The First Science Fiction Megapack

Harry Harrison
Samuel R. Delany

Resenhas - The First Science Fiction Megapack

Michele Duchamp 17/01/2021

Basciamente um gigante domínio público sci-fi, mas vou continuar a série
A série MEGAPACK está de parabéns pela proposta em trazer coletâneas separadas por temas específicos, grandes nomes do gênero e tudo isso por um preço acessível. Resolvi ler como parte do meu aprendizado no idioma aliado ao fato de sci-fi ser meu gênero favorito.
Achei que as histórias em boa parte envelheceram mal, com os grandes escritores se sobressaindo e evidenciando porque eles foram os nomes que desbravaram e moldaram o gênero.
O problema com essas coletâneas com o preço mais reduzido é que, para que seja possível serem tão baratas, basicamente todos os contos têm que estar em domínio público, então não é bem uma seleção de histórias por merecimento.

Dito isso, conto por conto:

"1ª história: UNKNOWN THINGS, by Reginald Bretnor Hoogstraten, um colecionador de antiguidades com um comportamento peculiar: só coleciona artefatos dos quais ele não compreenda o que eles são, seu funcionamento ou propósito. Ao seu lado, uma esposa belíssima, exótica e intrigante...plot twist no final. Boa abertura para a coletânea.

"2ª E 3ª histórias: CAPTIVES OF THE FLAME I and II, by Samuel R. Delany: História sem sentido, extremamente entediante, onde você não se importa com o que acontece. Guerra, anacronismos da época como a importância da monarquia, uma ~barreira de radiação ~ e um jovem rei insuportável e mimado."

"4ª história: EXPEDITER, by Mack Reynolds: A história é uma espécie de sátira aos regimes stalinistas comunistas, apresentando em seu roteiro todos os elementos que na vida real de fato fazem parte dessa sociedade. Quem é politicamente de direita vai gostar.

"I never trust anybody with a messiah complex. The world is too big to change sigle-handed; you'd just have bungled it up worse than it already is. A lot of dictators started out as reformers and ended up as mass-executioners; you'd have done the same."

5ª história: ONE-SHOT, by James Blish: Uma possível bomba teria sido lançada acidentalmente em um local indeterminado, onde os personagens integrantes da CIA precisam de uma dica infalível e intuitiva para descobrir o lugar exato em um curtíssimo espaço de tempo.

6ª história: SHIPWRECK IN THE SKY, by Eando Binder: A escapada de um astronauta da morte após a descoberta de uma minúscula segunda lua ao redor da Terra. Uma história escrita muito provavelmente para treinar/mostrar o conhecimento incipiente de um aplicado estudante científico."

7ª história: ZEN, by Jerome Bixby: O tema central da história é a descoberta de um casal de uma raça extraterrestre quase extinta por conta da explosão do seu planeta natal há milhares de anos.

8ª história: LANCELOT BIGGS COOKS A PIRATE, by Nelson Bond: O conto narra a história de uma tripulação espacial que perde o seu cozinheiro, tendo que escalar um membro aleatório para ficar em seu lugar, no caso Lancelot Biggs. O problema é que eles estão na rota de um bando de piratas liderado pelo sanguinário Hake. O novo cozinheiro então bola um plano no mínimo inusitado…

"9ª história: SENTIMENT, INC., by Poul Anderson: O conto que mostra a diferença entre aspirantes e um dos grandes nomes da era de ouro da sci-fi. Inicia com um casal apaixonado que planeja se casar e todos aqueles aspectos mundanos de uma vida normal. A não ser pelo fato da namorada do protagonista estar participando de um projeto psicológico inaudito, que vai gerar um impacto nesse plano.

"10ª história: THE ISSAHAR ARTIFACTS, by J. F. Bone: conta a história de um astronauta que aterrissa forçosamente em um planeta desconhecido e começa a ter a sensação iminente e cada vez mais constante de estar sendo observado por uma espécie inteligente e não amigável. A sensação de ódio é persistente. Plot twist no final.

