A História do Mundo em 100 Objetos

A História do Mundo em 100 Objetos Neil MacGregor

Resenhas - A História do Mundo em 100 Objetos

JPHoppe 30/10/2016

Por alguns, a história é vista como uma lista de nomes e datas enfadonha. Dado o nível de vários professores de história (eu e você já passamos por isso) fica difícil culpá-los. Mas ela pode ser mais. E talvez, nada melhor que os objetos que fizeram parte dela para nos guiar. É aí que entram os museus.

O Museu Britânico é um dos maiores do mundo, com um acervo com centenas de milhares de itens, passando desde a pré-história humana até a era contemporânea. Nada melhor que pegar uma amostra de uma centena destes para contar a história do mundo. As primeiras ferramentas, os grandes impérios, as religiões do mundo. Tudo está de alguma forma posto nessa lista. Desde itens cuidadosamente planejados e feitos para durar, até itens antigos do cotidiano, usados e descartados.

Não é surpresa que boa parte dos objetos seja oriunda do Oriente Médio e África. Afinal, estes foram os grandes berços da civilização moderna. Outros locais estão muito bem representados, como a China, Índia, e Inglaterra - países que de alguma forma foram de domínio da coroa inglesa. É uma pena não ver o Brasil representado, mas paciência.

Livros como este mostram que a história pode ser contada de forma prazerosa. É claro que é um espaço muito breve para se aprofundar com o nível necessário em todos os assuntos, mas é um bom ponto de partida.

JoiceCoutinho 22/05/2022

Ótimas fotos acompanhadas de vastas explicações a respeito dos mais diversos objetos de séculos distintos! Muito bom!

ricardo marçal 13/11/2020

Com fotos e descrições cheias de sensibilidade de cada um dos objetos enfeixadas em textos que conseguem extrair informações ricas e surpreendentes dos menores detalhes, este é um excelente livro de cabeceira para quem quer descansar de leituras mais exigentes. Um mergulho exuberante em outros tempos e culturas - em apenas alguns minutos.

Volnei 19/03/2017

A História do Mundo em 100 Objetos
Por meio do estudo dos mais variados objetos encontrados no museu de história natural, o autor desta obra que é também diretor do British Museum, faz uma analise da história dos mais variados povos . Para o autor cada objeto conta uma história e que melhor local que um museu para se fazer tal analise? Aqui o autor limita seu estudo em 100 objetos nas mais variadas épocas da humanidade e os objetos são os mais variados possíveis, desde um simples caco de cerâmica até uma múmia

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

KiraLunna 11/12/2022

Foi um livro muito difícil de ler rápido porque cada capítulo trazia um objeto com uma história e muita informação!!!
Mas fico muito feliz de ter lido esse livro, foi uma experiência incrível!!!
Recomendo muito!

Ricardo.Vibranovski 12/02/2017

Janelas para uma história pouco conhecida.
São pequenas e magníficas janelas abertas na história humana, proporcionando uma visão muito mais ampla do que é possível obter pelo estudo genérico de história que temos na fase escolar. Muitas delas representam momentos paralelos aos grandes acontecimentos e distantes das civilizações, e ampliam nossa percepção de um mundo com constantes trocas de ideias e produtos desde tempos imemoriais. São janelas para um mundo muito mais rico e interessante do que eu era capaz de imaginar.
Esse livro foi escrito por um britânico para os próprios britânicos. Algumas passagens “edificantes” de funcionários imperiais que resgataram antigas culturas e as apresentaram ao público europeu incomodam um pouco. De qualquer forma, o autor não teve pudores em apresentar o lado mais sombrio e terrível do poder colonial, quando parte da história do objeto.
Poucos livros são capazes de mudar de maneira tão consistente a maneira como entendemos o mundo e nossa própria história. Apesar de despretensioso, esse é um deles.