Iracema | Senhora

Iracema | Senhora José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Mika 17/04/2024

Entendo ser um cânone. Alencar de fato suou para fazer esse livro, mas eu como leitor também suei para lê-lo

Poético mas difícil de entender a trama. Eu via as imagens mas os personagens que é bom era difícil de compreender a história

Carol2552 17/04/2024

O que falar desse livro?
Confesso que sinto receio em comentá-lo, porque é uma obra muito antiga e famosa. Certamente não será uma resenha digna ok? Eu não vou analisá-la profundamente nem nada do tipo.

Tive que ler ele para a escola, me surpreendi com sua leitura relativamente fácil! Apesar de, no começo, ser um pouco desafiador o leitor se acostumar com a escrita de Alencar.

Vou ser sincera: parece uma fanfic. Esse foi exatamente meu primeiro pensamento depois de uns 5 capítulos. Não sei, a forma como o escritor descreve o romance romântico entre os protagonistas me lembra muito de uma história de
internet.

Não sei expressar meus sentimentos depois de ler esse livro. Sinceramente, não desgotei nem gostei, mas ao mesmo tempo fico feliz por ter lido algo, que, de certa forma, faz parte da história do Brasil. No ponto de vista de um homem branco da elite, mas ainda história do Brasil (eu acho).

Com certeza se eu vier a reler essa resenha (nem sei se é uma) irei me arrepender de te-lá escrito antes das minhas futuras aulas de literatura...

Uma opinião seca e imatura sobre um livro complexo não se combinam, mas fazer o que.

Tonia.lenda 16/04/2024

Obrigação msm
Tive q ler em 40 minutos para fazer um resumo ( tava sem Internet) juro porque você não descreveu também a curvatura do pelo puritano da bola esquerda dele, ta locou muita descrição
E EU JA ENTENDI QUE ELA É VIRGEM JOSE DE ALENCAR

gege (taylor's version) 16/04/2024

Iracema é coerente ao Romantismo, mas possui muitos deslizes
"Iracema", de José de Alencar, é uma obra que, embora tenha sido aclamada por muitos, não consegue escapar de suas falhas profundas. A idealização excessiva presente na narrativa é representativa do seu movimento literário, mas obscurece a realidade brutal e violenta do processo de colonização, distorcendo a percepção dos leitores sobre esse período histórico. As descrições intermináveis tornam a leitura cansativa e desinteressante, dificultando o envolvimento emocional com os personagens e a trama. Além disso, as visões estereotipadas da cultura indígena perpetuam estigmas prejudiciais, retratando os povos originários de forma simplista e descontextualizada. A falta de profundidade psicológica dos personagens, especialmente de Iracema, deixa a desejar, impedindo uma conexão genuína com suas motivações e dilemas. A utilização do termo "selvagens" para descrever os indígenas é ofensiva e reforça estereótipos eurocêntricos. As inúmeras comparações, embora em alguns momentos possam ser interessantes, acabam por sobrecarregar a narrativa, tornando-a confusa e desarticulada. No entanto, é inegável que a escrita de Alencar possui um certo encanto, transportando o leitor para os exuberantes ambientes da natureza brasileira. Além disso, alguns aspectos da cultura indígena retratados na obra oferecem insights valiosos e enriquecem a experiência de leitura. As descrições da fauna e flora do Brasil também são dignas de elogio, destacando a riqueza e diversidade do nosso país. No entanto, esses elementos positivos não são suficientes para compensar as falhas fundamentais de "Iracema", que comprometem sua relevância e impacto como obra literária.

Dedê 15/04/2024

Superestimado e absurdo
Iracema é indígena e descrita como se fosse uma deusa, sendo linda e pura. A pureza dela gira em torno de sua virgindade, que é o foco quase integral do livro.

Há o romance entre Iracema e um homem branco, colonizador. Ela decide perder a virgindade com ele e ter filhos pardos, e para que tal vontade seja feita, ela simplesmente o dopa.

Como se não beirasse o absurdo a virgindade de Iracema ser abordada e exaltada basicamente em todas as páginas, o autor decidiu acabar com esse assunto fazendo com que a protagonista abuse de um homem que certamente iria transar com ela conscientemente sem pensar duas vezes.

