Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Ana Catarina 22/04/2010

Vamos abstrair.Você é uma índia. Você vive no mato, anda descalça (ou seja, tem o pé naquelas),não tem conhecimento sobre escovas de dente e provavelmente tem não só as mãos, mas o corpo todo machucado porque vive andando no mato poxa, e arranhões são inevitáveis,certo?Errado.Iracema deixaria qualquer deusa no chão. Morro só de pensar na imagem.Um ser maravilhoso correndo entre galhos, sem fazer barulho, sem perder a pose.E digo mais, você tem os cabelos mais pretos que a asa da graúna, um hálito de baunilha, um sorriso doce e é a virgem dos lábios de mel.

E essa virgindade é bem ressaltada. Romantismo é assim: virgindade = pureza = mulher ideal.Ahhh mas assim não teria graça.Iracema é virgem sim, mas não besta. Tanto que na primeira oportunidade ela dopa Martin e aproveita que ele está lá, todo na brisa, pra perder seu hímen (quem já ouviu a história do boa noite cinderela?aposto que eles se inspiraram nesse livro). E pronto. Aí está você, grávida de um ser pálido e com cabelos louros que não faz parte da sua tribo.Daí pra frente é igual a todo romance romântico:trágico.

Particularmente não gosto de romantismo (literário, por favor). Todo mundo é uma coisa só : bom ou mal, puro ou não.Furado.Isso enjoa.

Tem aquela história de Iracema ser a síntese do Brasil: Alencar quis gravar em sentido figurado a essência do país. Tem a índia toda pura lá (Améria ainda não descoberta), aí chega o branco colonizador e fode (haha literalmente) tudo.O índio se entrega ao branco com facilidade, talvez por sua inocência/ignorância, e dessa mistura nasce o brasileiro sofredor (Moacir, o nenê).

Se você vai ler, prepare-se pra enfrentar as descrições de cenário maaaais longas da sua vida. Ah, e se for diabético, cuidado: é melado demais.É sério.
Simonovitch 29/10/2011minha estante
Amei sua resenha, hahaha. A melhor que já vi por aqui...

Geovanna 28/12/2012minha estante
Falou tudo!

Geovanna 28/12/2012minha estante
Falou tudo!

Audrei 20/06/2014minha estante
Bem. Acho que so as indias que tinham uma funcao especial nas tribos eram virgens, ese e o caso da Iacema.
Quando a higiene faz todo o sentido, se voce ler a Carta do descobrimento ou um livro de historia qualquer vai encontrar coisas do tipo. Indios tomavam banho de 5 a 7 vezes por dia, se depilavam usando ceras e outros artificios, tinham o habito de usar aguas de cheiro depois dos banhos, cortavam seus cabelos e hidratavam com oleos naturais e escovavam os dentes com plantas que causavam uma abrasao. Na real os europeus se escandalizaram com a higiene dos indios, ja que naquela epoca eles nao tinham nem os dentes dentro da boca e passavam ate seis meses sem tomar banho. Parece fazer sentido que achem as indias brasileiras perfumadas e limpas.

Preguiçoso 30/07/2014minha estante
KKKKKK Adorei a Ana Catarina e a Audrei kkkk, Gostei do Comentário e Da Resenha, Rindo Muito dos Comentários da Catarina kkk.

aalliyah 18/03/2023minha estante
sua resenha foi fantástica!

Eduardo.Katsuo 27/03/2023minha estante
Querida descrição de cenário longa é Tolkien

Black Flower 29/03/2023minha estante
Audrei, minha filha, ce disse tudo. O brasileiro herdou dos indígenas o hábito do banho pois os europeus só tomam banho em maio, na primavera. Eu já tive que dividir quarto com francês... O quarto ficava uma podridão, pois eles não tomavam banho. E eu? Eu tinha que ficar higienizado o quarto o tempo todo.

