O Túmulo Sob As Colinas

O Túmulo Sob As Colinas Belinda Bauer

Resenhas - O Túmulo Sob As Colinas

SuAlen.Pawelkiewic 29/11/2023

Segredos enterrados e revelações perturbadoras
Uma trama intricada, com personagens complexos cujas vidas se entrelaçam de maneiras inesperadas. Explorando o psicológico dos personagens, a autora destaca a profundidade das relações humanas e como o trauma pode moldar destinos.

Apesar da construção da história ser entorno da busca de Steven pelos restos mortais de seu tio Billy, "O Túmulo sob as Colinas" não possui um personagens principal singular, mas sim uma trama que se desenrola através de múltiplos personagens.

Cada um dos personagens desempenha um papel significativo na história, contribuindo para a complexidade do enredo.

O final surpreendente com uma reviravolta satisfatória. Bauer explora temas de perda, trauma e a busca pela verdade.

Uma leitura envolvente para aqueles que gostam de thrillers psicológicos. Uma mistura de suspense com drama.

*Obs: alerta de gatilhos

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Dulci 24/05/2023

Quase morri do coração!!!mas tá valendo!!gostei muito dos detalhes psicológicos, da descrição sobre a forma como o assassino pensa, e isso concerteza deixou a história bem sombria :)

Pandora 13/04/2023

Tenho este livro há anos e toda vez que passava por ele na estante pensava: quero lê-lo, mas não agora. Até que me dei um ultimato.

Steven tem 12 anos, mas é um garoto circunspecto e solitário, que só tem um amigo. Ele vive com a avó, a mãe e um irmão mais novo, mas em sua casa não há alegria. Isto porque, há quase 20 anos seu tio Billy, que na época tinha 11, desapareceu, provável vítima do serial killer Arnold Avery, hoje na prisão.

Steven acha que se encontrar o corpo do tio sua avó finalmente encerrará aquele ciclo, será uma avó amorosa e consequentemente tratará melhor sua mãe, a quem ela despreza e parece até culpar pela perda do filho predileto. Infelizmente, a amargura na vida do garoto não para por aí: na escola ele é tão mediano que os professores o ignoram; alguns até trocam seu nome. Steven só parece chamar a atenção dos “encapuzados”, três garotos que parecem não ter mais nada a fazer além de importuná-lo.

Há o tio Jude, de quem o menino gosta muito e que eu, ingenuamente, pensei que fosse um tio mesmo, mas era o namorado da mãe. Um dos que frequentaram a casa. Ele é bacana com os garotos e foi quem deu a Steven uma pá quando o menino lhe disse que queria plantar uma horta nos fundos da casa. Não tinha essa intenção de verdade, mas Jude não ligou. Assim, passou a cavar todos os dias em busca do corpo de Billy, em sua inocência de menino, o corpo é o que trará harmonia à família e chamará a atenção das pessoas para o feito extraordinário daquele menino tão comum. Ele.

Um dia, cansado das tentativas infrutíferas de chegar ao corpo sem pistas, Steven decide escrever uma carta ao possível assassino e a partir daí inicia-se um interessante - e perigoso - jogo psicológico entre os dois.

A escrita de Bauer é boa e clara, mas a narrativa é um pouco lenta. A escritora se detém uns bons capítulos mostrando a rotina de Steven, sua personalidade, a relação com o melhor amigo, a perseguição do grupo de garotos maus da escola (sempre tem, né?), a tensão entre a mãe e a avó e a motivação pela qual ele quer descobrir onde o tio está enterrado. Em certos momentos é interessante, noutros não; em determinado momento a autora insere um personagem totalmente dispensável e ocupa dez páginas com ele.

Acho positivos alguns aspectos mostrados nesta história: a solidão de Steven, sua insegurança, a necessidade de realizar um grande feito e unir a família, a falta de afeto, a ruptura de uma família após uma tragédia. Apesar da presença de um assassino serial de crianças na trama, este livro é um drama. Um drama que eu achei muito bom até que um acontecimento que deveria tornar a narrativa ainda melhor foi perdendo a força, terminando numa resolução muito morna.

Por isso, considero uma leitura mediana. Pelo menos tirei a cisma com o livro que estava parado na estante.

“Ele era melhor!
E agora sua avó perceberia isso, então tudo mudaria. Ela deixaria de ficar parada na janela, esperando a impossível vinda de um garoto para casa; passaria a prestar atenção a ele e a Davey, e não apenas daquela forma desprezível, rancorosa, mas da maneira que uma avó deveria fazer, com amor, segredinhos e uns trocados para comprar bala.
E se a avó amasse a ele e a Davey, talvez ela e sua mãe ficassem mais amáveis uma com a outra, e se isso acontecesse, todos seriam mais felizes, seriam uma família normal e… Bem… Tudo apenas ficaria… melhor.” - pág. 31

Nota: Por O túmulo sob as colinas Belinda Bauer recebeu o prêmio Gold Dagger Award, da Crime Writer’s Association, como o melhor romance policial de 2010.

Camilla Carneiro 13/01/2023

O túmulo sob as colinas
Comecei esse livro ano passado e não terminei, mas a leitura desse livro é muito boa e rápida.
AA psicopata msm, Steven burro dms e final clássico de filme.

Mimi 23/11/2022

Steven um garoto diariamente cava buracos na charneca de Exmoor a procura do cadáver de seu tio Billy assassinado a 19 anos.

Para descobrir ele escreve uma carta para o prisioneiro Arnold Avery.

Eu gostei da história de linguagem fácil.

Esse é o primeiro livro da trilogia Exmoor.

"Decida o que você quer e então se esforce para alcançar seu objetivo"

Gabirusca 18/11/2022

Sinceramente, eu não gostei, no início eu fiquei muito presa na leitura querendo saber o que ia acontecer, mas com o passar o tempo começou a ficar chato, eu me obriguei a ler, mas mesmo assim não acabei e abandonei o livro.

thaynara 19/10/2022

achei um livro meio idiota. no começo chamou muito a minha atenção e eu tava gostando a leitura tava fluindo bem mas ficou repetitiva começou a cansar e o final é muito corrido e meio que não muda nada a história começa e termina a mesma coisa

gabriela 07/10/2022

O túmulo sob as colinas
A ideia do livro é boa mas achei a historia meio arrastada,o livro é fraco e não me prendeu nele.Que sacrifício que foi terminar ele

Jaque - Achei o Livro 02/02/2022

O túmulo sob as colinas (Blacklands) é o primeiro livro da trilogia Exmoor, thriller psicológico que vai contar a estória de Steven Lamb, um garoto de apenas 12 anos que desde que descobriu que seu tio desapareceu há 19 anos atrás, ainda jovem como ele, dedica seus dias à escavar a charneca de Exmoor em busca de seu corpo.
Sua família ficou em pedaços após essa tragédia e sua avó ainda espera que seu filho retorne.
O culpado na época, Arnold Avery, está preso desde então por crimes de estupro contra garotos e mesmo não tendo admitido a culpa e sem provas concretas, acreditam que ele seja o responsável pelo sumiço de Billy.
Steven então decide escrever para Avery na prisão pedindo que conte onde enterrou seu tio para poder dar um encerramento à família, mas isso só irá despertar a atenção do criminoso.

Um jogo entre uma mente doentia e perversa contra a inocência de uma criança.
A trama conta a vida carente de afeto do jovem Steven, a convivência com sua família e o amadurecimento forçado de uma criança em busca de respostas.
Conta também a narrativa do criminoso, sua mente perversa e nojenta, ainda que as cenas não sejam descritivas.
Não é uma trama investigativa, nem poderia já que o protagonista é apenas uma criança que está começando agora a conhecer forçadamente as maldades do mundo.
Ainda que o protagonista seja uma criança, não é uma leitura aconselhada para menores de maneira alguma. É triste, dramático e muitas vezes pesado.
Eu gostei do livro, adorei a escrita da autora, vi que ela tem mais outros livros independentes da trilogia e fiquei interessada em conhecer mais.
Não é um livro que você precise decifrar mistérios - eles estão todos ali expostos -, mas sim de uma criança em busca de curar as cicatrizes de sua família.
Recomendo sim!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/02/o-tumulo-sob-as-colinas-belinda-bauer.html

Luliane.Machado 25/01/2022

Tá e o corpo?
O livro retrata a história de um menino e sua avó que perde um filho (criança), vítima de um serial killer.
Durante toda a história o menino busca encontrar o corpo do tio para mudar o clima que existe em casa, para permitir que sua avó e sua mãe (irmã do seu tio) possam enterrá-lo e por um fim no sofrimento.
Para resolver o dilema o menino começa a cavar em locais prováveis que possa estar o túmulo e o corpo do seu tio. Cansado de tal feito, o mesmo resolver escrever para o serial killer que matou seu tio (o qual está preso) para que esse lhe informe o local onde o corpo está.
Na troca de cartas, o menino envia uma foto e sem perceber há seu reflexo na mesma. O serial percebe que quem troca cartas contigo é um menino e desperta seu desejo de abusar e matar o menino.
Assim, o serial foge da cadeia e vai ao encontro do menino...
O livro é de suspense do início ao fim, mas o fim pode ser imaginado.
Contudo, você espera o tempo todo que o corpo apareça e então...

Nunes de Oliveira 13/09/2020

E se você percebesse que faz parte de uma família desestruturada onde você não se sente amado? E se de repente você descobrisse que sua família não é um terreno desconhecido para você, mas que ela 'está' desse modo por causa se um fato terrível que ocorrera há muito, muito tempo? Um assassinato, de um tio seu. Um parente que você sequer chegou a conhecer, pois quanto a tal morte ocorrera, ele ainda era um garoto e você ainda não nascera.
Foi isso que passou pela cabeça de Steven Lambert, um garoto que ao descobrir uma sombra sobre a própria família, entende que esse é o motivo de sua mãe, Lettie, e sua avó, 'a pobre Sr, Peters', que teve o filho Billy (tio de Steven) tirado de seus braços pela insanidade de um louco, serem pessoas frias no convívio familiar. O garoto, então, cansado de ser desprezado em sua casa, e de ver a avó desprezar a própria filha, conclui que se descobrir onde o assassino de seu tio, o serial killer Arnold Avery, preso há anos, enterrou o corpo do pobre menino, uma mudança positiva acontecerá em seu ambiente familiar.
Cartas de um garoto ingênuo são então enviadas periodicamente para a prisão onde encontra-se o hediondo assassino Arnold Avery. Inicia-se assim um jogo de gato e rato que culmina em um desfecho tão imprevisível quanto emocionante.
Uma história que emociona, traz sentimentos de revolta pelo bullying sofrido por Steven em sua escola; mas nos enche de uma emoção quase catártica ao nos mostrar que a vida é um ciclo onde tudo recomeça com novo ânimo.
Você não vai se arrepender ao paginar uma obra cheia de altos e baixos, com um toque de mistério, uma ação bem dosada e uma lição de convívio familiar.

Matheus.Leandro 03/04/2018

De Berlinda Bauer, O túmulo sob as colinas.
O túmo sob as colinas é narrado de forma leve pelo próprio persongem principal ( Steven), fato com o que me fez ter o interesse pela leitura, já que se encaixava perfeitamente no estilo que procurava para ler havia um bom tempo. Confesso que entre as várias e pueris histórias com que tinha me deparado, deste estilo, no espaço-tempo em que li O pântano das Borboletas, de Frederico Axat, o livro de Berlinda Bauer despertou-me novamente algo policial contido em um romance em que os personagens principais são crianças, fazendo com que a trama não fique pesada ao ponto de me remeter a pensar sobre a sociedade e os problemas que ela acarreta na atualidade. Não. Como já citado, o livro conta com o mesm estilo de O pantano das borboletas, tanto em sua forma narrativa, personagens e até mesmo a divisão de pequenos capítulos, que por sinal funciona com maestria em histórias como estas.
O livro contado em primeira pessoa, a trama séria, mas não muito adulta, traz-me a situação de poder, novamente, ler uma boa história aventureira de crianças tentando resolver os problemas do mundo sem estar com uma varinha mágica nas mãos, como funciona o meu amado Harry Potter.
A história desenvolve-se levemente e chega até o ponto mais crítico, também, de forma leve. A história de um assassino em série e um garoto cavando buracos em uma charneca proporcionam ao leitor uma das melhores dicotomias para quem gosta do estilo. Tais características atuam muito bem dentro da trama, fazendo com que não nos preocupemos com a forma como um garoto poderia ter a ideia de cavar buracos para encontrar o corpo de seu tio e a indignação recorrente a respeito de um assassino estuprador de crianças ser retratado de forma tão miseravel na obra. Em outras palvras, o livro realmente tira todas essas possíveis preocupações comtemporaneas e nos faz, muito bem, o pacto "finja que acredita, que eu lhe conto essa mentira 'a história' ".
Por mais que tenha gostado muito da história, destaco, por fim, o desencontro que tive com o depoimento da autora, no fim do livro, que diz ter tido o desejo de ter contado a história de um garoto e sua avó. Bom, confesso que isto não funciona muito bem dentro da trama, apesar da caracterização da avó de Steven o tempo todo dentro da história, a complicação parece se dar o tempo todo entre o garoto e sua mãe. Após a leitura, é possível levar em consideração o fato do garoto estar procurando o corpo de seu tio, filhos de sua avó, onde é retratado a amargura da velha em relação a perda do filho há muitos anos. Bom, como já foi dito, isto não atua de forma sintética na história, mesmo que a autora tenha tido tal desejo.
Para esta obra, talvez deva eu considerar Clarice Lispector e reler o Túmulo sob as colinas novamente. Como diz a autora "sempre ganho na segunda".