Iracema José de Alencar

Resenhas - Iracema

Danilo Vicente 12/10/2019

Precisa ser lido
Iracema precisa ser lido. A obra de José de Alencar é nacionalista e conta, de maneira célere e exata, a epopeia entre a índia dos lábios de mel e Martim, o branco europeu amigo do índio Poti, de tribo inimiga da de Iracema. Um aprendizado ainda hoje, não só de como escrever bem, mas sobre Brasil.

Ana Beatriz Rosa Alves 01/10/2019

#AUDIOLIVRO#
Depois de anos postergando a leitura desse clássico da literatura brasileira, finalmente tive a oportunidade de ter acesso á essa obra-prima.
Iracema trata-se de um romance entre uma indígena e um estrangeiro europeu. Por incrível que pareça fui extremamente surpreendida, a intensidade do romance, dos combates, das aventuras e dos medos das personagens é contagiante.
Um bom livro, só a escrita é um pouco puxada para quem não está acostumado mas é maravilhoso.

Brnoliver 26/09/2019

Lenda do Ceará
Não sei o porquê demorei tanto para ler José de Alencar. Assim como Julio Verne faz um amplo estudo de engenharia e das ciências naturais em seus livros, José de Alencar traz conhecimentos inigualáveis sobre lendas, história do Brasil e sobre as culturas e linguagem dos povos nativos. O livro não é apenas um romance, mas uma viagem de saberes sobre nosso próprio país e a porta de entrada para entender a importância da literatura nacional para além de Machado de Assis.
A escrita de José de Alencar é poética, leve e romantica, um espetáculo.
A história é envolvente, apesar de alguns clichês e de o conto ter alguns "auto-spoilers", mas são perdoáveis considerando a época em que foi escrito e todo o contexo da história que nem por isso deixa de ser interessante.

Citação: "Os guerreiros pitiguaras, que apareciam por aquelas paragens, chamavam a essa Lagoa da Beleza, porque nela se banhava Iracema, a mais bela filha da raça de Tupã"

Fendrich 10/09/2019

Este realmente não deveria ser um livro enfiado goela abaixo dos estudantes. É muito natural que, sem repertório literário, saiam todos traumatizados com a literatura brasileira . É interessante que, pelo posfácio do próprio Zé Alencar, esse livro foi apenas uma "tentativa" que ele fez, mostrando-se, inclusive, bastante inseguro quanto à aceitação da obra. Reconhece até mesmo uma série de defeitos. Sua ideia original sobre o tema era um poema.

Pedro 03/09/2019

Um clássico que deve ser lido por todos
Um livro simplesmente incrível, muito pequeno, dá para ler muito rápido. Sobre o enredo... é um dos maiores clássicos do Brasil né. Mas super recomendo, não tenham aquele medo que as escolas as vezes dão (obrigando a ler kk). E essa edição da panda books ajuda muito ( é integral, mas possui imagens e notas, e um glossário, muito útil, por ter muitas palavras indígenas)

Juliana 27/08/2019

Outra capa

Aninha 08/08/2019

Iracema
Esse livro é um verdadeiro clássico, história brilhante.. muito top amei o livro.

Colenci 04/08/2019

Algumas anotações, só para constar. (Livro lido há meses).

Um livro lido por teimosia. Lido para nunca mais ter que lê-lo.
A história contada simplesmente não é boa, não gera interesse. Então, na verdade, a obra se baseia em fazer referências indígenas/históricas. Talvez tenha valido a pena pelas notas de José de Alencar, que explica a etimologia de nomes de rios, regiões e animais.

G.L. 28/07/2019

Leitura importante
É um clássico do romantismp brasileiro, e a leitura é fundamental, mas devo confessar que terminei o livro "me arrastando", achei extremamente maçante.

João Bruno 26/07/2019

Com certeza o melhor livro nacional que eu já li.
Li em alguma resenha por aqui alguém dizendo que o livro deve ser lido lentamente absorvendo cada palavra .. E é exatamente isso, um estilo de escrita e de vocabulário pouco comum, não difícil, mas pouco comum, onde necessita de mais atenção ... Eu praticamente lia cada frase pelo menos duas vezes para poder não só entender, mas absorver toda a atmosfera magnificamente criada pelo autor.
Vale muito a pena ser lido um livro do século retrasado, uma verdadeira aula sobre como escrever um romance único, belíssimo e ao mesmo tempo angustiante.
Recomendadíssimo.

Marivan 24/07/2019

Uma leitura incrível
Bom, eu amei o livro Iracema em cada uma de suas partes, esta edição ajuda e muito. Fico extremamente chocada quando vejo tantas criticas que esta obra recebe. De fato, não é uma leitura fácil, mesmo porque as inúmeras nomenclaturas indígenas utilizadas não nos são habituais. Amei a lenda e este é um dos livros que não saem da minha estante por nada.
Essa edição ajuda muito quem tem dificuldades com relação aos termos, pois vem com caixas de textos, "traduzindo" alguns termos e até mesmo parágrafos de difícil compreensão.

ToniCalfim 10/07/2019

Iracema
Ler Iracema foi um conflito para mim, e portanto eu nem de longe recomendaria esse livro para um iniciante na literatura brasileira. O texto é cansativo, a trama é descrita com parágrafos pequenos, que tornou a minha leitura pouco fluida e angustiante. Recomendo, apensar de tudo, essa leitura a todos que tenham alguma ligação com o Ceará, pois esse livro trata literariamente sobre a criação desse estado brasileiro quando fora colonizado. Outro ponto muito positivo desta edição - não sei se se aplicar a outras - são as notas de rodapé explicando as palavras em guarani, o que me trouxe grande satisfação com as correlações que pude fazer com palavras em português.

Taiane Pereira 22/06/2019

Se eu não tivesse morrendo de sono, teria terminado mais rápido. A escrita incomodou, mas o que importa é que consegui terminar de ler.

Blonde Venus 15/06/2019

Poético e só
Tenho sérios problemas com o José de Alencar, ele definitivamente não é dos meus favoritos, mas ainda assim preciso elogiar a escrita do mesmo, que sempre é muito descritiva, e por vezes arrebatadora. A linguagem de Iracema é rica em metáforas, é poética e muito bem escrita. Já a história, apresenta os índios de modo caricato sob o ponto de vista de um homem branco e "civilizado", o que faz com que certos hábitos e descrições tenham me parecido esteriotipadas. Essa primeira geração do Romantismo tinha como objetivo exaltar o povo do Brasil e suas riquezas, e nesse sentido o livro cumpriu sua missão, apesar dos problemas mencionados.