"I am utterly alone. It is a strange feeling, this loneliness. There is a feeling of freedom in it, a release from the too-close proximity of my fellow men. There is the pleasure of absolute privacy. But this will undoubtedly pall. Already I find that I am anxious for someone to talk to, someone with whom I can share ideas and plans."

"11ª história: THE NEXT LOGICAL STEP, by Ben Bova: A história é tão boba que eu tive que reler os acontecimentos para confirmar se era aquilo mesmo. Um super-computador, à la HAL 9000, é a última palavra em simulações realísticas de guerra. Todos que passam pela experiência de utilizar a máquina, ou resignam do cargo ou enlouquecem. Por que isso ocorre e o que fazer a respeito?

12ª história: YEAR OF THE BIG THAW, by Marion Zimmer Bradley: Não gosto da autora, então não li.

13ª história: EARTHMEN BEARING GIFTS, by Fredric Brown: Narra a que seria a primeira missão à Marte. Os marcianos têm um alto desenvolvimento telepático, porém pouco avanço tecnológico, o contrário dos humanos, o que proporcionaria um intercâmbio frutífero entre as espécies.. Porém...

14ª história: LIGHTER THAN YOU THINK, by Nelson Bond: Se você inventasse um dispositivo que lhe permitisse anular a gravidade, o que faria? Para o autor, o melhor uso seria em - acredite - corridas de cavalo.

15ª história: RIYA'S FOUNDLING, by Algis Budrys: A pior história da coletânea.
Se eu entendi bem, um garoto órfão telepata encontra uma espécie alienígena-que-é-igual-a-uma-vaca, que o adota.

16ª história: ACCIDENTAL DEATH, by Peter Baily: Conta a história de uma tripulação humana que encontra um alienígena. Depois disso, tudo começa a dar fantasticamente errado.

17ª história: AND ALL THE EARTH A GRAVE, by C.C. MacApp: Lendo durante a quarentena, esbarro inacreditavelmente com uma história onde o mundo é atingido por uma epidemia que, além do rastro de mortos, destrói a economia mundial. A saída, ao menos para o último problema, foi um gigantesco e massivo merchandising na venda de caixões, o novo símbolo de status.

18ª história: DEAD RINGER, by Lester Del Rey: O protagonista conseguiu descobrir uma conspiração alienígena, onde os extraterrestres tomavam o lugar de pessoas mortas, nos mínimos detalhes, copiando o livro The Invasion of Body Snatchers. Seu psiquiatra seria um deles. Mas será isso mesmo?

19ª história: THE CRYSTAL CRYPT, by Philip K. Dick: Ocorre um atentado terrorista em Marte, onde uma grande metrópole marciana não é destruída,mas simplesmente “desaparece”. Os marcianos buscam os culpados, sabendo-se apenas que são três tripulantes humanos que estão na última nave que está saindo de Marte rumo à Terra. Como descobrir quem são e o que houve? Achei o tema melhor que o desenvolvimento em si.

20ª história: THE JUPITER WEAPON, by Charles L. Fontenay: Mulher se apaixona por um rapaz sobrenaturalmente forte, mas que a princípio parece ser um grande covarde. O fato dele ter nascido em Júpiter é o ponto de partida para descobrirmos o que há de errado com ele.

21ª história: THE MAN WHO HATED MARS, by Randall Garrett: Um homem escolheu ser exilado permanentemente em Marte por conta de um crime cometido, ao invés de cumprir a pena na Terra. Mal sabe ele pelo que havia optado…

22ª história: NAVY DAY, by Harry Harrison: no futuro, o Exército desenvolve uma tecnologia que torna a Marinha obsoleta. Mas a Marinha também tem seus planos...

"23ª história: THE JUDAS VALLEY, by Robert Silverberg & Randall Garrett: Meu conto favorito da coleção. A primeira tripulação vai a um planeta pegar um material extremamente precioso, mas os tripulantes, à exceção de um, caem mortos, sem nenhum motivo ou explicação. Esse sobrevivente volta à Terra e outra tripulação é escalada para voltar a esse planeta, recolher o metal e descobrir o que aconteceu.

