Érica

Érica Larissa Medeiros Barros Leal

Resenhas - Érica

Sara277 12/03/2021

Gostei muito da leitura. E fico feliz em saber que foi escrito por uma mulher brasileira e ainda muito jovem. É um livro envolvente, no início há muitas informações e fatos que acontecem em várias partes do mundo, mas não se desespere, tudo se conectará e o final é surpreendente. Recomendo.

Susan 30/09/2020

Um mundo de esperança
Érica é uma adolescente de Fortaleza que vê seu mundo desmoronar quando seus pais são assassinados. O pior é que a vítima seria ela. Mas quem e por quê?

A Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI) uma organização terrorista planeja se vingar que todos que um dia oprimiram o povo judeu.

Uma trama bastante complexa de espionagem se entrelaça com várias histórias de pessoas comuns, mas todas estão ligadas de certa maneira, e Érica precisa impedir uma nova guerra.

Eu amei o livro, as tramas de cada personagem, mas confesso que a existência de tantos personagens e subtramas atrapalharam um pouco, pois se tornou difícil saber quem era quem e de que país. Então eu sugiro que ao ler você faça anotações sobre os personagens e cada subtrama, pois eu garanto que você irá se surpreender com o livro.

A autora traz uma estória sobre a importância do respeito, da tolerância, do perdão, amor e amizade que une o mundo inteiro através das nossas experiências de vida.

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros".

Anna.Guerra 11/06/2020

Diversas histórias em um só livro
Logo no começo são apresentadas diversas histórias, de todos os cantos do planeta. Elas são fundamentais para que se entenda o restante do livro, por isso recomendo que prestem mais atenção. Essa diversidade de ambientes continua por todo o livro, que conta com dezenas de personagens, ligados por dois pontos: a OTDI e a Érica.

A ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel) é formada por um enorme número de judeus espalhados pelo mundo inteiro, que se juntam a ela com o objetivo inicial de praticar a sua fé, mas que são logo convertidos a extremistas que desejam vingança à Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, poucas pessoas sabem sobre ela, já que são forçadas a se unir ou então correm perigo. Já a Érica, é uma garota brasileira comum que, no dia seguinte a sua festa de 15 anos, descobre que seus pais foram mortos por esse grupo.

Apesar de conter diversas histórias - ou será justamente por isso? - a leitura é fluída e rápida, embora haja alguns problemas para lembrar dos personagens e suas características (para quem leu aos poucos, assim como eu), já que são tantos. Não poderia deixar de falar também na mudança constante de países e datas, o que é na realidade algo para instigar o leitor, fazer com que ele tente descobrir o que está acontecendo, mas que pode confundir alguns leitores.

O livro te dá várias dicas para as respostas das suas principais perguntas (como: "o que essas pessoas têm em comum?" e "o que exatamente a Érica está fazendo?") e, por isso, não me surpreendi com o final, pois era o que eu suspeitava. No entanto, não deixa de ser um bom final.

As histórias possuem traços da realidade da época em que o livro foi escrito/publicado (2014), como a menção à nomes de altos cargos do governo, e por isso peço que se lembrem de não julgar os dados como falsos ou desatualizados. Outro ponto que peço que não julguem é a fuga à realidade que ocorre às vezes, já que é um livro fictício, embora baseado na realidade. Um pequeno detalhe que eu apreciei foram as referências variadas que aparecem, como à Star Wars e Nicholas Sparks.

A diagramação e capa são extremamente lindas. Possui páginas amarelas e fonte de tamanho médio e com fácil leitura, como vocês podem ver na foto. A fonte de destaque é em um estilo bem delicado e que combina com a fonte principal. O material é resistente, tanto da folha quanto da capa.

Recomendo que leia esse livro no seu tempo livre, para que possa ler sem parar e, assim, não se esqueça dos personagens. No geral, foi uma leitura bem interessante e diferente do que estou acostumada. Leriam sim, outros livros da mesma autora.

