Grande Irmão

Resenhas - Grande Irmão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cheile.Silva 07/04/2024

Tema real
Uma história familiar que envolve preconceitos, esteriótipos com pessoas obesas, ciúmes e problemas familiares. É o primeiro livro que leio da autora (apenas vi o filme de Precisamos falar sobre o Kevin).
A leitura é muito fluida, mas acho que não foi uma tema que me fez entrar tanto na história. Acho que por não me identificar com nenhum dos personagens, isso não iria mesmo acontecer.

Ludimyla Lopes 31/01/2024

Dilacerante
Meu primeiro contato com a autora e meu Deus? Como a bicha escreve bem!
Eu iniciei a leitura com altas expectativas que confesso, iam minguando a cada página até mais ou menos 50% do livro. Hora estabelecida a meta da protagonista a história deu uma guinada absurda e eu passei a me sentir dentro dos Portais de Praga. Eu senti a cetose na minha boca e eu senti cada kg indo embora. Porém, como bem me avisaram, Lionel não é flor que se cheire e quando eu fui me dar conta do que poderia acontecer? Aconteceu. Aconteceu além. Aconteceu doído demais. Ahh gente?

Ana Caroline 31/01/2024

Esse livro me deixou pensando sobre a obesidade e as consequências dela e para todos a sua volta. Pandora é uma mulher que tem uma empresa de sucesso mas se sente não merecedora. Em uma visita de seu irmão Édson que está com 100 KG a mais da última vez que se viram, após uma visita de dois meses em sua casa, Pandora resolve ajudar Edson a emagrecer? de um jeito totalmente irresponsável. Essa empreitada destrói seu casamento e quase destrói sua saúde.
O personagem de Edson é extremamente arrogante é intragável, colocando a culpa de seus quilos a mais nos outros, não se responsabilizando pelas suas escolhas.

O final é confuso, destrói a imagem de Pandora que fomos construindo. Ficou estranho.

Juliana 03/11/2023

Precisamos falar sobre obesidade
Livro 18/2023: Grande irmão - Lionel Shriver. É o terceiro livro que leio desta autora. Ela escreve muito bem, traz temas difíceis, explora sentimentos incômodos e dá voz àquilo que a moral e a ética (e o tal "politicamente correto") não nos permite dizer. Neste livro o tema central é a obesidade. A sinopse é interessantíssima, por isso vou copiar aqui: "a história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Pandora, uma bem sucedida empreendedora que recebe o irmão mais velho Edison em casa, antes um conhecido piaptecisamos debater sobre a obesidadenista de jazz em Nova York, que agora está falido e sem ter onde morar. Desleixado e pesando 100 kg a mais desde a última vez que se viram, Edison causa espanto em Pandora e principalmente em Fletcher, seu marido sistemático, que começa a não gostar nada do desenrolar da situação." Os dramas de conviver com alguém próximo e com obesidade grave são expostos sem atenuantes, o preconceitos, as dificuldades sociais, tudo, tudo servido como numa farta refeição. Difícil de engolir? Sim. Incômodo. Real. Desconfortável. Um bom livro. E o final? Eu iria adorar conversar sobre o final com quem quiser ler! Como sempre, boa literatura tem o poder de trazer reflexões e bons debates!

Marcello 08/06/2023

Ué!
Me surpreendi aqui agora em descobrir que eu não fiz uma resenha pra esse livro maravilhoso!

É por isso que eu digo: não deixem de ler um livro só pela nota dele, um 3.8 é ridículo. Sério.

O livro é basicamente sobre a relação de dois irmãos. O quanto a gente pode sacrificar da nossa própria vida para ajudar outra pessoa? Tem peso diferente se essa pessoa for alguém muito próximo da gente? Seria mais fácil ajudar um desconhecido do que um irmão? Hmmm, muitos questionamentos! E por último: e se o que nos resta é somente o arrependimento, será se vale a pena reinventar toda a nossa vida para poder nos conformar que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance? Hmmm, é babado!

O final desse livro me pegou muito. Não vou ficar criando espectativa porque ela mata o tesão da coisa toda, mas eu acho o final incrível, sério mesmo.

Só leiam!

Regiane @agentejaleu 03/04/2022

Pandora é  empresária. Sua empresa Baby Monotonous está fazendo muito sucesso. Seus bonecos feitos sob encomenda, caracterizados como a pessoa a ser presenteada e com uma gravação com as frases e bordões característicos, fizeram-na parar nas publicações mais conhecidos do país.