Black Flower 29/03/2023minha estante
Sendo que os indígenas foram os que mais resistiram aos brancos no período pré - colonial. Muitos até morreram por conta da resistência. Eram chamados pelos jesuítas de selvagens.

Aline.Schwingel 14/04/2023minha estante
CONCORDO!

vitoria 24/09/2023minha estante
oi, qual o capítulo que ela descobre que ta gravida?

Ray 21/10/2023minha estante
Apesar de eu ter dado uma nota totalmente diferente o livro É EXATAMENTE ISSO kakakakaka

uyku 26/10/2023minha estante
AKAKKAKAKAKAKAKKAKA

Maria16578 07/11/2023minha estante
Amei sua resenha, a melhor que já li! Engraçada e falou tudo que pensei lendo!!

LuaLulu 12/12/2023minha estante
Amei sua resenha KKk

Izadora 03/01/2024minha estante
14 anos dps tive os mesmos pensamentos que vc

Naraliz 09/01/2024minha estante
AMEI a resenha, li mais de uma vez kkkkk

Bibia 19/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK AMEI SUA RESENHA

gabrieladnz 29/03/2024minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri demais.

ViviGreg. 01/01/2024

O Romantismo brasileiro é maravilhoso, eu amei ler esse livro e sentir toda essa admiração pela natureza, pela mulher e pelo BR, é tão gostoso. Eu confesso que, apesar de ser um clássico, não sabia desse final e me deixou bem triste. Entretanto, é um livro muito gostoso de ler, me senti dentro de um livro didático romantizado de história do BR (o que devia ser o objetivo).
Ramilson.Nasciment 01/01/2024minha estante
Livros br?

Ester479 01/01/2024minha estante
A escrita é difícil?

Jucileidy 01/01/2024minha estante
Siim! Iracema é um livro maravilhoso, tanto do meu ponto de vista como leitora, quanto do ponto de vista da crítica literária em si. José de Alencar é incrível ??

rafadakatniss 01/01/2024minha estante
Caramba, literatura brasileira é tudo mesmo, mas te admiro muito por ler José de Alencar... Tive que ler "O Guarani" para a escola e não consegui ler nem um terço!

ViviGreg. 01/01/2024minha estante
A escrita é um pouco pesada e densa, mas dá pra ler

Ester479 01/01/2024minha estante
Já leu Úrsula? Queria saber se é menos ou mais denso. Depois dos 30% estou achando bem fluído.

ViviGreg. 02/01/2024minha estante
Nunca li Úrsula, vou colocar na lista

Jucileidy 02/01/2024minha estante
Úrsula é muito bom, achei a leitura menos densa do que Iracema.

Ester479 02/01/2024minha estante
@Jucileidy, muito obrigada ?

