O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo

O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo Kevin D. Williamson

Resenhas - O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo

Rafael 14/07/2015

O socialismo é sempre um desastre
No livro é demonstrado alguns exemplos de políticas equivocadas da esquerda. É sabido que o socialismo é uma catástrofe econômica e cultural. Todavia, ainda muitos “idiotas úteis” (termo de Lênin) continuam a acreditar na falácia socialista/comunista. Por isso é necessário expor mais uma vez - exemplos concretos dessas políticas.

Na economia, a primeira tese a ser defendida, é que o socialismo não é realizável. Se todas as empresas são estatais, não há concorrência. Assim, sem concorrência, não há como fazer o cálculo de preços. Isso já fora demonstrado por Mises em 1920, antes do início da União Soviética.

Além da impossibilidade econômica, o socialismo é um regime tirânico: união da classe política e econômica. O individuo dá lugar ao coletivo. Desse modo é podada à liberdade individual, religiosa, econômica, de imprensa. Ao passo que a alta cúpula política que fica com os privilégios, os recursos do povo.

Há também políticas de “bem-estar social” corroendo diversos países. O estado cresce, fica dando privilégios para pessoas improdutivas, mas quem “paga a conta” é o contribuinte, com impostos cada vez mais salgados. Enfim, o país produz menos e o estado só cresce. É dívida na certa!

Em pleno 2015 há muitas pessoas, políticos, que apoiam esse modelo. Endossam à intervenção estatal na vida da população. Acreditam, pois é um discurso utópico, populista. É mais fácil jogar com os anseios irrestritos da população ao invés da realidade.Todavia, o resultado prático, é sempre um desastre econômico, político e cultural.

Eng° Alan 17/03/2015

Cheio de altos e baixos
A leitura do livro teve alguns capítulos interessantes e outros enfadonhos, o que quase me levou ao abandono. É um livro que se você não gosta do socialismo/comunismo, irá gostar ainda menos; se apoia esse movimento, irá odiar. É cheio de motivos e muitos exemplos que mostram que esse sistema raramente é implantado com sucesso em algum lugar.

Maurício 14/08/2015

O mesmo de sempre, mas nunca demais!
Ótimo livro, bem escrito com uma linguagem concisa e sem floreios.
É mais um livro de esclarecimento sobre o que o Socialismo realmente é. Para aqueles que já sabem, infelizmente o livro não trás muitas novidades, mas traz, o que é sempre bom, dados bem interessantes principalmente sobre a realidade nos EUA.
Para aqueles que ainda acreditam nesta baboseira de socialismo, por favor, se esforcem para lê-lo, o autor não destila ódio como outros que escreveram livros com a mesma proposta. A paciência e clareza de Willamson é admirável e não deixará ninguém de cabeça quente.
O final do livro me agradou bastante, pois ele, diferente da maioria, traz a contraprova e a explicação do principal porquê.
Vale a pena!

Vinicius.Chiquito 16/12/2021

Absurdamente superficial
Na minha opinião, o livro não passa de um "revisionismo" genérico, onde o autor não conseguiu estruturar uma linha crítica e conceituada.
Somente repete frases prontas e fora de contexto.

Reitero, na minha opinião foi um DESPRAZER.

Giovane 20/12/2022

Guia politicamente incorreto da esquerda e do socialismo.

Destacam-se cinco pontos principais, a esquerda os socialistas, ultra-nacionalistas e militarista , recorre aos regimes de Hugo Chaves e Maduro na Venezuela, na Coreia do Norte com Kim Jong-un , da China com Xi Jinping , a própria União Soviética de Lênin e Stalin, Gorbachev entre outros, o autor usa esses regimes socialistas ,.comunistas para exemplificar o quão importante é o militarismo nesses regimes, e quando ele fala em ultra-nacionalismo , apesar de saber que o comunismo é internacionalista ele demonstra com fatos que sempre é permeado de um socialismo nacionalista, ou seja, interno , mantido através da coesão interna e da força e mesmo de ideias nacionalistas como no caso da mãe Rússia da União Soviética para castrar mentalmente o povo é manter o regime que se expandirá internacionalmente támbem.
O segundo ponto e que o socialismo degrada o meio ambiente, enquanto o socialistas se preocupam tanto em apontar o dedo para os capitalistas , eles parecem esquecer do caso do mar de Aral , Chernobyl , da exploração feita do Ártico pela União Soviética entre outros que causaram terríveis desastres ambientais por causa dos planejadores centrais socialistas, se algo atrapalha o plano , para eles esse algo tem que ser alterado, ou como Millòr Fernandes diz sobre o socialismo que : " quando a roupa não serve no cliente, é no cliente que faz os ajustes e não na roupa."
Também desta que nem em "paraísos" socialistas como na Suécia o socialismo deu certo, pois o desestimulo ao trabalho a destruição das poupanças, até mesmo o incentivo à enganar o sistema como tantos suecos como imigrantes tem dificuldades em arrumar trabalho por lá, pois com tanto assistencialismo que recebem até mesmo um tratamento inferior por parte dos socialistas de racismo com isso incentivam as pessoas a faltarem do trabalho, arrumar atestados, mais do que em qualquer outro tipo :Brasil por exemplo que o pessoal é malandro.
Por fim o autor fala sobre a infiltração socialista no ocidente, nas potências ocidentais, notoriamente nos EUA, nas universidades na política na centralização do poder e usa o sistema de saúde inglês tão elogiado pelos americanos que é um sistema de saúde socialista e mostra na América como os democratas a esquerda americana deseja implantar o mesmo tipo de sistema. Mostra como essa socialização gradual da saúde está destruindo a saúde americana e ao mesmo tempo serve aos detentores das empresas de planos de saúde a diminuição da concorrência e o controle na mão dessas pessoas,.contudo isto aconteceu na Inglaterra e hoje essas pessoas não existem mais é totalmente socializado .