Seu pai vive até hoje da série Guarda compartilhada que teve seu auge quando Pandora era adolescente. Sua relação como pai não é muito boa, após a morte da mãe e o irmão mais velho Edison ir tentar a sorte aos 17 anos em Nova York, ele é pianista de jazz e lá era onde estavam todos os " caras" de sucesso, ela foi trilhando seu caminho sozinha. Casada com Fletcher, tem um enteado e um a enteadaa que são os filhos que ela não teve .

Ao receber o telefonema de um amigo de Edison dizendo que ele não poderia mais hospedá-lo , mandou passagem para ele vir passar uns dia com ela. No aeroporto não o reconheceu: o homem alto e atlético que fazia todas as amigas dela disputarem, desde a última vez que o viu 4 anos atrás , ganhou cerca de 100kg.

Durante os 2 meses que ficou na casa dela , Edison a assustou com seus hábitos , compulsão por comida, e ela não conseguia fazer nada pra ajudar. Mas ao arrumar as malas parar ir para sua turnê na Europa, ela descobre que não tem turnê nenhuma e que ele não tem emprego nem para onde ir.

Pandora resolve fazer algo, se Edison quiser mudar de vida, ela aluga um apto para ela dois já que Fletcher e ele não se dão bem, acha que Edison a explora e o ajudará a voltar ao peso de antes. Será um projeto de pelo menos um ano. Ela está arriscando o casamento já que sairá de casa por esse período, mas não pode deixar o irmão comer até morrer.

Li sem expectativa, me surpreendeu . Tratando do tema sem rodeios , nos faz refletir que obesidade mórbida é algo a ser levada a sério e numa sociedade cada vez mais descuidada com os hábitos alimentares, juntando com o lado emocional que também estamos cada dia mais suscetíveis a problemas, o apoio da família é muito importante. E o plot twist me deixou de cara no chão. A bicha sabe escrever bem demais. Recomendo.

Wania Cris 31/03/2022

E se fosse assim?
Pandora é uma empresária de sucesso com um casamento confortável vivendo em uma pequena cidade de Iowa. Quando um amigo de seu irmão, Edison, telefona para informar que este precisa de apoio familiar, Pandora se dispôe mais por força da obrigação, contrariando a vontade do marido. Quando Edison chega Pandora percebe que está com um problema bem pesado (hahahaha trocadalho do carilho).

Conheci Lionel a partir do blockbuster Precisamos Falar Sobre o Kevin, um dos meus livros favoritos da vida, que me destruiu e devastou na mesma proporção, me levando a querer tudo o que a autora já escreveu (decisão essa deixada de lado para os próximos livros em virtude da boquinha maldita da autora, mas, os que já comprei vou ler), assim comecei Grande Irmão sem qualquer expectativa de ver ali um Kevin II.

O começo foi enfadonho, com muita ponderação e reflexão. A partir de um certo momento a coisa começou a ficar mais animada e, daí em diante, mas, acelerada e, do nada, ploft, tá lá eu no chão! Um plot de derrubar qualquer leitor e que mudou toda perspectiva que eu tava tendo sobre a leitura. A mudança foi tão brusca que fiquei até tonta!!!

Recomendo a leitura apesar da sensibilidade do tema retratado. Longe de ser uma leitura despretensiosa, Lionel levanta algumas reflexões que nos incomodam. Por que uma pessoa gorda é vista com mais repulsa que uma pessoa violenta?

A bicha escreve bem pra [*****]...

Gertrudes 14/02/2022

Uma incrível reflexão sobre laços familiares
Grande Irmão, vai muito além dos problemas sobre a obesidade. É um livro sobre a família e os "deveres" e "responsabilidades" que temos para com eles, é sobre ambição e auto sabotagem. Tudo isso narrado de forma incrível por Lionel Shriver. Uma história que vale a pena ler de novo.

jessicalimao 27/09/2021

TW: GORDOFOBIA
Não sou entendida sobre emagrecimento, mas imagino que não seja fácil, depois que a pessoa desenvolve uma compulsão alimentar, voltar a ter uma relação saudável com a comida.
É o primeiro livro da Lionel Shriver que li, e gostei bastante da escrita dela, fluida, leve, mas ela expôs conceitos tão problemáticos sobre alimentação, sobre compulsão, que não consigo terminar este livro feliz. Ao contrário, estou put@.