Ana Paula 06/02/2020

Um clássico que não foi pra mim
José de Alencar - 1865

Ler esse livro hoje, com meus quase vinte anos, depois de ter abandonado a leitura quando fui obrigada a lê-lo pela primeira vez com meus 16, por ser uma leitura obrigatória do vestibular só reforça a minha opinião: querer obrigar adolescentes a lerem livros de literatura brasileira clássica antes da hora não faz nenhum bem, na verdade, só atrapalha mais. Por quê? Porque o jovem vai tomar raiva da literatura brasileira, vai odiar com todas as suas forças os "vosmecê" da vida e, no fim, vai desistir do mundo da leitura antes de ter a chance de realmente prová-lo e aproveitá-lo.
Mas enfim, depois de expressar minha indignação com o atual sistema de ensino da literatura no país, falemos sobre o livro. A história não é grande surpresa pra qualquer um que tenha tido a noção de literatura no ensino médio: um homem branco e uma índia que se apaixonam, em uma alegoria que representa o início e a formação do estado do Ceará.
Confesso que o estilo de escrita de José de Alencar não me encanta muito - isso também aconteceu quando tentei ler Senhora, outro dos seus livros. Os conflitos apresentados são resolvidos com muita pressa e simplicidade, e não há narração dos detalhes em diversos momentos. Citam que um personagem foi pra guerra, mas no próximo parágrafo tudo já está resolvido, sendo que esse foi sim um grande marco e diferencial na história, por exemplo. E ao mesmo passo que isso acontece, as descrições e comparações com elementos da natureza são intermináveis. Sim, eu sei que isso é uma característica do movimento romantista que Alencar fazia parte, mas as enormes notas de rodapé explicando animais e plantas não foram do meu agrado. Talvez seja porque esteja acostumada demais com o estilo narrativo mais contemporâneo e mais moderno, mas isso me estranhou e me decepcionou, de certa forma.
O grande x da questão, que é também um aspecto extremamente cobrado nas provas de vestibulares e qualquer estudo sobre o livro, do Segredo de Jurema, é jogado pro escanteio com uma velocidade impressionante depois de alguns acontecimentos. Talvez eu quem não fui capaz de compreender a mensagem do livro e a resolução dos conflitos, mas realmente não foi pra mim.
A própria personalidade dos personagens, com Martim recebendo os louros de grande herói (sendo que não o foi, se é pra ser sincera e dar minha opinião), não me agradaram. Isso tudo me leva a dizer que o livro é bom, mas não ótimo. Foi uma boa leitura, não pretendo reler e, para não desgostar completamente do autor, tomei a decisão de me afastar das suas obras por agora. Quem sabe no futuro surja outra oportunidade.
José Igor 21/04/2020minha estante
Caramba! Muito do que falou eu concordo... Deixei para ler agora, com meus 30 anos, e mesmo assim, não está funcionando muito bem. Eu acho um equívoco bastante grande "empurrar" a literatura clássica nos adolescentes na escola. Reclama-se tanto que os jovens saem da escola sem gostar de ler, mas a própria "programação de ensino" tem boa parcela nisso.
Só peguei amor aos livros porque não resisti às obras de Agatha Christie e J. K. Rowling na minha adolescência. Era isso que eu lia quando fugia dos clássicos.

Ana Paula 21/04/2020minha estante
Sim! Eu também só gosto de ler tanto hoje por conta da J. K. e do Rick Riordan, em um primeiro momento, além da coleção Vagalume. Passei o ensino médio na base dos resumos dos clássicos pras "fichas de leitura" e vestibulares, enquanto lia meus livros (adequados pra faixa etária, infanto-juvenis e YA) na minha.

José Igor 21/04/2020minha estante
Pois é. Quem sabe quando estivermos mais senhores entendamos a beleza destes escritos... Olha eu sendo influenciado no linguajar. Hahaha.

Ana Paula 23/04/2020minha estante
Vosmecê foi muito pomposo em sua fala haha

José Igor 23/04/2020minha estante
Hahaha. Viu?
Eu terminei de ler. Só entendi tudo depois que pesquisei. O livro cru é bem difícil de engolir. Porém, depois de todo o apanhado de explicações e estudos sobre a obra, eu acabei gostando... Porém, é aquilo. A história é simples; a genialidade do autor com certeza se sobrepõe a obra (na minha humilde opinião). No fim, eu me apaixonei mais pelo pano de fundo da obra do que da própria obra...

Ana Paula 23/04/2020minha estante
Então, eu fiquei cansada em certo ponto pelo tanto de comparação com elementos da natureza que eu não conhecia, tento de ficar lendo a nota do rodapé. Mas a escrita do autor em si é muito mais rica que a história mesmo. Mas vou ficar longe do Alencar por um tempo, pra ver se consigo pegar mais gosto em próximas leituras

Cleberson 24/11/2020

Quando li esse livro no ensino médio, o achei muito chato, dava sono. Anos depois, reler com os olhos da maturidade literária, percebi a riqueza dessa obra. Amo esse estilo de escrita, a elegância das frases simples. Enfim, recomendo.