Depois que isso ocorre, todo o romance que já era horrível se torna simplesmente trágico.

Não sei o motivo de exaltarem tanto esse clássico, pois além do enredo ser o cúmulo do absurdo, a leitura é maçante. As cenas são extremamente descritivas ao ponto da exaustão. Não recomendo, mas por se tratar de um clássico, sei que é imprescindível que muitos o leiam.

Melissa635 14/04/2024

Resenha - Iracema
Confesso que nunca tive nenhuma vontade de ler esse clássico, mas tive que ler por causa da escola, e tenho que admitir que superou minhas expectativas, achei que ia ser horrível, mas não foi nem perto disso, é um livro muito bem desenvolvido, apesar de ter uma linguagem mais complicada e ser bem difícil de entender.

alwaysbookstan 13/04/2024minha estante
Estou lendo esse livro por causa dos estudos também KKKKKK

Juh 09/04/2024

Cânone da literatura nacional...

O que não se relaciona diretamente à qualidade do texto, que se estrutura como uma escrita simples e previsível, mas, olhando o contexto de publicação, há inovação em dois sentidos: na temática indígena e no formato romance. Tirando esses dois aspectos, a história é morna, um Romeu e Julieta brasileiro chato.

Waleska5 07/04/2024

A história de uma Índia
Martim um homem português responsável por defender o povo brasileiro perde-se em meio ao mato e, encontra Iracema que o acera com uma flecha para se defender do invasor.
Iracema leva Martim para sua tribo para cura-lo e acaba se apaixonando por ele.
Porém Irapuã índio da tribo que é apaixonado por Iracema não concorda com a vinda do português.
Ocorrem guerras entre tribos e a virgindade de Iracema é posta em prova.
Refugiados à uma ilha Martim e Iracema acabam gerando um filho. Iracema tem seu filho sozinha pois Martim precisou partir, após o retorno de Martim se dá o desfecho da história.

eve 06/04/2024

Iracema, obra clássica da literatura escrita por José de Alencar traz uma história de amor cativante entre Martin e a jovem índia da tribo Tabajara além retratar a relação entre os povos indígenas e os colonizadores europeus.
Alencar, considerado o principal romancista brasileiro, traz uma linguagem poética e arcaica o que faz com que a leitura seja complexa e desafiadora. Apesar dessa dificuldade, a obra é rica e envolvente.

sarah 05/04/2024

Iracema e Cinco Minutos: dois ótimos livros
Iracema
Clássico obrigatório, mas que estou lendo só agora e não pensava que iria gostar tanto. Muitas pessoas falam que a linguagem desse texto é difícil por isso a leitura não rende, mas sinceramente, eu pensava que seria mais complicada, mas acabou não sendo. Já a história é um ponto a parte, José de Alencar faz uma analogia a colonização do Brasil e a forma brutal que isso aconteceu. Iracema retratando os indígenas que aqui estavam, chega o homem branco (Martin) e acaba com a vida dela e aí nasce o filho do sofrimento (Moacir, o brasileiro) isso é tão poético, mas ao mesmo tempo tão revoltante, mas sabemos que não teria como ter outro final.

Cinco minutos
Que grata surpresa, não fazia ideia da existência desse conto de José de Alencar mas adorei lê-lo. Um romance tão divertido e acalentador. Os dois personagens principais são muito cativantes e bem escritos que faz a gente torcer para eles a todo mundo mesmo nessas circunstâncias absurdas.

Ps: Essa edição da Martin Claret é absurda de linda e muito bem feita, apresenta para a gente primeiramente todo o contexto histórico para a gente se situar. Acredito que a leitura fica muito mais clara o entendimento por esse motivo.

Caroline1356 02/04/2024

Resenha IRACEMA
O livro é o que a professora de português indicou para fazermos um filme dele, li e adorei, primeiro desses antigos que eu gostei de ler e li rapidinho em torno de 2 dias, livro explendido!

Felipe1503 01/04/2024

Um dos clássicos
Um dos grandes clássicos de José de Alencar. Se você quer conhecer a obra desse grande autor tem que visitar pelo menos um livro indianista dele.