24ª história: NATIVE SON, by T.D.Hamm: Um garoto marciano vem para se fixar na Terra, local onde ele é um típico desajustado.
Ele sente toda a inadequação psicológica e física, mas tem que permanecer aqui por conta dos estudos. Quem ficaria com ele seriam a mãe e a tia, enquanto o pai voltaria pra Marte. No dia anterior à volta do pai ao planeta natal, sua família visita uma exposição de andróides, um deles sósia da mãe. Isso começa a fazê-lo pensar bastante a respeito. Plot twist no final.

25ª história: JUBILEE, by Richard A. Lupoff: E se a tentativa de assassinato de Julius Caesar tivesse dado errado? Romanos na corrida espacial.

"26ª história, a história extra: FINAL CALL, by John Gregory Betancourt: Um homem que é o último homem existente no planeta terra recebe uma ligação telefônica.

Enfim, recomendo sobretudo para quem gosta do gênero mais do que procura histórias marcantes.

Boa leitura!

Alessandro 29/10/2013

Ótimos contos por um preço irresistível!
Confesso que comprei só porque estava muito barato: R$2,00! Mas olhando com mais calma percebo que é uma ótima coletânea de contos de ficção científica, de autores consagrados como Poul Anderson, Philip K. Dick, Robert Silverg, Marion Zimmer Bradley. O livro já vale a pena apenas por essas jóias incrustadas no meio dessas 459 páginas.
Nesse primeiro volume temos os seguintes contos:

UNKNOWN THINGS, by Reginald Bretnor
THE JUDAS VALLEY, by Robert Silverberg & Randall Garrett
NATIVE SON, by T. D. Hamm
JUBILEE, by Richard A. Lupoff
FINAL CALL, by John Gregory Betancourt
É uma pena que não existe possibilidade de tal coisa ser traduzida para o português, e como estou com pouco tempo sobrando vou começar lendo apenas esses contos:

Sentiment, Inc., by Poul Anderson

É uma estória curta que está em domínio público (aqui você encontra em todos formatos digitais).
Para os bem relacionados e ricos, o Dr Robert Kennedy da Sentiment, Inc. poderá convencer qualquer garota a se apaixonar, simplesmente rearranjando algumas sinapses no cérebro dela.
Mas Colin Fraser não vai aceitar tão facilmente quando a garota com quem ia se casar for convertida pelo Dr. Kennedy a se casar com outra pessoa. Ele está determinado a conseguir reconquistar sua namorada. Quem poderia imaginar que ele acabaria por descobrir uma esquema de espionagem internacional?

The Crystal Crypt, by Philip K. Dick

No futuro Marte transformou-se em uma colônia que não tem mais nenhuma afinidade com a Terra. Uma guerra está prestes a eclodir, e a última nave com os terráqueos que restavam em Marte parte quando é abordada por militares marcianos liderados por um Leitre, um oficial de alto ranking, que esta à procura de três terráqueos que causaram a destruição da maior cidade marciana com uma arma misteriosa que simplesmente desapareceu com ela sem deixar vestígios.
Após todos passageiros passarem por um detector de mentiras infalível, e os marcianos liberarem a nave, os três terráqueos responsáveis pelo atentado terrorista encontram-se no bar da nave e contam para outro terráqueo que acabaram de conhecer o que fizeram com a cidade (e como passaram pelo detector de mentiras).

The Judas Valley, by Robert Silverberg & Randall Garrett

No futuro quando a exploração de outros sistemas planetários esta apenas começando, um elemento raro é o santo graal dos exploradores: Berílio de Núcleo Duplo.
Uma equipe descobre um grande depósito em Fomalhout V, mas quando saem para explorar o local todos morrem exceto um homem que consegue fugir ao ver todos mortos espalhados nas proximidades da nave.
Uma missão com sessenta pessoas é enviada para continuar a exploração do local.
Eles estão prestes a descobrir que existe uma espécie vivendo no solo com um forte veneno hipnótico que gostou muito do sabor da carne humana e quer mais um pouco!

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2013/10/28/the-first-science-fiction-megapack-varios-autores/