"O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça?"
Carine 24/11/2020minha estante
Estou lendo Lucíola do autor! Amando demais a escrita dele. Iracema está na lista

Cleberson 24/11/2020minha estante
Esse ainda não li. Obrigado pelo comentário e indicação implícita rsrs
Vou colocar na minha lista

Deivisson.Amaral 24/11/2020minha estante
Aconteceu comigo também, só que com O Cortiço. Forçam a introdução desses livros na adolescência e, na minha opinião, traumatizam os adolescentes com esses livros mais difíceis, não que não devam lê-los, mas é preciso um pouco mais de "bagagem". Acho que isso influencia na quantidade de leitores que temos no Brasil.

Carine 24/11/2020minha estante
Cleber não foi a intenção, mas que bom que entrou na lista ?

Carine 24/11/2020minha estante
Deivisson, concordo com você! Alguns livros precisam de maturidade e bagagem literária para serem apreciados como merecem

Cleberson 26/11/2020minha estante
Exatamente. E essa bagagem e maturidade cada um encontra no seu tempo. E eu estou redescobrindo os clássicos brasileiros agora

Andréa 19/05/2011

Para ser lido sem pressa, absorvendo cada palavra
Com certeza Iracema não está entre os livros que mais agradará a jovens que ainda não descobriram o prazer da leitura pois sua escrita apresenta uma linguagem de difícil compreenção, o que exige que seja lido com calma e atenção a cada palavra. Alguns momentos poderá se fazer necessário, a releitura de uma página ou mesmo um capítulo. Mas quando já se tem amadurecido o hábito da leitura, Iracema pode se tornar um livro lindo, capaz de nos transportar fisicamente e culturalmente aos primeiros tempos do Brasil colonizado. José de Alencar narra o nascimento do amor entre a índia Iracema e o branco Martin, os desafios e consequencias que enfrentam para viverem esse amor. Um livro para ser lido sem pressa, absorvendo cada palavra e admirando uma terra ainda virgem, onde seria posteriormente o Ceará.
Jerome 01/07/2011minha estante
Bom observar que você entende a base da verdadeira literatura, coisa que muitos leitores medíocres não compreendem.

Dija Darkdija 17/11/2013minha estante
Pena extrema de alguém que acha que pode definir "verdadeira literatura". Deixando isso de lado, acho que é pura questão de gosto, e não de idade. Tem pessoas que gostam dessa linguagem, outras que odeiam. É simples assim. Gente que gosta de livro com várias descrições e gente que odeia. Gente que adora coisa baseada em fatos reais e gente que quanto mais ficcional/fantasioso melhor. E isso não torna um maior que o outro. É diferença de gosto, apenas.

SG1 31/01/2014minha estante
Não existe leitores medíocres! Ser um leitor já é o suficiente. Com Dija disse, é questão de gosto e só. Medíocre é ter tempo e disposição pra ler e não fazer isso por pura birra ou preguiça. Mas aquele que lê, nem que seja um jornal todos os dias, jamais poderá ser chamado de medíocre. Pena daquele que se acha mais que o outro porque lê isso ou aquilo que o outro não lê.

Aline 05/02/2014minha estante
Para mim intediante, pefiro outros romance do autor.

Julia Ferreira 18/06/2018minha estante
É um alívio ver uma resenha dessa num mar de críticas. Na realidade acho que Iracema é odiado por ser um clássico obrigatório na formação do Ensino Médio, isso acaba ofuscando a magia de ler, principalmente quando é um romance de décadas atrás competindo com universos mais novos e fascinantes da literatura atual. Só acho que a nós, que apreciamos a obra, não cabe julgar quem não gostou, assim como não nos cabe ser julgados. Falta compreensão, de ambas as partes.

13marcioricardo 15/11/2023

Iracema
O homem é um eterno insatisfeito.

