The First Science Fiction Megapack

The First Science Fiction Megapack Marion Zimmer Bradley
Harry Harrison
Samuel R. Delany




Resenhas - The First Science Fiction Megapack


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Michele Duchamp 17/01/2021

Basciamente um gigante domínio público sci-fi, mas vou continuar a série
A série MEGAPACK está de parabéns pela proposta em trazer coletâneas separadas por temas específicos, grandes nomes do gênero e tudo isso por um preço acessível. Resolvi ler como parte do meu aprendizado no idioma aliado ao fato de sci-fi ser meu gênero favorito.
Achei que as histórias em boa parte envelheceram mal, com os grandes escritores se sobressaindo e evidenciando porque eles foram os nomes que desbravaram e moldaram o gênero.
O problema com essas coletâneas com o preço mais reduzido é que, para que seja possível serem tão baratas, basicamente todos os contos têm que estar em domínio público, então não é bem uma seleção de histórias por merecimento.

Dito isso, conto por conto:

"1ª história: UNKNOWN THINGS, by Reginald Bretnor Hoogstraten, um colecionador de antiguidades com um comportamento peculiar: só coleciona artefatos dos quais ele não compreenda o que eles são, seu funcionamento ou propósito. Ao seu lado, uma esposa belíssima, exótica e intrigante...plot twist no final. Boa abertura para a coletânea.

"2ª E 3ª histórias: CAPTIVES OF THE FLAME I and II, by Samuel R. Delany: História sem sentido, extremamente entediante, onde você não se importa com o que acontece. Guerra, anacronismos da época como a importância da monarquia, uma ~barreira de radiação ~ e um jovem rei insuportável e mimado."

"4ª história: EXPEDITER, by Mack Reynolds: A história é uma espécie de sátira aos regimes stalinistas comunistas, apresentando em seu roteiro todos os elementos que na vida real de fato fazem parte dessa sociedade. Quem é politicamente de direita vai gostar.

"I never trust anybody with a messiah complex. The world is too big to change sigle-handed; you'd just have bungled it up worse than it already is. A lot of dictators started out as reformers and ended up as mass-executioners; you'd have done the same."

5ª história: ONE-SHOT, by James Blish: Uma possível bomba teria sido lançada acidentalmente em um local indeterminado, onde os personagens integrantes da CIA precisam de uma dica infalível e intuitiva para descobrir o lugar exato em um curtíssimo espaço de tempo.

6ª história: SHIPWRECK IN THE SKY, by Eando Binder: A escapada de um astronauta da morte após a descoberta de uma minúscula segunda lua ao redor da Terra. Uma história escrita muito provavelmente para treinar/mostrar o conhecimento incipiente de um aplicado estudante científico."

7ª história: ZEN, by Jerome Bixby: O tema central da história é a descoberta de um casal de uma raça extraterrestre quase extinta por conta da explosão do seu planeta natal há milhares de anos.

8ª história: LANCELOT BIGGS COOKS A PIRATE, by Nelson Bond: O conto narra a história de uma tripulação espacial que perde o seu cozinheiro, tendo que escalar um membro aleatório para ficar em seu lugar, no caso Lancelot Biggs. O problema é que eles estão na rota de um bando de piratas liderado pelo sanguinário Hake. O novo cozinheiro então bola um plano no mínimo inusitado…

"9ª história: SENTIMENT, INC., by Poul Anderson: O conto que mostra a diferença entre aspirantes e um dos grandes nomes da era de ouro da sci-fi. Inicia com um casal apaixonado que planeja se casar e todos aqueles aspectos mundanos de uma vida normal. A não ser pelo fato da namorada do protagonista estar participando de um projeto psicológico inaudito, que vai gerar um impacto nesse plano.

"10ª história: THE ISSAHAR ARTIFACTS, by J. F. Bone: conta a história de um astronauta que aterrissa forçosamente em um planeta desconhecido e começa a ter a sensação iminente e cada vez mais constante de estar sendo observado por uma espécie inteligente e não amigável. A sensação de ódio é persistente. Plot twist no final.

"I am utterly alone. It is a strange feeling, this loneliness. There is a feeling of freedom in it, a release from the too-close proximity of my fellow men. There is the pleasure of absolute privacy. But this will undoubtedly pall. Already I find that I am anxious for someone to talk to, someone with whom I can share ideas and plans."