Antes de finalizar, ressalto aqui a lição que o livro nos passa: antes de agir à favor de sua crença (seja ela política, religiosa ou mesmo sua opinião pessoal), pense se vale a pena.

site: https://jeitodeumaadolescente.blogspot.com/2016/12/resenha-livro-erica-larrisa-leal.html

itsthaleshere 21/04/2022

EU AMO ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS LEIAM
Resenha escrita em 2020 no meu antigo bookintagram kkkk (eu tinha 14 anos)

Imagine estar na escola e de repente o diretor te chama e eiz que seus pais foram assassinados. Foi isso que Érica passou em Fortaleza.
Em Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma emboscada feita pelo Ordem das Doze Tribos de Israel.
Em Pequim, um filho procura seu pai, há meses desaparecido.
Em Washington, na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em uma armadilha para que seu pai colabora com os bandidos.
Em moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos.
Esses cinco acontecimentos trágicos se entrelaçam impressionadamente. Somente Érica, que descobre que acabou de ser incluída em uma lista negra da ODTI poderá impedir uma desgraça planejada pelos Judeus, prestes a atingir a todos.
Gente, o que foi esse livro?! Nunca imaginei que iria tomar esse rumo da história.
Amei muito. A única coisa que eu não gostei foi o fato de ser muitos lugares em só um capítulo. Às vezes, em uma página, era Moscou, Cairo e Washington. Com a troca de personagens e cenários constantes eu acabei me embolando um pouco. Mas quando chegou no final, quando tudo foi esclarecido eu entendi tudo.
O decorrer da história é muito rápido por ser repleta de capítulos curtos e uma escrita maravilhosamente apaixonante.
Recomendo esse livro pra todos!

Calhamaço da Tati 17/09/2020

“... ᴇᴍ ᴜᴍᴀ ɢᴜᴇʀʀᴀ ɴᴀ̃ᴏ ᴇxɪꜱᴛᴇᴍ ᴠᴇɴᴄᴇᴅᴏʀᴇꜱ. Tᴏᴅᴏꜱ ᴘᴇʀᴅᴇᴍ: ᴠɪᴅᴀꜱ, ꜱᴏɴʜᴏꜱ ᴇ ғᴜᴛᴜʀᴏꜱ. Pᴏʀ ᴄᴀᴅᴀ ᴘᴇꜱꜱᴏᴀ, ꜱᴏʟᴅᴀᴅᴏ ᴏᴜ ᴄɪ́ᴠɪʟ, ϙᴜᴇ ᴍᴏʀʀᴇ ɴᴜᴍᴀ ɢᴜᴇʀʀᴀ, ᴀ ʜᴜᴍᴀɴɪᴅᴀᴅᴇ ᴘᴇʀᴅᴇ ᴜᴍ ᴘᴏᴜᴄᴏ ᴅᴇ ꜱᴜᴀ ᴇꜱꜱêɴᴄɪᴀ, ᴇ ᴏꜱ ᴘᴀɪ́ꜱᴇꜱ, ᴘᴀʀᴛᴇ ᴅᴇ ꜱᴇᴜ ᴍᴀɪᴏʀ ᴘᴀᴛʀɪᴍôɴɪᴏ. "

site: https://www.instagram.com/p/CE7lpuJjthL/

Borboleta Metafórica 31/01/2021

Show!
Érica é uma garota de 15 anos que leva uma vida normal, se dá bem com seus pais e amigos da escola.

Um dia um estranho invade seu quarto para dizer para ela tomar cuidado, que algo inevitável vai acontecer e para ela curtir muito seus pais. Érica tenta entender melhor, mas ele vai embora sem dizer mais nada.

Um tempo depois Érica é convocada para comparecer na diretoria. Temendo ter feito alguma coisa errada, ela nem imaginava que ia receber a pior notícia do mundo: seus pais tinham sido assassinados.

Em sua casa, quando começa a mirar os pulsos com uma faca, aquele rapaz que deu o aviso estranho, aparece e diz para ela não fazer isso. Ele explica que os pais dela foram mortos para que ela ficasse fragilizada e deixasse de ser uma ameaça para uma organização.

Ele se identifica como Derek, diz que faz parte de um programa de agentes mirins na Europol, e propõe para ela ser uma agente também.

Que organização é essa que vê uma ameaça numa garota de 15 anos? Será que Érica vai virar uma agente? Quem são os assassinos dos seus pais? Só lendo o livro para saber.

PQ ESSE LIVRO: quando vi que o título do livro é meu nome falei "@larissambleal faz parceria comigo, por favor!!! Eu imploooooroooo!!!" hahaha

MINHA OPINIÃO: queria ser forte igual essa xará do livro! Aliás nós não temos quase nada em comum! rsrs

Muito bom ver uma personagem forte e corajosa! E mesmo trabalhando com homens ela não é inferiorizada, me pareceu que homens e mulheres têm o mesmo valor (pelo menos dentro da Europol), o que achei bacana.