No último livro que li ( Ratos e Homens ) queixei-me que todos falavam mal e que é um suplício ler um livro inteiro assim.

Pois aqui é o contrário. Um exagero de erudição. Muito forçado. Entendo as palavras caras, as indígenas, mas é muita afetação. É demais, um estilo que nos afoga em enfado.

Para uma obra que faz questão de diversificar os vocábulos, achei a palavra seio muito repetida. Não sei se entendi ou se há algo a entender.

Em todo o caso acho que vou procurar os filmes desses dois livros.
Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
Alencar é o rei do palavrório rebuscado.
Steinbeck usa essa linguagem tb em as vinhas. Linguagem dos caipiras do sul dos EUA.
Imagina vc lendo Flores p Algernon. ?

Pavozzo 17/11/2023minha estante
Abaixo-assinado para o Márcio ler os primeiros capítulos de "Flores para Algernon" e publicar aqui AO VIVO suas reações. ??

Carolina.Gomes 17/11/2023minha estante
???

13marcioricardo 17/11/2023minha estante
Que é isso gente ? ? Já li esse livro, muito bom kk A diferença é que nesse é só um personagem enquanto no Ratos e Homens são todos kkk

13marcioricardo 17/11/2023minha estante
Carolina, é o segundo que leio do Alencar. Gostei do Senhora. Estou curioso pelo Guarani tbm.

Amei sua resenha

malia 23/02/2021minha estante
li a sua também bia, clubinho de ódio ao martim

;)

Com certeza

Luana Campos 14/02/2020

Maravilhoso
Eu admito que não esperava por tanto. A obra de José de Alencar simplesmente conquistou meu coração. Todo o enredo, a sua forma sucinta e rápida de desenvolver a história, a linguagem utilizada, foram essenciais para que Iracema se tornasse o que ela realmente é, uma obra da literatura brasileira. E que obra de arte viu?!
Fico contente por ser uma obra exigida por vários vestibulares, quem sabe assim mais pessoas dediquem um pouco do seu tempo para essa leitura..
Para quem não tem muito costume, a linguagem pode ser um pouco complicada de início, mas vale a pena você se esforçar um pouquinho para entender o que se passa. Não tenha pressa!
Ana 14/02/2020minha estante
Dele, li alguns.
Adorei Senhora.
Vale muito a pena ler!
Boas leituras!

Luana Campos 02/03/2020minha estante
Obrigada pela indicação!!

Ana 03/03/2020minha estante
Também gostei de O Guarani.
Boas leituras!

Lu 23/12/2015

De onde veio a novela das oito... ou das sete... ou das seis...
Há certos livros que foram feitos para serem lidos aos risos. Esse não foi, mas eu ri mesmo assim. A partir do momento em que o Alencar compara a Iracema com uma ema selvagem, comecei a anotar as minhas frases favoritas da história. Foi divertidíssimo!
Na minha opinião, ler esse livro como comédia é o que o salva. Também dá pra entender como os brancos da época se achavam reis da cocada preta (comparação intencional) e que tinham o direito de escrever a história de qualquer povo, índio, negro e quem mais pisasse ali na terrinha "deles". Não engulo por nada essa fase indianista do Brasil, não enquanto não aparecer um clássico escrito por um índio (o que, convenhamos, já deveria ter aparecido há muito tempo se o Brasil não fosse o que é). Além disso, também não me convenço pelo argumento "tem que levar em conta a época em que o livro foi escrito" porque muitos livros escritos antes de Iracema não pecam em frases piegas e personagens rasos. Isso é uma novela, gente, uma bem engraçadinha, mas que vou continuar não levando a sério enquanto houver um pouquinho de razão em mim.
Chinchilla 30/12/2015minha estante
Hahahaha
Ai, Luisa

a antirrosa atômica 21/06/2018minha estante
estava a ler as resenhas em busca de alguém que também se divertisse com o absurdo da narrativa. Estou achando o livro cômico.