"11ª história: THE NEXT LOGICAL STEP, by Ben Bova: A história é tão boba que eu tive que reler os acontecimentos para confirmar se era aquilo mesmo. Um super-computador, à la HAL 9000, é a última palavra em simulações realísticas de guerra. Todos que passam pela experiência de utilizar a máquina, ou resignam do cargo ou enlouquecem. Por que isso ocorre e o que fazer a respeito?

12ª história: YEAR OF THE BIG THAW, by Marion Zimmer Bradley: Não gosto da autora, então não li.

13ª história: EARTHMEN BEARING GIFTS, by Fredric Brown: Narra a que seria a primeira missão à Marte. Os marcianos têm um alto desenvolvimento telepático, porém pouco avanço tecnológico, o contrário dos humanos, o que proporcionaria um intercâmbio frutífero entre as espécies.. Porém...

14ª história: LIGHTER THAN YOU THINK, by Nelson Bond: Se você inventasse um dispositivo que lhe permitisse anular a gravidade, o que faria? Para o autor, o melhor uso seria em - acredite - corridas de cavalo.

15ª história: RIYA'S FOUNDLING, by Algis Budrys: A pior história da coletânea.
Se eu entendi bem, um garoto órfão telepata encontra uma espécie alienígena-que-é-igual-a-uma-vaca, que o adota.

16ª história: ACCIDENTAL DEATH, by Peter Baily: Conta a história de uma tripulação humana que encontra um alienígena. Depois disso, tudo começa a dar fantasticamente errado.

17ª história: AND ALL THE EARTH A GRAVE, by C.C. MacApp: Lendo durante a quarentena, esbarro inacreditavelmente com uma história onde o mundo é atingido por uma epidemia que, além do rastro de mortos, destrói a economia mundial. A saída, ao menos para o último problema, foi um gigantesco e massivo merchandising na venda de caixões, o novo símbolo de status.

18ª história: DEAD RINGER, by Lester Del Rey: O protagonista conseguiu descobrir uma conspiração alienígena, onde os extraterrestres tomavam o lugar de pessoas mortas, nos mínimos detalhes, copiando o livro The Invasion of Body Snatchers. Seu psiquiatra seria um deles. Mas será isso mesmo?

19ª história: THE CRYSTAL CRYPT, by Philip K. Dick: Ocorre um atentado terrorista em Marte, onde uma grande metrópole marciana não é destruída,mas simplesmente “desaparece”. Os marcianos buscam os culpados, sabendo-se apenas que são três tripulantes humanos que estão na última nave que está saindo de Marte rumo à Terra. Como descobrir quem são e o que houve? Achei o tema melhor que o desenvolvimento em si.

20ª história: THE JUPITER WEAPON, by Charles L. Fontenay: Mulher se apaixona por um rapaz sobrenaturalmente forte, mas que a princípio parece ser um grande covarde. O fato dele ter nascido em Júpiter é o ponto de partida para descobrirmos o que há de errado com ele.

21ª história: THE MAN WHO HATED MARS, by Randall Garrett: Um homem escolheu ser exilado permanentemente em Marte por conta de um crime cometido, ao invés de cumprir a pena na Terra. Mal sabe ele pelo que havia optado…

22ª história: NAVY DAY, by Harry Harrison: no futuro, o Exército desenvolve uma tecnologia que torna a Marinha obsoleta. Mas a Marinha também tem seus planos...

"23ª história: THE JUDAS VALLEY, by Robert Silverberg & Randall Garrett: Meu conto favorito da coleção. A primeira tripulação vai a um planeta pegar um material extremamente precioso, mas os tripulantes, à exceção de um, caem mortos, sem nenhum motivo ou explicação. Esse sobrevivente volta à Terra e outra tripulação é escalada para voltar a esse planeta, recolher o metal e descobrir o que aconteceu.

24ª história: NATIVE SON, by T.D.Hamm: Um garoto marciano vem para se fixar na Terra, local onde ele é um típico desajustado.
Ele sente toda a inadequação psicológica e física, mas tem que permanecer aqui por conta dos estudos. Quem ficaria com ele seriam a mãe e a tia, enquanto o pai voltaria pra Marte. No dia anterior à volta do pai ao planeta natal, sua família visita uma exposição de andróides, um deles sósia da mãe. Isso começa a fazê-lo pensar bastante a respeito. Plot twist no final.

25ª história: JUBILEE, by Richard A. Lupoff: E se a tentativa de assassinato de Julius Caesar tivesse dado errado? Romanos na corrida espacial.

"26ª história, a história extra: FINAL CALL, by John Gregory Betancourt: Um homem que é o último homem existente no planeta terra recebe uma ligação telefônica.