O livro conta alguns acontecimentos em várias partes do mundo, e num primeiro momento parecem que não tem relação nenhuma, mas no final tudo se conecta. Esses eventos são intercalados no livro, o que deixa a leitura bem dinâmica.

A edição é bem bonita, adorei a capa com pequenos detalhes brilhantes e a fonte é ótima para ler. A leitura fluiu bem para mim, fiquei entretida até o final. Enfim...

Recomendo!

Adquira o livro: https://amzn.to/3sBnPRp

Marcia livros.e.musicas 09/04/2020

Um suspense de tirar o fôlego
Érica - Relatos de Conspiração é um livro de suspense, onde um grupo judaico - ODTI - tem por objetivo vingar-se de todas as raças que lhe oprimiram e destruíram os judeus. Mas por traz de tudo há muita ambição pelo poder e riqueza envolvidos.
Érica, aos 15 anos, estava marcada para morrer, mas seus assassinos resolvem que ao invés de mata-la, irão assasinar seus pais, pois assim ela ficará triste e perdida não sendo mais um perigo para eles.
Mas Derek, que é num espião infiltrado na ordem, lhe conta o porquê de seus pais terem sidos mortos, e ela resolve largar tudo e trabalhar junto a Alemanha que tem um plano para conter a ODTI. Para issi é preciso deixar sua vida para trás. .

A história se passa no Brasil, Eua, Moscou, China e Egito.

No início fiquei um tanto perdida com a quantidade de personagens. Mas com o decorrer da história isso não se tornou um problema.
Uma historia com muita ação, suspense e um final completamente inesperado que me fez dar as 5 estrelas. Adoro finais supreendentes.
Não é um livro fácil de inicio. Mas deixo a dica para nao se preocupar tanto com as mudanças de cenários e personagens. Tudo vai se encaixando e passa a ser uma leitura super tranquila.

Vic4lves 30/09/2021

Pra mim, o começo do livro foi lento e confuso, pois ele retrata muitos acontecimentos e muitos personagens e eu não estava entendendo onde iam se conectar e o porque daquilo, mas em poucas páginas a autora já soube organizar e fazer tudo se encaixar.
Esse livro me tirou da minha zona de conforto, pois sou muito sensível com diversos assuntos abordados, mas achei importantíssimo ler ele, e adorei a forma como a autora escreveu sobre eles, assim, não deixando tão pesados e difíceis pra ler. Além de que é uma história de investigação criminal, então li com bastante calma pra não perder nenhum detalhe.
O ponto mais alto do livro e que faz todas as histórias se conectarem é o Extremismo religioso e a vingança, e esse foi um detalhe bastante útil, pois já vivemos em 2021 e mesmo assim, coisas terríveis acontecem por conta da religião, sendo que é pra pregar a paz e o pessoal fica fazendo discórdia e brigas.
A história tem muitos traços da vida real, por exemplo, nomes políticos e atentados que aconteceram de verdade como o de 11 de Setembro, achei isso bastante legal e me fez entender o porque do “Relatos de Conspiração” da capa do livro, porque mesmo falando de algo que realmente aconteceu ela criou uma teoria interligando aos fatos do livro.
Eu só fã de livros que tem uma personagem feminina empoderada e a Érica é uma personagem muito forte, corajosa e ela mudou a vida de todas as pessoas que conviveu e até de quem nunca chegou a conhecer.
Era uma menina de luz, querendo apenas a paz entre todos. Guerra não faz ninguém chegar a lugar nenhum, apenas no caos.
Adorei a escrita do livro com palavras em tamanho ótimo pra ler, além da folha ser amarela, assim, não deixa a vista cansada. Tenho muita coisa pra falar sobre esse livro, mas vou terminar a resenha falando que ele tem um ótimo plot twist e só lendo pra entender tudo.

Bela 29/02/2020

SURPREENDENTE! 😮 Magnífico!
🗺ÉRICA-relatos de conspiração🗺
Escritora Nacional:@larissabarrosleal
Editora:Novo Século
Olá amores!Venho falar dessa obra MARAVILHOSA que me surpreendeu!CHOCADA AINDA ESTOU😱
🔍Érica, com 15 anos morando em Fortaleza, recebe a notícia que seus pais foram mortos, fica mais abalada ao saber que era ela o alvo!Assim sua vida passou a ser não tão normal.Um desejo de vingança nasce e a determinação toma conta da moça.Após descobrir que fora marcada para ser eliminada pela Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI)-sendo uma organização muito sigilosa e perigosa, com desejos destrutivos-, Érica decide aceitar um inesperado convite feito logo após a morte dos seus pais, chamada à se tornar uma agente mirim da Europol, para uma missão mega desconhecida, como principal objetivo a paz.
🗺Outros casos vem a ocorrer em diversos lugares, sendo que esses eventos estão ligados!
🕵️‍♀️MOSCOU-ocorre um atentado, várias pessoas morrem, dois jovens escapam, mas fica um mistério para ser solucionado, assim ambos tentam descobrir o segredo e razões por trás da tragédia.
🕵️‍♀️WASHINGTON-uma garota e seus amigos são raptados, os criminosos fazem ameaças de resgate ao pai da moça, pedido informações.
🕵️‍♀️PEQUIM-o pai de Chang desaparece, assim o filho entra em uma cansativa busca, em razão disso seu vício em cigarros só piora.
🕵️‍♀️CAIRO-uma ONG islâmica fica totalmente aflita com as ameaças da ODTI, busca então resistir aos grandes perigos causados por essa ordem!
💫QUE LIVRO É ESSE?!😱As informações são bem trabalhadas, conhecemos personagens incríveis, com quem a gente se apega e após sofre😔Érica é muito forte e corasoja, não sei o que seria de mim se estivesse no lugar dela🙈A cada passo que eu dava ficava mais desesperada para saber como terminaria.QUE FINAL É ESSE?!Um final tenso e chocante!😱Ainda preciso me recuperar, pois sim, chorei...tudo tem seu propósito e aprendemos uma grande lição com esse livro! Amei a leitura❤ESTÁ MAIS QUE INDICADO!😉
💫Agradeço muito a escritora pela parceria incrível e confiança, tendo assim me propiciado a oportunidade de ler seu LINDO livro😍💞Desejo-te grande sucesso! E meus parabéns pelo seu trabalho sensacional!👏❤

site: https://www.instagram.com/p/B9IP1TZjRtj/?igshid=14r2tkew0apg6

Lexy 25/01/2021

História bem pensada
Érica é uma menina de 15 anos que, após perder seus pais, vê toda sua vida mudar. Instigada por vingança, recebe um convite e descobre que terá que abrir mão de sua vingança em prol de algo muito maior. Vidas estão em risco e uma corrida contra o tempo começa.
O livro começa contando sobre várias histórias ao mesmo tempo, em diferentes países ao redor do mundo.
Somos apresentados a diversos personagens, e isso acaba confundindo um pouco. Levei bastante tempo pra me acostumar aos nomes.
Em contrapartida, a autora mistura ficção e realidade e achei isso legal. Vemos nomes conhecidos da nossa realidade.
Conforme a história caminha, vamos entendendo mais sobre os personagens e onde Érica se encaixa em tudo.
Gostei bastante de alguns personagens e acabei apegada neles.
O final justifica todos os acontecimentos e interliga todas as histórias apresentadas.
É uma história que vai além de política, religião e guerra. É sobre como uma pessoa pode transformar vidas.

Danielle 17/09/2014

Surpreendente
Tive que escolher um lançamento da Novo Século para resenhar e logo esta capa linda me chamou atenção entre as opções e quando fui ler a sinopse achei bem misteriosa e recheada de conspirações, coisa que eu adoro, então resolvi escolhê-lo e livro foi ainda mais do que eu esperava.

O prólogo conta alguns fatos históricos contra os Judeus, já na primeira parte da trama somos apresentados a vários personagens de partes diferentes do planeta.

Na Alemanha conhecemos Arnold, que comanda a Europol treinando e preparando seus agentes desde infância ou adolescência.

Em Fortaleza conhecemos Érica, uma adolescente que após o assassinato de seus pais é convidada a fazer parte da Europol.

Em Moscou temos Ivan que sobreviveu a um ataque terrorista e sua amiga Kátia.

Em Washington, Natalie e seus amigos que foram sequestrados para obter algumas informações de seu pai.

Na China o jovem Chan sofre com o sumiço de seu pai.

No Cairo, uma ONG se alia com a Ordem das Doze Tribos de Israel, sem saber qual é a real intenção deles nessa aliança.

Parece muita informação no início mas logo nos acostumamos com todos esses personagens. A narrativa é em terceira pessoa e bastante fluída.

A trama se inicia no momento atual, onde atentados terroristas vêm acontecendo ao redor do mundo, inclusive no Brasil, a presidente Dilma renuncia a presidência alegando uma grave doença e seu vice presidente não assume, gerando então uma nova eleição.