Henrie 16/05/2019minha estante
A ignorância do ser humano desconhece limites. Essa vergonha literária que você está passando ainda está sendo paga financeiramente? Estude um pouco sobre metáfora e prosa poética. Estude urgente poesia.

Outra coisa, não adianta meter o pau no livro e no eurocentrismo, e se referir aos nativos brasileiros como "indios". Índio é erro histórico, informe-se.

Wesleyotio 04/01/2022

Um conto da origem do Ceará
Neste livro José de Alencar está mais preocupado que criar um conto que simule a origem do Ceará e relatar uma paixão típica do período literário.

Para quem é cearense e tem vontade de saber sobre a origem de termos que usamos tanto vale a pena a leitura, aos demais a leitura não será tão prazerosa e até um pouco cansativa.
Fernanda 26/02/2022minha estante
Quais são esses termos? Fiquei curiosa.

Wesleyotio 27/02/2022minha estante
Baturité, Quixeramobim são alguns exemplos de cidades que estão inseridos no livro e ao falarmos nem temos ideia do motivo da palavra.

Fernanda 27/02/2022minha estante
Aaah, as cidades, sim.

Analuz 12/07/2020

"Iracema" é, além de um livro clássico, um romance histórico. A obra remonta a fundação do estado do Ceará através da paixão de Martim (primeiro colonizador português da região) com a indígena Iracema, que de acordo com o autor, significa "lábios de mel" (mas que muitos estudiosos apontam ser, na verdade um anagrama para a palavra "América", já que o livro inteiro entrega uma representação da colonização portuguesa no Brasil).
Sendo um dos mais famosos autores do romantismo brasileiro, especialmente em sua fase indianista, José de Alencar traz aqui uma visão idealizada das relações entre europeus e nativos, ignorando a predominância violenta do "homem branco", que trouxe o genocídio indígena em suas caravelas. Cearense, Alencar não poupou referência às paisagens naturais brasileiras. Aqui, este cenário é plano de fundo para nossos protagonistas.
Iracema é uma índia tabajara, uma tribo que, no período em questão, era amiga dos invasores franceses; enquanto que Martim, sendo um português, está associado à tribo dos Pitiguaras, que por sua vez, era inimiga da primeira tribo.
A história começa no determinado dia em que Iracema, ao ser pega de surpresa por um Martim perdido na mata, ataca-o instintivamente, antes mesmo de perceber que o jovem não lhe oferecia real perigo. Arrependida, a garota descrita com uma delicadeza arrebatadora, leva-o para curar seu ferimento à cabana de seu pai, o pajé da tribo dos tabajaras. Muito hospitaleiro, o pajé Araquem cede sua cabana ao rapaz, assim como todos os confortos possíveis, incluindo as mulheres da tribo, à exceção especial de Iracema, pois esta é guardiã do segredo de Jurema (planta com propriedades alucinógenas, cujo composto é utilizado em rituais pelos guerreiros) e, sendo escolhida por Tupã para esta finalidade, deve se manter virgem.
É interessante ver a representação dos modelos do romantismo europeu aqui. Iracema não é uma jovem cristã, e nem teria como o ser, já que estamos tratando de uma história que aborda os primeiros contatos entre europeus e nativos. Ainda assim, existe o apelo à castidade da protagonista, à qual o autor recorre a motivos indígenas para trabalhar em cima.
É claro que os pombinhos se apaixonam, mesmo Martim já tendo uma noiva que o espera em solo lusitano. Assim, nasce uma tentação entre os dois: o amor proibido da jovem virgem indígena com o valente português que está comprometido.
Ao perceber o interesse recíproco de ambos, o chefe guerreiro Irapuã decide se vingar de Martim, já que ele mesmo é apaixonado por Iracema. Então, com a ajuda de seu pai e de seu irmão Caubi, Iracema planeja escoltar Martim para que ele encontre seu grande amigo Poti, o guerreiro da tribo rival à qual ele está associado. Mas em meio a tudo isso, a tensão sexual e o amor proibido entre os protagonistas ficam cada vez mais fortes. Será que ambos resistirão às tentações?
Planejado inicialmente para ser um poema, "Iracema" não deixa de lado a escrita poética, ainda que estruturado em prosa. Alencar retrata a sua visão idealizada das relações entre colonizadores e colonizados, com um final pacífico e 'feliz" nesse quesito.
A leitura, que pode ser vista com maus-olhos por jovens e adultos da atualidade, também não foi muito bem quista na época de seu lançamento. O autor abusa de palavras de vocabulário indígena e notas de rodapé com suas respectivas traduções, o que torna a experiência um tanto maçante.
Por fim, devo dizer que senti incômodo com o papel submisso, e até secundário, da personagem que dá título ao livro. Iracema é corajosa e forte, e isso nos é mostrado desde o início da obra. Mas aos poucos, vemos sua astúcia se esvaindo em detrimento do bem-estar de Martim e o desejo de ficar a seu lado, a ponto até mesmo de considerar renegar os valores de sua tribo. Assim, assistimos a "América" ceder ao conquistador português gradativamente e também presenciamos o surgimento do atual estado do Ceará, à maneira de José de Alencar.