Enfim, recomendo sobretudo para quem gosta do gênero mais do que procura histórias marcantes.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Alessandro 29/10/2013

Ótimos contos por um preço irresistível!
Confesso que comprei só porque estava muito barato: R$2,00! Mas olhando com mais calma percebo que é uma ótima coletânea de contos de ficção científica, de autores consagrados como Poul Anderson, Philip K. Dick, Robert Silverg, Marion Zimmer Bradley. O livro já vale a pena apenas por essas jóias incrustadas no meio dessas 459 páginas.
Nesse primeiro volume temos os seguintes contos:

UNKNOWN THINGS, by Reginald Bretnor
CAPTIVES OF THE FLAME, by Samuel R. Delany
EXPEDITER, by Mack Reynolds
ONE-SHOT, by James Blish
SHIPWRECK IN THE SKY, by Eando Binder
ZEN, by Jerome Bixby
LANCELOT BIGGS COOKS A PIRATE, by Nelson Bond
SENTIMENT, INC., by Poul Anderson
THE ISSAHAR ARTIFACTS, by J. F. Bone
THE NEXT LOGICAL STEP, by Ben Bova
YEAR OF THE BIG THAW, by Marion Zimmer Bradley
EARTHMEN BEARING GIFTS, by Fredric Brown
HAPPY ENDING, by Fredric Brown and Mack Reynolds
LIGHTER THAN YOU THINK, by Nelson Bond
RIYA’S FOUNDLING, by Algis Budrys
ACCIDENTAL DEATH, by Peter Baily
AND ALL THE EARTH A GRAVE, by C. C. MacApp
DEAD RINGER, by Lester del Rey
THE CRYSTAL CRYPT, by Philip K. Dick
THE JUPITER WEAPON, by Charles L. Fontenay
THE MAN WHO HATED MARS, by Randall Garrett
NAVY DAY, by Harry Harrison
THE JUDAS VALLEY, by Robert Silverberg & Randall Garrett
NATIVE SON, by T. D. Hamm
JUBILEE, by Richard A. Lupoff
FINAL CALL, by John Gregory Betancourt
É uma pena que não existe possibilidade de tal coisa ser traduzida para o português, e como estou com pouco tempo sobrando vou começar lendo apenas esses contos:

Sentiment, Inc., by Poul Anderson

É uma estória curta que está em domínio público (aqui você encontra em todos formatos digitais).
Para os bem relacionados e ricos, o Dr Robert Kennedy da Sentiment, Inc. poderá convencer qualquer garota a se apaixonar, simplesmente rearranjando algumas sinapses no cérebro dela.
Mas Colin Fraser não vai aceitar tão facilmente quando a garota com quem ia se casar for convertida pelo Dr. Kennedy a se casar com outra pessoa. Ele está determinado a conseguir reconquistar sua namorada. Quem poderia imaginar que ele acabaria por descobrir uma esquema de espionagem internacional?

The Crystal Crypt, by Philip K. Dick

No futuro Marte transformou-se em uma colônia que não tem mais nenhuma afinidade com a Terra. Uma guerra está prestes a eclodir, e a última nave com os terráqueos que restavam em Marte parte quando é abordada por militares marcianos liderados por um Leitre, um oficial de alto ranking, que esta à procura de três terráqueos que causaram a destruição da maior cidade marciana com uma arma misteriosa que simplesmente desapareceu com ela sem deixar vestígios.
Após todos passageiros passarem por um detector de mentiras infalível, e os marcianos liberarem a nave, os três terráqueos responsáveis pelo atentado terrorista encontram-se no bar da nave e contam para outro terráqueo que acabaram de conhecer o que fizeram com a cidade (e como passaram pelo detector de mentiras).

The Judas Valley, by Robert Silverberg & Randall Garrett

No futuro quando a exploração de outros sistemas planetários esta apenas começando, um elemento raro é o santo graal dos exploradores: Berílio de Núcleo Duplo.
Uma equipe descobre um grande depósito em Fomalhout V, mas quando saem para explorar o local todos morrem exceto um homem que consegue fugir ao ver todos mortos espalhados nas proximidades da nave.
Uma missão com sessenta pessoas é enviada para continuar a exploração do local.
Eles estão prestes a descobrir que existe uma espécie vivendo no solo com um forte veneno hipnótico que gostou muito do sabor da carne humana e quer mais um pouco!

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2013/10/28/the-first-science-fiction-megapack-varios-autores/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR