Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Sra. Star Wars 25/03/2024

Desafio concluído com sucesso
De forma geral, Iracema é uma história interessante. Contém algumas 'decisões' que não muito bem vistas hoje, mas que podem ser relevadas por conta da época do lançamento (pelo menos do que entendi).

Porém, o maior problema do livro foi a escrita... de início lia tudo 5 a 6 vezes, depois foram 2 a 3 no máximo e deixei pra lá o que consegui entender, beleza, o que não tchau, porque acabaria abandonando o livro se não fosse isso.

Acredito que isso aconteceu porque não estou habituada com esse estilo de leitura, ou porque ela é realmente difícil.

Por isso é um clássico que recomendo somente se você quiser um desafio para aprimorar sua leitura ou se já estiver acostumado com esse tipo de escrita.

Ludmila Santos 25/03/2024

O livro em si apresenta uma boa história e uma ótima evolução ao decorrer das páginas. O contexto histórico torna esse livro ainda mais interessante,a única dificuldade que tive foi a linguagem apresentada no livro.

carolbws 25/03/2024

"Iracema, a virgem dos lábios de mel"
Confesso que no inicio eu me perdi, achei que não ia entender, e no final deu tudo certo.
É claro que é desafiador ler um livro de 1865, que tem uma linguagem diferente comparado aos dias de hoje. Mas não é impossível.
Muito ricas as descrições sobre a beleza natural do Brasil.
A história é bonita, o romance entre Iracema e Martim é bem interessante de acompanhar. É tocante que mesmo com todas as dificuldades e diferenças (que são várias) eles ficam juntos.
Infelizmente Iracema morre ao dar a luz ao seu filho Moacir, que pelo que entendi seria o primeiro luso-brasileiro.
A única coisa que eu mudaria seria as descrições sobre os personagens que eu particularmente achei confusas.

Alina.Cassotto 21/03/2024

"Iracema" é inegavelmente uma obra de suma importo para a literatura brasileira. Classificada no período do romantismo, José de Alencar tenta descrever de uma forma vivida a experiência de um homem branco que conhece uma índia e, mais tarde, começam um relacionamento amoroso.
A trama se arrasta em uma narrativa densa e repleta de descrições exaustivas da natureza, o que pode alienar aqueles que buscam uma história mais dinâmica e envolvente. Além disso, o romance é permeado por um estilo linguístico arcaico e poético, o que pode dificultar a compreensão e tornar a leitura ainda mais cansativa para alguns.
Apesar de seu valor histórico e cultural, para quem que não consegue se envolver com os personagens ou se interessar pela trama, "Iracema" pode parecer uma obra datada e difícil de ser apreciada. A falta de desenvolvimento dos personagens e a ausência de um enredo cativante podem deixar os leitores desinteressados e frustrados ao longo da leitura.

niquete 21/03/2024

Extremamente cansativo, tem uns fatos que não se conectam, a história em si é interessante mas achei ruim, aquela iracema é uma pangua e o martim é extremamente ridículo (tinha que ser homem)

whluiza 19/03/2024

"Iracema [...]"
Li fazia bastante tempo e tive que reler por conta de um trabalho da escola, tão bom quanto eu me lembrava, um clássico que sempre será bom.

Caroline.Cezarani 18/03/2024

Prometeu muito e não entregou tudo isso
O livro é um clássico da primeira fase do Romantismo no Brasil, destacando o indianismo, ou seja, o indígena como herói. Seria descuido meu dar menos de 3 estrelas para esta obra, contudo, não foi uma leitura cativante em momento algum. Não digo por ser um tema nacional, mas sim pela forma que a trama se desenrola de uma forma técnica e específica. A riqueza de palavras, lugares e tradições indígenas trazidas aqui faz com que Iracema seja uma fonte exímia, por outro lado, todo esse detalhamento causaram à mim ? uma leitora que pegou nas mãos essa obra quase 160 anos após sua publicação ?um massante entediamento.

Gostei da forma que José de Alencar usou as alegorias nos nomes das personagens e da forma que ele fez seus desabafos na carta ao fim do livro. Tenho vontade de conhecer outras obras dele para retirar de mim a má impressão que fiquei com o desfecho de Iracema.

Jujucat71 16/03/2024

Mesma essência de novela que coloca casal lésbico e mata elas numa explosão de shopping no final.
(Chorei quando ela morreu, mesmo achando ela insuportável)

Larissa 14/03/2024

Um livro que fala sobre a formação do povo brasileiro, um povo diferente de todos no mundo, onde há diferenças de cores, jeitos, cabelos... A narrativa é boa e essencial, provavelmente o melhor de José de Alencar (na minha opinião) bom leiam.
Não li tão bem quanto gostaria, pois a pressão escolar me fez ler menos do que devia.
O final 0 surpresas

Nathany 11/03/2024

Clássicos Brasileiros
Esse livro foi lançado em 1865, e é um dos primeiros romances indianistas da época, considerado um dos clássicos brasileiros. Faz uma analogia a colonização do Brasil, mas específico no estado de Ceará.

Papadelo 07/03/2024

Muita pompa pra pouca coisa
Um livro que possui momentos, mas uma péssima escrita. Frases gordas, ideas magras, como dizia Álvaro Lins.

Felipe1503 07/03/2024

Muito bom livro!
Terceiro livro que leio de José de Alencar, e gostei mais que ?Lucíola? e menos que ?Senhora?, que, para mim, é o melhor livro que li dele.

?Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.? (p.12)
?A felicidade do mancebo é a esposa e o amigo; a primeira dá alegria; o segundo dá força. O guerreiro sem a esposa é como a árvore sem folhas nem flores; nunca ela verá o fruto. O guerreiro sem amigo é como a árvore solitária no meio do campo que o vento embalança: o fruto dela nunca amadura.? (p. 88)

Vitoria293 05/03/2024

Obrigada escola
Eu particularmente amo essa escola literaria entao sou suspeita pra falar, eu amei como o livro foi construido e toda a historia de amor e como tudo acaba eu particularmente amo de paixao esse livro