Ao desenrolar da trama vamos acompanhar muita coisa acontecendo com todos os personagens citados acima e descobrir o que é a Ordem das Doze Tribos de Israel e quais seus planos.

Na segunda parte da trama eu já estava mais que familiarizada com todos os personagens e era quase impossível largar o livro quando as estórias começam a se entrelaçar e o leitor chega a um final de tirar o fôlego.

Minhas Impressões

Gostei muito do trabalho da editora com esse livro, desde a capa até a revisão, não encontrei nenhum erro. Gostei muito da narrativa da autora, eu costumo ficar muito perdida quando livro tem muitos personagens e no caso desse livro isso não ocorreu, consegui acompanhar tudo numa boa.

O enredo foi muito bem montado, ao meu ponta de vista a trama foi ótima, a única coisa que me incomodou um pouco foi o fato da protagonista ser jovem demais e carregar um grande responsabilidade nas costas, sei que temos muitas jovens de 15 anos que são bem maduras e aparentam ser maiores de idade, mas esse fato me incomodou um pouco. De resto foi tudo perfeito, a autora é muito boa e com certeza irei ler seus próximos livros.

Com certeza recomendo muito a leitura.

"Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência,e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz."

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Noemy.Nayara 14/10/2020

Um livro um pouco confuso por conta das histórias divididas em várias partes, mas com um final surpreendente. Gostei da escrita e recomendo a leitura.

Clara 13/02/2020

Resumo da leitura
Érica foi uma leitura muito especial,a Larissa trás uma mensagem muito linda de paz,tolerância, união,coragem e amizade. Confesso que tive muita dificuldade em relação a quantidade de personagens, foram muuuitos,toda vez que tinha uma alternância eu ficava meio perdida, mas logo me acostumei. A narrativa é bem leve,direta e jovial,me remeteu muito a literatura adolescente do início dos anos 2010. O final nos trás uma grande revelação, eu fiquei muito surpresa, jamais imaginava aquilo,me emocionei demais com a Érica e entendo agora o porque de esse ser o nome do livro.

garotadovlog 19/09/2016

Érica (Larissa Barros) | por Carol Sant
Boa tarde, bibliófilos!
Tudo belezinha com vocês?
Hoje trago para vocês mais uma resenha de um livro de parceria aqui do 'Garota Bibliotecária', claro que estou falando do livro "Érica", da autora Larissa Barros Leal, que foi lançada pela Editora Novo Século com o selo "Talentos da Literatura Brasileira", Bora começar a resenha, né?!
Aqui vamos conhecer a história de muitos personagens no decorrer do livro e quando digo "muitos personagens", é MUITO MESMO! Conhecemos personagens que vivem ao redor do mundo, como Moscou, cairo, Washington, Pequim e Brasil. Mas tudo acaba se desenvolvendo no livro por conta de Érica, que mora com seus pais em Fortaleza e tem 16 anos, Érica era uma garota normal que estava ansiosa para completar seus 16 anos de idades e receber a festa dos sonhos, porém, tudo munda quando seus pais são assassinados no dia seguinte a festa da garota, ela se vê sozinha contra o mundo, e no meio dessa bagunça ela recebe uma proposta de Derek para trabalhar na Europol - que é um serviço de agentes secretos - a garota aceita e vai para a Alemanha, deixando para trás os tios, a orima e os amigos em busca de vingança pela morte dos pais.
E é então que vamos conhecer todos os demais personagens que aparecem por algum motivo no livro, Érica então percebe que não se trata apenas de vingança, mas sim do futuro do mundo. A garota descobre que seu nome está incluída em uma lista negra da "Ordem das Doze Tribos de Israel" e apenas ela pode salvar o mundo das mãos de judeus que querem se vingar de todos que já fizeram algum mal á eles em algum momento da vida.
Achei bem interessante e muito intrigante a história que a autora criou, a sinopse do livro atiçou muito minha curiosidade e posso dizer que a ideia da história em si é ótima, porém, não consegui tirar proveito do livro e também não senti que aprendi algo com o livro e a história de Érica.
Apesar da narrativa da Larissa ser super fluída e gostosa de ser lida, a autora não conseguiu fazer com que eu entendesse exatamente tudo que estava acontecendo com cada personagem da história. Creio que por ter muitos personagens em um livro só e que aparecem com frequência no mesmo livro, a história se tornou um pouco confusa para mim, mas, foi um livro bom de se passar o tempo. Levou três estrelas no Skoob e recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões sobre o livro!
Beijos da Cah

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2016/07/resenha-erica-larissa-barros-leal-por.html