site: http://www.youtube.com/c/AnaluzMarinho
Fabricio268 12/07/2020minha estante
José de Alencar é fantástico. Ainda não li Iracema. Ler O guarani foi uma das melhores experiências literárias que já tive.

Analuz 12/07/2020minha estante
Se um dia for ler, eu super recomendo a edição da Panda Books! Apesar de ser claramente voltada para estudantes, o texto é integral e tem um bom "glossário".

Fabricio268 12/07/2020minha estante
Com certeza lerei. Tenho uma edição da Martim Claret, bem bacana.

Bizi 03/02/2022

Esperava mais
Chateada com a história que não tinha conteúdo nenhum e as inúmeras metáforas com coisas da natureza que só seviram pra encher página. Como amei "Senhora" imaginei que José de Alencar nunca teria menos de três estrelas pra mim, mas não entendia nada que acontecia e a trama é muito fraca.
Larinha 03/02/2022minha estante
Iracema é um romance indienista, então acho que "cumpriu o seu papel na época" entende?. Inclusive "Iracema" é um anagrama para AMÉRICA, então conta a história da exploração da América de uma forma totalmente nada legal kkkk

Larinha 03/02/2022minha estante
esse é um dos livros que vale a pena só ler o resumo para a prova de literatura kkkkk

Bizi 06/02/2022minha estante
Kkkkkkk eu realmente achava que valia. Principalmente por ser o mais famoso

Sarah 01/04/2021

Bom, pra falar a verdade, eu não entendi quase nada do livro. Não é nem em questão de vocabulário, mas sim da história mesmo. Apesar de a proposta ser um pouco intrigante, eu não tinha interesse em ler o livro, apenas o fiz por causa da escola.
Ana Di Angelo 15/06/2021minha estante
Eu dei 1 estrela e ainda achei muito?

Sarah 16/06/2021minha estante
Quase fiz o mesmo mas fiquei c dó kkkkkkk

Ana Di Angelo 17/06/2021minha estante
Eu n kkkkkk só n dei 0 pq n tinha essa opção (eu acho kkk)

linne 08/09/2020

Não gostei!
Foi a leitura mais arrastada que já fiz! Estou feliz por ter acabado, porque não aguentava mais!
Lafaiete 08/09/2020minha estante
Por causa desse tipo de leitura indicada nos primeiros anos na escolas que os perdem o gosto por leitura.

Lafaiete 08/09/2020minha estante
Anos* os alunos*

Maju 12/09/2020minha estante
Faço minhas as suas palavras