Christiane 24/07/2021

Iniciei a leitura deste livro pensando em como age o psiquismo de alguém que começa a comer sem parar e engorda muito, o que o levaria à isto, mas acabei não atingindo esta expectativa o que não tira o mérito do livro que é brilhante, mas no sentido de nos mostrar como se sentem as pessoas que convivem com pessoas obesas e o que isto reflete nelas.

Pandora é a filha do meio, mas se considera a caçula em relação ao irmão, uma vez que sua irmã nasceu em um época diferente onde não compartilhou junto aos dois mais velhos de várias coisas da família. Então Edison e Pandora eram muito unidos.

Cada um seguiu seu rumo, Edison partiu cedo, aos 17 anos para tentar uma carreira de músico. Pandora foi para a faculdade e depois mais tarde conheceu seu marido com quem casou e recebendo junto os dois filhos do primeiro casamento dele que ela passa a considerar como seus. Fletcher o marido de Pandora em determinado momento vira um adepto de uma vida natureba, passando a proibir em sua casa comidas que ele considera maléficas, como por exemplo, pizza ou tortas com creme, mas adora dar uma garfada escondida nos quitutes que Pandora deixa propositalmente na bancada da cozinha quando ela faz algo assim. Ele também é obcecado por andar de bicicleta.

Pandora diante disto um dia faz um boneco que ao puxar o cordão recita tudo do jeito que seu marido fala, o que inicialmente o zanga, mas com as gargalhadas de todos ele acaba aceitando. E sem querer ela acaba descobrindo uma forma de ganhar muito dinheiro, pois aos poucos começam a chegar pedidos. Seu marido por sua vez é um marceneiro, mas faz móveis que acabam ficando muito caros e não tem mercado, então ele trabalha no porão da casa deles, mas não é o provedor do lar.

Tudo caminha desta forma até o dia que um amigo de Edison liga para Pandora pedindo ajuda em relação a ele, e esta imediatamente se propõe a recebe-lo em sua casa o que não irá agradar ao seu marido. No dia da chegada ela vai ao aeroporto buscá-lo e se surpreende diante de algo que jamais poderia imaginar, o gordo dos quais alguns passageiros falavam coisas horríveis é seu irmão.

A convivência com seu marido não será fácil o que levará Pandora a ter que tomar uma decisão.

Não posso falar mais sobre o livro pois isto tiraria o prazer de quem quiser lê-lo.

Michael.Pires 03/07/2021

Valeu a pena
Polêmico e impactante como o tema é na vida real, com um final que irrita e incomoda, mas faz refletir, o que deixa interessante e instigante levar a leitura até seu fim.

Bruna 21/05/2021

Grande Irmão
Bom, esse livro perturbou minha cabeça de uma forma, que ontem eu demorei pelo menos duas horas a mais pra conseguir dormir.
De alguma forma a autora conseguiu juntar dois assuntos que me deixam varada de tanta ansiedade: saúde de alguém que amo + não ter um relacionamento saudável com a comida.... por essa eu não esperava.
O livro é simplesmente muito, muito bem escrito. Me senti na pele da Pandora o tempo todo e foi difícil largar o livro.
Em algum momento, só larguei o livro porque estava me sentindo desolada de uma forma insuportável, e acho que isso mostra o quanto a história foi bem escrita e os personagens muito tridimensionais.
Livros estão aí pra causa, sobretudo, desconforto e esse foi perfeito nesse quesito.

Acredito que realmente não existe um ser humano no mundo que tenha um relacionamento saudável com a comida ou com si mesmo e esse pesadelo foi muito bem retratado nesse livro!

Allef.Lucena 13/04/2021

Um bom plot ?
Primeiro contato com a autora, desde já registrado que gostei da leitura, em muitos momentos me fez refletir se sentir fome e comer tem alguma relação mais profunda de fato, me fez sentir que tudo isso é superficial demais. Em alguns trechos a autora traz uma narrativa pesada, detalhista demais, onde passa uma sensação de pura realidade, nos ajuda a sentir o mesmo do que a personagem está narrando, mas também nos passa a sensação de que o livro poderia ser definido com uma quantidade menor de páginas. De uma forma, geral, recomendaria o livro. Amei meu primeiro contato com a Lionel, serviu como uma preparação pra sua principal obra até o presente momento que é "Precisamos falar sobre o Kevin".

1 | 2 | 3 | 4 | 5