Alexandre663 19/11/2016

Socialismo , Utopia na União Soviética utopia no século XXI
Socialismo é algo errado tanto no âmbito econômico , ambiental e lógico quanto moral .
Obs: Não entendo por tantas reclamações de imparcialidade contra o autor , já que o título é bem " explicito " . E também em nem um momento ele diz ou da a entender que o capitalismo é perfeito .

Poliany 15/09/2017

Você odiará ou amará.
Sou politicamente muito instruída? Obviamente, não! Mas de uns tempos para cá, me vi obrigada a ser mais questionadora e ter um senso crítico próprio. No Brasil, não só atualmente, ser apolitizado é um crime contra a nação e contra si mesmo. Não dá mais para ler textos imensos em redes sociais e já se achar um expert em qualquer assunto que seja. Por conta disso, me vi em dívida comigo e com o Estado, passei a ler mais sobre o Brasil, Economia, Política... Esse livro foi um deleite. Mostra claramente os efeitos do comunismo/socialismo/esquerda dentro de um país e dá exemplos reais em lugares reais à respeito da utopia de muitos. A leitura AJUDA a construir um pensamento mais reflexivo com relação a evolução da nossa história política. Não dá para toma-lo como verdade absoluta, mas como adjuntor, ele super satisfaz. Dê uma olhada e reflita.

Inlectus 26/07/2014

Legal.

Tem coisas interessantes, mas quem escreveu sem dúvida odeia o socialismo e a esquerda.
Sabrina 23/09/2014minha estante
Percebi isso pela resenha. É complicado tirar algo de bom e verdadeiro quando o conteúdo abordado não é imparcial. Na verdade, é preciso tomar cuidado pra não ser induzido a adotar o mesmo ponto de vista que o autor.

Eduarda 02/10/2014minha estante
Senti a mesma coisa. Nunca tinha ouvido falar no escritor, vou procurar saber mais a respeito dele e qual o interesse por trás do livro.
Em geral, estou a um capítulo de concluir a leitura e a sensação foi de que eu estava lendo um comentário gigante de um ser qualquer discutindo política e economia nos comentários de alguma página do facebook.

Daniel 17/12/2014minha estante
O nome do livro é "O livro politicamente incorreto da esquerda e do socialismo" e vcs queriam que ele não falasse mal das ideologias de esquerda? É sério isso? rs Outra coisa que não entendi nos comentários, pq o autor deveria ter uma visão imparcial ao abordar o assunto da qual ele é claramente é critico?

Ana 16/10/2015minha estante
Quando se trata de ditaduras e assassinos, não tem como ser imparcial. O errado é.... Errado!

RobertoPC 09/01/2016minha estante
Daniel +1

Rudy 07/10/2016minha estante
É normal odiarmos o mal e a mentira. Algum problema com isso? Afinal, quem é de esquerda e socialista, progressista e afins odeia a direita, o liberalismo e o conservadorismo. Seu argumento não é um argumento, uma vez que pode ser revertido. E quando falam sobre ser "imparcial", isso é um nome bonito para "neutralidade", "indiferença", "não tomar posição", ou, por outro lado, "igualar coisas radicalmente contrárias". Melhore.

Sidnei 01/01/2018minha estante
O problema é o víes simplista que o autor assume.
Ele pega simplesmente os piores exemplos de entidades estatais para dar corpo ao seus exemplos, não faz uma análise comparativa entre os dois entre os melhores e piores exemplos. Utiliza o sistema público de ensino americano e compara com uma empresa que produz celulares, é de uma simplicidade ridícula. Por quê não utilizou o sistema público de ensino finlandês que é público e é bom?
Posso falar também do sistema de saúde privado brasileiro, que é melhor que o público mas nem de longe é essas coisas.
Não se trata de um livro que se propõe a comparar de forma séria os dois sistemas, o público (que para ele é tudo socialismo) e o privado, mostrando que ambos têm vários tipos de problemas. Para o autor a coisa é assim: privado=bom e público(socialista)=ruim, mas nem tudo é tão simples.

Dalmo 28/08/2016

Podia ser bem melhor
O livro começa bem e de acordo com seu título de capa, mas o capítulo dedicado ao sistema de saúde americano é enfadonho e acaba comprometendo o brilhante raciocínio desenvolvido nos demais capítulos. A crítica ao socialismo como sistema que ameaça a liberdade e distorce o sistema de preços da economia é bem construída e de fácil entendimento.
Drigo 25/10/2018minha estante
undefined

NewErick007 16/07/2016

O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo
O autor faz critica ao socialismo. Ele retrata a magnitude que o socialismo fez em países que passaram por esse sistema, e mostra que o socialismo é falho. O autor dá exemplos de fracassos socialistas mostrando como é ruim esse sistema. Ele também mostra que o socialismo degrada o meio ambiente e que não dá certo nem em paraísos socialistas como a suécia.

site: https://www.facebook.com/KevinDWilliamsonNR/?fref=ts