensando: mas e isso? E aquilo? E o final é surpreendente! Em nenhum momento imaginei o que aconteceu.

A história aborda um tema bastante complicado: religiões, mas a autora conseguiu fazer isso sem dar uma opinião sobre uma religião ou outra, a problemática da história apenas gira ao redor desse tema, o que foi muito bom, já que corre-se o risco ao abordar um tema complicado de deixar a história com alguns pedaços maçantes.

Quanto aos personagens eu adorei o Derek desde a primeira vez que apareceu. Não sei explicar o porque, mas virou minha paixonite no livro rsrs. Quando comecei a leitura achei que Érica fosse ser uma garota mimada e bastante difícil de aturar, mas ela era o oposto: extremamente madura para a idade, gostei da surpresa.

No geral a obra é muito gostosa de se ler. É um livro pequeno, são 271 páginas, então a leitura dele não demora tanto. Apesar dos fatos acontecerem de maneira um pouco lenta no começo, no fim você não vai querer parar de ler. É um daqueles livros que você quer saber o final, mas não quer que o fim chegue. A história foi bem construída, as letras tornam a leitura fácil e o livro é bem bonito. Para quem gosta de ficção é uma leitura imperdível.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-erica